Relógio Masculino: Descubra qual é o relógio ideal para o seu estilo

relógio masculino para seu estilo
instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

 

Encontrar o relógio masculino certo pode ser um desafio.

Primeiro, por causa do preço dos bons relógios. Você encontra botas masculinas das marcas mais conceituadas por cerca $300 dólares, um valor elevado. Os relógios de pulso mais emblemáticos, no entanto, começam na casa dos quatro dígitos.

Segundo, e aqui eu falo por mim, mesmo para quem gosta de moda masculina, recomendar o relógio ideal para complementar um guarda-roupa significa aprender uma nova linguagem visual. Quais relógios combinam com ternos, quais são ideais para usar com workwear e que escolha é a melhor para quem gosta de uma moda masculina contemporânea?

Já falamos sobre opções de relógios de pulso acessíveis para começar uma coleção e sobre como as pulseiras podem dar uma nova cara para um relógio, mas se pensarmos no acessório como expressão de personalidade e complemento do estilo pessoal, existem modelos de relógio que obviamente ficam mais a vontade quando pareados com certas roupas. Da mesma maneira, certas preferências estéticas nas roupas provavelmente significa afinidade com certos elementos e valores.

Eu tenho alguns estilos de relógios favoritos, mas precisei visitar vários sites especializados para enriquecer meu repertório e escrever sobre o diferentes tipos. Li vários textos do Vicco, pois já rodei a Benedito Calixto com o Victor e sei que ele é um colecionador com muito bom gosto. Outro site que me ajudou muito foi o Hodinke, que tem um canal incrível no Youtube.

Com toda essa pesquisa, eu espero que você encontre alguma coisa nesse texto que te ajude a escolher um relógio para combinar com o seu estilo.

Qual é a ideia?

Os relógios que eu listei são designs icônicos de marcas com muita história. Não significa que você precisa comprar uma dessas joias. Pense nelas como referências e fontes de inspiração na sua busca por versões acessíveis. É fato que esses clássicos servem de base inúmeras marcas, inclusive as nacionais, lançarem as suas versões prestando homenagem.

Não me preocupei com o preço e coloquei as opções que achei mais bonitas para cada estilo. Para ajudar, coloquei uma opção nacional que tem proposta semelhante, mas não foi tão fácil assim. Se você entende de relógios (ou de pechinchas), sinta-se a vontade para deixar sua sugestão de boa compra nos comentários. Minha casa, sua casa!

Agora vamos lá. Que tal começar de cima para baixo?

Relógios Sociais

relógios de pulso sociais

Alguns relógios são mais formais que outros. Eles são ideais para usar com costumes, ternos e trajes sociais. Esses relógios de pulso sociais tendem a ter:

  • Mostradores limpos e elegantes, e os brancos são mais formais do que qualquer outra cor
  • As complicações, quando presentes, são simples e não relacionadas a atividades esportivas
  • Suas caixas são feitas de metal, mas as pulseiras de couro.
  • Como com sapatos sociais, o couro preto é mais formal que o couro marrom.

Se o seu estilo super é conservador, um verdadeiro dress watch é a única opção certa para usar com um terno. Isso significa um mostrador simples com apenas duas ou três mãos, sem calendário lunar ou outras complicações. Eu gosto bastante da linha Master, da Jaeger-LeCoultre e do Omega Seamaster DeVille.

Um Rolex Datejust ou um Grand Seiko também são muito bonitos. Esse tipo de relógio é um excelente meio termo que você pode usar com um jeans escuro e camisa oxford, ou um blazer desestruturado com chinos, por exemplo.

No entanto, algumas pessoas podem achar esse tipo de relógio  muito simples. Se você prefere algo mais elaborado, sem perder o visual elegante, eu sugiro algo no estilo do Jaeger-LeCoultre Reverso, que na minha opinião é um dos designs mais icônicos de relógios de todos os tempos. O tamanho é intermediário e moderno, e a caixa retângular foge do comum. Outro relógio que eu acho sensacional nesta mesma linha é o Cartier Tank.

É difícil errar com qualquer um desses modelos, ou algo parecido, se você for vestir terno e gravata.

Opções nacionais: Technos RivieraMondaine Analógico Preto, Mondaine QuadradoRelógio Mondaine com Calendário MarromRELÓGIO TECHNOS RIVIERA PRATA  (trocar por uma pulseira de couro preta)

Casual clássico

relógio masculino casual

Quem se veste de forma casual clássica normalmente extrai referências do repertório militar e de caça, mas as combinações não fazem tanta referência ao propósito original. São roupas de fim de semana para homens que costumam se vestir de forma mais social durante a semana, ou simplesmente pessoas que tem essa sensibilidade clássica.

Nesse estilo, uma calça chino não faz referência a um visual retrô da Segunda-Guerra, nem uma jaqueta de algodão encerado, camisa oxford, moletom cinza, e desert boots são vestidos com algum propósito nostálgico. Algumas marcas de roupa que representam bem esse estilo são a J.Crew, Ralph Lauren e Drake’s.

Relógios menos formais, como as roupas menos formais, normalmente tem raízes esportivas. Isso significa:

  • Complicações, como cronômetro ou outros tipos de medidores
  • Caixas maiores e mais robustas
  • Pulseiras resistentes de metal
  • Mostradores escuros.

Já que as roupas casuais clássicas são versões atualizadas – e suavizadas – de peças utilitárias do passado, eu recomendo um relógio que não seja nem muito delicado nem excessivamente robusto. Um relógio de piloto clássico, como um IWC Flieger ou o cronógrafo Sinn 142 são ótimos exemplos. Não são tão pesado quanto um Sea Dweller ou um Panerai, mas são mais casuais do que um Lange ou Vacheron.

Aqui também estão incluídos os relógios com origens militares. Eles estão bastante na moda no momento, e costumam ter mostradores escuros e pulseiras de tecido ou metal.

Também é legal pensar em relógios que poderiam se passar por herança de família, modelos com mostrador menor, uma pulseira de couro e geralmente apenas o ponteiro das horas e no máximo um mostrador para a data. Eu gosto de modelos parecidos com Omegas vintage ou Rolex Bubblebacks.

Opções Nacionais: Mondaine Relógio em Aço CronógrafoRELÓGIO TECHNOS RACERRELÓGIO TECHNOS MILITARRELÓGIO TECHNOS SKYDIVER

Workwear e Raw Denim

relogios para workwear

As minhas sugestões para quem é adepto do estilo workwear são parecidas com os relógios acima.

Os “tool watches” são, na minha opinião, os relógios de pulso que mais combinam com casacos de trabalho e jaquetas de couro, jeans e calças militares, botas de trabalho pesado e sapatos de caça.

Entre os utilitários, o que mais aparece nos pulsos do pessoal que veste este estilo é o Rolex Submariner, no estilo diver. Essa opção inclusive é, na minha opinião, extremamente versátil com qualquer estilo.

Qualquer outro tool watch robusto funciona no lugar do Submariner. Bons exemplos são o Breitling Navitimer, Grand Seiko Hi-BeatSea Dweller, Speedmaster ou um Daytona. Esses relógios tem um estilo utilitário que casa perfeitamente com roupas com inspiração prática. Os estilo militar, como da marca MKII, também são opções muito boas!

Opções Nacionais: Mondaine com Calendário MarromRELÓGIO TECHNOS MASCULINO PERFORMANCE RACERELÓGIO TECHNOS SKYMASTER

Minimalismo

relógio masculino minimalista

O minimalismo inclui desde a austeridade de Helmut Lang às experiências desconstruídas da Maison Margiela. É sobre design escandinavo e noções básicas de design atualizadas por uma sensibilidade moderna, como as silhuetas expressivas de Lemaire e os básicos clean da Uniqlo e da COS.

Minimalista não é apenas vestir roupa simples. O minimalismo na moda pode envolver designs excessivamente expressivos. As roupas que eu classifico nesse estilo tem mais a ver com a reação ao que veio antes, parecido com o movimento original de arte minimalista na década de 1950.

Na arte, o minimalismo era uma reação contra o expressionismo abstrato. Quando ele surgiu na moda dos anos 80, Helmut Lang e Jil Sander fizeram um contraponto a energia dos anos 80 e a psicodelia dos anos 70. O minimalismo na moda masculina de hoje é novo, com paleta de cor neutra e silhueta macia se comparado com os dândis no Pitti Uomo e lenhadores que o precederam.

Para usar com roupas desse estilo, gosto de relógios da Nomos e o Max Bill da Junghan. Eles são clean e lembram propositalmente um relógio de parede do meio do século. Eles combinam com tênis todo branco, calças de alfaiataria e uma simples camisa ou suéter texturizado. Estes mesmos relógios, também podem ser usados ​​ternos de proporções modernizadas.

Opções Nacionais: Mondaine Visor Clean MarromRELÓGIO TECHNOS UNISSEX CLASSIC

Uma última sugestão para a escolha do seu relógio masculino:

O conselho mais importante que eu retirei de todos os textos que eu li foi que:

Para encontrar o relógio certo para o seu guarda-roupa, você deve ser prático e conhecer as “regras” e afinidades estéticas de cada opção, mas não precisa tomar a sua decisão com base nesses critérios, pois eles são ideias gerais para você começar a se familiarizar com as opções, suas histórias e afinidade visual.

Não existe o modelo ideal, nem listas mágicas com a cor certa porque tudo depende do que você costuma vestir e o que acha bonito. Confie muito em seu olho e no seu gosto pessoal e não se preocupe se no final ficar um pouco desconectado. Às vezes, as coisas que parecem deslocadas e “erradas”, são as mais legais.

Estar à vontade e feliz é 100% do caminho andado, entende? Você tende a se sentir desconfortável se algo estiver errado, então muitas vezes tudo o que é preciso para confirmar se o relógio foi a escolha certa, é uma última olhada no espelho.

E com isso chegamos ao fim. Você pode ler esse outro texto onde falo de alguns relógios acessíveis para começar uma coleção, ou deixar um comentário se eu esqueci algum estilo ou algum relógio que é a cara das fotos que você viu por aqui.

Powered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo