Eu estou viciado em Penny Dreadful. O seriado chegou na hora certa, porque minhas outras séries de época (Boardwalk Empire e Mad Men) acabaram. A produção é incrível, como toda série da HBO, e os cenários e figurinos são um show a parte. Foi nessa onda que achei várias ilustrações de moda masculina na era vitoriana. Elas foram publicadas na “Gazette of Fashion of Cuttin-Room Companion“. Aparentemente era uma publicação londrina do século dezenove com conteúdo especializado voltado para alfaiates e profissionais da moda.
A leitura é EXTREMAMENTE rica. O conteúdo é incrível. São publicações assim que mostram como é pobre o estado do jornalismo e criação de conteúdo dentro da moda masculina. Além das imagens, os autores discutem o vestuário da época de forma super detalhada, comentam sobre as tendências em otros países e sobre o que está por vir. As páginas também mostram modelagem e instruções de corte para os alfaiates aplicarem as idéias na prática. É interessante notar alguns anúncios de greves que estão por vir e discussões sobre assuntos como a vestimenta dos jovens. Tudo é muito, mas muito detalhado, desde o número de botões até a largura de uma lapela.
O homem da era Vitoriana era muito mais formal do que o homem de hoje. Todo cavalheiro deveria vestir casaco, colete e o chapéu certo. A única exceção eram os trabalhadores. Andar pelas ruas mostrando as mangas da camisa era como sair de cueca. As ilustrações e os textos do livro mostram uma variedade de trajes e casacos usados em atividades específicas. Cada momento tinha a sua roupa certa, desde o baile até uma caminhada pelas névoas de Londres.
O “gentleman” seguia as regras e os protocolos de vestuário. As combinações podem parecer estranhas hoje, mas a idéia básica era que o homem deveria se vestir de forma simples e apropriada para a ocasião, de forma a nunca ofender ou chamar atenção de forma negativa. As combinações podem parecer elaboradas e desconfortáveis, mas foi um passo enorme, considerando que os homens da era Georgiana usavam penas, meia calça e salto alto. E você achou que era um dandy…
para quem se interessa pelo assunto da moda masculina na era Vitoriana, eu volto a recomendar Gazette of Fashion, and Cutting-Room Companion. Se tiver um professor lendo, acho que dá para extrair um material muito bacana para uma aula de história da moda.
Abaixo, exemplos de “Morning Coat”. O homem bem vestido usava roupas escuras feitas sob medida. Um relógio de bolso, um anel, os “studs” (botões das camisas) e abotoaduras eram as únicas joias permitidas.
Abaixo, o casaco que era conhecido como “Frock Coat”. Bem acinturado e de ombros largos.
Seguem mais algumas ilustrações!
Eu também gosto muito de Penny dreadful, e eu gostaria de saber onde comprar roupas da era vitoriana.
Oi Enrique, tudo joia? Não sei exatamente onde mas o melhor lugar devem ser brechós. O ebay tem muita coisa legal, mas vem de fora do país. Outro site bacana é o Etsy. Dá uma olhada neles pra encontrar originais. Para produtos novos você pode procurar no google por réplicas ou reproduções. Talvez uma loja especializada em teatro!
Boa sorte!
Sou apaixonado por filmes e séries da época vitoriana e estou produzindo uma peça teatral desse período que pretendo adaptar para filme. O figurino de filmes que abordam esse período é fantástico. Achei um site nos USA (loja ) que vende roupa de época.
news@historicalemporium.com
Parabéns pela sua página! É show!
Obrigado, Mhiguel!