Denim

Selvedge Denim Feminino: O que come? Onde vive? Como se reproduz?

Existe selvedge denim feminino? 

Para começar, esse nicho tem um viés masculino, apoiado na romantização de valores do workwear, como durabilidade e resistência. Na falta de opções, a mulher interessada normalmente escolhe entre as várias opções masculinas, que atendem super bem quando a preferência é um corte reto. 

Blank Space Denim Atelie

Blank Space: Você pode comprar selvedge denim no Brasil

Suas roupas podem ser uma tela em branco para o seu corpo, certo? O veterano da indústria da moda, Rodrigo Manastarla, levou essa mensagem ao pé da letra para abrir o ateliê de denim Blank Space, em São Paulo. O objetivo? “As pessoas não procuram mais um rótulo, querem uma peça que imprima individualidade”. Por isso, como muitos de vocês já me avisaram, a marca incluiu o raw denim em sua linha de produtos.

raw denim unbranded fades

Jeans Selvedge – O que é o Selvedge Denim

Existe um movimento, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Japão, que busca resgatar o que que há de mais especial nas calças jeans: a sua mudança perene. Essas marcas e pessoas procuram fazer e consumir calças com detalhes anteriores a década de 60, época em que o jeans deixou de ser símbolo de trabalho e rebelião para se tornar uma peça fashion. Além do tecido bruto, o principal detalhe que remete a essa época é o selvedge denim, com uma listra especial que percorre a borda do tecido

O selvedge é um detalhe estético fruto do processo de fabricação de teares antigos e estreitos. É uma marca registrada que nos remete a um período mais romântico do jeans, quando era apenas um tecido robusto e durável, sem necessitar de grandes cuidados no seu uso, utilizado essencialmente em roupas para trabalhos pesados e no campo. Essa é a imagem que inspirou e influenciou o público, transformando a calça jeans em um ícone.