Sanforizado – Quadrinhos da Marca Registrada

quadrinho sobre tecidos sanforizados e o metodo de sanforização
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O encolhimento do tecido após lavagem era um enorme problema até a década de 1930. todas as roupas de algodão que as pessoas compravam diminuíam bastante depois da primeira lavagem. O processo de sanforização solucionou essa dificuldade.

Sanforização é um método patenteado inventado por Stanford L. Cluett. É um processo de encolhimento mecânico do tecido que evita grandes encolhimentos durante a lavagem caseira. Durante a construção de um tecido os fios são tencionados, fazendo que o tecido também saia tensionado. A máquina sanforizadeira remove essa tensão e encolhe encolher os fios do tecido de volta ao tamanho original. A roupa é feita com o tecido já encolhido, evitando surpresas para o consumidor, que até então precisava comprar as roupas maior, para após a lavagem ela servir. O processo é considerado uma das inovações mais importantes da indústria têxtil no século 20.

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Hoje em dia o que acontece é o contrário. O tecido não sanforizado é utilizado bastante por marcas especializadas em reproduções de calças jeans e outros produtos retrô. As peças são feitas com modelagens e medidas que levam em consideração o percentual de encolhimento que o tecido sofrerá após a primeira lavagem. A etiqueta vem com orientações de lavagens e dicas de qual tamanho comprar.

Para muitos denimheads esse processo de lavagem inicial é um ritual importantíssimo. Eles costumam entrar na banheira ou no banho com o jeans, e deixar ele secar no corpo para conseguir um ajuste ideal. A diferença de tensão nos fios do tecido também impactam no desgaste que o jeans sofre com o uso. Tem uma cena famosa no filme Quadrophenia que mostra um jovem de 1960 secando o seu jeans pela casa. Na época, todos eram assim.

Assim como todos os produtos, a sanforização passou por várias estratégias publicitárias. Dependendo do tecido ele pode entrar na máquina com 100 metros e sair com 85. Os industriais pensaram que estavam perdendo produção, vendendo menos metros e ganhando menos dinheiro. Por isso foi bem difícil comercializar a ideia, que hoje é indispensável. Esses quadrinhos são da década de 1950, com estilo das tirinhas da época para vender essa “revolução”.

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Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!