Como encolher o seu unsanforized raw denim

instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

Quando estava na Califórnia, terra do jeans, aproveitei para comprar algumas calças novas. Uma delas é feita com um raw denim que é unsanforized, ou seja, não foi sanforizado.

Isso significa que ela é feita com um jeans tão cru que nem passou pelo processo de sanforização que pré encolhe o tecido de algodão. Por isso, vai diminuir mais do que o normal quando eu lavar pela primeira vez.

Deixar o jeans não sanforizado de molho antes de começar a usar é uma boa. Imagina se ojeans pegar aquele desbotado bonito que queremos antes de ser pré encolhido. As marcas de uso podem mudar de lugar na hora que você lavar. A calça encolhe principalmente no comprimento… imagina a marca do seu joelho subir para a coxa.

As pessoas compram o jeans assim porque esse é mais um dos detalhes do raw denim que remetem a uma era de ouro do selvedge,. É o jeans do jeito que era feito quando a Levis inventou as primeiras calças. Ele preserva todas as suas irregularidades originais, mas você precisa ter alguns cuidados na hora de comprar. Resolvi colocar essa calça de molho e documentar a diferença do resultado final e dar algumas dicas para você, confere aí!

 

1. Unsanforized Denim (Antes)

Jeans Levis Vintage Clothing 1933 unsanforized

Jeans Levis Vintage Clothing 1933 unsanforized

O jeans sanforizado é o jeans que foi submetido ao processo de sanforização. É um processo comum, no qual tecidos são pré-encolhidos antes de serem cortados e costurados. Além de encolher o jeans também, algumas etapas do processo também removem irregularidades.

A calça jeans que vou encolher é uma Levi’s Vintage Clothing 501 modelo 1933. É a reprodução que a Levi’s fez de uma calça da década de 30, cheia de detalhes da época. Essa linha, chamada de LVC, é especialista em modelos históricos da calça 501, como reproduções de 1966 e 1944, todas unsanforized.

O denim da calça vem realmente bruto, num estado recém-tecido. O vendedor me informou que quando ela vai encolher entre 2,5 a 5 centímetros no comprimento depois da primeira lavagem, dependendo da temperatura da água e de quanto tempo ficar nela.

Essa foto acima é da calça antes de eu molhar. Repara no comprimento observando a altura da dobra da barra. Vamos ver como o que vai mudar depois de molhar!

2. O primeiro “banho” do meu jeans unsanforized

Jeans LVC de molho

Para colocar seu jeans de molho comece virando ele ao avesso para minimizar a perda de índigo.

Em seguida, encha uma banheira de água. Se você não tem uma banheira, pode ser balde, tanque, ou até mesmo a pia. Não faz diferença o jeans estar esticado ou não, desde que ele fique totalmente submerso.

A temperatura da água determina o tanto que ela vai encolher. Quanto mais quente, maior o efeito. Se você estiver inseguro, é melhor começar com um banho de água fria. Depois, espere o jeans secar, e se necessário, coloque de molho novamente. Eu coloquei a água mais quente possível.

Como aqui no Brasil a gente não tem o costume de lavar roupa com água quente, você pode até considerar pular esse molho inicial e só lavar depois que ela desbotar um pouco. Deixa eu explicar melhor… já que o encolhimento da água fria é menor, o deslocamento dos fades será pouco. Se tem a certeza que nunca vai colocar a calça em água morna ou quente, sabe que não vai passar disso.

Outro fator determinante é o tempo. Quanto mais tempo a calça fica na água, mais ela encolhe. Você pode deixar entre 20 à 40 minutos. Eu deixei o máximo para não correr o risco de ela encolher na próxima vez que lavar.

Coloque as calças para secar. Eu deixei em cima de uma toalha porque fiquei com medo do azul pingar no chão. Uma dica legal é vestir úmidos para fazer a secagem final no corpo. É um ritual antigo que teoricamente ajuda a moldar a calça. Só toma cuidado para não sentar em nenhuma superfície clara!

Vista a calça seca e veja como ficou. Não se assuste se ficar bem certinho na cintura, porque ele vai esticar com o uso. O encolhimento é mais no comprimento. Se o jeans ainda estiver comprido, você pode fazer bainha. Jamais faça a bainha do seu jeans que não é sanforizado antes de colocar ele na água.

Hora do resultado!

3. Depois do molho: O resultado

Jeans LVC 501 1933 Post Soak

Jeans Levis Vintage Clothing 1933 unsanforized após ficar de molho

Nessas fotos o jeans já está encolhido.

