Denim

Arcuates: O que são e porque os jeans os têm essas costuras no bolso traseiro?

O jeanswear é uma indústria comoditizada, onde milhares de fabricantes competem com produtos incrivelmente semelhantes, utilizando os mesmos fornecedores de tecido. Uma marca de jeans se distingue da outra através de poucos fatores.

Corte e qualidade são alguns destes diferenciais, mas a própria “força” da marca costuma ser o principal, principalmente entre os produtos mais populares. Isso acontece até mesmo em nichos mais fechados, onde produções em menor escala dividem fornecedores identicos, em alguns casos utilizando os mesmos insumos que as produções maiores. Ou seja, o que separa o produto de uma grande marca e o produto de uma pequena marca, nesse caso, é a forma como se comunicam e as características que essa comunicação assossia ao produto.

Ao longo da história da calça jeans, uma das principais formas de conectar os valores da marca com a roupa são os “arcuates“, desenhos costurados nos bolsos traseiros que acabam sendo um dos detalhes mais marcantes e visíveis do produto. Essas costuras, que até podem ser funcionais, são uma espécie de assinatura da marca, que ajuda o consumidor a conectar o produto ao produtor. Os primeiros, e com certeza os arcuates mais icônicos de todos, são aqueles no jeans Levi’s, lembrando as asas de um pássaro.

Fivela no cós do jeans: Você conhece este detalhe também chamado de “back cinch”?

Você já viu uma fivela traseira no cós de algum jeans vintage ou em alguma reprodução? Esse detalhe é chamado “back cinch”. Sua função era apertar a cintura da calça, antes do cinto se tornar popular.

Do final dos anos 1800 até o fim da década de 1930, o cinto não era um acessório tão popular. As pessoas seguravam a calça no lugar com suspensórios, e a fivela traseira no cós para completar o ajuste era uma característica comum de quases todas as calças jeans.

Selvedge Denim Feminino: O que come? Onde vive? Como se reproduz?

O denim selvedge, principalmente o japonês, é diferente de qualquer outro tecido. Os interessados em ter uma calça jeans feita com este tipo de tecido, encontram várias opções, normalmente com cortes clássicos que reproduzem calças antigas. Mas como ficam as mulheres que procuram um jeans com modelagem tradicionalmente feminina? Será que existe selvedge denim feminino? 

jeans não sanforizado

Jeans Sanforizado: Qual a diferença do denim não sanforizado e loomstate?

Se você gosta de selvedge denim, já deve ter encontrado expressões como “sanforizado” (sanforized), “não sanforizado” (unsanforized) ou até mesmo “loomstate”. Essas palavras descrevem, de uma maneira geral, os processos de beneficiamento envolvidos na produção do jeans. A sanforização é está entre os possíveis processos…