0
Roupas

Jaqueta Jeans: Dos uniformes de trabalho a Trucker

O jeans Levis é um fio comum na moda masculina há mais de 150 anos. Os agricultores, os roqueiros de Nova York, os surfistas, é difícil encontrar um cara que não tem uma calça Levis pendurada no armário. As calças conquistam a maioria dos holofotes, mas os projetos lendários da Levis não terminam na cintura. Hoje vamos conferir de perto a outra metade do corpo, falando da icônica jaqueta jeans.

A força da jaqueta de denim é maior do que a soma de suas partes. É uma roupa prática e versátil, feita com um material icônico, mas o que eleva a jaqueta jeans e a mantém no seu armário são as suas associações culturais.

O primeiro modelo Levis foi inventado para ser vestido em profissões desgastantes, ela ecoa a imagem do trabalho árduo e honesto associado aos fazendeiros, trabalhadores ferroviários e mineradores dos Estados Unidos no final do século dezenove e início do século vinte.

Poucas décadas depois, ela foi imortalizada na imagem do cowboy, um símbolo másculo evocado pelo Marlboro Man, personagem fictício criado para livrar os cigarros filtrados de sua imagem “afeminada”.

Na segunda metade do século 20, o ar desbravador e rebelde da jaqueta jeans a fixou à cultura popular. A roupa dos trabalhadores e cowboys foi adotada por artistas, intelectuais, estrelas do rock, punks, motociclistas e músicos do hip-hop.

Pronto para conhecer a história das jaquetas jeans e os modelos mais iconicos da Levis?

A História da Jaqueta Jeans Levis

jaqueta levis type i

A jaqueta jeans da Levis foi inventada, como muitas das nossas roupas atemporais, para o cara trabalhador. Muitos identificam sua origem no final século dezenove. A primeira versão teria sido criada pelo próprio Levi Strauss, que desenvolveu uma “working blouse” que era basicamente o esboço da jaqueta que conhecemos hoje.

Mike Harris, o caçador de denim encontrou uma dessas jaquetas worker feita em 1874. É uma versão com um bolso baixo e três pregas, que chegou a ser reproduzida pela Levi’s Vintage Clothing.

jaqueta jeans levis de 1874

jaqueta jeans levis vintage clothing

É difícil montar a cronologia dessa evolução mas sabe-se que, assim como a calça jeans, ela começou como uma roupa para trabalho.

Marcha para o Oeste

Seguindo uma linha parecida com a história da calça jeans Levi’s, o próximo passo da jaqueta foi conquistar o velho oeste no início do século vinte. Os cowboys gostavam do jeans pelo aspecto rústico e masculino, mas acima de tudo pela sua durabilidade. A Levis viu um novo mercado.

jaqueta levis type i

jaqueta levis type i

A medida que a era dos cowboys ia esmaecendo, aumentava imagem dos homens livres desbravando o oeste na mitologia norte americana.

Cowboys e jeans são inseparáveis, e Levis sabia disso. Principalmente entre as década de 1930 e 1940, todos os esforços publicitários da marca se concentraram no febre western que tomou o país. O jeans tornou-se uma maneira de fazer parte desse universo, principalmente entre os moradores da costa leste dos Estados Unidos.

Hollywood – Bad Boy

O estilo de vida dos cowboys vestindo jeans dos dias passados foi mantido vivo em grande parte através das roupas usadas pelas estrelas do cinema e da música. Hollywood está sempre de olho em tudo.

Nos filmes clássicos, a jaqueta jeans costuma aparecer quando há alguma rebeldia envolvida, vestida por algum personagem arruaceiro ou deslocado dos “padrões da sociedade”.

Com o tempo, a jaqueta jeans se afastou estilo western e ficou só em sua essência fora-da-lei, tornando-se uma espécie de símbolo de rebeldia. Foi vestida por figuras da contracultura Beat, bandas punk e tem uma rica história na cultura hip-hop.

O detalhe mais importante da jaqueta jeans é que ela tinha zero formalidade. Quem quisesse se rebelar abertamente contra os ternos do estabelecimento, vestiu uma. Pense na imagem do The Clash com uma jaqueta de mangas cortadas, ou no Tupac 100% jeans.

tupac jaqueta worker

A medida que a moda masculina fica cada vez mais casual, as jaquetas foram entrando para as coleções de marcas nas mais variadas faixas de preço, e hoje são uma opção fácil de jaqueta casual.

Há muitas maneiras de vestir uma, das mais comportadas às mais revolucionárias, mas sempre com um ar ligeiramente rebelde. Afinal, vai ser muito difícil a jaqueta jeans remover completamente suas raízes de homem trabalhador e cowboy.

Em toda a sua história, existem duas marcas responsáveis pelos designs de jaqueta jeans mais famosos, a Levi’s e a Lee. Hoje vamos falar dos três ícones da Levis, as jaquetas jeans Type 1, Type 2 e Type 3.

Jaqueta Levis Type 1

jaqueta jeans type 1

A primeira jaqueta jeans Levis na série “Type” foi lançada em 1905, a Levis Type 1 506XX. No início ela não era chamada de jaqueta, ou “jacket, mas sim de “blouse”. A palavra jaqueta só começou a ser utilizada quando foi associada aos cowboys em um catálogo de roupas western.

O design da Type 1 lembra muito uma simples camisa de trabalho. A primeira versão foi fabricada com denim não sanforizado de 9 onças e era para ser usada como uma camada extra, acompanhando macacões e calças jeans de trabalho.

O corte da jaqueta é curto, quadrado e com pregas na frente. As costuras horizontais que seguram essas pregas eram removidas pelo dono caso ele precisasse de mais espaço.

A principal característica da Type 1 é o único bolso frontal, no lado esquerdo. Nas primeiras edições, esse bolso era reforçados com rebites e ficava um pouco mais em baixo. Os rebites desapareceram em modelos posteriores, quando o bolso ganhou uma aba.

Outro detalhe essencial da Levis Type I é que ela tem nas costas duas linguetas de tecido presas uma sobre a outra por uma fivela, com a finalidade de ajustá-la à cintura. Esse detalhe é conhecido como “cinch-back” e também existia nas primeiras calças jeans. Eu falei sobre isso no review da Levis 501 1933.

jaqueta jeans levis type 1 fivela

jaqueta levis type i

Existem no total 6 versões deste modelo de jaqueta, lançados em 1905, 1928, 1936, 1941, 1944 e 1947. Os detalhes menores variaram um pouco em cada versão.

A Levis simplificou a jaqueta Type 1 durante a Segunda Guerra Mundial, assim como fez com a calça jeans 501, com o objetivo de economizar materiais (metal, tecido e fio). Eles voltaram a remover a aba do bolso e usaram só 4 botões ao invés de 5. Os botões na edição ‘Guerra’ tinham folhas de louro como um símbolo de paz.

Outras mudanças envolvem a troca dos botões de rosca dos modelos iniciais para botões com o logotipo da marca em modelos posteriores, e a presença ou não da etiqueta vermelha no bolso (com o Big E ou o small e).

Hoje, essas variações de detalhes encanta a cabeça de colecionadores e influencia muito no preço de uma jaqueta antiga.

jaqueta jeans levis type 1

jaqueta jeans levis vintage clothing type 1

Essa não foi a primeira jaqueta da Levis mas foi a primeira a deixar de ser uma peça exclusivamente para trabalhadores “industriais”. Não sei dizer se ela era a jaqueta realmente usada pelos cowboys “originais”, mas foi a que começou a ser vestida por astros do western e que apareceu em anúncios da Levi’s quando a febre cowboy iniciou sua conquista dos Estados Unidos.

O design da Levis Type 1 é simples, porém atemporal. Você consegue enxergar uma jaqueta moderna e pode usar normalmente nos dias de hoje, apesar de ter sido criada a mais de 100 anos atrás.

Jaqueta Levis Type 2

jaqueta type 2 sugar cane

Em 1953 a Levis lançou uma jaqueta nova com a numeração 507XX e o nome na sequência, Type II. Ela era uma versão modernizada da Type I 506XX.

As mudanças mais importantes neste casaco é que o corte mais comprido e menos boxy do que o 506XX, adição de mais um bolso na frente e a substituição da fivela nas costas por dois botões nas laterais, para ajustar a jaqueta ao quadril.

Na década de 1950 houve uma grande mudança no público que vestia jeans, e a além da jaqueta Levis Type II  ser uma excelente opção para trabalhadores, cowboys e fazendeiros, ela também começou a atingir o público jovem.

A garotada começou a usar calças jeans no dia-a-dia. Eles eram os rebeldes da época, inspirados por trabalhadores e soldados.

Até os anos cinquenta, o jeans não era uma peça de moda. De modo geral, eram as pessoas da “classe baixa” que usavam jeans, então era muito incomum fazer o que essas crianças jovens faziam.

A juventude também foi inspirada pelo cinema, onde rebeldes como Marlon Brando em “O Selvagem” e James Dean em “Juventude Transviada” vestiam jeans, camisetas brancas e um par de botas.

Além dos atores, os astros da música também foram inspirados pelo lado cool do jeans. Um deles foi Elvis Presley, que vestiu jeans da cabeça aos pés no single Heartbreak Hotel, que foi chegou a número 1 nas paradas dos Estados Unidos.

Isso estimulou os jovens a usarem mais e mais jeans, já que o Rock and Roll era uma novidade bastante progressiva na época.

jaqueta jeans levis type 2

jaqueta jeans real mccoys type 2

jaqueta jeans levis type 2

Os anos 50 ficaram conhecidos como o período dourado do jeans, já que muitas novas marcas de denim entraram no mercado à medida que a economia crescia crescer novamente após a Segunda Guerra Mundial.

Neste período, as primeiras lojas de denim abriram suas portas para vender jeans fora da América. A jaqueta estilo Type 2 tornou-se muito popular, passando pela transição do trabalho para o casual, quando todos começaram a vestir jeans.

Jaqueta Trucker Levis Type 3

jaqueta jeans estilo type 2

A próxima jaqueta na sequência é a Levis Type III, lançada em 1962. Provavelmente, a Levi’s foi forçada a criar esta jaqueta para competir com a Lee, cuj

Nessa época, o estilo Lee 101-J (em breve um post sobre ele!) era claramente mais popular. A Levi’s precisou atualizar a jaqueta para o baby boomer dos anos 60, que não queria necessariamente vestir o que seu pai vestia. A Levis Type 3 é passou por uma mudança bem mais drástica de design para modernizar a peça.

A base para o desenho da jaqueta são os dois painéis verticais que afunilam do bolso até a cintura. Eles acentuam o corte slim e a proporção triangular, substituindo a silhueta “boxy” dos anos 40 e 50. É o primeiro modelo da Levis sem as pregas e tem as famosas abas pontiagudas no bolso, um detalhe que presta homenagem ao estilo western mas também torna os bolsos mais fáceis de abrir.

Ao longo das décadas, a Trucker 557XX evolui para os modelos 70505, 71205 e 70518. Em 1971, a aba vermelha “LEVI’S” tornou-se “Levi’s”. Uma mudança pequena que mais tarde resultaria No culto de Big E, onde os colecionadores que colocam grande importância e grandes preços nessa pequena mudança que separa uma era de outra. Nos anos 80 aconteceu a maior mudança, a adição de bolsos mão na lateral, que alongou um pouco a jaqueta.

jaqueta jeans levis type 3

jaqueta jeans levis type 3

As alterações e o novo corte foram um grande sucesso. Hippie crianças, rockers, ativistas, motociclistas … o caminhoneiro… ela encontrou fãs em quase todos os cantos dos anos 60 e 70. A jaqueta era um símbolo para qualquer coisa que você quisesse.

Esse é provavelmente o estilo de jaqueta jeans mais famoso, e ficou popularmente conhecido como jaqueta trucker. Quem deu esse apelido foram os japoneses, fãs do estilo americano, que  associavam esse modelo aos caminhoneiros. O apelido pegou!

jaqueta trucker levisx

 

jaqueta trucker levis

ryan gosling jaqueta trucker

Décadas se passaram desde a primeira calça e a primeira jaqueta, ou blusão, da Levis. A trajetória ao longo dos anos passou pelos uniformes de trabalho, cowboys, estrelas de Hollywood, sinônimo do universo hippie e, depois, do roqueiro, até deixar que esse tecido azul escuro ser aceito e virar domínio de todos.

Espero que tenham curtido a evolução das jaquetas jeans da Levis até chegar na Trucker, que completa seus 55 anos este ano. Deixe um comentário com a sua favorita e não esqueça de compartilhar o post e curtir o blog no Facebook e Instagram para continuar a descobrir os clássicos!

Você também pode gostar

4 Comentários

  • Responder
    Luis Felippe
    24/08/2017 at 17:29

    Sei que não é bem o foco da postagem, mas gostaria de fazer uma indicação para quem gosta do estilo militar e assim como eu tem dificuldade de encontra peças mais tradicionais no Brasil . Recentemente eu conheci o site “centrohistoricooverlord.com.br”, eles fazem reproduções de roupas militares brasileiras principalmente da FEB. Eu tenho uma das botas que eles reproduzem, e ela e excelente com características bem incomuns no Brasil como a alma de aço no solada. Bem era apenas essa indicação, só para constar não estou sendo pago nem nada Kkk, é só para fazer uma indicação para o estrito mercado que temos no Brasil.

    • Lucas Azevedo
      Responder
      Lucas Azevedo
      24/08/2017 at 19:50

      Oi Luis. Obrigado pela dica, amigo. Fica aqui registrada para todos aproveitarem! Grande abraço!

  • Responder
    EDUARDO RIBEIRO DIAS
    14/10/2017 at 19:49

    Sempre uma postagem melhor q a outra!!!! Muito bom Lucas!!!

Deixe uma Resposta