A N1 Boot foi a bota official da marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Este modelo também é conhecido como bota Boondocker. Sua forma é tão icônica, que constitui a base para muitas botas nos dias atuais. Ou seja, o que era um calçado militar, se tornou uma excelente opção casual!
É extremamente raro encontrar um par original, mas existem marcas fazendo reproduções fiéis e outras que lançaram versões de muito bom gosto.
A seguir, eu vou contar um pouco sobre a história das Boondockers, compartilhar os detalhes mais importantes e algumas dicas de onde você pode comprar uma bota nesse estilo.
A série N1 de uniformes da marinha dos Estados Unidos
Em 1943, a US Navy desenvolveu uma nova e melhorada linha de uniformes. Todos os itens receberam uma nomenclatura alfa numérica dentro das séries N-1, N-2 ou N-3. Os novos equipamentos incluíam jaquetas de inverno forradas com lã, trajes protetores para a chuva e vestimentas para clima quente.
Os cortes eram bem espaçosos, permitindo que as roupas fossem sobrepostas criando barreiras contra o frio, vento e água sem restringir a liberdade de movimento.
As novas cores foram especificamente escolhidas para melhor camuflar as forças em zonas de combate. Em vez do azul, preto, branco e cinza usados nos equipamentos anteriores, as novidades seriam khaki, olive ou verde claro.
Foram desenvolvidos padrões de uniformes formados por vários itens N para serviços a bordo e para atuação em regiões tropicais, temperadas, frias e árticas.
A marinha decidiu adotar a bota de campo do Corpo de Fuzileiros Navais para todas as suas forças terrestres. Nenhuma modificação foi feita na bota e ela foi incluída na lista de itens atribuídos à nomenclatura N-1.
A bota N1 da marinha – Carinhosamente apelidada de Boondockers
A N1 Boot foi a bota official da marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. A bota também é conhecida como Boondocker, apelido dado pelos soldados nos teatros de operação travados no Pacífico. Os EUA ocuparam as Filipinas no final do século XIX. A boondock significa lugar incivilizados com vegetação e terreno natural. Boondockers são os exploradores das montanhas, selvas e qualquer outro lugar remoto.
A forma é tão icônica que constitui a base para muitas botas nos dias atuais. Ela foi construída com estilo derby, couro de vaca full grain invertido (roughout) e sola de borracha reaproveitada num esforço de conservação de materiais. É extremamente raro encontrar um par original, mas algumas marcas fazem reproduções fiéis e outras fabricam versões de muito bom gosto.
Essa bota não deve ser confundida com a bota M-43 Type III, calçada por Steve McQueen no filme The Great Escape. Embora as duas sejam parecidas, apenas a da marinha tem sola de borracha com corda. O exército também adotou solas de borracha em 1943, mas a composição era borracha pura, passou para reciclada e depois para sintética. É interessante que no início a bota do exército manteve o cap toe tradicional e tinha pontos reforçados com rebite. Em meados de 1944 esses detalhes desapareceram e a bota ficou muito semelhante a da marinha.
A sola especial: corda e borracha para economizar
A conservação de matéria prima era muito importante. Cada recurso era valiosíssimo para uma grande guerra sem previsão de acabar. Toda a economia dos Estados Unidos recebeu ordens de conservação e tiveram que ajustar seus produtos. A Levis, por exemplo, removeu os rebites e alguns botões de metal do seu jeans 501 e passou a pintar o arco no bolso ao invés de costurar.
As solas da bota boondocker eram feitas de borracha reciclada. Para economizar ainda mais, essa borracha foi infundidos com corda triturada, ajudando a ampliar o aproveitamento do fornecimento de borracha.
Quando a sola e o calcanhar são vistos de lado, as extremidades das fibras são visíveis e criam a famosa borracha salpicada associada aos sapatos de campo da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.
O couro ao avesso: A excelente diferença entre roughout e camurça
As botas militares eram feitas de rougout, e não camurça. A aparência é semelhante mas a diferença é enorme.
O principal rough out utilizado na Segunda Guerra era fornecido pela Horween Leather, que atualmente fornece para as melhores marcas de bota, como a Viberg e Oakstreet Bootmakers. O couro do avesso é muito mais resistente do que a camurça.
Veja bem, não estou falando de resistentes à mancha, principal preocupação de quem não entende que bota é feita para usar e sujar. Essa diferença de resistência acontece porque um é uma pele de couro integral invertida e o outro é uma camada descascada.
No rough out o lado peludo, que é mais difícil de cortar e arranhar passa para o lado de fora. O lado mais suave, frágil e resistente à água fica do lado de dentro. O lado peludo também bebe melhor os tratamentos impermeabilizantes a base de óleos que cada soldado era responsável por aplicar.
Quanto à camurça, ela é uma camada descascada da pele integral, dividia ao meio em sua espessura. O lado peludo do couro também fica para fora mas como metade da pele é aproveitada para outra coisa a camurça não tem a mesma resistencia à água.
Onde comprar botas da marinha americana estilo Boondocker N1 hoje
Como eu disse, é raro encontrar uma bota dessa original mas você encontra reproduções e versões no mercado.
Muitas marcas fazem botas com base nesse design clássico e algumas reproduzem fielmente a forma e até mesmo a sola com corda.
Lembrando que as principais características deste tipo de bota são: construção goodyear welt, couro roughout de cor natural, bico suave desestruturado, sem forro, design simples sem adornos e solas de borracha.
Durante a Segunda Guerra as fábricas nos Estados Unidos receberam o mesmo recado: ajudem as forças armadas. Elas voltaram toda a produção para os esforços militares. As botas originais foram fabricados por várias empresas seguindo aproximadamente as mesmas especificações.
A lista abaixo tem reproduções e também modelos com pequenas variações no tema. Não importa o seu orçamento, há uma bota inspirada na boondocker para você.
Sinta-se à vontade para adicionar outras marcas nos comentários, mas note que eu não escolhi nenhuma bota com grandes variações no tema como chukkas, solas de couro, solas tratoradas, cap toe, etc.
A lista
Agrupei as botas em dois grupos.
- O primeiro tem reproduções, umas mais fiéis do que as outras (e vários níveis de qualidade).
- O segundo tem botas que utilizam alguns detalhes da original mas acrescentam interpretações próprias.
Reproduções
- WWII Impression: Existem algumas lojas especializadas em uniformes militares que fazem reproduções da Bota N1. Entre eles o mais fiel, que tem sola com corda e o mesmo formato “pontudo” é WWII impression;
- At The Front também tem uma versão excelente;
- Outros sites que reproduzem são o SMWholesale e o Sessen Antique;
- A Buzz Rickson tem uma versão da M-43, que como eu falei, é bem semelhante
Interpretações:
- A RRL sempre tem uma versão, feita com couro da Horween.
- A Real McCoys tem a sua versão de preço salgado. Eu gosto bastante dessa forma.
- Ralph Lauren, $294, appears very true to the original, includes the rivet, limited supply as of this writing.
- Tem dois modelos da Redwing que se encaixam na proposta, a Merchant Olive Mohave e a Blacksmith Hawthorne
- A Viberg também tem dois modelos, a Boondocker e a Service Boot
- A Oakstreet Bootmaker tem a sua Marine Field Shoe.
- Você pode customizar uma bota da Wolverine ou da White’s
- LL Bean tem uma que na verdade é a M-43 com rebite, mas o preço é legal
- SeaVees, bem acessível e uma sola que beira a dentada mas passa
- Chippewa, e sua classica service boot.
- A Sagara tem uma bota que pode ser encomendada por e-mail.
Gostou de aprender sobre essa bota?
Cadastre seu e-mail para receber mais dicas e histórias sobre as botas clássicas
Boa tarde, a algum tempo acompanho seu trabalho, gostaria de recomendações de botas ao estilo chippewa SMITH BRIAR e ou chippewa ALDRICH TAN.
Tenho fácil acesso ao Paraguay e marcas como CAT E TIMBERLAND, porem não gosto da sola tratorada!
Olá Lino, tudo joia? Obrigado por acompanhar. O que há de errado com as duas opções que você citou? Espera um pouquinho e compra elas… esse dólar vai abaixar, e quem sabe algum amigo está viajando… daqui a pouco chega a Black Friday e com certeza vai ter promoção lá fora! Tenho certeza que você vai ficar satisfeito com as escolhas número 1!
Boa tarde!! Esse modelo de bota é muito bonito. Saberia informar se tem alguém que fabrique aqui no Brasil?
Oi, Leandro. Tudo joia? Não conheço quem fabrique exatamente como estes, mas a marca Centro Histórico Overlord tinha uma bota em couro “rough out” inspirada por este tipo de coturno. Abs!
Tudo bem. Como está? Entrei em contato no Centro Histórico, mas no momento sem previsão. Pesquisando achei o site da Botas Vilela,tem um modelo bem parecido com o do Centro Histórico, segue o link: http://www.vilelaboots.com.br/coturno-de-couro-virado-baixo-marrom.html
Gosto muito dos seus textos sobre as melhores botas, precisa fazer um do Leste Europeu, tem muitas botas legais. Abraços.
Gostaria de comprar uma Bota que vi no site.
bota-whites-rough (marron)
Oi Jair. Tudo bem? Essa bota é feita por uma marca americana que se chama White’s Boots. Você pode comprar diretamente no site da marca, e se o modelo não estiver disponível, personalizar através da Bakers Boots. Abraços!