Bota Chelsea RM Williams: A melhor que existe

RM Williams Chelsea Boot

RM Williams é um ícone do vasto outback Australiano. Fazem botas desde 1930, quando o jovem Reginald Murray Williams aprendeu a arte da selaria. Hoje, é conhecida por fazer uma das melhores chelsea boots masculina do mercado.

Chelseas boots são botas da altura do tornozelo com elásticos na lateral. Elas foram inventadas como uma alternativa para as botas de botões. Foi na década de 1960, que elas realmente decolaram, quando eram calçadas por jovens rebeldes em Chelsea, Londres.

Essas botas, também chamadas de gomeira, podem ser usadas com quase qualquer coisa. As pretas, com ternos slim cinza escuro para um look Mod, ou com jaquetas de couro para algo mais agressivo. As de camurça marrom vão muito bem com jeans e jaquetas militares verde olive, ou camisas de chambray.

RM Williams Chelsea Boot

Uma das coisas que torna as botas da RM Williams especial é que elas são feitas com um único pedaço de couro. Esse método é raro nos sapatos, e mais ainda nas botas. Ele costuma ser encontrado apenas em sapatos sob encomenda ou sob medida.

A maioria das chelsea boots masculina que você encontra no mercado tem três costuras – duas debaixo do elástico, e uma na parte de trás. Isso permite que o fabricante corte pequenos pedaços de couro, permitindo maior aproveitamento. Uma bota wholecut (feita com um pedaço de couro) é mais cara de fazer, mas os lados sem costura dão às botas uma aparência mais agradável e suave.

A característica marcante de botas feitas desta maneira é uma “marca” na frente do cano que desce até a gáspea, como se tivessem passado um rolo. Essa dobra não é defeito, é o resultado de um processo bastante demorado conhecido como “blocking”. É basicamente o grande responsável por dar a bota o seu formado, já que o pedaço de couro precisa ser moldado antes da costura no calcanhar. Essa marcação é mais ascentuada quando a bota é nova, mas aos poucos desaparece.

Até mesmo entre as marcas mais luxuosas esta construção é difícil de encontrar. Há poucas opções de wholecut chelseas no mercado, e a RM Williams sempre se destacava entre elas por causa do preço. Se encomendasse diretamente da Austrália, eles ficavam em torno de $300. Não é barato, mas é uma pechincha comparado com o preço das outras. Mesmo as boas marcas que fazem chelseas com mais de uma costura, vendem por mais de trezentos dólares.

rw williams chelsea boots

rw williams chelsea boots

Infelizmente, isso mudou. A RM Williams foi comprada pela LVMH e cortou lojistas pequenos, forçando os clientes a comprar a um preço mais alto. Nos EUA, as botas agora custam cerca de US $ 500. As botas personalizadas, que eles chamam de bespoke de forma errada, começam em AU$800. O conglomerado quer transformer essa marca do outback australiano com muita história em uma marca de luxo global.
Se você está interessado em comprar um par de botas RM Williams enquanto ainda estão disponíveis por $300, aqui estão minhas sugestões:

  • A RM Williams tem diferentes estilos com formas diferentes. O modelo RM Williams Gardener é redondo e desajeitado, ideal para um guarda-roupa casual. A opção RW Williams Craftsman tem o bico angulado, mais elegante.

RM Williams Chelsea Boot

  • Repare na construção. A maioria das botas RM Williams são Goodyear soldadas em uma sola sola de couro, mas existem outras opções. Alguns têm solas de couro roscadas, onde a sola é presa com parafusos de latão. A falta de uma vira permite um perfil mais estreito e mais elegante.
  • Além disso, há o que a RM Williams chama de “confort sole”, que é feita com uma sola de borracha composta e palmilha acolchoada de Poron. O visual é quase o mesmo dos modelos com sola de couro, mas elas demoram para amaciar.
  • Eles trabalham com muitas opções de couro, inclusive canguru, que é um couro macio, fino, de alta resistência que enruga. Bom para roupas casuais como o workwear, mas não tão boas para usar com alfaiataria.

Onde comprar com esse preço mais baixo? Você pode comprar estilos via Nungar ou Boots Online na Austrália. Opções personalizadas demoram cerca de 10 a 15 semanas para ficarem prontas. Lembra de tomar cuidado com os impostos!

RM Williams Chelsea Boot

RM Williams Chelsea Boot

rw williams chelsea boots

 

4 comentários em “Bota Chelsea RM Williams: A melhor que existe”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.