Carteira Masculina: Qual a melhor e como escolher a ideal para você

carteiras masculinas
Powered by Rock Convert

Todo homem precisa de uma carteira. Além de carregarem o básico necessário para o dia-a-dia, elas podem ser uma extensão do estilo de cada um. No entanto, mesmo tão úteis, é fácil deixar de lado esse pequeno acessório ao montar um guarda roupa, já que a carteira passa a maior parte do tempo escondida.

É verdade que pagamos cada vez menos em espécie, e que num futuro não tão distante, provavelmente faremos transações pelos nossos telefones, mas ainda não chegou a hora de anunciar a “morte” da boa e velha carteira, como aconteceu com o chapéu e o relógio. Uma carteira ainda tem utilidade prática.

A aparência também é importante. Felizmente, vivemos em uma época em que podemos vestir praticamente qualquer coisa. Existem exceções que passam até dos limites mais despojados, mas no geral, você pode escolher a carteira que agrada o seu gosto sem ninguém te olhar torto.

Ou seja, esse não é um texto te dizendo qual carteira usar para ser um gentleman, para ser promovido, para impressionar os outros, ou conquistar as mulheres. O mundo é outro, e a moda masculina nunca esteve tão heterogênea. Existe um tipo diferente de carteira para cada tipo de homem em cada tipo de contexto.

Estou aqui para tentar te ajudar a decidir qual estilo atende suas necessidades. Afinal, sua carteira não deve apenas ser bonita, ela precisa ser prática. Para chegar nesse equilíbrio, você considerar alguns detalhes, ok?

Separei essas decisões em dois critérios, que chamei de “estilo” e “modelo”. Vamos começar pelo primeiro, que tem muito a ver com o contexto da sua vida e o seu gosto pessoal. Bora escolher uma carteira bacana?

Os diferentes estilos de carteira masculina

A primeira coisa pra escolher a carteira ideal é definir o estilo que você precisa. Basicamente, são três opções:

– Carteiras esportivas
– Carteiras casuais ou rústicas
– Carteiras elegante e refinadas.

Vou começar pelas mais informais, as esportivas.

Carteiras esportivas

As carteiras esportivas são boas para… atividades esportivas. Elas tem a estrutura adequada e são feitas com materiais capazes de manter o conteúdo protegido durante uma longa corrida ou horas e horas na academia.

Normalmente são feitas com materiais sintéticos resistentes à água e que não desgastam com o calor ou o uso. Vale a pena ter uma para levar quando sair de casa especificamente para se exercitar.

Apesar de não serem as minhas favoritas, a maioria das pessoas também pode utilizar uma carteira assim no dia-a-dia. O sportswear vem se misturando cada vez mais aos padrões da moda masculina, seja no streetwear ou no high fashion. 

Carteira masculina esportiva Porter Japan

A moda masculina está cada vez mais casual e é até estranho ver pessoas que curtem um estilo juvenil tirar uma “carteira de pai” da calça jogger, ou quem curte “techwear” colocar uma carteira clássica no bolso cargo de uma calça feita com um tecido futurista.

Se as carteiras esportivas combinam com o seu estilo de vida, porque não? Escolha um design esportivo monocromático com poucos detalhes e ninguém vai estranhar.

Carteiras Casuais e Rústicas

 

Esse estilo de carteira tem que passar um certo nível de atenção ao detalhe para ir bem com o seu visual, mas não precisa transmitir preocupação excessiva com a aparência.

Marcas que fazem carteiras casuais tem mais liberdade na escolha dos materiais. Couro é de longe o mais comum nesse segmento, mas o algodão também é uma opção que aparece bastante.

A sensação despojada vem do conjunto de detalhes:

  • Os couros utilizados podem, mas não precisam, ser mais grossos.
  • Couros oleados e mais claros também costumam passar uma imagem menos formal.
  • Outro detalhe, é a linha das costuras. Os pontos são mais espaçados e o foi mais grosso.
  • Uma carteira casual não precisa ser rústica, mas as que são, permitem menos acabamento nas bordas, que podem até ser cruas.

Carteiras Masculinas

Eu prefiro as em tons de marrom, já que uso bastante calças jeans e botas marrons. Se você usa muito combinações de cinza, preto e marinho, uma carteira preta fica mais legal.

Como falei, as opções são muitas. Dois produtos podem ter o mesmo formato, mas as escolhas do design conseguem puxar mais para um estilo ou para outro. Por exemplo:

As carteiras da foto acima puxam para um lado aventureiro, um estilo meio workwear, rústico, não acha?

Elas não ficariam tão legal nas mãos de alguém drapeado em roupas escuras feitas por designers japoneses. Pra essa pessoa, uma carteira casual assim ficaria mais legal:

carteira yohji yammamoto

Carteira Yohji Yammamoto

Uma carteira casual, independente se ela é rústica, engomada, ou futurista, é ideal para quem pode escolher o que veste na maior parte do tempo (ou seja, para trabalhar).

Você tem mais liberdade para mostrar o seu estilo e por isso elas também são legais como back up para os dias que você pode se vestir como quiser, sem interferir na sua imagem profissional e na visão que as pessoas tem da sua capacidade de realizar uma tarefa por estar “fora dos padrões”. Um cara que odeia trabalhar de terno e se transforma em um gótico ninja nos dias de folga.

Quando a gente começa a falar de ambientes conservadores e formais, a variedade começa a diminuir.

Carteiras Elegantes e Refinadas

Se você tem um estilo clássico tendendo para o formal, ou trabalha de esporte fino pra cima, eu recomendo uma carteira assim.

Em ambientes formais e conservadores existem mais regras e expectativas. Não que seja algo ruim. É apenas que os objetivos na hora de escolher a roupa mudam, os detalhes ganham mais importância. No mais, você não se daria ao trabalho de colocar um costume sob medida e estragar a silhueta com um tijolo de couro.

carteira masculina social thom bronwe

Carteiras elegantes costumam ser feitas em couro liso ou até mesmo os mais exóticos, como por exemplo o couro de crocodilo ou enguia. Normalmente, são de espessura mais fina, já que produto final precisa caber no bolso interno de um terno ou em uma calça social sem deixar marcas.

Quando são costuradas à mão, costumam ter pontos mais pontos por centímetro e usar linhas mais finas. O trabalho manual realmente precisa ser muito refinado, desde a costura até o acabamento nas bordas, que tem acabamentos mais refinados.

carteira masculina couro de jacare

Elas não precisam ser despidas de criatividade. É apenas que existe uma expectativa maior, então o ideal é optar por detalhes criativos mais discretos. Algo que coloque uma pulga atrás da orelha de quem observa. Sabe quando você bate o olho em alguma coisa e não consegue dizer porque algo que parece comum, não é?

No geral, nós homens temos menos opções de acessórios inócuos, então se você gosta de moda e estilo, aproveite! Depois de descobrir qual é estilo de carteira se encaixa melhor com o visual que você gosta e com o contexto em que você está, fica fácil transformar esse acessório masculino em uma extensão da sua maneira de se vestir.

Estamos na metade do caminho na jornada rumo a carteira ideal. Agora que o estilo que você quer passar foi definido, é preciso analisar qual modelo atende as necessidades práticas. Resumindo: O que você precisa precisa carregar?

Modelos de carteira masculina

Você pode querer algo simples e robusto, ou um acessório distinto que irá complementar o seu estilo. Você quer usar sua carteira com uma corda trançada ou uma corrente de metal, ou prefere uma escolha mais discreta? Você quer usar sua carteira no bolso de trás, no da frente, no bolso da jaqueta, ou vai carregar em uma mochila ou pasta?

O formato da carteira também tem impacto no estilo, mas existem opções esportivas, casuais e elegantes para qualquer uma das opções abaixo.

É verdade que alguns combinam melhor com certas combinações de formalidade e estilo de roupa, mas concorda que a principal preocupação aqui é que algumas podem não comportar seus pertences ou não caber no seu bolso?

Vejamos alguns dos principais modelos e suas vantagens.

Porta Cartão

A carteira mais prática é o porta cartão. De um modo geral, não há precisamos carregar mais do que a carteira de motorista e um cartão de crédito. Talvez um cartão alimentação, um de seguro de saúde para emergências.

Qualquer coisa além disso é pontual, que você pode pegar antes de sair. Se precisar de um trocado a mais, pode colocar em outro bolso, com ou sem um clipe de dinheiro.

Carteira Music Man da Cutterman

Existem vários designs, com mais ou menos bolsos e compartimentos mas a vantagem do porta cartão é sempre o tamanho. Ele cabe facilmente em qualquer bolso da calça se você não estiver vestindo um casaco. Não cria qualquer volume visível, mesmo se for guardado no bolso de dentro da jaqueta.

As carteiras porta cartão casuais são muito boas para quem veste calças justas, e as elegantes são perfeitas para o bolso de um paletó.

Carteiras Bifold

As carteiras bi-fold são a alternativa mais comum. É o que a maioria dos homens vai usar porque ela atende perfeitamente quem precisam de espaço para mais cartões e quer mais agilidade e organização. Elas devem, no entanto, ser de tamanho modesto.

Esse é um design bem fácil de encontrar nas versões esportivas e casuais. É aquele que tem uma única dobra, costumam ter um bolso para cédulas, espaços para cartões em cada lado, e muitas vezes bolsos ocultos. Uma opção clássica, testada pelo tempo.

Também existem muitas carteiras bifolds sociais. Elas são feitas em couro mais fino para não fazer volume em calças sociais e paletós. Algumas, são feitas especialmente para ternos. Essas são longas e mais finas, aproximadamente do tamanho de um talão de cheques. Perfeitas para quem sempre está de terno ou blazer.

carteira hollows leather

Sempre que possível (ou seja, sempre que a temperatura baixar), você deve tentar usar a carteira no bolso do casaco. É melhor para suas costas, mais difícil de roubar e, sendo uma carteira de tamanho razoável, também é a melhor escolha esteticamente porque não altera sua silhueta.

Na calça, um bolso frontal é a melhor opção, mas eu costumo usar no bolso traseiro nos dias de jeans. Nesse caso, mudo a carteira de lugar para sentar ou dirigir.

Vertical/Mid Wallet

Essas carteiras seguem o mesmo princípio de uma bifold. A diferença é que elas são mais altas e mais estreitas, de modo que, quando colocadas no bolso, ficam alinhadas na vertical.

Carteiras verticais têm aproximadamente a mesma quantidade de espaço quando os cartões ficam posicionados na vertical. Neste caso, ela apenas ganha altura e perde largura. No entanto, quando os cartões estão alinhados na horizontal, elas ganham mais espaço para cartões, recibos e outras coisas.

Carteira Masculina Vertical

Como este segundo tipo mantêm a mesma dimensão de uma bifold para acomodar o cartão na horizontal, eles tendem a ser maiores do que outros tipos verticais. Dependendo do seu jeans, podem ser mais desconfortáveis para se sentar. São ideais mesmo para usar no bolso da jaqueta ou para quem carrega sempre uma pasta.

Nessa categoria você também encontra as “passport holder”, feitas para viagem, quando você provavelmente precisa levar mais coisas. Elas acomodam passaportes, passagem, mais cartões e dinheiro, além de outras formas de identificação. Muito boas durante longas estadias no exterior.

carteira para passaporte

Assim como todas as outras carteiras até agora, podem ser feitas com qualquer material. Couro é bom para viagens a trabalho ou turismo casual, enquanto materiais impermeáveis mantêm tudo a salvo quando você está no meio de uma aventura extrema.

