Botas

Bota Masculina: Como escolher a bota certa para o meu estilo?

Compartilhar

Versatilidade, masculinidade e durabilidade. Qual sapato incorpora todos esses adjetivos? A resposta não é um tipo de sapato. É uma bota masculina!

Foi o arqueólogo Lutero Chessman quem descobriu o calçado mais antigo do mundo. Ele achou sandálias com cerca 10 000 anos de idade no Oregon. As tiras intrincadas da relíquia indicam que ela não era apenas funcional, que talvez houvesse uma preocupação com a beleza. Desde nossos dias tribais, valorizamos o que é bonito e dá conta do recado.

As botas masculinas evoluiram sempre com foco na proteção. Contra os elementos da natureza, em batalhas, na montaria, e também no trabalho. O sapato masculino só foi ganhando força a medida que vida foi se tornando segura e confortável. Se passamos mais tempo nas cidades do que nos campos e florestas, as otas são realmente necessárias? Você precisa ter uma para completar seu guarda-roupa?

Pra começar, não vou tentar vender a ideia de que você precisa ter uma bota masculina para cada ocasião. A moda é uma ferramenta que passa mensagens variadas em ocasiões e contextos diferentes para as pessoas ao seu redor. Quanto mais conhecimento, mais fácil escolher qual mensagem passar (ou como adequar/quebrar regras). O objetivo deste artigo é dar uma visão geral das opções de botas masculinas e compartilhar ideias de como usar cada uma delas.

Tem um outro lado um pouco mais prático, menos subjetivo. Um dos textos que eu mais gostei de escrever foi o sobre os tipos de sapato e a construção goodyear welted. Conhecimento também nos ajuda a comprar bons produtos, que vamos realmente usar e que duram um tempo justo em troca do nosso dinheiro. Isso tudo sem cair em papo furado de vendedor e sem depender dos outros para decidir.

Um calçado de qualidade que se encaixa bem no seu visual é um investimento. A bota certa para a as situação correta pode elevar muito o seu estilo e conforto pessoal. Então vamos começar batendo um papo sobre como podemos combinar botas masculinas com as roupas que usamos em diferentes momentos do nosso dia-a-dia. Espero te ajudar a pensar no estilo de bota certo para você!

Como combinar botas masculinas com diferentes looks?

As diferentes botas vêm com diferentes conotações: militar, motoqueiro, skinhead, músico, trabalhador manual, fazendeiro, cowboy, etc. Elas vêm de várias formas, podendo ser mais elegantes do que o mais formal dos sapatos (e com ainda mais presença). Calçar uma bota formal com alfaiataria dá um ar estiloso a lá Tommy Shelby.

Repare nos detalhes da bota que o personagem veste na foto acima. Existe um motivo para ele ter escolhido esse tipo de bota preta no lugar dos coturnos que ele certamente calçou enquanto servia o exército britânico na primeira guerra. Preocupado com a imagem e ancioso por deixar para trás a imagem dos ciganos trapaceiros para entrar na alta sociedade, ele precisa seguir as regras de elegância esperadas de alguém nessa possição na época.

A moda masculina não é tão rígida hoje, mas herdamos alguns detalhes que nos ajudam combinar nossas roupa. Essas regras não existem para limitar. Você deve pensar nelas como um norte facilitador para tornar seu processo de decisão mais eficiente. Uma das dicas mais importantes é estar atendo a harmonia final das roupas e acessórios que você veste.

Não estou falando de harmonia de cores ou estilos. Você não precisa usar um uniforme completo. A combinação que eu estou falando aqui é a de níveis de formalidade. Cada roupa e cada calçado é mais ou menos formal, e a maneira mais segura de acertar na escolha de uma bota masculina e de quais roupas usar com ela é vestir roupas que estão no mesmo nível de formalidade.

A importância da combinação certa fica em evidência principalmente nos trajes formais, onde as regras de elegância são mais rígidas. Você não tem muito para onde ir,  principalmente se for um ambiente de negócios conservador. Se você aparecer com uma bota muito mais casual do que seu terno e gravata, vai chamar atenção e transmitir uma mensagem indesejada para os colegas deste ambiente.

A medida que descemos na escala da formalidade, no entanto, o sapato se torna um dos fatores mais importantes para o aspecto geral de um “look”. Ao trocar um tênis por uma bota, o conjunto do resto das roupas ganha um tom totalmente diferente.

O bom é que quando o traje é casual você tem muitas opções. O ruim é que com muitas variáveis, surgem mais chances de errar. Por isso, você tem mais probabilidade de mandar bem se seguir alguns princípios e combinar elementos com o mesmo grau de formalidade. É aqui que mora aquela moda masculina prática, a do “estar bem vestido” (mas sem muita individualidade).

