Estilo na Era Vitoriana

Powered by Rock Convert

 

Eu estou viciado em Penny Dreadful. O seriado chegou na hora certa, porque minhas outras séries de época (Boardwalk Empire e Mad Men) acabaram. A produção é incrível, como toda série da HBO, e os cenários e figurinos são um show a parte. Foi nessa onda que achei várias ilustrações de moda masculina na era vitoriana. Elas foram publicadas na “Gazette of Fashion of Cuttin-Room Companion“. Aparentemente era uma publicação londrina do século dezenove com conteúdo especializado voltado para alfaiates e profissionais da moda.

A leitura é EXTREMAMENTE rica. O conteúdo é incrível. São publicações assim que mostram como é pobre o estado do jornalismo e criação de conteúdo dentro da moda masculina. Além das imagens, os autores discutem o vestuário da época de forma super detalhada, comentam sobre as tendências em otros países e sobre o que está por vir. As páginas também mostram modelagem e instruções de corte para os alfaiates aplicarem as idéias na prática. É interessante notar alguns anúncios de greves que estão por vir e discussões sobre assuntos como a vestimenta dos jovens. Tudo é muito, mas muito detalhado, desde o número de botões até a largura de uma lapela.

O homem da era Vitoriana era muito mais formal do que o homem de hoje. Todo cavalheiro deveria vestir casaco, colete e o chapéu certo. A única exceção eram os trabalhadores. Andar pelas ruas mostrando as mangas da camisa era como sair de cueca. As ilustrações e os textos do livro mostram uma variedade de trajes e casacos usados em atividades específicas. Cada momento tinha a sua roupa certa, desde o baile até uma caminhada pelas névoas de Londres.

O “gentleman” seguia as regras e os protocolos de vestuário. As combinações podem parecer estranhas hoje, mas a idéia básica era que o homem deveria se vestir de forma simples e apropriada para a ocasião, de forma a nunca ofender ou chamar atenção de forma negativa. As combinações podem parecer elaboradas e desconfortáveis, mas foi um passo enorme, considerando que os homens da era Georgiana usavam penas, meia calça e salto alto. E você achou que era um dandy…

Quem se interessar pode ler online, ou imprimir Gazette of Fashion of Cuttin-Room Companion, de graça. Se tiver um professor lendo, acho que dá para extrair um material muito bacana para uma aula de história da moda.

moda-masculina-era-vitoriana (1) moda-masculina-era-vitoriana (2) moda-masculina-era-vitoriana (3)

 

Na direita, um “Morning Coat”. O homem bem vestido usava roupas escuras feitas sob medida. Um relógio de bolso, um anel, os “studs” (botões das camisas) e abotoaduras eram as únicas joias permitidas.moda-masculina-era-vitoriana (4) moda-masculina-era-vitoriana (5)

Esse casaco era conhecido como “Frock Coat”. Bem acinturado e de ombros largos.

moda-masculina-era-vitoriana (6) moda-masculina-era-vitoriana (19) moda-masculina-era-vitoriana (8) moda-masculina-era-vitoriana (9) moda-masculina-era-vitoriana (12) moda-masculina-era-vitoriana (13) moda-masculina-era-vitoriana (14) moda-masculina-era-vitoriana (15) moda-masculina-era-vitoriana (16) moda-masculina-era-vitoriana (17) moda-masculina-era-vitoriana (18)

 

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!