A principal mudança foi o comprimento da calça. Observa o tanto que ela estava dobrada em cada foto.

Também ficou um pouquinho menor na largura. A cintura ficou mais justa e a calça não precisa mais de cinto. A coxa e outras dimensões mudaram muito pouco. Ela deve ceder novamente a medida que eu for usando.

A água também tirou um pouco da goma e do azul do índigo. Ela ficou mais macia e perdeu um pouco do “cinza”. Ficou bem mais azul e também o tecido parece mais pesado. Essa pequena mudança de peso é normal porque aí tem o mesmo tecido, num comprimento menor (fica mais denso).

Agora basta usar para ele pegar os fades, de preferência com um pouco mais bronzeado e com um sorriso na cara, hehe.

 

Porque comprar uma calça não sanforizada?

Selvedge LVC 1933

O contraste e desgaste do jeans não sanforizado quando usado pode ser mais interessante. O azul mais intenso. Tem o ritual que no passado tantas pessoas faziam antes de começar a usar uma calça nova, na época que o jeans conquistou o simbolismo que tem hoje.

Textura

O denim sanforizado é de longe o mais popular. É mais fácil acertar o tamanho e ele tem uma aparência limpa e uniforme, mais “normal”.

Já o jeans não sanforizado, tende a ter uma cara mais inacabada. Ele é irregular, com superfície que lembra lã solta, textura que eu acho mais legal. Essas irregularidades resultam em fades bem legais, como nos meus jeans 3sixteen.

Personalização e fit

Ele também oferece mais personalização. Pode ficar de molho e ser vestido enquanto encolhe, seguindo os contornos do corpo. O filme Quadrophenia tem uma cena clássica, onde o pai do personagem chama o filho andando com calças molhadas de maluco. O filho explica “é pelo fit, pai”.

O tecido que realmente se molda ao seu corpo é o jeans não sanforizado, que perde a tensão dos fios ao longo do tempo. Ele se solta com os seus movimentos de um jeito bem mais pessoal do que um jeans sanforizado.

Além disso, ele pode ser lavado mais vezes e ainda apresentar alto contraste nas marcas de uso. Pelo menos é o que eu reparei, pois sempre que lavo um raw denim sanforizado ele perde mais cor que um unsanforized. No entanto, é mais provável que isso tenha a ver com o tingimento.

Ou seja, as “vantagens” de personalização que encantam o universo do raw denim são mais fáceis de obter no jeans que não é sanforizado. Fora isso, é mesmo preferência pessoal!

 

Como Comprar Jeans Não Sanforizado

O unsanforized denim costuma ser mais caro. As marcas que trabalham com jeans cru desse tipo geralmente fazem o tecido especialmente para elas. Pra diferenciar ainda mais, costumam incluir detalhes inusitados na tecelagem. O processo sai do fluxo, a produtividade diminui, e fica mais caro fazer.

Ao contrário do jeans normal, que você deve comprar justo na cintura para compensar o esticamento que o uso trás, o jeans que não é sanforizado deve ser comprado um pouco largo. No geral, encolhem 3 centímetros na cintura e 5 centímetros no comprimento. Também sofrem uma ligeira alteração na largura das pernas, no máximo 2 cm. Depois que você começar a usar, ele vai soltar um pouco, mas o comprimento não volta.

Se está entrando nesse mundo, preste atenção ao comprar o seu raw denim. Leia a descrição do produto e procure as expressões “unsanforized” ou “shrink to fit”. Elas significam que sua calça vai encolher mais do que o normal.

Não tenha vergonha de perguntar. Tire suas dúvidas para não comprar um produto que veste bem no início mas não vai servir quando ver água. Cada jeans tem um comportamento, então é bom sempre pedir uma recomendação. Se a loja for boa, os vendedores preparados vão saber do que você está falando.

Converse com a loja sobre a reação do tecido e planeje o comprimento final. Leva em consideração como gosta de usar suas calças jeans. Se ele já estiver curto antes de encolher, e você gosta de dobrar a barra várias vezes, pode ser melhor escolher outra.

Pesquise e leia bem a descrição do produto na hora de comprar online e escute bem o vendedor da marca na hora de escolher a calça na loja física. Quando estiver bem informado, confirme a compra. Não vai se arrepender!

Quando estiver pronto para comprar o seu primeiro raw denim, passa primeiro na loja online do blog pra ver se tem algum achado no seu tamanho!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!