Se você tem um olhar mais aguçado, pode distanciar o grau de casualidade entre uma peça e outra para criar um estilo pessoal. Aqui é onde estão as pessoas que consideramos “estilosas”, mas não sabe dizer exatamente porque.

Quanto mais contraste entre as várias peças do seu visual, mais difiçil é de acertar. No entanto, a recomensa pelo acerto é maior. As poucas pessoas que conseguem fazer isso costumam ser consideradas bem estilosas. Aqui, transitam aqueles que pensam na moda como forma de expressar uma visão criativa. Quase sempre, também são consideradas “esquisitas” ou “diferentes” pela maioria.

O corte, a textura e a cor são alguns dos detalhes que determinam a formalidade de uma roupa. A seguir, vou mostrar os que na minha opinião, determinam quanto casual é uma bota.

Aprenda a diferenciar botas formais e botas casuais

Para diferenciar as botas rústicas de trabalho das botas mais alinhadas e sociais você tem que estar atento ao nível de formalidade e para isso eu sempre bato em algumas teclas por aqui quando falo de calçados. São elas:

  • Quanto mais textura tem o couro do cabedal, mais casual
    • Camurça é mais casual do que couro liso que é mais formal do que couro texturizado

  • O tipo de amarração dos cadarços
    • Botas sem cadarço tendem a ser mais casuais. Entre as com cadarço, as botas com amarração fechada são mais elegantes do que as com amarração aberta. Assim como em sapatos, botas oxford (da esquerda) são mais formais do que botas derby (na direita). Você pode entender melhor essa diferença entre oxford e derby.

 

  • Quanto mais grossa a sola, mais despojada a bota é
    • Solas de borracha ou solas de couro dupla são mais rústicas, e portanto mais casuais, do que solas de couro
    • Escolhi a foto acima de propósito. Uma bota tem textura, e a outra não. Uma é clara, e a outra escura. A da esquerda tinha tudo para ser mais casual do que a bota da direita mais a sola de borracha tratorada deixa ela pesada demais para trajes finos.

  • Quando mais claro o couro, menos formal a bota tende a ficar
    • Por via de regra, uma bota preta é mais elegante do que uma marrom claro. É óbvio que você tem que prestar atenção em outras características, mas se todas as coisas forem iguais, a cor escura quase sempre é mais chique.

  • Quanto mais arredondada, ou alto for o bico da bota, mais informal
    • As botas sociais costumam ter o bico baixo. Botas de trabalho tem bicos mais robustos. Botas extremas são excessões (algo muito pontudo ou muito quadrado). São excessões porque estilos muito fora da curva entram e saem de moda.

  • Botas mais largas, com formas mais robustas, são mais casuais
    • A “linha do tempo” acima mostra como a forma impacta a elegância da bota
    • Volta lá em cima na foto do Peaky Blinder. Troca a bota dele por uma Timberland preta pesadona e imagina como o molde dela destoaria das linhas de um terno

  • Costuras duplas, triplas ou quadruplas são sinais de uma bota pra chutar lata e trabalhar. São, portanto, mais casuais
    • As três botas acima são bem parecidas. Todas elas marrons com captoe. O que diferencia a formalidade são os detalhes.

Todos esses pontos de observação interagem para formar uma bota mais ou menos casual. Todos os vários estilos de bota masculina, sem exceção, tem esses diferentes níveis de formalidade. Com o tempo, seu olhar começa a perceber essas coisas e você consegue incorporar qualquer estilo de bota no seu dia-a-dia regulando esse nível com o das roupas que você veste.

Digamos que você gosta de botas com cadarço mas usa sempre ternos? Pode procurar uma bota escura e mais alongada, com couro liso. Ou então que você gosta muito de chelsea boots mas só usa calças largas com pegada workwear? Você pode optar por uma bota com couro rústico, sola de borracha e formato arredondado.

Dessa forma, você escolhe o estilo e compra algo que realmente vai conseguir usar o máximo de vezes. Nada de comprar alguma coisa e perceber que simplesmente não combina com nada que você tem. Desperdício de dinheiro e materia prima.

Ok, quero exemplos práticos: Como usar a bota masculina certa?

Falando de um jeito prático na hora de se vestir, repare nessas três fotos (abra em uma nova aba se quiser ver melhor os detalhes):

Eu sei que todas elas são extravagantes. O cara trabalha na indústria da moda e esse é o papel dele. Vou te pedir para esquecer isso e segurar um pouco o julgamento, porque as três mostram muito bem esse equilíbrio no nível de formalidade.

Apesar da bota no meio ser caramelo e a da direita ter solado branco, a que mais chama a minha atenção quando olho a roupa como um todo é a bota marrom na esquerda. Deixa eu explicar porque:

Foto da Esquerda

Na esquerda ele veste um terno azul escuro de lã fria com camisa listrada, que são elementos conservadores e elegantes. Nos pés, calça uma bota marrom de design desconstruido e couro surrado, super rústica. Vai de um 9 na formalidade para um 0 com um “fashion statement” que seria notado imediatamente no ambiente onde um terno desse é adequado. Funciona pra ele? Talvez… a gravata chamativa, a barba, o corte de cabelo, a bainha curta das calças… tudo isso deixa claro que o cara tá fazendo isso de propósito.

Foto do Meio

A bota do meio é uma bota brogue caramelo. Esse estilo de calçado tem origens nos pantanos do Reino Unido, de onde foi parar nos pés dos aristocratas britânicos. Eles calçavam quando iam para suas casas de campo, com ternos e paletós de tweed, exatamente o tecido da combinação na foto do meio. O tweed também é um tecido com histórico rústico, para ternos casuais e roupas de trabalo. A bota destoa um pouco pela cor, mas não foge muito do nível de formalidade da roupa como um todo. Aqui, o nível de formalidade (ou casualidade) é bem semelhante (até mesmo a camisa azul e a gravata de flanela estão alinhadas nesse sentido). Se não fosse o corte das calças e a sola branca, seria o figurino de Downtown Abbey.

Foto da Direita

A terceira foto…você pode até desconsiderar o camuflado e imaginar que é azul escuro ou algum tom de marrom. A bota moc toe que ele usa na foto, assim como a brogue, tem um design que remete ao trabalho pesado e caçadas. A calça é de tweed e passa bem próxima. O camuflado entra para deixar a alfaiataria mais casual, trazendo o blazer e o colete (que pelos bolsos, é um design também de caçada) para mais perto da casualidade da bota, da calça e da camisa de cambria. Ou seja, nada que ele veste é formal, apesar dos cortes que nós assossiamos com alfaiataria e elegância.

Fez sentido?

  • Uma bota marrom estilo moc toe com sola de borracha branca é bem casual e tem aspecto pesado. Por isso, ela fica melhor com uma calça igualmente casual, como o jeans ou algo militar/também de trabalho. Você pode usar com uma calça chino, que é menos casual do que um jeans mas não está tão longe da moc toe.
  • Se colocar uma calça social ou um terno, está falando de 8 e 80 e vai chamar atenção e para mandar bem tem que ser bastante estiloso. Uma maneira de trazer o terno/calça social para a realidade da Moc Toe é optar por algo de tweed, tecido com histórico “outdoor”.
  • Em contrapartida, uma bota oxford preta bem polida tende a ficar melhor com um terno ou calças sociais do que com uma calça jeans surrada.

Viu como o detalhe da distância entre a formalidade das peças impacta no todo?

E bota com bermuda, pode?

Não é que não pode, mas raramente fica bom.

Acontece que o Brasil é um país quente, as pessoas gostam de bota, e querem usar com roupas adequadas para nosso clima. É estranho estar adequado da cabeça ao tornozelo, e “desadequado” nos pés, não acha?

No dia a dia, short e bermuda é para quem esta sentindo muito calor. Camiseta, camisa de manga curta, regata… todas roupas para aliviar um pouco o calor. Bota é funcional, quente, pesada. Ir na praia de bota não é estranho? A bota sozinha, fica perdida. É incoerente.

Mas isso não quer dizer que não dê para usar no contexto certo. Acho super apropriado bota com bermuda em um festival, por exemplo. Também acho necessário se você for fazer uma trilha no calor. A bota protege o pé e evita torções. É válido também se for realizar alguma tarefa manual, trabalhar, limpar a garagem. A bota aguenta a pancada.

Algumas pessoas também conseguem quando o resto da roupa é bem utilitária. Uma combinação comum é uma bota de trabalho (que é o mais casual possível) com bermudas jeans ou camufladas. Outra que funciona bem é uma desert boot, que também é despojada. Não gosto, mas algumas pessoas ornam o estilo.

A resposta dessa pergunta depende do motivo pra você querer usar bota: Gosta de bota colocar uma no pé vai te deixar feliz? Use como quiser (a desert boot, na minha opinião, é a melhor opção para quem quer tentar). Quer estar bem vestido, com um estilo coerente? É mais fácil acertar trocando a bota por algo mais leve, ou a bermuda por uma calça jeans.

Entendeu como funciona? A ideia é aplicar nos calçados a mesma observação de formalidade que já usamos nas roupas.  Da mesma forma que um terno é mais formal que uma calça jeans, uma bota escura de couro liso é mais formal do que uma bota de camurça. Uma bota de couro claro é mais despojada, da mesma forma que um terno de linho bege é casual e mais agradável para o dia. Quando mais harmônico nessa escala for a combinação de roupas, maior a chance de você ficar estiloso e bem vestido. Não que esse seja o único caminho, é o caminho mais prático para quem não tem tempo nem vontade de arriscar.

Agora, vamos para enxurrada de fotos com gente mandando bem nas combinações com vários estilos de bota!

Inspiração: Como usar bota masculina

Esta primeira foto, mostra bem a questão do grau de formalidade. A bota oxford dessa foto tem couro texturizado e muito detalhes. Lembra que quanto mais detalhes e texturas, menos formal? O stylist fez o equilíbrio legal com uma calça de flanela.

Misturei um pouco as propostas na foto a seguir para reforçar aquela ideia do grau de formalidade que falei no começo do texto.

Na foto abaixo, o cara da direita combinou uma bota derby mais clássica (couro escuro liso, sola fina, bico baixo) com um jeans lavado (mais casual do que a bota) e contrabalançou tudo com um blazer azul marinho e um chapéu. No meio, a bota é um pouco mais casual por ser clara e ter brogue no capote. O jeans bruto segue a mesma proposta, assim como o peacoat em denim e um gorro para finalizar. Na última foto, a bota é bem mais rústica, toda surrada, bem a vontade com o jeans desbotado e a jaqueta de lona encerada. A camisa é social, mas de algodão oxford e colarinho button down, elementos bem informais.

Nessa outra foto vemos a mesma lógica. A foto do meio é de uma bota preta tipo coturno antigo, com couro liso que se passa por um calçado um pouco mais elegante. A calça é social, mas de tecido intermediário para não destoar da bota. O suéter e a jaqueta de couro também escuros fecham o look monocromático bem elegante. Se fosse uma Dr Martens ali em baixo estragaria tudo por ser muito mais bruta do que o restante. Na direita, a bota militar vintage fica bem legal com o chino de corte clássico e o blazer de tweed, bem casual (se fosse um paletó de lã fria não funcionaria). Na esquerda, a barra da calça cortada e a camisa desbotada contribuem para deixar a bota ainda mais casual. Tudo tem cara de que é bastante aproveitado.

Espero que tenha gostado!

Não existe uma regra que indique que você deve usar botas no inverno, apesar de ser essa a época que elas mais aparecem nas lojas e revistas de moda.

Elas são, sem dúvida, mais práticas que os sapatos. A altura protege e apoia os tornozelos; elas são muitas vezes feitos de couro resistente que lida melhor com a água; e muitas tem solas de borracha, com grip extra em épocas úmidas.

É pelas propriedades estéticas, no entanto, que muitas pessoas gostam de vestir elas, e você pode fazer isso no ano inteiro. A variedade de estilos e jeitos de usar é enorme. Sinceramente, tem como você encaixar uma boa bota em qualquer estilo.

Para isso, basta escolher os modelos que são mais adequados e ficar atento aos sinais de formalidade/casualidade. Se você conseguir equilibrar o grau de elegância/despojamento da sua bota e do seu guarda-roupa, terá em mãos (nos pés) um calçado versátil que você pode usar por anos e anos!

Ideias não faltam. As fotos estão aí para isso: encontrar um tipo de bota que combina com o que você veste, mas também inspirar novas maneiras de combinar, e quem sabe, começar a quebrar algumas regras.

Ver Comentários

  • Melhor matéria sobre botas! Muito esclarecedor. Obrigado

  • Artigo muito legal. Porém minha maior dúvida está em usar botas chelseas de couro liso. Dá impressão de que são versáteis para utilizar com camisa henley e jaqueta jeans, com calça jeans sem pré-lavagem... Mas às vezes parece que ficam legais somente com alfaiataria :/

    • Fala Roger! Eu acho que é possível dentro de uma proposta "rock n roll". Uma chelsea preta + calça jeans preta + a camiseta, por exemplo. Mas no geral eu concordo com você. Prefiro detalhes mais casuais nas chelseas do dia-a-dia para que a transição do jeans para o calçado ser mais suave (solas mais grossas, couro menos formal, formas mais robustas, etc).

Publicado por
Lucas Azevedo