Como escolher sapato social masculino: Guia Completo com estilos e como usar

sapato social masculino

Esse guia tem como principal missão, levar você a entender a importância e impacto que o sapato social masculino pode ter em seu cotidiano para te ajudar na escolha do modelo que representa a mensagem que você quer passar no contexto e ocasião especial que estiver.

Um dos pontos mais importantes no look de um homem é o seu sapato social e, é por isso que vou te ajudar a entender o conceito, importância e forma adequada de escolha do modelo ideal para sua personalidade.

Porque um bom sapato masculino é importante?

Foto The Armoury

Muitos homens possuem dúvidas de como se vestir de forma adequada. Afinal, esse não é um assunto que discutido com nossos pais e muito menos com nossos amigos. Aprendemos na marra, não é mesmo?

Felizmente, a nossa cartela de possibilidades é limitada. A moda masculina dura por várias temporadas e isso é excelente. Investir em um sapato de qualidade, próprio para os ambientes por onde você circula e adequado para as ocasiões que frequenta é importante porque você vai ter nos pés um produto que fica melhor com o tempo e vai durar por muitos anos sem sair de moda.

No longo prazo, você economiza dinheiro e tempo. Não se preocupe em gastar um pouco mais, pois os cuidados corretos garantirão que o calçado dure anos e se você for realmente usar, o seu investimento valerá muito a pena.

É importante conhecer os diferentes tipo de sapato social masculino para que você saiba escolher o que mais te descreve, pois a verdadeira elegância só vem quando estamos confortáveis. No entanto, estar atento sobre o modelo ideal para cada traje e ocasião para compor um visual agradável. O sapato de um homem deve atender suas necessidades momentos sociais exigem adequar nossa postura ao contexto e ambiente.

Pode até ser que em um primeiro momento você ache que tudo o que estou falando não passe de um monte bobagens, mas infelizmente somos julgados constantemente por nossa imagem, que é parte fundamental para a construção de quem você é perante a sociedade (principalmente no primeiro contato).

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse mundo que pode ser totalmente novo para você, vou detalhar os diferentes estilos e modelos de sapatos sociais masculinos. Você verá a seguir que existem diferentes modelos e tipos que podem ser utilizados em diferentes ocasiões, basta entender cada um deles.

Então, vamos lá?!

Estilos de Sapatos Sociais Masculinos

Quando o assunto é sapatos sociais masculinos, você já entendeu que o ideal é apostar em modelos que ofereçam conforto, estilo e uma versatilidade, para combinar com peças diferentes. Não adianta comprar um sapato se você não tem onde usar.

O conceito de moda e estilo hoje em dia pode causar uma certa confusão em algumas pessoas, o que é totalmente compreensível se pensarmos nas infinitas mensagens de publicidade que recebemos. As marcas precisam vender as suas novidades mas tudo é muito mais simples do que parece. Sabe porque?

Porque a moda masculina muda muito pouco e os modelos clássicos estão aí para provar que aquilo que funciona no passado segue funcionando muito bem até hoje. O que vestimos em situações sociais é muito parecido com o que vestiam em 1950, até mesmo 1920. Os sapatos não mudaram muito!

É justamente por isso que resolvi desenvolver este guia, para que você entenda e conheça os diferentes sapatos sociais clássicos. Esse tipo de conhecimento, permitirá que você componha diferentes estilos de forma fácil, sem dúvidas e complicações.

Conhecer as regras básicas permite tomar decisões eficientes. Quem sabe com o tempo, adquirir confiança na sutileza dos detalhes para dobrar essas normas e desenvolver um estilo pessoal único sem fugir do contexto.

Conheça agora os diferentes estilos:

Sapato Oxford Masculino

sapato social masculino oxford preto

O sapato oxford tem uma característica chave que o define: a amarração dos cadarços. No oxford, os cadarços passam por perfurações feitas em abas fechadas que são parte do couro que forma a lateral do cadarço.

Esse é o sapato que você precisa ter em seu guarda-roupa se usa terno e gravata no dia-a-dia. É o estilo de sapato mais formal e por isso cai bem com um terno desde um casamento a uma importante reunião de negócios.

A escolha da cor vai depender dos seus ternos. O preto é o mais formal e vai bem com cinza, preto e azul marinho. O marrom escuro é o mais versátil e vai bem com ternos em tons de azul, cinza, marrons, oliva, bege, etc.

Se você só coloca terno quando tem um casamento ou funeral, mesmo assim eu recomendo ter um bom oxford preto. Se usar pouco ele provavelmente vai ser o último que você compra durante pelo menos uma década.

Conheça os principais tipos de oxford.

Sapato Derby Masculino

sapato social masculino derby marrom

O sapato derby ou o blutcher, assim como o sapato oxford, são definidos pela amarração dos cadarços. O oxford tem as abas fechadas, já estes, tem as abas abertas. Ele é menos formal do que o oxford.

Os sapatos derby de couro liso são excelente para pessoas que precisam trabalhar de social, mas não necessariamente de terno e gravata. Se esse é o seu caso o derby é a aposta mais versátil porque apesar de não ser a escolha ideal, você também pode usar engravatado nas reuniões importantes e eventos sociais.

Dessa vez o mais versátil é o marrom escuro já que calças sociais pretas avulsas são menos comuns. Um bom derby marrom vai bem com calça de alfaiataria em praticamente qualquer cor e combina melhor com diferentes paletós descasados. Ele ainda pode ser calçado com calças chino e até mesmo um jeans e camisa de gola.

Sapato Brogue Masculino

sapatos sociais masculinos brogue

Brogue não é exatamente um estilo de sapato. Brogue é um detalhe que pode estar presente em um tipo de sapato (num derby ou oxford, por exemplo) e até mesmo botas. Os brogues são as decorações perfuradas na superfície do sapato. Essas perfurações podem estar das mais variadas maneiras e vou falar mais sobre cada uma daqui a pouco.

A origem, assim como da maioria das coisas no vestuário masculino, é funcional. O costume surgiu no campo, onde os furos eram feitos para facilitar a drenagem da água. Como veio do workwear, é um detalhe que tradicionalmente deixa os sapatos mais casuais.

O uso do brogue no meio empresarial é polêmico. Os ingleses dizem que não pode, os americanos (mais casuais) não enxergam problema. No Brasil, são relativamente incomuns. Você pode até usar mas é uma escolha que ganhará destaque. Nesse caso, prefira os escuros, de couro liso, e com poucas perfurações.

Onde eles ficam melhores são com alfaiataria casual. Ficam perfeitos com ternos de tweed ou calça chino e um paletó esportivo. Os com textura no couro, ou em camurça, combinam muito bem com a calça jeans, que compartilha a mesma origem rústica.

Sapato Monkstrap

sapato double monkstrap meermin camurça carameloEsse é um estilo um tanto contraditório. Por ser um estilo mais tradicional, algumas pessoas dizem que o Monkstrap é formal, enquanto outras dizem ser casual.

A versão com duas fivelas foi recentemente resgatado no mundo da moda ganhou destaque e o coração dos estilosos graças aos italianos. É um sapato para quem usa terno porque quer, e não porque é obrigado.

A dica de ouro é: Não utilizá-lo em ocasiões formais ou eventos de negócios já que são divisórios.

Sapato Loafer Masculino

sapato social masculino penny loafer

Ideal para as ocasiões mais descontraídas. Todo sapato sem cadarço costuma ser mais casual do que o seu equivalente com cadarço. Mesmo assim, ainda podem ser considerados sapatos sociais.

O principal modelo é o penny loafer. Eles ficam mais interessantes com calças chinos no lugar do tênis ou uma calça jeans e camisa social. Com forma alongada, podem ser usados muito bem para trabalhar em um ambiente conservador.

O Tassel Loafer é outro modelo famoso. Ele é visto como antiquado pela parcela mais tradicional da população e como estiloso pelos que admiram uma alfaiataria casual. É incomum no Brasil mas fica bacana com ternos de verão. Não usaria em um ambiente conservador mas calçaria num casamento de dia.

Detalhes dos sapatos clássicos masculinos

Os detalhes são essenciais para o desenvolvimento de um design bonito, e impactam na elegância ou casualidade de um sapato. Todos os estilos que citei acima existem em versões muito formais e também em modelos mais casuais. O diferencial está nas sutilezas.

Por isso, além de conhecer e aprender a diferenciar os modelos, como fizemos acima, é importante identificar diferenças nos detalhes de cada um deles, para que possa escolher o que melhor lhe agrada e se adequa ao estilo e ocasião, como por exemplo os diferentes tipos de bicos:

Formato do Bico: Chiseled Toe, Redondo ou Quadrado

O formato do bico e proporções do sapato tem um enorme impacto na aparência. Dois modelos iguais podem ser completamente diferentes. Olha como os sapatos na direita são muito mais imponentes do que o sapato da esquerda, que é mais arredondado e curto.

Estilos que misturam ângulos e curvas, como o chiseled toe abaixo, passam uma imagem de irreverência e elegância, e são muito comuns em Oxfords. É um detalhe característico de sapatos ingleses e não é fácil de acertar. Quando exagerado, vira um sapato quadrado.

sapato social masculino

Os sapatos sociais de bico redondo também são super elegantes quando equilibram a silhueta alongada. Os sapatos muito curtos e arredondado demais são menos elegantes e ficam melhores com roupas mais robustas.

O formado do bico é preferência de cada um mas evite proporções exageradas em sapatos sociais.

Plain Toe

Simplicidade e elegância definem esse estilo de sapato. O bico é liso, sem nenhum detalhe. Pode ser encontrados em Oxford e sapatos Derby.

O oxford plain toe é considerado muito discrete e elegante, perfeito para um evento formal a noite.

Cap Toe

sapato social masculino cap toe

Cap toe é a listra horizontal no bico do sapato.

Esse é um detalhe simples e conservador, ideal em sapatos que vão ser usados com um terno corporativo e até mesmo eventos formais.

Split Toe

Esse possui uma costura vertical no bico do sapato, normalmente feita à mão, e uma costura no topo do cabedal que forma uma letra “U”. Possui um estilo casual elegante. Transita os dois mundos dependendo do material, cor e formato.

Wingtip / Full Brogue

sapato social masculino wingtip

Esse sapato possuiuma costura em “W” na parte superior. Costuma vir acompanhado de perfurações brogue.

Quando mais detalhes em um sapato, mais casual ele é. No entanto, no Brasil esses estilos acabaram ficando atrelados a um visual “vintage” de tão casual que é a nossa sociedade.

Semi Brogue

sapato social semi brogue

Um estilo formal descontraído é o que acompanha esse estilo de sapato. Ele tem perfurações na parte superior que agrega ainda mais a beleza ao sapato. Quanto menos perfurações, mais formal o brogue.

Wholecut

sapato oxford wholecut preto

Feito de uma única peça de couro. É muito trabalhoso fazer um sapato assim, então não é um tipo fácil de ser encontrado.

Geralmente, quanto menos detalhes mais formal um sapato é. Seguindo essa linha de pensamento, os Wholecuts são bem austeros e geralmente usados com trajes bem formais, como smokings.

Construção de um sapato social masculino

goodyear welted

São muitas opções de estilo não é mesmo? Cada uma desenvolvida pensando em diferentes ocasiões e pessoas.

Mas, você já parou para pensar como são feitos? E o quanto a fabricação e o material utilizado impactam na durabilidade e conforto do modelo?

É por isso, que reservei um espacinho especialmente para explicar como funcionam as principais opções nesse processo. Confira!

Goodyear Welted

construção goodyear welted

A vira, uma faixa de couro, é costurada duas vezes ao sapato. Na primeira ela fixa e une a parte superior e a palmilha de montagem, esqueleto do calçado. Essa costura fica escondida na estrutura do sapato e não é visível. A segunda costura é feita com a sola. Isso une todas as partes do sapato através da vira sem a necessidade de perfurar seu interior.

O processo goodyear welted também envolve um enchimento de cortiça (material poroso), que dará a possibilidade da palmilha de montagem, o apoio, se moldar a forma do pé. A sola costuma envolver mais de uma camada, que podem ser substituídas com facilidade.

É considerado por muitos como a forma de construção que agrega mais duração aos sapatos e muito rara no Brasil.

Blake stitch

construção blaqueada

Essa é a principal forma de construção dos melhores sapatos brasileiros de mais qualidade. Uma única costura une a sola, a palmilha de montagem e o cabedal. Essa costura reforça a fixação do solado e o sapato fica mais leve do que um goodyear porque são necessários menos componentes. No entanto, a estrutura mais simples se desgasta mais rapidamente e tende a ser menos confortável no longo prazo.

Colada

A sola do sapato é apenas colada ao cabedal. Ela não solta fácil, mas é menos durável.

Para explicar melhor, eu preparei esse guia com os principais tipos de construção de sapatos e botas, e também esse material sobre os pontos que diferenciam um sapato de qualidade.

Tipos de sola do sapato masculino

sapatos sociais masculinos - tipos de sola

Existem dois principais tipos de sola: de couro e de borracha. A qualidade das solas de couro varia bastante, assim como a qualidade das solas de borracha. Aqui no Brasil ainda é muito comum solas que parecem ser de couro mas são de outra coisa pior.

O importante é ter em mente que quanto mais grossa a sola, e quanto mais dentada for a sola, mais casual ela será.

  • Tradicionalmente, as solas de couro são as mais adequadas para ambiente de negócios, mas o modo de nos vestirmos está ficando cada vez mais casual. Por isso as solas de borracha também são perfeitamente aceitáveis.
  • Para eventos formais e ocasiões sociais eu ainda prefiro sempre sola de couro, mas tenho que admitir que só os mais críticos reparam a diferença hoje em dia.

E é isso aí! No final, não dá para dizer que uma é melhor ou pior do que a outra. O sapato é a sua conexão com a terra e ele precisa ser adequado ao seu ritmo de vida e ao seu caminho.

Sola de madeira

O que muitos chamam de sola de madeira na verdade é um couro falso, já que a madeira não possui flexibilidade necessário para uma boa sola. A única vantagem é o custo barato que ajuda você a economizar no curto prazo. No longo prazo, só tem desvantagens.

Quem não conhece muito de sapatos também pode confundir sem maldade já que as camadas de couro lixado lembram madeira.

Tipos de Couro

sapatos sociais masculinos - tipo de couro

O importante é entender que quanto mais escuro o couro, mais formal ele é.

Quanto mais texturizado o couro, mais casual ele é. Isso vale para couro liso com grãos e para a camurça.

Para sapatos sociais que serão usados em eventos formais ou ocasião de negócios, prefira couros lisos e escuros. Para sapatos sociais que você vai usar de dia em eventos formais, pense em couros em tons médios. No caso de uso casual, digamos com uma calça jeans, equilibre as coisas optando por um couro com textura.

Qual o sapato social masculino certo?

Como pode observar neste guia existem vários tipos e modelos. Tradicionalmente, cada um é mais adequado para uma ocasião e tende a combinar melhor com alguns estilos de roupas.

Dizer qual é o sapato ideal no Brasil não é fácil pois nossa sociedade é extremamente casual. Ao prestar atenção em regras antigas podemos acabar esquecendo das regras do nosso ambiente de trabalho, por exemplo.

Conhecer os diferentes tipos de sapato, suas características, e o impacto dos detalhes no estilo te ajudam a entender melhor a mensagem que está passando para construir a imagem que deseja.

Entender todas essas diferenças também pode ajudar aqueles mais avançados a identificar as sutilezas para fazer combinações inusitadas.

Independente da escolha, procure sempre um sapato de qualidade e clássico que vai te acompanhar por um bom tempo. Você terá em mãos um produto que vai ficar melhor com o uso e não vai precisar comprar um novo a cada nova tendência.

Espero que as dicas te ajudem a esbanjar confiança e elegância!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Equipe SQT
Escrito por Equipe SQT