Como amaciar seu Raw Denim novo?

como amaciar seu raw denim
Powered by Rock Convert

Ok, você comprou o seu primeiro raw denim mas está achando meio desconfortável. Qual a melhor maneira de amaciar sua calça jeans nova?

Como as boas botas masculinas, o raw denim intimida pela sua fama de rigidez. O jeans bruto costuma precisar de um pouco de amaciamento antes de ser uma calça confortável e produzir aqueles fades incríveis.

A seguir, eu vou te mostrar como tornar essa experiência mais agradável. Mas antes, um aviso.

Cada denim é diferente. Alguns, inclusive bem pesados, são extremamente macios. Outros, pela maneira como são feitos, vestem que nem um saco de batata engomado. Um não é melhor do que o outro, são apenas qualidades diferentes.

Então, se a sua calça está arranhando as suas pernas nas primeiras semanas, experimente algumas das sugestões a seguir para amaciar seu raw denim novo.

Tirar a bike da garagem e sair para uma volta!

A dica mais famosa para amaciar um jeans rígido, e ainda adquirir bons fades, é pedalar.

O movimento das perna gera atrito, e sentar na bicicleta estica o tecido na coxa, joelho e cintura, cedendo a calça e acelerando seu molde ao corpo.

A única desvantagem dessa estratégia, é que pedalar muito é mestre para estourar a virilha do jeans, o famoso crotch blow out. Ou seja, utilize esse com parcimônia, principalmente se a modelagem da calça for justa.

Infelizmente, nem todo mundo têm uma bicicleta disponível, ou mora em uma cidade que aceite bem esse meio de transporte. Tudo bem, vamos explorar outras ideias!

Faça alguns agachamentos!

Quando comecei a usar selvedge denim e raw denim, as mais famosas eram as calças da A.P.C., conhecidas por alargarem bastante. Até a própria marca ainda recomenda comprar até dois tamanhos menores porque o tecido vai ceder com o uso.

Outra dica que circulava pelos fóruns era fazer agarramentos em casa. Melhor ainda, são os lunges alternados (afundos alternados). O movimento de agachar ajuda principalmente a amaciar calças mais apertadas e de tecidos mais leves.

Dê umas voltas pela sua casa para queimar algumas calorias, e no processo, soltar o joelho e o quadril do seu jeans novo.

Essa dica é mais barata do que comprar uma bicicleta, um pouco mais ridícula, mas pelo menos você fica em forma.

Deixe a calça de molho

Pode ser que você não queira molhar o seu jeans antes de usar, mas a imersão em água por alguns minutos é uma ótima maneira de agilizar o amaciamento das calças.

É fácil. Basta um banho frio e você pode usar um detergente escuro tipo Woolite para reduzir a perda de cor.

Coloque para secar na horizontal e evite que o índigo escorra. Quando a calça estiver quase seca, ainda um pouco úmida, vista e dê uma volta. As fibras úmidas esticam com mais facilidade, e seus movimentos vão moldar o tecido.

Esse passo é praticamente indispensável para jeans não sanforizados, e eu falei sobre isso neste guia de como encolher o seu jeans antes de usar.

Apele para dormir de calça jeans

Uma dica um pouco louca, mas comprar o jeans para usar todo dia até desbotar já não é coisa de doido?

Se caminhar com a calça durante o dia está incomodando, coloque ela para tirar uma soneca ou dormir. Você provavlemente vai pegar no sono parado, e fazer alguns movimentos durante a noite. No processo, amacia e estica a calça.

Para as pessoas que dormem fácil e não se incomodam com nada, é uma ideia que economiza tempo.

Duas dicas:

  1. Tome cuidado com a cor da roupa de cama. Coloque uma escura para não manchar de azul.
  2. Só faça isso se estiver dormindo sozinho. Ninguém merece dormir de calça jeans.

Viva a sua vida

A dica final é a menos estressante e a mais simples.

Não é difícil começar a gostar de alguma coisa, entrar para a comunidade de entusiastas, e começar a pensar mais no resultado do que no processo.

Muitos tendem a pensar demais sobre o processo de amaciar e desbotar o raw denim para chegar nos “fades”, e acabam bitoladas.

O melhor que você pode fazer para amaciar a sua calça é esquecer que elas são especiais e seguir a vida normalmente, vestindo seu jeans para variadas atividades.

Amacie o tecido enquanto caminha e curte sua vida. Fique de joelhos enquanto arruma a bicicleta ou procura o controle remoto que caiu em baixo do sofá. Suba de escada ao invés de usar o elevador, caminhe até a padaria, saia para dançar. Também pode sentar no chão do parque, no banco da praça e dar uma volta com o cachorro.

Afinal, como uma boa bota masculina, o raw denim deve mostrar marcas que só você pode deixar nele – como você vai fazer isso dormindo?

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!