N-1 Deck Jacket: A jaqueta de frio da Marinha Americana

USN N-1 Deck Jacket

Costumamos comprar casacos de frio no aperto. Normalmente antes de uma viagem para algum país frio. Tenho certeza que a pergunta “qual é uma boa jaqueta de inverno?” já passou alguma vez pela sua cabeça. A minha resposta é USN N-1 Deck Jacket. Já ouviu falar?

Na década de 1940, a Marinha dos EUA experimentou muitos uniformes na tentativa de atender às difíceis demandas de um marinheiro no convés. Casacos para trabalho em alto mar sob condições rigorosas precisavam ser quentes, funcionais e duráveis.

A jaqueta de inverno USN N-1, comumente chamada de deck jacket (casaco de convés), foi lançada nesse período. Ela se tornou o uniforme mais útil de um marujo americano na Segunda Guerra Mundial. Não é a toa que até hoje é um dos uniformes que permaneceu mais tempo em atividade, até meados da década de 1960.

Depois da guerra, a jaqueta seguiu popular entre veteranos, motociclistas e amantes do estilo militar. Atores como James Dean e Paul Newman vestiram deck jackets nos filmes, validando o estilo cool. Logo, elas não eram mais usadas apenas em serviço, mas também como roupas de trabalho e de lazer que combinavam estilo e qualidade.

E elas continuam boas e estilosas até hoje. Então, dá próxima vez que pensar em um casaco de frio, não perca tempo pesquisando qual o lançamento da moda. Tome uma posição contra tendências passageiras e faça uma uma escolha duradoura. Como muitos bons homens fizeram antes de você, vista uma USN N-1 Deck Jacket.

Jaquetas da Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Um marinheiro ao mar precisa de roupas duráveis, quentes e funcionais para realizar tarefas árduas em condições difíceis. A marinha dos EUA desenvolveu muitos estilos de uniformes para clima frio durante a década de 1940.

A maioria das jaquetas usadas na Segunda Guerra Mundial evoluiu a partir de um design azul semelhante ao casaco de combate invernal do Exército dos EUA (a Tanker Jacket). Muitos uniformes da Marinha Americana evoluíram dessa maneira; como por exemplo as botas N1 Field Shoes “Boondockers”, que vieram de um modelo parecido calçado pelo exército.

No final de 1943, a segunda versão deste protótipo de deck jacket saiu de linha para dar lugar a uma nova jaqueta, a USN N-1 Deck Jacket.

Jaqueta "deck jacket" marinha estados Unidos Segunda Guerra

A deck jacket anterior com os fechos de gancho. Colocar esses ganchos inspirados em uniformes de bombeiro no lugar do zíper foi a primeira solução pensada para um problema que a N-1 solucionaria com a aba extra e botões

Esta nova jaqueta incorporou lições aprendidas durante dois difíceis anos guerreando no mar. Todas as inovações foram brilhantemente simples e hoje fazem parte do repertório de qualquer marca que desenvolve roupas de frio.

Principais inovações da N-1 Deck Jacket

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

  • Embora fabricada com o mesmo exterior em algodão whipcord azul, a jaqueta passou a ser forrada com lã de alpaca, até hoje um dos melhores isolantes térmicos;
  • O comprimento foi alongado para melhor proteger o tronco;
  • A gola de malha foi substituída por uma gola em lã de alpaca com um “flap” para fechar a garganta caso fosse necessário levantá-la
  • O acabamento elástico nos punhos para fechar a entrada do vento foi mantido mas deixou de ficar exposto. O desenho precisou ser alterado porque costumava ficar preso em objetos ou partes de um navio. A solução foi esconder o elástico por debaixo da manga estendida.
  • Pelo mesmo motivo, o elástico da cintura deu lugar a cordões ajustáveis;
  • O fechamento frontal ficou de zíper com uma camada protetora fechada por botões. Mais do que uma proteção contra o frio, essa aba evitava que respingos de água gelada congelassem o zíper.
  • Axilas reforçadas articuladas proporcionavam maior liberdade de movimento, e os ilhoses ajudavam na transpiração.

Fotos históricas da USN N-1 Deck Jacket

USS-Augusta-Segunda-Guerra

AD Struble com os binóculos a bordo do USS Augusta no Dia D

Produzido na cor azul em pequena quantidade por um breve período, este novo design foi rapidamente substituído por uma segunda versão fabricada na cor oliva clara (khaki) no mesmo tecido algodão whipcord pesado. A cor foi trocada para melhor camuflar a USN em operações nas praias.

Esta versão khaki foi lançada na primavera de 1944. Fotos revelam alguns marinheiros, incluindo o Contra-Almirante AD Struble a bordo do navio de comando USS AUGUSTA, vestindo esse estilo de jaqueta durante o desembarques na Normandia, no dia 6 de junho.

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

Jaqueta N-1 Deck Jacket na Marinha Americana durante a Segunda Guerra

A deck jacket foi modificada novamente logo após a Segunda Guerra Mundial. A principal mudança foi a troca do khaki por um oliva escuro. Outras modificações foram feitas ao longo dos anos antes do design ser totalmente eliminado na década de 1960.

Eliminada?

Sim, ela não faz mais parte do uniforme da marinha americana. Os tempos mudaram, e existem tecnologias mais adequadas para os problemas que os militares enfrentam. Para nós, cuja maior dificuldade é não sentir quando vamos passear no hermisferio norte ou pegar estrada numa moto, ela nunca deixou de ser uma excelente escolha.

O uniforme após a Guerra

Hells Angel sendo preso vestindo uma N-1 deck jacket

Hells Angel sendo fichado pela polícia vestindo uma N-1 Deck Jacket

Como muitos dos itens militares que se tornaram “mainstream” na moda, é difícil imaginar que um marinheiro voltando da Segunda Guerra Mundial empacotaria sua N-1 Deck Jacket para a posteridade. Seu uniforme antigo eram suas roupas de trabalho. Assim como foi com o jeans Levi’s e com botas Red Wings, eram o que alguém usava para manter as “roupas boas” limpas.

Paul Newman deck jacket N-1

O ator Paul Newman vestindo uma N-1 Deck Jacket na década de 1950

James Dean jacketa N-1 Marinha Americana

James Dean com sua jaqueta N-1, em 1955

Não importa o que você pense sobre o que o exército americano fez ou faz, é impossível ignorar suas conquistas no design de roupas, e não apenas no sentido técnico. A influência do Tio Sam se infiltrou na moda casual e ele merece crédito como um dos mais influentes estilistas da civilização moderna. A influência da Segunda Guerra Mundial está viva mais de 70 anos após a vitória.

Hoje, a N-1 Deck Jacket é um item muito procurado pelos colecionadores devido ao status icônico que ganhou durante a Segunda Guerra Mundial e o período do pós-guerra. Muitas marcas têm sua própria versão.

Eu vou listar algumas opções, segura aí!

Onde Comprar

jaqueta da segunda guerra marinha americana

Uma jaqueta USN N-1 vintage da segunda guerra é extremamente valiosa e difícil de encontrar Se você tiver a oportunidade de colocar as mãos em uma jaqueta militar produzida nos anos em que a marinha americana utilizava o uniforme, eu recomendo comprar.

Vintage

Tem algumas jaquetas originais em sites como eBay e Etsy. A maioria está mais ou menos “patinada”, com marcas de uso, e o preço é semelhante ao que uma boa reprodução custa.

Para aqueles menos afortunados, ou que não gostam do aspecto de roupas militares usadas,  existem excelentes reproduções disponíveis que substituem muito bem a original.

Reproduções

real mccoys deck jacket

Essas interpretações modernas variam de preço dependendo do nível de detalhe que você deseja. Quanto maior for a adesão às especificações originais da marinha, mais cara ela vai ser. Para usar no Brasil, as versões menos fiéis podem ser interessante justamente por não funcionarem tão bem no frio.

Abaixo, estão as minhas principais candidatas a ocupar espaço no seu armário. A ironia é a maioria ser feita por marcas japonesas, um antigo poder do eixo vendendo parte da história americana melhor, e por mais, do que os próprios.

Buzz Rickson

Buzz Rickson joga pesado no negócio de replicar roupas vintage e sua N-1 não é exceção. É feito na cor correta em tecido de algodão whipcord junglecloth com forro de alpaca. O zíper é da marca Conmar, de acordo com o original.

Real McCoys

Real McCoys é outro peso pesado japones no ramo de replicar roupas vintage. Inclusive, eu visitei a loja Real Mccoys em Tóquio e tirei umas fotos bem legal do espaço. Eles também também usam lã de alpaca no forro e um zip da marca Talon. São vendidas sem o stencil USN.

Pike Brothers

Pike Brothers são relativamente novos, especializados principalmente em jeans estilo vintage e workwear. Visualmente, a reprodução é muito próxima dos esforços japoneses. O forro é de lã e o zíper é da marca Talon. Fornecido com stencils para você aplicar suas próprias marcações, se quiser.

Workware

A Workware é a versão acessível com mais acessibilidade. Ela não é feita em algodão whipcord, mas sim em uma sarja grossa. O forro é de lã sintética. Desconsiderando o material, é uma jaqueta visualmente fiel e de boa qualidade feita em Hong Kong

Além das reproduções literais, existem algumas marcas que tomam algumas liberdades para criar roupas que não existiram, mas poderiam muito bem ter existido

Interpretações do passado

Mister Freedom Deck Jacket

Existem várias opções, mas essas abaixo são as minhas favoritas.

Mister Freedom

Mister Freedom desenvolveu seu “Blouson de Quart” inspirado por uma combinação de velhos casacos navais. É outra loja incrível que visitei em Los Angeles enquanto estava na Inspiration LA. Vale a pena ver essas fotos da Mister Freedom Store!

Na minha opinião, ele é bem próximo do visual original. A principal diferença é o uso de fechos com ganchos no lugar de botões para fechar a frente, um detalhe na segunda versão da deck jacket nates da N-1.

Os detalhes ocultos são mais sutis, com forro de mistura de lã, colarinho e bolsos forrados de veludo cotelê, zíper Talon e bordado na parte interna dos punhos que você vê na foto acima.

Iron Heart

A Iron Heart é conhecida por suas roupas peso-pesado, incluíndo jeans com mais de 30 onças. A jaqueta N-1 deles é quase uma reprodução original. O algodão externo é fiel e o forro é em lã de alpaca. A principal diferença está nos bolsos, que são de um outro estilo de jaqueta.

Universal Works

Esta é a versão tem um bolso frontal para praticidade nos dias modernos. A jaqueta da Universal Works é bem menos rústica. Feita em uma sarja de algodão mais leve, com forro de lã é sintético.

A Minha Jaqueta USN N-1

USN N-1 Deck Jacket

Como vocês já sabem, eu gosto de usar antigos uniformes militares e de trabalho pela sua praticidade. Não me sinto à vontade militar da cabeça aos pés. Meu objetivo não é parecer soldado, vintage, machão, nem barbudo.

Eu simplesmente acho que as deck jackets, assim como as trucker jackets e as jaquetas de aviador, tem um visual extremamente simples e utilitário. É aí que está a beleza. Claro que ela dá aquela puxada para o retrô, mas você consegue incorporar com muita facilidade em um guarda roupa normal sem fazer cosplay.

Eu recomendo usar como um casaco de frio normal. Se estiver moderadamente frio, uma camiseta por baixo basta. Se estiver realmente frio, recomendo colocar mais um moleton por cima. Lembre-se que ela é forrada com lã. Pensa nisso quando for comprar, principalmente na hora de avaliar as medidas pela internet.

Nas fotos abaixo eu vesti com uma camiseta Braveman, Century Denim da Kapital, os anéis que fiz com a Chaser Mfg, outro da Liberty Art Brothers e as minhas botas Visvim Virgil:

USN N-1 Deck Jacket

USN N-1 Deck Jacket

Camiseta Braveman Old Indian

Anéis Liberty Art Brothers e Chaser Manufacturing

Espero que você tenha gostado de conhecer o design da jaqueta USN N-1 Deck Jacket, criado para a marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial. Como falei, esse uniforme aposentado é cheio de detalhes inovadores para época. Foram mudanças que hoje parecem simples, mas resolveram problemas práticos enfrentados pelos marinheiros durante anos de conflito marítimo.

O legado deste tipo de jaqueta para a moda masculina é muito interessante. Eram simples: feitas para realizar uma tarefa da melhor forma possível. Eram duráveis: feitas para aguentar condições adversas. Tinham excelente aproveitamento: Em épocas de materiais escassos, nada podia ser desperdiçado. Tudo era feito com simplicidade, sem firulas, para otimizar os recursos. O resultado foram belas roupas que sobreviveram ao teste do tempo e continuam executando muito bem sua função.

Já tem a sua jaqueta de frio? Seja para viajar ou para usar nos poucos dias de inverno Brasileiro, eu repito: Tome uma posição contra tendências passageiras e faça uma uma escolha duradoura. Como muitos bons homens fizeram antes de você, vista uma USN N-1 Deck Jacket. Essa com certeza não vai te deixar na mão!

Qualquer ajuda ou dúvida que tiver na hora de adquirir a sua, pode entrar em contato aqui mesmo pelos comentários ou pelo e-mail lucas@soqueriaterum.com.br. Se preferir, segue lá no Instagram para enviar uma direct, ou faça parte do nosso grupo do Facebook para trocar ideia com a galera que curte esse estilo!

banner-loja-geral
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo