Bota Chelsea Masculina: As melhores Chelsea Boots, como usar e onde comprar

chelsea boots viberg
Powered by Rock Convert

A não ser que você tenha passado os últimos três anos dentro de uma caverna, sabe que a botas chelsea masculina tem vivido dias de glória. Hoje, vou falar sobre elas, aquelas botas de cano curto e elástico na lateral, sem medo de entrar na onda muito tarde.

As chelsea boots estão extremamente populares. O surpreendente é que a unanimidade em vários estilos. Sempre versáteis, podem ser elegantes ou casuais. Tem um charme atemporal, mas estão associadas a rebeldia contra-cultural britânica.

Temos Kanye West a agradecer por popularizar a bota entre a audiência mais jovem. A Common Projects deveria estar de joelho, agradecendo Yeezus por colocar suas botas chelsea de camurça com sola de crepe em todas as listas de espera em 2015.

Deixando de lado a influência cultural do músico, a bota masculina chelsea uma peça básica no guarda-roupa de homens e mulheres bem vestidos desde a época vitoriana. Calçaram os Beatles nos anos 60, e agora são ótima alternativa para um estilo moderno e urbano.

A História da Bota Chelsea Masculina

a história das chelsea boots

As chelsea boots tem origem na era vitoriana. O design é atribuídos a J. Sparkes-Hall, sapateiro da Rainha Vitoria. Ele completou a patente da primeira bota com elásticos no tornozelo em 1851. O fato da rainha calça-las diariamente era prova do valor dessa invenção.

A bota era usada por homens e mulheres. Algumas fontes dizem que substituíram as botas altas como calçado de montaria, mas é improvável, já que as calças de equitação na época eram feitas para vestir com botas longas. É mais provável que tenham começado como botas de caminhada para depois, com as mudanças no vestuário, transitar para a cavalgada.

Em meados da década de 1950, jovens artistas, cineastas e socialistas começaram a frequentar uma área em Londres conhecida como King’s Road. A mídia apelidou esse grupo de ‘Chelsea Set‘. Por associação aos descolados da época, as botas foram renomeadas: Chelsea Boots. Sinônimo de uma nova maneira de viver e se vestir.

Eu separei algumas de minhas fotos favoritas da época. Na ordem: o ator Michael Caine, a modelo Jean Shrimpton e o ator inglês Terence Stamp, Catherine Denueve e o fotógrafo David Bailey, e duas fotos de jovens em Carnaby Street em plena Swinging London.

michael caine chelsea boots

Michael Caine, vestindo um terno minimalista da época, um visual bastante atual

Jean Shrimpton and Terence Stamp arrive at Melbourne airport in 1965

Jean Shrimpton e o ator Terence Stamp, poucos anos antes de Laranja Mecânica. O terno slim da década de 1960 desapareceu nos anos 70 e só voltou mais tarde, com Raf Simmons e Heidi Slimane no final da década de 90 e início dos anos 2000.

Catherine Denueve e David Bailey

A maravilhosa Catherine Denueve com o fotógrafo David Bailey, inspiração do filme Blow Up

Carnaby Streets nos anos 60

Jovens em Carnaby Street, na Swinging London dos anos 60

Carnaby Streets nos anos 60

Jovens em Carnaby Street, na Swinging London dos anos 60

Os sapateiros Anello & Davide re-interpretaram a bota chelsea no início dos anos 1960 com um calcanhar cubano. A versão conhecida como ‘Baba boot’ entrou no mundo do rock and roll.

A história conta que John Lennon e Paul McCartney compraram um par em outubro de 1961. Em 1962, George Harrison e Ringo Starr se juntaram a eles. A popularidade aumentou rapidamente e elas passaram a ser conhecidas como Beatle Boots.

bota beatles 1960

Ringo, Paul, John e George com suas “Beatle Boots”

Rolling Stones Chelsea Boots

Rolling Stones em sua fase Mod

Foi nessa mesma época que os Mods começaram a usar ternos justos e botas chelsea enquanto pilotavam scooters personalizadas.

É bastante difícil saber exatamente por que as botas chelsea viraram ícones na moda Mod. Além da provável influência das bandas mais conhecidas da época, as influências culturais francesas e italianas combinadas com a estética greaser americana que semeavam o estilo tiveram um dedo nisso.

A chelsea boots masculina é um estilo fácil de calçar, com o cano estreito, bico afiado e sola de couro fina. Elas eram uma combinação perfeita para os ternos de silhuetas nítidas, decisivas e muito moderna que os mais jovens preferiam na época.

Como usar bota chelsea masculina hoje

lookbook RW Williams com chelsea boots masculina

Nas últimas semanas de moda, nas ruas das grandes capitais ao redor do mundo, em looks mais formais, em looks mais street, a febre da bota chelsea voltou.

Estamos nesta interseção estranha na história da moda masculina, quando os aventureiros, workwear, ninjas, góticos, clássicos e fãs do Kanye West aprovam o mesmo calçado.

Os estilos de botas chelsea masculina são variados e podem ser encaixados em preferências diferentes seguindo alguns critérios que impactam o quanto ela é robusta ou o quanto é elegante:

Cor

Vamos começar pela cor. Não estamos falando de diversidade de cores para variar looks. A cor de um sapato é um dos fatores que define a formalidade. Se você desconsiderar todos os outros fatores que vou listar aqui em baixo, o modelo mais formal é o preto, seguido pelo marrom escuro. Quanto mais clara a sua bota fica, mais casual ela tende a ser.

Material

Outro detalhe que diferencia uma bota da outra. Couro liso, é mais formal do que o couro camurça.  Qual é o melhor para você? Depende de como quer usar e qual das duas vai ter oportunidade de usar mais. Eu não estou dizendo que uma bota de couro liso não pode ser casual, apenas que se forem duas botas iguaizinhas, a única diferença sendo o material, a de camurça será mais descontraída.

O tipo e a espessura da sola

Existem vários tipos de sola. Uma sola de couro fina, é mais elegante do que uma sola de borracha dupla, ou uma sola Vibram branca. Você pode ler aqui sobre mais diferenças entre sola de couro e de borracha. Se for para usar com um terno de forma tradicional, é provável que uma bota chelsea com sola de couro fique bem melhor.

A altura do salto

Um detalhe pequeno mas existem chelseas com saltos de várias alturas. Os saltos mais altos, inclinados (estilo cowboy) passam uma sensação. Os saltos robustos, passam outra imagem. Saltos tradicionais, obviamente, vão combinar melhor com estilos mais tradicionais.

A forma da bota

Na minha opinião, esse é um dos pontos mais importantes. As botas mais alongadas, me passam um ar mais elegante. Botas mais arredondadas, costumam invocar uma imagem mais casual. Existem meio termos que são bastante versáteis nesse ponto. Pensar em com o que você vai usar as suas botas é extremamente útil para a escolha do seu par ideal.

Para ajudar a ilustrar, observe essas duas chelsea boots masculinas, em couro liso preto, mas com solado, formato e proporções diferentes. Concorda que a da esquerda é bem mais elegante do que a bota na direita?

chelsea boots masculinas pretas

Esses são alguns detalhes que determinam com estilo uma bota chelsea masculina combina melhor. Podem parecer óbvios, mas eles ganham muito mais evidência na chelsea porque ela não tem outros elementos para distrair o olho (sem cadarços, sem fivelas, etc).

Inspiração para usar chelsea boots masculina

Seja com salto alto ou com salto baixo, a facilidade de calçar e as proporções simplificadas fazem da chelsea uma favorita entre o público mais high fashion/elegante do streetwear. Elas são uma extensão natural das botas side zip que estavam em alta, e seguindo essa onda, muitas marcas de streetwear tem apresentado silhuetas semelhantes.

Dentro dessa estética, é melhor priorizar as botas com proporções mais leves, principalmente se for com uma calça justa. Eu também gosto bastante da combinação com calças mais largas de bainha curta, ou até mesmo com calças soltas no tornozelo.

Como esses estilos não estão presos a convenções de tradição e a moda busca sempre algo novo (ou reciclar algo velho), você encontra alguns modelos bem criativos.

