Sapato Double Monk Strap Meermin: Review completa

sapato double monkstrap meermin couro marrom

O sapato monk strap ficou muito na moda nestes últimos anos. Basta você olhar os Tumblrs americanos e acompanhar fotos de street style das feiras Pitti Uomo para ver que ele se tornou um dos calçados mais populares para quem gosta de estilo.

O double monk strap é uma variação com duas fivelas, um sapato masculino super tradicional que ficou um pouco esquecido, e por isso ganhou um ar diferenciado, fora do comum. Até pouco tempo, você só encontrava um monk strap decente em marcas luxuosas sapatarias mais renomadas do mercado.

Graças aos italianos estilosos das fotos de street style e aos primeiros “fashionistas” que adotaram o estilo, o monk strap ganhou popularidade e agora finalmente começou a descer para a moda em massa e aparecer em marcas não tradicionais. O problema dessa variedade de opções é que fica mais difícil separar quem faz direito de quem só quer aproveitar a onda.

Uma marca que você pode confiar é a espanhola Meermin. Ela tem o melhor custo benefício do momento para sapatos com construção goodyear welted, a mais robusta entre todas as maneiras de fabricar sapatos em fábrica. O modelo de sapato monk strap que eles vendem tem qualidade, um formato balanceado e conforto.

Eu passei muito tempo procurando um sapato nesse estilo com preço acessível e foi na Meermin que finalmente encontrei. Agora que meu sapato chegou pelos correios e tive tempo de usar, quero compartilhar as minhas impressões dessa ótima opção para quem quer um EXCELENTE sapato.

Sapatos Double Monk Strap

Sapato Double monk strap Meermin

Roupas e calçados masculinos sempre tem alguma história romântica e utilitária por trás. Não é diferente com o sapato double monk strap. Ninguém sabe com certeza como esse modelo surgiu mas a teoria mais popular é que o sapato é uma evolução das sandálias com duas fivelas que monges calçavam no século quinze. Reza a lenda, que um gentleman inglês reparou a sandália e levou a ideia para a Inglaterra.

Um double monkstrap é uns dos mais bonitos e elegantes sapatos que um homem pode ter. A característica principal são as duas fivelas na lateral que os Italianos gostam de deixar abertas. Esse descuido intencional é para mostrar sprezzatura, um ar descolado e moderno que tem tudo a ver com o momento atual, onde o antigo e o novo se mesclam.

Monk straps estão mais acessíveis, mas ainda são sapatos difíceis de encontrar. Acabam restritos à marcas de luxo e por isso as opções são muito poucas. Felizmente, existe a Meermin!

A MeerminSapato Double monk strap Meermin

A Meermin é uma marca de sapatos espanhola que pertence ao José e ao Sandro Albaladejo. A proposta é ofertar sapatos goodyear welted ou palmilhados com preços acessíveis através da eficiência na produção.

Os dois fundadores pertencem a uma família com tradição na fabricação calçados. Eles fundaram a Meermin quando observaram o aumento na demanda por calçados clássicos com alto nível de qualidade. O mercado mais surpreendente era dos jovens, que compravam sapatos com valores muito acima da média porque queriam um produto realmente bom.

A Meermin tem duas linhas de produto, separadas pelo nível técnico de fabricação:

  • A linha de sapatos normal, que já é excelente e melhor do que qualquer marca do Brasil, é feita com construção goodyear welted. Eu expliquei melhor o que é isto em uma postagem sobre como sapatos são feitos.
  • A linha a Maestro, que é feita com matérias primas ainda melhores e técnicas de fabricação superiores. Os sapatos dessa linha são palmilhados à mão. Geralmente só quem faz sapatos sob medida fabrica assim.

