Botas Boondocker: Conheça a bota militar da marinha americana na Segunda Guerra

Powered by Rock Convert

A N1 Boot foi a bota official da marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Este modelo também é conhecido como bota Boondocker. Sua forma é tão icônica, que constitui a base para muitas botas nos dias atuais. Ou seja, o que era um calçado militar, se tornou uma excelente opção casual!

É extremamente raro encontrar um par original, mas existem marcas fazendo reproduções fiéis e outras que lançaram versões de muito bom gosto.

A seguir, eu vou contar um pouco sobre a história das Boondockers, compartilhar os detalhes mais importantes e algumas dicas de onde você pode comprar uma bota nesse estilo.

A série N1 de uniformes da marinha dos Estados Unidos

marinha dos estados unidos na segunda guerra

Em  1943, a US Navy desenvolveu uma nova e melhorada linha de uniformes. Todos os itens receberam uma nomenclatura alfa numérica dentro das séries N-1, N-2 ou N-3. Os novos equipamentos incluíam jaquetas de inverno forradas com lã, trajes protetores para a chuva e vestimentas para clima quente.

Os cortes eram bem espaçosos, permitindo que as roupas fossem sobrepostas criando barreiras contra o frio, vento e água sem restringir a liberdade de movimento.

As novas cores foram especificamente escolhidas para melhor camuflar as forças em zonas de combate. Em vez do azul, preto, branco e cinza usados ​​nos equipamentos anteriores, as novidades seriam khaki, olive ou verde claro.

Foram desenvolvidos padrões de uniformes formados por vários itens N para serviços a bordo e para atuação em regiões tropicais, temperadas, frias e árticas.

A marinha decidiu adotar a bota de campo do Corpo de Fuzileiros Navais para todas as suas forças terrestres. Nenhuma modificação foi feita na bota e ela foi incluída na lista de itens atribuídos à nomenclatura N-1.

A bota N1 da marinha – Carinhosamente apelidada de Boondockers

botas boondocker n1

A N1 Boot foi a bota official da marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. A bota também é conhecida como Boondocker, apelido dado pelos soldados nos teatros de operação travados no Pacífico. Os EUA ocuparam as Filipinas no final do século XIX. A boondock significa lugar incivilizados com vegetação e terreno natural. Boondockers são os exploradores das montanhas, selvas e qualquer outro lugar remoto.

A forma é tão icônica que constitui a base para muitas botas nos dias atuais. Ela foi construída com estilo derby, couro de vaca full grain invertido (roughout) e sola de borracha reaproveitada num esforço de conservação de materiais. É extremamente raro encontrar um par original, mas algumas marcas fazem reproduções fiéis e outras fabricam versões de muito bom gosto.

Essa bota não deve ser confundida com a bota M-43 Type III, calçada por Steve McQueen no filme The Great Escape. Embora as duas sejam parecidas, apenas a da marinha tem sola de borracha com corda. O exército também adotou solas de borracha em 1943, mas a composição era borracha pura, passou para reciclada e depois para sintética. É interessante que no início a bota do exército manteve o cap toe tradicional e tinha pontos reforçados com rebite. Em meados de 1944 esses detalhes desapareceram e a bota ficou muito semelhante a da marinha.

A sola especial: corda e borracha para economizar

bota boondocker n1

A conservação de matéria prima era muito importante. Cada recurso era valiosíssimo para uma grande guerra sem previsão de acabar. Toda a economia dos Estados Unidos recebeu ordens de conservação e tiveram que ajustar seus produtos. A Levis, por exemplo, removeu os rebites e alguns botões de metal do seu jeans 501 e passou a pintar o arco no bolso ao invés de costurar.

As solas da bota boondocker eram feitas de borracha reciclada. Para economizar ainda mais, essa borracha foi infundidos com corda triturada, ajudando a ampliar o aproveitamento do fornecimento de borracha.

sola-de-corda-boondocker

Quando a sola e o calcanhar são vistos de lado, as extremidades das fibras são visíveis e criam a famosa borracha salpicada associada aos sapatos de campo da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.

O couro ao avesso: A excelente diferença entre roughout e camurça

bota boondocker segunda guerra mundial

As botas militares eram feitas de rougout, e não camurça. A aparência é semelhante mas a diferença é enorme.

O principal rough out utilizado na Segunda Guerra era fornecido pela Horween Leather, que atualmente fornece para as melhores marcas de bota, como a Viberg e Oakstreet Bootmakers. O couro do avesso é muito mais resistente do que a camurça.

Veja bem, não estou falando de resistentes à mancha, principal preocupação de quem não entende que bota é feita para usar e sujar. Essa diferença de resistência acontece porque um é uma pele de couro integral invertida e o outro é uma camada descascada.

No rough out o lado peludo, que é mais difícil de cortar e arranhar passa para o lado de fora. O lado mais suave, frágil e resistente à água fica do lado de dentro. O lado peludo também bebe melhor os tratamentos impermeabilizantes a base de óleos que cada soldado era responsável por aplicar.

Quanto à camurça, ela é uma camada descascada da pele integral, dividia ao meio em sua espessura. O lado peludo do couro também fica para fora mas como metade da pele é aproveitada para outra coisa a camurça não tem a mesma resistencia à água.

Onde comprar botas da marinha americana estilo Boondocker N1 hoje

bota boondocker viberg

Como eu disse, é raro encontrar uma bota dessa original mas você encontra reproduções e versões no mercado.

Muitas marcas fazem botas com base nesse design clássico e algumas reproduzem fielmente a forma e até mesmo a sola com corda.

Lembrando que as principais características deste tipo de bota são: construção goodyear welt, couro roughout de cor natural, bico suave desestruturado, sem forro, design simples sem adornos e solas de borracha.

Durante a Segunda Guerra as fábricas nos Estados Unidos receberam o mesmo recado: ajudem as forças armadas. Elas voltaram toda a produção para os esforços militares. As botas originais foram fabricados por várias empresas seguindo aproximadamente as mesmas especificações.

A lista abaixo tem reproduções e também modelos com pequenas variações no tema. Não importa o seu orçamento, há uma bota inspirada na boondocker para você.

Sinta-se à vontade para adicionar outras marcas nos comentários, mas note que eu não escolhi nenhuma bota com grandes variações no tema como chukkas, solas de couro, solas tratoradas, cap toe, etc.

A lista

bota n1 boondocker real mccoys

Agrupei as botas em dois grupos.

  • O primeiro tem reproduções, umas mais fiéis do que as outras (e vários níveis de qualidade).
  • O segundo tem botas que utilizam alguns detalhes da original mas acrescentam interpretações próprias.

Reproduções

reprodução bota boondocker segunda guerra

  • WWII Impression: Existem algumas lojas especializadas em uniformes militares que fazem reproduções da Bota N1. Entre eles o mais fiel, que tem sola com corda e o mesmo formato “pontudo” é WWII impression;
  • At The Front também tem uma versão excelente;
  • Outros sites que reproduzem são o SMWholesale e o Sessen Antique;
  • A Buzz Rickson tem uma versão da M-43, que como eu falei, é bem semelhante

Interpretações:

bota-boondocker-segunda-guerra-marinha

bota oakstreet bootmaker service boot

bota-boondocker-santalum

bota whites roughout

bota redwing merchant boot

 

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!