Quem curte as botas dos Beatles, mais anos 60, pode gostar da versão Wyatt da Saint Laurent. Pessoalmente, eu tenho duas botas recentes que gostei muito: Uma chelsea cowboy do Dries e uma com bico metálico, também meio cowboy, da Calvin Klein.

Não é bem o que eu uso… e diferente do que vocês costumam ver por aqui, mas realmente achei essas duas botas bem style!

dries van noten chelsea boots

calvin klein chelsea boots

Para os amantes de um estilo dark-gótico-romântico-ninja, marcas como a Guidi fazem chelsea boots de aspecto bruto. Nesse caso, os couros rústicos e solas de couro com aspecto inacabado, claramente artesanal, complementam muito bem as proporções e silhuetas criativas da moda avant-garde.

chelsea boot guidi

Ainda no espectro casual, mas sob um ponto de vista mais workwear, temos a versão rústica da Blundstone, com garantia vitalícia. Essa versão de bico e sola grossa faz sucesso entre os amantes do outdoor australiano desde a era vitoriana.

Estão longe de ser elegantes, mas esse nunca foi o propósito. Hoje, ficam legais com outras roupas de histórico trabalhador. A dica para esse tipo de estilo, é priorizar botas mais robustas de bico redondo. Elas combinam melhor com as calças mais largas e tecidos pesados.

chelsea boot blundstone

Existem outras chelseas que também fogem das características lustrosas de uma Beatle boot e fazem um meio termo excelente entre o super casual e o formal. Os modelos da Viberg, construídos como tanque, e as botas australianas da RM Williams, e da Clarks são algumas das minhas favoritas.

chelsea boot rm williams

chelsea boots viberg

Se você quer elegância, existem sapatarias clássicas como a Alfred Sargent e a Carmina, e até mesmo a Meermin com shapes clássicos e refinados.

Mark Cho, da The Armoury (foto abaixo) sempre se veste bem com a dele. Repare como combina um terno de tecido e cor mais casual com uma bota clara no mesmo espectro de formalidade.

Uma bota chelsea marrom escuro de couro liso ou camurça pode ficar ótima com calças jeans, e uma preta fica excelente com calças sociais cinza.

Mark Cho Chelsea Boot Masculina

As melhores Chelseas que eu já vi são as Chesland do John Lobb e Newmarket do Edward Green, mas passo longe de poder gastar esse tipo de dinheiro em botas.

Um pouco mais “acessível” pra quem quer muito uma bota diferenciada são as da Sid Mashburn e Crockett e Jones, com o último tendo três versões (o modelo 3 é o mais elegante, 5 o mais redondo e 8 sendo um bom compromisso entre dois).

A seguir, eu vou listar de forma organizada algumas sugestões de chelsea boots masculina, mas primeiro, seguem algumas imagens para te inspirar a encontrar o visual certo para você:

chelsea boots masculina blundstone

chelsea boot dries

chelsea boots masculina preta

chelsea boots masculina camurça

Foto por Phil Oh

chelsea boots masculina camurça

Foto por Robert Spangle

Chelsea Boots Masculina Preta

Foto por Robert Spangle

chelsea boot masculina marrom escuro

Foto por Dan Roberts

chelsea boot masculina couro preto

chelsea boot masculina camurça marrom

Foto por @burzanblog

chelsea boot masculina com terno

Foto por Robert Spangle

chelsea boot masculina com terno

Foto por Dan Roberts

chelsea boot masculina camurça clara

Foto por Robert Spangle

chelsea boot masculina camurça marrom escuro

Foto @burzanblog

chelsea boot masculina vinho

Foto por Robert Spangle

chelsea boot masculina marrom

Foto por Robert Spangle

Onde comprar bota chelsea masculina

Eu sei que muitas fotos que eu coloquei não fazem parte da nossa realidade tropical. mas vou dar uma super dica: Quando você quiser buscar inspiração em como alguém se veste, se preocupe menos com replicar exatamente o que a pessoa faz, e mais com observar como ela utiliza combinações de cores, texturas, materiais, proporções, silhuetas, cortes, e outros detalhes!

Agora, as botas!

  • Aqui no Brasil, eu recomendo as botas chelsea da Louie. A Ollis é a mais elegante, enquanto a cúmbia e Sufolk fazem a linha casual. Fiquem de olho também no site O Melhor do Sapato. É a loja da fábrica Anatomic Gel, que fabrica para lojas como a Black Boots e a Richards. Lá, você consegue dar a sorte de encontrar alguns modelos com preço bem abaixo do que o das lojas/marcas.
  • A minha chelsea favorita é a da RM Williams. Elas são feitas com um pedaço inteiro de couro, e tem apenas uma costura no calcanhar. O salto é mais alto (tanto nas solas de couro quanto de borracha) o que deixa ela um pouco mais casual. Os bicos também são muito bonitos, um meio termo perfeito. Você pode comprar na Mr Porter ou procurar no Google por sites australianos que vendem. Elas costumam ser mais barata do lado de lá.

chelsea boot rm williams

  • Outra marca que eu gosto muito é a Crocket & Jones. Eles tem várias opções de chelsea boots com “lasts”(formas) diferentes. São incrivelmente bem feitas, na região mais tradicional da Inglaterra. Tem uma opção de formato para cada estilo e várias opções de couro e cores. Elas estão a venda no site da marca e também na Pediwear, que costuma ter umas promoções.

chelsea boots crocket jones

  • No lado um pouco mais elegante porém mais acessível, tem as Chelsea Boots da Meermin. Eu tenho essa de Snuff Suede e gosto muito. A sola de borracha é perfeita para caminhar e a camurça só melhora com o tempo. Um pouco mais bem feitas, e também ainda mais elegantes, são as da também espanhola, Carmina.
  • Um nível super acima (e aí você precisa procurar na internet) estão botas de marcas como John Lobb, Edward Green, Graziano Griling e St Crispin. Essas, costumam todas ser bastante elegantes. Algumas boas lojas para procurar esse tipo de calçado de alto luxo são a Leffot, Leather Soul, The Armoury e Skoaktiebolaget

chelsea boots graziano griling chelsea boots st crispin

  • Ok, pouca gente vai usar botas chelsea com terno, então a dica bacana para uma bota bem rústica é a Blundstone, que também tem um bom preço. É bem tranquilo de achar, inclusive na Amazon e Zappos. Outras marcas de botas casuais, como a Red Wing, também tem as suas versões bem versáteis.
  • A Viberg e a inglesa Trickers, que já são bem mais caras, também tem boas botas que conseguem ter aquele aspecto “pesado” sem ficarem tão rústicas/caipiras. Eu gosto muito da chelsea Viberg… a minha segunda favorita depois da RM Williams. Não é tão fácil encontrar as botas deles porque muitas são feitas em colaboração. Eu recomendo visitar a loja online e seguir o Instagram para acompanhar os lançamentos em parceria com outras lojas. A Tricker’s você encontra em algumas lojas que eu já citei.

chelsea boots trickers

chelsea boots viberg chelsea boots blundstone

  • Sei que muita gente quer mesmo são aquelas chelsea boots masculinas com sola de crepe que o Kanye West apareceu usando várias vezes. O modelo “original” é da marca Common Projects. Você acha em várias lojas online, como por exemplo a End Clothing, que também vende as botas de camurça com crepe da marca Italiana Astorflex.
  • Uma opção mais barata, é essa bota mais em, da New Republic, marca fundada pelo Mark McNairy com proposta de calçados bem acessíveis. Custa menos de $100 dólares!
  • Outra opção, de camurça e sola de crepe, também barata, é a Chelsea da Clarks… talvez os reis do crepe!

chelsea boots common projects

chelsea boots camurça com sola de crepe

E é isso! Essa foi a história da chelsea boots masculina, algumas dicas para você julgar qual o tipo de chelsea mais legal para combinar com o seu estilo, algumas inspirações de como as pessoas antenadas estão calçando, e também algumas dicas para você comprar as melhores botas masculinas do mercado, incluindo algumas super pechinchas!

Espero que tenha gostado desse post, e que tal seguir no Instagram? Se eu esqueci alguma coisa, por favor, deixe um comentário e me ajude a melhorar as informações!

 

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!