Relógios Seiko: A história da marca e seus principais relógios

Powered by Rock Convert

Uma das marcas de relógios mais conhecidas e confiáveis no mundo, a Seiko conseguiu nos últimos 100 anos uma legião de adoradores. Unindo tecnologia e tradição, ela marcou presença em grandes momentos da história, seja no pulso de um ator de Hollywood ou até mesmo no espaço sideral.

A marca que nasceu humilde, tem seus relógios comparados aos luxuosos suíços devido ao seu alto padrão de qualidade. Vamos dar uma olhada na incrível história da Seiko e ver como eles se tornaram a marca de relógios que todos nós conhecemos e gostamos.

A História da Seiko

kintaro hattori

O período Meiji que aconteceu entre os anos de 1868 até 1912 no Japão foi marcado por muitas mudanças. A era sucedeu o período Edo, que tinha como uma grande característica o feudalismo e um forte isolamento político.

O novo período foi marcado por grandes progressos no Japão. Os domínios feudais foram substituídos por prefeituras, ferrovias cortavam as montanhas e o antigo calendário sazonal foi trocados pelo calendário gregoriano ocidental.

Foi durante essa transição, em 1881, que Kintaro Hattori fundou a K. Hattori & Co.em Tóquio, onde consertava e vendia relógios importados do ocidente. Uma década depois, fundou a fábrica Seikosha produzindo a princípio apenas relógios de parede.

Os primeiros relógios, e o Grande Terremoto

relógio seiko timekeeper

Em 1895, Hittaro lançou seu primeiro relógio de bolso, e o sucesso do Time Keeper Seikosha, estabeleceu bases sólidas para o seu negócio.

Na virada do século XX, o empreendedor notou um aumento na demanda por relógios de pulso, e deu seus primeiros passos no mercado com o Seishoka Laurel, um elegante relógio com estojo prateado de 29.6mm e mostrador em esmalte de porcelana lançado em 1913.

Infelizmente em 1923, o grande terremoto em Kanto devastou Tóquio, destruindo todos os escritórios e fábricas da Seishoka.

Apesar do desastre, o obstinado Hattori não desistiu do seu sonho, e um ano depois do incidente lançou o primeiro relógio de pulso apresentando a marca Seiko no mostrador.

Primeiros anos da Seiko, e as Grandes Guerras

Mesmo com todo o sucesso no lançamento dos novos produtos, a Seiko não conseguiu sair ilesa da Segunda Guerra Sino-Japonesa em 1937 e a Segunda Guerra Mundial em 1939. Durante o Teatro do Pacífico que começou em 1941, Hattari teve mais uma vez todas as suas fábricas destruídas.

Kintaro Hattori faleceu em 1934 e seu filho mais velho, Genzo, herdou a empresa. Com ele, a Seiko conseguiu se reerguer após Segunda Guerra Mundial, e já estava a caminho de se tornar uma marca global de relógios masculinos em meados dos anos 50.

Internacionalização; do Japão para o Mundo

A marca chegou a produzir três milhões de relógios por ano – que foram comercializados até nos Estados Unidos. O modelo Seiko Marvel de 1956, foi um marco importante, apresentando o primeiro movimento projetado e produzido internamente pela Seiko.

relógio seiko marvel

Uma linha de luxo, que existe até hoje e é extremamente respeitada entre os entusiastas, apesar de menos conhecida entre os consumidores casuais, foi criada em 1960. A “Grand Seiko” surgiu para competir com o status dos relógios suíços.
Com movimento mecânico calibre 3180 media 12 linhas, tinha 25 jóias e uma frequência de 18.000 vph. O primeiro Grand Seiko foi projetado para se tornar o melhor relógio do mundo, com mostrador limpo, ponteiros longos e índices aplicados.

relógio grand seiko

Ainda na década de 1960, a Seiko foi responsável pela criação do primeiro relógio cronógrafo do Japão. A marca foi a cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos de 1964 realizados em Tóquio, fornecendo mais de 1200 cronômetros para o evento, que mais tarde foram adaptados e viraram relógios de pulso.

relógio seiko cronógrafo

No mesmo ano em que a Seiko ganhava a corrida dos cronógrafos automáticos, também revelou uma peça que ameaçou transformar todos os relógios mecânicos obsoletos. Seiko Quartz Astron foi o primeiro relógio de quartzo do mundo e representou um avanço tecnológico sem precedentes.

Os clássicos relógios Seiko Divers

Para complementar o mix de produtos, um ano após o lançamento do cronógrafo, a marca desenvolveu o primeiro relógio dedicado exclusivamente a mergulhadores fabricados no Japão. O Seiko Diver 150M possuía caixa de aço inoxidável, resistência à água até 150 metros.

relógio seiko diver 1965

Naquele tempo, mergulho era um hobby relativamente raro, então relógios divers como os da Seiko ou Rolex Submariner, eram produtos bastante especializados. Mesmo o mergulho sendo uma atividade relativamente pouco praticada, a Seiko foi aperfeiçoando o modelo, e em 1975 lançou uma nova versão com caixa de titânio e resistência à água até 1000 metros, que virou uma das maiores referências para relógios de mergulho no mundo todo.

Tecnologia e inovação

A frente do tempo, a Seiko foi se reinventando ao longo das décadas, sempre com o foco na tecnologia e inovação.

  • Em 1977 ela criou seu relógio movido à energia solar.
  • Em 1986, lançou um relógio de quartzo com geração de energia manual.
  • Em 1988, apresentou uma nova tecnologia que transformaria a marca em referência de modernidade, o Seiko AGS (Automatic Generating System, que mais tarde ficou conhecido como “Kinetic”). É um relógio cujo movimento tinha um peso oscilante que convertia os movimentos do pulso do usuário em eletricidade para impulsionar o movimento de quartzo.

Na Seiko, o gene da inovação é passado de geração para geração. O atual CEO da marca, Shinji Hattori (também descendente do fundador), surpreendeu a todos quando optou por ressuscitar o nome Astron para o relógio de GPS movido à energia solar da Seiko, lançado na Baselworld 2012.

relógio seiko astron gps

Como o primeiro Seiko Astron, o primeiro relógio de quartzo do mundo, o novo Astron GPS Solar representou a estreia de uma tecnologia totalmente nova e potencialmente revolucionária. É um relógio analógico, alimentado por energia solar, que recebe sinais de satélite GPS e se ajusta à hora local em qualquer lugar da Terra.

Ao longo de sua longa e brilhante trajetória, a Seiko lançou vários relógios icônicos que hoje são clássicos para qualquer amante do acessório. Vamos revisitar os meus favoritos?

Os Relógios Icônicos Seiko:

A marca possui uma trajetória tão marcante que fica difícil escolher o modelo favorito. Abaixo listamos, os cinco relógios mais icônicos e suas principais características.

Seiko Pogue 6139

relógio seiko pogue

Na era moderna, os relógios sempre estiveram ligados de alguma forma as grandes conquistas do homem. A Rolex, foi a primeira a chegar ao topo do monte Everest com o escalador Edmund Hillary em 1953. A Omega, com seu Speedmaster, pode ter sido a primeira a chegar à lua, mas durante a missão Skylab 4 de 1973, o coronel William Pogue levou consigo o modelo Seiko Pogue 6139. Nasceu aí uma lenda.

Apocalypse Now Seiko 6105

relógio Apocalypse Now Seiko 6105

Os relógios da Seiko se tornaram bastantes populares entre os soldados americanos durante a guerra do Vietnã.

As tropas norte-americanas conseguiram Seikos 6105-8000 / 8009 nos Post Exchanges (postos de troca) em bases no sudeste da Ásia. Os soldados os preferiam para enfrentar os rigores do combate, porque emitidos pelo Exército eram conhecidos por apresentar falhas no ambiente da selva.

Muitos foram usados durante o combate e voltaram intactos ao EUA, reforçando a reputação da marca por produzir relógios robustos e resistentes.

A terceira geração de relógios de mergulho da Seiko era vendida com uma bracelete de borracha e é hoje uma raridade, uma peça vintage que pode tornar-se ainda mais elegante com uma pulseira de couro.

Sem surpresa, este relógio foi o melhor companheiro do Capitão Willard, a personagem de Martin Sheen no icónico “Apocalypse Now” de Francis Ford Coppolla.

Eiffel Tower Seiko – 7A28-7020

relógio-seiko-7a28-720

Os produtores dos filmes de James Bond eram fiéis a um pensamento, o personagem teria que usar um Rolex e ponto final. Vocês devem se lembrar de vários momentos icônicos do bond Sean Connery e seu Rolex Submariner.

Mas entre Rolex e Omegas, a sequência ganhou um novo relógio com Roger Moore e seu Seiko. O Bond optou por uma tecnologia japonesa mais moderna e funcional, se afastando do luxo suíço.

Moore usou vários Seikos em seus filmes, principalmente os relógios digitais. Isso incluiu o Seiko 0674 LC em O Espião Que Me Amava, Seiko M354 em Moonraker, Seiko G757 5020 e Seiko TV Watch em Octopussy, e o Analógico / Digital Seiko H357 5040 em For Your Eyes Only.

Mas foi o modelo apelidado de A Seiko Torre Eiffel que revolucionou, como primeiro cronógrafo analógico de quartzo com design limpo e mostrador clean.

Seiko Arnie H558

relógio seiko arnie

O preferido de Arnold Schwarzenegger apareceu em cinco filmes do ator durante a década de 1980. O modelo possui caixa de aço inoxidável e uma capa de PU. Ele marcou história, pois foi o primeiro relógio de mergulho a combinar um cronômetro digital e um alarme com um mostrador analógico.

Não importa se você deseja salvar a humanidade ou simplesmente usá-lo no dia a dia, o modelo é prático e fácil de combinar com qualquer estilo.

Apollo 13 – Gene Kranz Seiko 6119-8460

relógio seiko apollo 13

A Seiko só chegaria ao espaço alguns anos depois, mas participou de um dos maiores marcos na história da corrida espacial.

A equipe de Gene Kranz estava no Módulo da nave Apollo 13 que explodiu. Franz usava esse relógio com toque vintage, dia e data exibidos em uma única janela, resistência à água e coroa recuada na posição das 4 horas, que virou peça rara de colecionador.

Relógios Seiko Automático: Principais opções que você encontra hoje

Você ainda encontra todos os relógios acima procurando em sites de leilão ou lojas especializadas em relógios mais antigos.

No entanto, não precisa revirar os arquivos da Seiko para encontrar peças muito legais!

A marca tem um catálogo extenso de produtos em seu site oficial, e possui um dos melhores benefícios para quem busca um bom relógio automático. Quase todos os modelos, você encontra com facilidade na Amazon, a Grand Seiko sendo a única exceção.

Separei algumas sugestões clássicas, bonitas, e acessíveis:

SEIKO SKX007 Diver

relogio seiko skx007 diver

O SKX007 é um relógio de mergulhador com certificação ISO. Possui uma caixa de aço inoxidável de 41mm com terminais de 22mm, uma luneta unidirecional de 120 cliques, uma exibição dia / data e uma coroa rosqueada situada às 4 horas.

Link

SEIKO 5 SNK805 AUTOMATIC

seiko-snk805k2

Relógio com estilo militar bem robusto, caixa aço inoxidável com um acabamento jateado que adiciona um bom brilho fosco à superfície. Os ponteiros de minutos e horas são formas clássicas de diamante preenchidas com Lume e o ponteiro dos segundos é comprido e fino com uma ponta vermelha no lado de negócios e um ponto de Lume no lado oposto.

Link

SEIKO 5 SNK793 AUTOMATIC

relogio seiko snk793k1

Relógio em aço inoxidável com mostrador azul ele possui uma caixa de 36mm de diâmetro e uma espessura de 11mm. Possui ainda uma janela de dia / data está localizada no lado esquerdo do mostrador na posição 3. Dentro da janela do dia, você pode exibir o dia da semana em dois idiomas diferentes. O modelo possui movimento automático com display analógico, que representa exatamente o que a Seiko é.

Link

SEIKO 5 SNZH53 AUTOMATIC

relógio seiko snzh53

O corpo de aço inoxidável de 42 mm x 14 mm é pesado e sólido. É polido em torno dos lados do relógio e levemente escovado. As curvas adicionadas criam uma certa elegância que ajuda na versatilidade deste relógio, permitindo a transição de um bom mergulhador desportivo para um relógio de bom gosto.

Link

SEIKO SRP777

relogio seiko srp777

É um relógio grande, com certeza. A caixa é arredondada para a parte inferior e a coroa é embutida. Um relógio incrivelmente bem executado que usa design inteligente para aproveitar ao máximo seu tamanho. O mostrador é basicamente uma reprodução do mostrador no 6309 e vem com duas opções de pulseira – uma pulseira de metal ou uma pulseira de silicone preta.

Link

Espero que tenha gostado de explorar a história dessa marca tão tradicional de relógios! Não se esqueça de seguir o blog lá no Instagram, e deixar seu comentário se esqueci de algum modelo que você considera especial!

Powered by Rock Convert
Nathalia Lima
Escrito por Nathalia Lima
Instagram @nanatilima