Como lavar o jeans no mar, e vale a pena?

lavar o jeans no mar
Powered by Rock Convert

Quando eu comecei a me interessar por raw denim, o que mais se falava era sobre lavar o jeans no mar. Eu nunca fiz o tal do ocean soak ou ocean wash. Confesso que sempre achei engraçado entrar de roupa no mar e rolar na areia até a calça secar.

Se você começou a interessar por denim em 2018, e pensa em guardar seus jeans no congelador ou entrar com ele no mar, saiba que faz parte de uma longa tradição! Muitas marcas ainda recomendam o método. A minha primeira calça foi da A.P.C., ainda tem esse passo a passo no site.

Hoje, eu olho para trás e percebo que muitas coisas discutidas na época, deixaram de ser faladas. A lavagem no oceano ainda é um conhecido ritual, mas será que nunca passou de um truque de marketing?

Será que não foi uma tática para construir uma narrativa interessante quando o raw e o selvedge denim começaram a ganhar popularidade fora do Japão? A narrativa de nunca lavar o jeans com certeza é mais intrigante do que instruções mais conservadoras.

Para os que gostariam de testar o ritual, preparei um passo a passo. Siga as dicas para decidir se vale a pena experimentar o seu primeiro ocean soak. Vamos lá!

Porque lavar seu jeans no mar?

A primeira etapa da “ocean soak” é molhar o jeans com água salgada.

Este artigo do Thomas Stege apresenta opiniões de alguns nomes famosos da indústria. A Okayama Denim argumenta que o sal deixa o jeans mais rígido e crocante. O co-fundador da Standard & Strange, acrescenta que nesse o jeans forma mais vincos quando rígido e desbota com mais contraste. Ele observa, no entanto, que dá na mesma colocar um pouco de sal na água da banheira.

Não sei até tudo isso é realmente verdade. Afinal, todos os guias recomendam enxaguar a água do mar logo depois porque o sal é irritante e faz mal para as fibras de algodão.

A segunda etapa envolve raspar a calça com areia. Isso soa como um jeito de acelerar o desbotamento. É semelhante ao que as marcas fazem com jeans pré-lavados. Elas utilizam lixas e jateamento de areia para simular o efeito do uso.

Se você é alguém que anota todas as lavagens ao longo da vida de um jeans, o mar pode ser um ritual divertido. É uma chance de fotografar o antes e depois, e anotar uma memória legal no bolso da calça. Você vai se se lembrar com carinho sempre que vesti-la de manhã.

Porque não lavar seus jeans no mar?

Até onde eu sei, entrar com o jeans no mar não lava nada. Qualquer simples imersão (quente ou fria, doce ou salgada) não conta como lavagem. Embora as ondas do mar sejam mais movimentadas do que a água da banheira, existem consequências.

No livro Blue Blooded, o fundador da Selfedge diz que “no fim das conta, o mar deposita mais sujeira e água dura nas fibras. Devido ao alto conteúdo mineral da água do oceano, você precisará lavar suas calças depois de um mergulho no mar para realmente limpá-la”.

Uma grande razão para lavar o jeans é limpar o óleo e sujeira que penetram nas fibras do denim. Com o tempo, eles acabam com os fios, o que geralmente leva a rasgos.  A grande sacada de lavar no oceano são a abrasividade da areia e do sal, justamente o que tentamos evitar quando limpar nossos jeans.

Pode ser que esfregar com areia realmente acelere o desbotamento, mas não deve fazer tanto efeito assim. Isso é, a menos que você esfregue muito e com muita força.

Ok, pode dar certo, mas eu não entendo qual o objetivo de fazer isso. O mais legal de usar raw denim é a jornada, e não querer aposentar a calça o mais rápido possível. É um relacionamento de longo prazo!

Eu quero lavar meu jeans no mar, como faço?

Pensando nos dois argumentos acima, se você quer muito “lavar” seus jeans na maior banheira do mundo, tem jeito certo e muito simples de fazer as coisas.

Lavar o jeans na praia é simples. Não tem segredo, apenas os seguintes passos:

  1. Tire algumas fotos
  2. Entrar de calça jeans no mar
  3. Sair do mar e esfregar a calça com areia
  4. Repetir até cansar
  5. Voltar para o mar para enxaguar a areia
  6. Tomar uma ducha de jeans
  7. Ande pra lá e pra cá com a calça até ela secar ou tire e deixe secando no Sol

Eu acrescentaria um último passo: Coloque sua calça jeans em uma máquina de lavar quando terminar. 

Já que você só lavar seu jeans a cada seis meses, faça valer a pena e faça o máximo para deixar eles realmente limpos. Você aproveita o ritual e os possíveis benefícios de entrar no mar e esfregar na areia. Depois, garante que sua calça fique livre da sujeira. Com esse último passo você não arrisca acelerar a deterioração do tecido

Lucas, Vale a pena?

Não sei! Como denimheads experientes e mais sábios, aprendemos a equilibrar a ansiedade pelo desbotado de um velho jeans. Afinal, quantas calças jeans vintage, dessas Levi’s bonitas, entraram no mar?

Ficar muito tempo sem lavar sua calça com certeza gera fades com contraste mais rápido. Lavar no mar pode realçar até acelerar o processo, mas também significa enfraquecer as fibras e reduzir a vida útil do jeans. Visitar a máquina de lavar a cada 45 usos, é a melhor aposta se você quer calças que durem.

Mas importa? Você usa seu jeans do jeito que quiser. Raw denim não é sobre seguir padrões e agir de forma racional. Esse hobbie é sobre individualidade, sobre wabi-sabi. Sobre usar o jeans do jeito que você quiser e deixar eles com a sua “cara”. Se entrar no mar faz parte da sua jornada, vá em frente!

Lavar, não lavar, faça o que achar melhor. Você é um indivíduo e seu jeans vai refletir seu estilo de vida único, meus únicos conselho são:

  • Que do ponto de vista prático e da durabilidade, lavar seu jeans com detergente a cada um ou dois meses vai fazer bem para a vida útil da calça.
  • Por favor, lave a sua calça antes de levar ela para conserto
  • Nunca dê bainha na calça jeans antes de lavar pelo menos uma vez

E aí, qual vai ser a sua praia?

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!