Para abaixar o preço dos sapatos a Meermin comprou uma fábrica na China e treinou os funcionários. Eles aprenderam a fazer sapatos hand lasted (o couro é moldado na forma manualmente) com construção goodyear. Essa fábrica chinesa monta o cabedal, coloca na forma, faz a primeira etapa de costura e envia o sapato de volta para a Espanha, onde eles colocam as solas e fazem o palmilhado manual.

Os sapatos monkstraps da Meermin tem o melhor custo benefício do mercado. A construção é a mesma de sapatos duas vezes mais caros, e o couro também.

O Sapato Double Monkstrap da Meermin

Sapato Double monk strap Meermin

Ainda só usei algumas vezes mas fiquei surpreso com o conforto inicial, mesmo com a construção goodyear.

A forma do sapato é bonita. O formato é equilibrado, nem muito redondo e nem muito pontudo. Não gosto quando o bico do sapato é muito baixo, sem formato e curto demais o bico dessa forma Meermin que tem uma bela curva quando visto de lado.

Sapato Double monk strap Meermin

O site da Meermin lista o nome dos curtumes que fizeram o couro de cada um dos sapatos e é só fornecedor de primeira. O couro que escolhi é o marrom granulado. Preferi esse couro porque era o mais casual do site. Não uso muito terno e acho que com essa opção vou ter mais facilidade de usar com calça jeans e calças sociais casadas com blazers esportivos.

O forro é de couro macio bastante confortável. A palmilha de montagem é de couro, com uma palmilha acolchoada na parte do calcanhar. Para mim isso basta. O toque do couro na palmilha de montagem é muito bom e com o tempo ele pega o formato do seu pé.

Sapato Double monk strap Meermin

Como ele é feito na construção goodyear existe uma camada de cortiça entre essa palmilha de montagem e a sola. Essa camada dá um conforto adicional e ajuda o couro a pegar o formato do seu pé. No começo pode não ser tão macio quando uma super palmilha de EVA, mas melhora com o tempo e jamais perde o conforto, criado especialmente para seu pé.

Sapato Double monk strap Meermin

A sola do sapato monk strap da Meermin é de couro e borracha. Quase escolhi a toda de couro mas pretendo andar muito com ele. Achei que essa combinação de borracha é discreta e faz um bom meio termo entre o casual e o social. A borracha é firme, mas macia. O salto é reforçado por pregos.

O detalhe das fivelas é diferente, mas dá para usar com calça jeans e assumir o lado excêntrico.

Sapato Double monk strap Meermin

Sapato Double monk strap Meermin

Como Comprar

Meermin tem lojas físicas na Espanha que eu visitei e tirei várias fotos mas eu comprei esse sapato pela internet. Também já fiz a compra de dois outros modelos, um derby em couro granulado e outro em couro camurça.

Entrei em contato por email para fazer o meu pedido e fui logo respondido pelo próprio José  “Pepe”.

Quem fez o atendimento foi o Sandro. Eles me aconselharam a respeito de medidas, tamanhos e todas as outras perguntas.

Foi muito legal encomendar um produto de duas pessoas que sabem tanto e estão super dispostas a ajudar.

Como estamos fora da zona do Euro temos um desconto de 18% no preço que está no site porque não pagamos VAT.

Quem for para Madrid deve visitar a loja deles. Como não faz mal olhar, também vale a pena dar um pulinho no site ou no Tumblr da Meermin para admirar o bom gosto da marca.

Mais Fotos

Pessoal… essas fotos eu tirei há muito tempo quando não tinha câmera e quando o blog tinha um formato menor de imagens. Tenho muito carinho por este post e esse sapato e por isso resolvi voltar aqui para completar o texto com umas fotos melhores de mais sapatos double monkstrap da Meermin.

ENJOY!

sapato double monkstrap meermin couro marrom

sapato double monkstrap meermin camurça caramelo
sapato double monkstrap meermin camurça marrom

sapato double monkstrap meermin cordovan

sapato double monkstrap meermin camurça caramelo

sapato double monkstrap meermin camurça caramelo

Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo