Goodyear Welted e Blaqueada: Conheça os principais tipos de construção de sapatos

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Comprar produtos de qualidade te ajuda a economizar dinheiro. Quando falamos de calçados, uns dos principais fatores que diferencia um bom sapato de um sapato ruim, é a construção.

Sim, você vai pagar mais se comprar um sapato clássico bem feito do que se comprar um sapato barato mal feito. Produtos bons normalmente são acompanhados por preços mais altos mas tendem a durar mais tempo.

Aposto que o sapato mal feito vai começar a se desfazer enquanto um sapato bem feito continua melhorando com o tempo. Isso sem falar naquela bota que soltou a sola e te deixou na mão. Você teria economizado no longo prazo se tivesse economizado para comprar um sapato mais caro, porém melhor. Concorda?

Antes de seguir em frente, quero deixar claro que um sapato melhor não significa um sapato de marca. É muito importante entender a diferença entre sapatos que custam R$ 200 e os que custam RS 600.

Você sabe o que você está comprando?

O valor do design e originalidade deve ser levado em consideração se é isso que você valoriza, mas se estamos falando de longevidade o que vale é a qualidade do couro e o conjunto de componentes. O método de construção é como todo essas partes são unidas, e uns são mais duráveis do que outros.

Eu não tenho dinheiro para comprar o melhor do melhor, mas acho ótimo entender como as coisas são feitas e a realidade do mercado. Dessa forma eu tenho uma excelente base de comparação na hora de decidir onde vou passar meu cartão de crédito.

Além disso, consumidores mais informados resultam em:

  • Marcas mais transparentes; pois forçamos as marcas a explicar melhor o valor do produto
  • Vendedores e veículos de informação que fazem seu dever de casa. Os profissionais do mercado precisam estar conscientes para repassar benefícios com explicações melhores do que “tendência” ou “qualidade top”
  • Informação gera interesse, que gera demanda por algo melhor, que eleva o nível dos produtos feitos no Brasil. O básico com preço inflado não satisfaz quem sabe que tem opções melhores pelo mesmo preço

Nesse artigo eu vou explicar os principais métodos de fabricar bons sapatos industrializados. Você não vai sair daqui sabendo fazer um sapato, mas vai entender como as marcas podem deixar o produto mais resistente e porque alguns sapatos custam mais do que outros.

Vamos?

A Construção é a Espinha Dorsal da Qualidade do Sapato

construcao goodyear weltedA regra geral para botas e sapatos masculinos em mercados bem informados é: você paga por aquilo que o produto vale. Não tem muito mistério.

O sapato protege os nossos pés. É nosso contato com o solo. O primeiro a nos conectar com novos territórios e anunciar nossa chegada.

Ao contrário dos calçados femininos, é relação entre preço e qualidade dos sapatos masculinos é bem mais próxima.

Existem marcas chiques que são mais nome do que substância mas o preço das sapatarias e fabricantes quase sempre reflete a qualidade.

O primeiro fator que influencia na nossa visão de qualidade é a estética. Ela é importantíssima, mas subjetiva.

Apresentação? Embalagem? São aqueles atributos que nos chamam atenção. Abrem portas para um possível romance, ou nos atraem para uma armadilha. Sem um bom produto por trás, não conseguem sustentar mais do que uma noite de amor.

A qualidade de um calçado depende de como o visual se adequa ao seu propósito e de cada pequeno componente utilizado na montagem. A construção é um fator pouco conhecido, mas muito importante.

É ela quem une o cabedal do sapato (parte superior, que cobre o pé) e a sola. É ela que assegura firmeza e influencia no conforto. Um Instagram legal e um logo vintage não valem nada em uma bota sem uma construção decente.

Sapatos e botas feitos em fábricas podem ser divididos em três construções mais populares. Em ordem de complexidade e durabilidade:

  • A apenas colada
  • A blaqueada
  • A goodyear welted.

Neste post vou explicar o que aprendi sobre as vantagens e defeitos de cada uma.

O que é “Welt”?

Duas "welts" (viras). A da esquerda tem cor diferente da sola, e a da direita tem a mesma cor da sola.

Duas “welts” (viras). A da esquerda tem cor diferente da sola, e a da direita tem a mesma cor da sola.

Welt” é “vira” em inglês.

Vira é uma tira de couro ou algum material sintético que é costurada à parte superior da sola e à palmilha de montagem. Quando um sapato é “welted”, ele é construído usando a vira como ponto de fixação para o solado.

Aqui no Brasil isso se chama palmilhado. Mas cuidado: A indústria calçadista brasileira há muito considera a vira como adorno. As solas vem pré grudadas a uma vira com costura falsa.

Um dos jeitos de fabricar calçados com vira é com a Goodyear welting machine, na construção Goodyear Welted.

O nome vem de Charles Goodyear Jr, o inventor da primeira máquina que possibilitou replicar a técnica de palmilhar à mão, pois antes os sapatos só podiam ser hand welted.

Esta é considerada uma das maneiras mais nobre da fabricação, produzindo um sapato robusto e resistente.

Como é feito o sapato com construção Goodyear Welted?

construcao goodyear welted 2

A construção Goodyear é composta dos seguintes elementos:

  • Upper: O couro do cabedal
  • Lining: Forro
  • Insole: Palmilha de montagem. É diferente de palmilhas removíveis, que são colocadas depois
  • Steel Shank: Um pedaço de metal (ou madeira) para dar apoio ao pé
  • Cork filling: Preenchimento de cortiça que preenche a lacuna criada pelo processo ao mesmo tempo que amortece
  • Welt Stitch: Costura que prende a palmilha de montagem, cabedal, forro e vira
  • Welt: A vira
  • Leather sole: Sola de couro ou qualquer outro material
  • Rubber outsole: quando um sapato tem camada extra de borracha além da sola de couro
  • Sole stitch: Costura que une a vira e as solas

O processo começa com uma primeira máquina que costura a vira (welt) ao cabedal (upper+lining) e palmilha de montagem (insole). Essa costura é invisível a não ser que você corte o sapato no meio.

O espaço criado pela necessidade do um ponto de apoio para a máquina é preenchido com cortiça (cork filling – que se molda ao pé com o tempo). Normalmente um pedaço de aço (ou outro material) chamado “alma” é colocado onde ficaria o meio do pé. Ele serve para dar suporte.

Em seguida, a sola e a entressola são coladas ao cabedal (mid-sole + outsole) e costuradas à vira por uma segunda máquina.

Essa segunda costura pode ser vista por baixo da sola ou pode ser escondida. Para isso, ela precisa ser feita por debaixo de um corte na sola, que depois é fechado. Este é um processo extra que requer um pouco mais de trabalho.

O resultado é um sapato equilibrado, robusto, feito para durar, e extremamente confortável.

Qual a vantagem de um sapato Goodyear Welted?

Estas máquinas inventada em 1872 permitem a fabricação de sapatos seguindo basicamente o mesmo princípio da fabricação manual de sapatos nobres.

Os melhores sapatos goodyear welted são tão resistentes quanto os com “welt” feita à mão, e muito mais resistentes do que calçados manuais sem costura ou apenas blaqueados (explicarei mais a seguir).

Goodyear welting também simplifica muito a troca da sola.

Quando um bom sapato tem camadas de couro na sola e no salto, ao invés de blocos de celulose ou outro material, o sapateiro pode simplesmente remover a camada desgastada e substituí-la, sem precisar refazer todo o componente.

No caso da sola, basta descosturar a sola da vira, colocar uma nova, e costurá-la novamente. O bom sapateiro consegue até mesmo usar a máquina para passar a linha pelos mesmos pontos da vira. Tudo sem precisar abrir o sapato.

O cabedal e a estrutura do sapato ficam intactos porque não estão diretamente conectados à sola. Assim, o sapato não sofre nenhuma mudança na estrutura e fica como novo.

Mas atenção! No Brasil não é fácil trocar uma sola de um sapato feito desta maneira pois quase nenhum sapateiro tem o maquinário ou conhecimento necessário.

Como não há nenhuma costura que vai do chão até a parte interna do sapato ele também fica relativamente impermeável. A água que você pisa não tem um caminho direto por onde entrar.

Um sapato blaqueado, que veremos a seguir, tem uma costura que vai da sola até a palmilha, por onde a água pode passar.

 

O que é um sapato Blaqueado?

sapatos da richard e outras porcarias

Sapatos blaqueados. No sentido horário: Sapato Craft, bota Richards e sapato Richards.

A construção blaqueada é a mais comum mundo afora porque mais simples mas mantém alguns dos benefícios da goodyear welted. Ela é melhor que a maioria das fábricas brasileiras tem equipamento para fazer.

Essa construção é feita por uma máquina inventada um pouco antes da Goodyear Machine, pelo também americano Lyman Reed Blake.

Ela é considerada a primeira máquina a automatizar a produção de sapatos. Até então, todos os sapatos eram feitos manualmente, quase sempre sob medida. Essa mudança ocorreu por volta de 1850.

Como é feito um sapato blaqueado?

construção blaqueada

A costura entra direto pela sola. Há menos material entre o pé e o chão.

O blaqueado consiste em uma única costura que vai desde o lado de fora da sola até dentro do sapato, perfurando todas as camadas até chegar na palmilha de montagem.

Assim como a Goodyear, a costura pode ficar aparente na sola ou escondida se for feita por debaixo de um canal.

O sapato blaqueado é menos resistente e durável do que um sapato goodyear, mas tem lá as suas vantagens.

Como tem menos componentes, ele é mais leve e mais flexível, demorando menos tempo para ser amaciado.

Por não ter a vira, ele pode ter a sola cortada bem mais fina e próxima ao sapato na lateral, apesar sapateiros mestres também serem capazes de cortar a vira bem próxima ao cabedal em um sapato goodyear ou palmilhado:

Dois sapatos "goodyear welted". O sapato tem a vira e sola cortadas bem próximas ao cabedal, que fica praticamente sobreposto. A bota tem uma vira em "L" bem maior.

Comparação da vira em dois calçados “goodyear welted”. O sapato na direita tem a vira cortada bem rente ao cabedal, que fica praticamente sobreposto ao solado. A bota na esquerda, mais rústica, tem uma vira bem maior. O blaqueamento permite um corte ainda mais rente.

Acima de tudo eles são mais baratos de se produzir, já que usam menos material e passam por menos etapas na linha de fabricação.

A sola de um sapato blaqueado também pode ser trocada, mas existe o risco dele sair do formato já que toda a estrutura está presa a ela.

Além disso, como a máquina perfura todas as camadas, pode ser preciso trocar a palmilha e outros componentes internos. As vezes o sapateiro não tem acesso a componentes com a mesma qualidade que os fabricantes, e por isso o sapato pode voltar pior do que era.

No Brasil quase todo sapateiro de esquina faz esse serviço. Alguns vão só colar e pular a costura blaqueada, mas todos podem trocar a sua sola sem problemas.

Abaixo, a troca da sola de um sapato blaqueado. Notem que apesar de fácil, ele precisa praticamente desmontar todo o sapato:

Qual é melhor?

Existem excelentes sapatos feitos das duas maneiras.

É claro que um sapato blaqueado feito com bom couro e bons componentes também é um excelente sapato, mas em termos de durabilidade, nunca será tão durável quanto um “goodyear welted” feito com a mesma matéria prima.

Como a construção goodyear é mais cara e complicada, faz menos sentido uma marca usar para fazer um sapato muito ruim. Por isso, costuma ser usada apenas em sapatos e botas mais nobres, feitas com componentes superiores à média.

O blaqueado é mais simples e preferido por quem quer cortar custos mas ainda quer oferecer segurança com algum tipo de costura. Por isso, essa técnica acabou pegando um estigma negativo.

Como saber qual a construção de um sapato?

Detalhe da sola de um sapato goodyear welted

Você consegue ter uma ideia de como o sapato é feito analisando a sola

  • Em cima esquerda: Sola blaqueada. A costura é mais interna, para passar por dentro do sapato.
  • Em cima direita: Sola Goodyear Welted, a costura é mais próxima da borda, pois ela prende a sola e a vira.
  • Em baixo esquerda: Duas solas Goodyear Welted, uma delas com a costura escondida. O mesmo pode ser feito em um sapato blaqueado. Aqui já é mais difícil porque parece que o sapato não tem costura!
  • Em baixo na direita: Bota Goodyear Welted com meio solado de borracha.

Essa é uma maneira, mas e no caso da terceira foto onde a costura não aparece em baixo da sola? Isso é super complicado de fazer, mas se o fabricante quiser enganar o cliente falando que tem uma costura escondida, ele pode até conseguir. Tem alguns sapatos que até vem com relevos na sola para simular costuras, acredita?

A verdade é que a não ser que você tenha experiência, pode ser impossível saber como um sapato é feito sem remover tudo e ir direto a sola, da mesma forma que é impossível saber se um carro tem motor de 3.800cc só de olhar para ele.

Mais difícil ainda, é quando o sapato não chega nem a ser blaqueado, apenas colado e recebe uma vira falsa. É aí que se separam os honestos dos safados.

A melhor forma de saber é perguntando, ou verificando a tradição do fabricante. Felizmente ninguém chama os seus sapatos de goodyear welted quando eles não são (até onde sei). Quem curte botas e sapato de verdade vai saber o que é goodyear welted.

Apenas para a curiosidade de quem quiser tentar reparar, eu vou listar alguns sinais mais óbvios:

Um sapato goodyear welted tem uma vira (as melhores, de couro)

No entanto, já vimos que isto pode ser simulado colando uma tira de couro ou plástico.

Lembre-se portanto uma sola com vira falsa não deveria ser considerada um fator de qualidade. Ela pode até gerar mais custos, já que é algo extra (principalmente se for de couro), mas não interfere na durabilidade.

Se ela for falsa, é apenas uma questão estética.

Verificar a parte de dentro do sapato

palmilha de couro em sapatos goodyear welted

Interior de um sapato goodyear welted. Forro de couro no calcanhar e a palmilha de montagem de couro vegetal sem nenhuma costura, conforme diagrama no início do post.

Quem faz o sapato goodyear usa palmilhas de montagem de couro bem grossas, e contam com a estrutura toda do calçado para dar suporte ao pé.

Por isso não costumam colar forros extras. Colocam no máximo um revestimento no calcanhar da palmilha (meia palmilha). Eles também tem orgulho e querem que você veja como o sapato é, por isso quase todos carimbam o Goodyear Welted em algum lugar.

É possível ver a costura por dentro de sapatos blaqueados

sapato blaqueado vista interna

O blaqueado fura de fora a dentro, reforçando a cola.

No entanto, quem blaqueia o sapato costuma forrar a palmilha e colocar acolchoamento extra para compensar a estrutura mais simples e também para evitar que os pontos incomodem o pé.

O forro é colado, mas tem horas que dá para arredar um pouquinho e ver a costura quando ela é feita bem próxima da borda.

A costura na parte de baixo da sola dos sapatos blaqueados geralmente é mais espaçada, com menos pontos por distância

Ela também fica mais para dentro da sola. Usando a lógica, dá pra perceber onde o ponto vai acabar e notar que ele não está conectado à vira, por exemplo.

O ponto da construção goodyear, ou qualquer palmilhada, fica bem abaixo dos pontos que passam pela vira.

A internet facilita muito porque os fabricantes costumam listar os seus métodos nos sites

Quando uma multimarca não tem basta, consultar o site da marca que fabricou. Pode não ter nada escrito se ele for blaqueado, mas quando é Goodyear Welted ninguém costuma deixar passar batido! Até mesmo a Asos faz questão de incluir este detalhe:

1

Goodyear Welted, em destaque no sapato da Grenson

2

No sapato Paul Smith apenas “quality construction” bem genérico, sem especificar. Como ele não tem uma vira é óbvio que não é Goodyear.

E este? Ele não fala nada mas tem uma vira. Já pode gerar dúvidas. Se o preço fosse um pouquinho mais barato do que um modeo melhor, o cliente poderia achar que eram feitos da mesma maneira.

E este último? Ele não fala nada mas tem uma vira. Aí entra o preço, que é muito barato em relação ao outro.

 

Como são feitos os sapatos masculinos no Brasil?

A maioria dos sapatos brasileiros não são nem blaqueados nem goodyear welted. A maioria tem construção só com cola, a mais simples. Ela une a sola e o cabedal com cola e pronto.

Muitas vezes ela é sinônimo de sapatos não duráveis, com pouco suporte e estrutura fraca. Pensa bem. Quando a fábrica economiza em um aspecto, ela geralmente economiza  nos outros. Se decidiu economizar na construção, que é tão importante, então provavelmente também economizou nos componentes.

Não quer dizer que a sola vai soltar, pois existem colas muito fortes e confiáveis, mas a durabilidade não se compara.

Uma vantagem é que o custo é menor e portanto o preço de venda fica mais barato. Por mais que a gente queira o melhor, precisamos adequar o consumo ao nosso bolso.

Ah, alguns produtos também precisam ser feitos sem costura por questões tecnológicas e de propósito, como as botas de aventuras.

Até onde eu sei, apenas algumas fábricas de botas country usam a construção goodyear welted no Brasil. Já ouvi falar de palmilhados manuais, mas nunca vi pessoalmente. Isto dificulta a troca da sola para quem comprou um sapato goodyear lá fora, o que é uma pena.

Cheguei a conversar por telefone com algumas das melhores fábricas de calçados nacionais, tentando descobrir, e todas disseram que não tem o maquinário em atividade e nem mesmo a mão de obra necessária. Me explicaram que são viras falsas, pré montadas.

Este vídeo da linha Premium da Richards mostra o processo deles, que é blaqueado com uma sola que já tem uma vira pré montada, incluindo os pontos de costura (falsos):

Os manuais de anatomia de sapatos que circulam por muitos blogs brasucas chamam a vira de peça decorativa, talvez por desconhecerem a sua função prática. Não deixa de ser verdade, já que quando é falsa ela não serve nenhuma função estrutural e realmente é decorativa.

Ela geralmente é feita de recouro ou plástico, materiais mais baratos do que o couro. Não estou dizendo que as viras falsas são vilãs. Elas servem para completar o visual da bota ou sapato e permitem que o consumidor adquira estilo por um preço dentro de sua realidade.

Pelo que consegui apurar, os principais motivos porque maioria dos calçados brasileiros serem apenas colados, poucos blaqueados, e quase nenhum (quase zero) palmilhados são:

  • Falta de maquinário.
  • Falta de mão de obra com conhecimento para produzir esse tipo de produto.
  • Falta de material para montar o sapato.
  • Custos.
  • Não existe mercado. Teoricamente o cliente não está disposto a pagar.

Exemplos de viras falsas na Richards (eu não estou dizendo que eles tentam te enganar, ok? A vira é apenas estética e a marca nunca disse outra coisa):

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Assim como estas na bota da sapataria Cometa:

Bota Brogue Cometa

…Que simula o solado de uma bota como esta da Trickers e da Alden, realmente “goodyear welted”:

Bota Brogue Trickers

Bota Brogue Alden

É difícil até mesmo encontrar importados por aqui, pois os italianos constituem a grande maioria das importações nas lojas caras, e eles preferem apenas blaquear para dar aquele aspecto mais fino.

Não é só o Brasil que evita a construção goodyear welted. Palmilhados, sejam eles goodyear welted ou à mão não são comuns nem lá fora. Relativamente, são poucas as fábricas trabalhando assim.

Conclusão

Um sapato feito de uma forma não é necessariamente melhor do que o feito de outra. Isso também vale para a comparação entre sapatos feitos à mão e sapatos feitos com máquinas.

Existem diversos níveis de qualidade dentro da cada construção. As pessoas envolvidas no processo tem habilidades diferentes, e os fabricantes tem acesso à matéria prima de níveis diferentes.

É muito improvável, mas um sapato colado feito com o que há de melhor, pode até ser melhor do que um sapto goodyear feito com coisas ruins.  Estruturalmente, uma técnica é mais robusta do que a outra, mas qualquer uma será tão boa quanto os materiais utilizados.

Faz menos sentido usar uma construção complexa para finalizar um sapato ou bota depois de ter economizado no resto da fabricação, então normalmente quando mais complexa a construção, melhor o material, para justificar o esforço.

O tipo de construção ideal também depende do tipo do sapato. Um mocassin de sola fina e flexível leva vantagem com uma construção blaqueada, enquanto uma bota para surrar no dia a dia leva vantagem com a maior durabilidade e impermeabilidade da construção goodyear.

Uma pessoa pode preferir abrir mão de um pouco da durabilidade para ter um sapato social mais leve, feito com couro de primeira, e uma excelente construção blaqueada. Mas igualando todos os fatores, e falando de apoio, resistência, durabilidade, suporte, e na força da construção, a construção goodyear welted é sem sombra de dúvidas, a superior entre as descritas neste post.

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Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo