Pulseira de couro para relógio: Como combinar da maneira correta?

Nem só de pão, vive o homem. Não é apenas com a escolhada das roupas, que se constrói o estilo. Os pequenos detalhes, e a escolha dos acessórios certos, completam e refinam o visual. O relógio com pulseira de couro é uma baita aposta por ser um acessório coringa que permite personalizações para atender o estilo pessoal e personalidade de cada indivíduo.

Nos filmes e na literatura, são os pequenos detalhes que servem para definir o caráter de um herói, seja a maneira de preparar o drink que ele bebe, uma certa marca de cigarros que ele prefere ou qual o chapéu ele usa. James Bond tem o seu martini. Don Draper, o seu Manhattan. Wolverine, a sua cerveja gelada. Boggart, não vivia sem o chapéu fedora, mas em um bang bang não pode faltar o Stetson para complementar o estilo western.

A linguagem dos acessórios nos ajuda a criar um estilo próprio, com detalhes individualizados através de escolhas conscientes que refletem um pouco de quem somos e do que gostamos. E entre todos os acessórios masculinos, o relógio de pulso é com certeza o de maior destaque. Marcantes, charmosos e elegantes, eles fazem toda a diferença na composição do estilo.

Como usar relógio masculino com pulseira de couro?

Sean Connery relógio de couro

Os relógios masculinos com pulseiras em couro são uma escolha certeira para eventos formais ou semi-informais. A pulseira em couro preto, com poucos detalhes, é aconselhável para situações em que o dress code pede algo mais sóbrio. Ele também pode ser usado em situações casuais, quando a sua roupa puxa mais para tons de preto, cinza e marinho.

Por outro lado, a pulseira em couro marrom transmite mais casualidade e fica muito interessante com camisas sociais, esportivas e até as mais rústicas. Texturizadas e costuras manuais garantem descontração sem exageros!

Uma regra simples, se você tem dúvida, é combinar o couro da pulseira com seu cinto e sapato. Preto com Preto e Marrom com Marrom. Não precisa ser no tom exato, mas evite contrastes muito fortes (prefira marrom mais escuro com outros tons escuros). Assim, você dificilmente irá errar!

Para caprichar nos detalhes da escolha, continue lendo e confira as dicas. Eu acredito que a escolha do relógio vai além das regras e tem muito mais a ver com personalidade e estilo. Pequenos detalhes conseguem transmitir muito sobre você!

Porque ainda usamos relógios?

Com certeza, você já percebeu que um relógio de pulso masculino é muito mais que um objeto para ver horas e te ajudar a cumprir todos os compromissos do dia de uma forma disciplinada. Afinal, hoje em dia muita gente só vê a hora no celular. O relógio ainda é parte fundamental do visual masculino, porque para muitos homens pode ser o único acessório usado.

Na verdade, quando falamos de relógios, raramente mencionamos a real função do produto. Mesmo o relógio de quartzo mais barato consegue fazer essa tarefa com precisão, talvez até maior do que o cronógrafo mais caro no mercado.

É fato que não existe mais uma correlação entre as habilidades dispendiosas de um relojoeiro e a precisão do produto, razão pela qual o marketing para relógios hoje está totalmente relacionados com a imagem. A joia, e seu design, transferem certos valores para o usuário, que passa a transmitir uma certa imagem.

Não estou falando apenas de status. O tipo de relógio que um homem usa diz muito a seu respeito. É uma pessoa despojada, ou é mais séria? Ele valoriza a praticidade, ou valoriza o estilo? Dependendo de como alguém combina, ou não combina, o relógio, look e a ocasião, a pessoa pode discretamente revelar um pouco de sua personalidade.

O ator Paul Newman, da foto acima, tem um Rolex apelidado com seu nome. O Rolex Daytona referência 6239 foi lançado em 1967 por 300 dólares, e não teve sucesso comercial. Clientes preferiam um mostrador tradicional, levando a Rolex a produzir um volume limitado do famoso mostrador exótico.

Apelidado de Paul Newman Daytona, esse modelo da Rolex de 1967 ficou associado ao ator e galã (1925-2008), que na década de 1980 estampou a capa de uma revista Italiana com ele no pulso. Newman também era um apaixonado por carros e foi um piloto de corrida de sucesso, ficando em segundo lugar na famosa prova 24 Horas de Le Mans. Os mostradores do cronógrafo tem tudo a ver com a paixão pela velocidade, passando uma imagem de dinamismo e jovialidade.

O relógio e a sua personalidade

De maneira geral, um relógio esportivo pode ser usado com roupas predominantemente casuais. Por outro lado, relógios finos e delicados ficam melhores com um terno escuro. Quem trabalha em um local extremamente conservador, pode gerar estranheza usar um modelo enorme emborrachadas, por exemplo. Obviamente, o ambiente e a ocasião podem impactar a sua escolha. Nesse caso, seria melhor um relógio mais simples, com caixa estreita e mostrador analógico.

Usando Paul Newman novamente como exemplo, veja que em uma situação black tie ele prefere um modelo que se encaixe bem sob a manga da camisa e do smoking, mais discreto. Esta foto foi tirada no Oscar, onde na minha opinião, uma pessoa elegante não está preocupada em chamar atenção para o que está vestindo e muito menos busca se sobressair, aparecendo mais do que os outros. A escolha de um relógio discreto é perfeita.

No entanto, acima de qualquer regra de consultoria de imagem, eu acho que o relógio deve combinar com o estilo de vestir do proprietário, e com a sua personalidade. Um executivo, mais criativo e divertido, pode utilizar um simples relógio de plástico para quebrar a formalidade de um terno sóbrio. Ao trocar de relógio, para um discreto e social, ele pode sinalizar a importância de uma reuniáo.

Há muitas facetas diferentes a serem consideradas ao escolher um relógio, e é importante saber como todas essas partes contribuem para a sua imagem. Sim, a caixa e o mostrador são o destaque, mas a pulseira do seu relógio é um outro detalhe importante. Ela é a moldura que destaca, ou disfarça, o seu acessório.

Repare como é perfeita a escolha dessa pulseira marrom com o Rolex Datejust dourado. O tom marrom destaca a caixa dourada, e a textura da pulseira brinca com a textura no dial. Ambos, casam perfeitamente com os tons do suéter, blazer e jeans, que também possuem suas próprias texturas. Uma combinação interessante, trazendo muitos pontos de interesse para o look, sem precisar de nenhum acessório gritante.

A aparência de um relógio com pulseira de couro é atemporal! O mais bacana, é que as pulseiras de couro são as consideradas mais formais, mas com uma simples escolha diferente na costura, passam a ser também as mais rústicas e casuais. A variedade, como nos sapatos masculinos e carteiras, é enorme.

Trocar a pulseira do seu relógio de pulso por uma pulseira de couro altera completamente o visual do modelo, tanto na proporção quanto na leveza no olhar. Elas são sempre um sinal de estilo, e uma boa escolha para qualquer homem!

Pulseira de couro casual para relógio

Recentemente, eu ganhei de presente um relógio da Timex feito em colaboração com a Red Wing. A pulseira, em couro caramelo com um tom alaranjado realçado pelas costuras claras, foi a contribuição da marca de botas. A case ficou perfeitamente enquadrada nessa combinação que é perfeita para o dia-a-dia de quem usa bastante botas e workwear.

Se você também se veste de forma casual na maior parte do tempo, ter uma pulseira assim é super útil e versátil. O couro mais rústico e as costuras um pouco maiores, dão a relógio um “peso” que casa muito bem com nossas roupas casuais mais clássicas.

O couro claro e os pontos grossos são perfeitos para combinações casuais. Destacam as cases de metal e dão mais personalidade aos relógios, sejam eles recém adquiridos ou peças vintage com anos de história. O couro marrom escuro é mais discreto, e cria um pano de fundo para o relógio se destacar no seu pulso.

Pulseiras Outsider Goods com opção de personalização. Disponíveis na loja do Só Queria Ter Um.

O Felipe, da Outsider Goods, faz watch straps são totalmente artesanais, com costura e a acabamento manual impecável. Estão disponíveis na loja online do blog nas cores caramelo e chocolate, nas larguras 18mm, 20mm, 22mm e 24 mm. Ambas tem a opção de personalização com as suas iniciais.

As pulseiras da Outsider são feitas em vegetable tanned leather, que vai adquirir uma pátina escura maravilhosa com o tempo de pulso. Todas as costuras são manuais, com linha e agulha, sem utilização de máquinas. Para colocar em seu relógio é simples. Basta escolher entre as larguras, remover o pino para tirar a pulseira original, e encaixar a nova.

E aí, gostou das dicas? Experimente trocar a pulseira daquele seu relógio favorito, ou mesmo um que está parado, para dar uma cara nova ao acessório!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.