Trucker Wallets / Long Wallets

As carteiras longas possuem o maior espaço de armazenamento e são o estilo mais visível e chamativo. Elas saem um pouco do quesito prático, e entram na proposta basicamente para compor um estilo.

Sim, são grandes, mas tem vantagens. Como as notas cabem sem dobrar, você pode carregar mais dinheiro sem que ela fique tão gorda, além disso, é muito mais fácil acessar o que você carrega e manter tudo organizado. Como as notas ficam na vertical, as carteiras assim podem ser mais estreitas, e portanto, um pouco mais confortáveis do que as carteiras médias.

Devido ao tamanho, as carteiras longas (principalmente as elegantes) funcionam bem se você prefere levar a carteira na mochila/pasta, embora elas (principalmente as rústicas) também sirvam como declaração de estilo no seu bolso traseiro – muitas têm conchos de prata e correntes ou correias que complementam o visual.

Carteira Steelhead Fine Goods e Corrente de Couro Liberty Art Brothers

Carteira Steelhead Fine Goods e Corrente de Couro Liberty Art Brothers

Quando eu uso calça jeans, gosto de pegar a minha trucker wallet da Steelhead Fine Goods com a corrente de couro da Liberty Art Brothers ou uma corrente de metal Só Queria Ter Um.

O estilo vai bem com o tipo de coisas que costumo usar com jeans (botas de cowboy, jaquetas de couro, camisas militares, etc). Qualquer quiroprático odiaria a idéia, já que uma carteira enorme realmente pode prejudicar os quadris, mas…

Como explicar? Que esse tipo de carteira no bolso traseiro ajuda a desenvolver as marcas cruciais no raw denim? Que essas manchas de índigo dão ao índigo do jeans uma profundidade de tons e caráter visual? Que os fios que costuram a carteira são feitos de tendão de vaca? Que a carteira foi costurada à mão?

É claro que não tem explicação lógica. Às vezes sofremos – tanto física como socialmente – pelo estilo.

Agora acabou! Esses são os principais modelos de carteira. Pensa um pouco em qual atende sua carga diária, e misture com as propostas de estilo para encontrar a combinação que cabe perfeitamente no seu bolso e na sua identidade como pessoa.

Para te ajudar, eu vou listar algumas marcas. Eu juntei um pouco das opções que eu gosto porque tem beleza e qualidade. Obviamente, elas vão tender para o visual que eu curto, mas existem milhares de marcas. Qualquer tipo de carteiras está disponível em um milhão preços, desde a Hermes até as de nylon e velcro.

Onde comprar carteiras masculinas

As carteiras mais caras normalmente são aquelas feitas sob medida. Marcas como a April in Paris, com sede em São Francisco, fazem produtos sob encomenda. A proprietária foi treinada na Hermes, e recebe o cliente que quiser acompanhar o processo. Nesse tipo de marca, qualquer design ou pele está disponível. É claro que, também são bastante caras. Mesmo assim, saem mais barato do que uma carteira da Hermes, que é uma das poucas marcas de luxo que não sacrificaram a qualidade na busca do lucro.

Ainda no mercado de luxo, a Swaine Adeney Brigg e a Asprey tem qualidade excepcional. Os produtos são feitos na Inglaterra e tem garantia vitalícia. Os preços, embora altos em relação às opções produzidas em massa, não são exorbitantes. A Hermes pode cobrar $ 1500, por algo que na Swaine Adeney provavelmente será menos de $ 200.

carteiras masculinas

No lado mais barato das coisas, e mais rústico, a Saddleback Leather oferece uma capa de cartão bifold por um preço muito bom. A qualidade é excelente, mas se você está procurando algo com uma estética um pouco mais refinada, a Hartmann oferece uma ótima alternativa. Outra marca com uma proposta casual, que transita bem entre o rústico e o clean são a Bellroy e a Makr. A Selaria da Richards tem uns modelos legais para quem transita em um estilo conservador, porém casual.

Falando de estética rústica, o movimento artesanal atingiu o mundo dos artigos de couro com muita força. Algumas das melhores recomendações são a Hollows Leather, a Steelhead Fine Goods, a Tanner Goods e a Billykirk. As escolhas de Tanner Goods tendem a ser mais “casual outdoor”, e Billykirk mais “lenhador urbano”. Aqui no Brasil, nós temos marcas como a Braveman, Cutterman e Outsider Goods com carteiras muito legais também.

Tenho review de produtos destas três marcas nacionais aqui no blog. Você pode conferir a Braveman Single Pocket, Cutterman Music Man, e Outsider Goods Vertical Wallet.

Carteiras Liberty Art Brothers

Há mais fabricantes do que nunca criando carteiras fãs do workwear e denim em mente. Do design simples da Corter Leather até as elaboradas criações de inspiração nativo americana de marcas como The Flat Head e Redmoon. Também gosto bastante das carteiras do Mt. Hill Silver, da Moto Japan, Erwin Dry Goods e The Black Acre. Aqui no Brasil, a escolha certa é a Liberty Art Brothers.

Também sou fã dos produtos de couro e lona do Duluth Pack of Minnesota, que oferece uma garantia vitalícia. Eles também tem um bom clipe de dinheiro que custa apenas US $ 20 e uma carteira de cartão de crédito bem simples. Eu também recomendo as carteiras da Filson para aqueles que procuram algo casual e durável. A nova Runabout Goods, também tem uma carteira estilo acampamento bem legal.

Para quem é mais “techwear”, eu curto demais as carteiras da Veilance, da foto abaixo. Super minimalistas, discretas e futuristas. Se você está procurando algo esportivo, a Yoshida Porter faz carteiras muito legais, e a Topo Design design também tem uma estética montanhista bem divertida.

Carteira masculina minimalista

Existem muitas marcas… até difícil recomendar. Eu prefiro comprar de marcas independentes ou artesãos que deixam bem claro a origem do material. Eu digo isso porque é relativamente fácil você ir até a uma loja da cidade e comprar uma pele de couro para começar a fazer carteiras. Com paciência, sua técnica vai melhorar, mas o material é abaixo da média. Por isso, é bom dar uma pesquisada legal entre os pequenos artesãos.

Pode não fazer sentido, mas algumas marcas maiores tem acessos a matéria prima melhor. Conseguem os melhores couros e tem os melhores contatos com produtores no mundo inteiro. Infelizmente, o nosso mercado interno não fica com alto volume de material de primeira então um artesão começando precisa correr bastante atrás de materiais. A medida que as marcas crescem, elas conseguem acesso a um material melhor, ou até mesmo desenvolver o couro próprio.

Para quem se preocupa mais com o visual, eu recomendo vasculhar lojas online e procurar um modelo interessante. Em termos de multimarcas e variedade, eu gosto bastante da Mr Porter, da Ssense, Matches e da End Clothing. Junto com as marcas e lojas que recomendei logo acima, essas três oferecem todo o tipo de modelo para qualquer estilo. Você com certeza vai ter muitas opções boas para escolher.

Independentemente da marca escolhida, meu conselho é simples: simplifique. Suas costas agradecerão, assim como a silhueta das suas roupas! Isso é, a não ser que o seu estilo peça por uma carteira mais agressiva! Resumindo: Escolha a carteira que você gosta, que combina com o que você veste, e comporta o que você precisa carregar. Use com vontade e observe a evolução do material, porque as horas de bolso vão deixar ela ainda mais bonita!

engineer boot goodyear weltedPowered by Rock Convert

1 thought on “Carteira Masculina: Qual a melhor e como escolher a ideal para você”

  1. Carlos Dente
    Carlos Dente

    O relógio de pulso ainda não “morreu”… Mais que um acessório de estilo (ou mesmo uuma jóia), ele ainda é um artigo de uso muito prático, principalmente por quem realiza trabalhos manuais: é muito mais simples olhar o mostrador do que lavar as mãos só para “acender” a tela do celular.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *