Camisas Masculinas de Verão: Quais os tecidos mais confortáveis para o calor?

camisas masculinas de verão
Powered by Rock Convert

É simples se vestir bem no frio. Uma jaqueta bonita resolve qualquer dúvida. Já no calor, a coisa complica. As sobreposições precisam ser deixadas de lado, mas existem estilos de camisas masculinas de verão para enfrentar altas temperaturas com mais conforto e estilo.

“Não existe clima ruim, apenas roupas ruins”, diz um ditado dos noruegueses (que não conhecem nosso verão). Para eles, qualquer temperatura é aceitável com as roupas certas. O que isso significa?

Na minha opinião, as roupas certas não dependem de cores ou estampas da moda. Para tornar sua existência mais agradável, seja no fio ou no calor, você deve escolher materiais adequados.

Os tweeds, flanelas e casacos isolantes ajudam no inverno. Tecidos e membranas impermeáveis, te salvam na chuva. Manter a temperatura do corpo – próxima – do agradável no verão também começa com a escolha do tecido certo.

Mas quais são esses tecidos? As fibras naturais, geralmente derivadas das plantas, ainda são a melhor escolha. Neste resumo eu vou compartilhar quais opções te ajudam a ficar mais à vontade no calor.

Procure tecidos com tramas abertas

Mais importante do que o material, é o entrelaçamento da trama.

Na área de tecelagem o termo trama significa o espaçamento entre os fios que constituem o tecido. Uma trama menor significa fios menos espaçados entre si; uma trama maior significa fios mais espaçados entre si. Essa qualidade é mais fácil de aproveitar em jaquetas e casacos já que um tecido muito aberto pode deixar a camisa meio transparente. O truque é não exagerar, equilibrar o conforto com a usabilidade.

estrutura do tecido
Estrutura tafetá, estrutura sarja e estrutura cetim

Os tecidos com estrutura tafetá são mais respiráveis do que sarjas. A diferença pode ser pequena, mas, se você tiver uma escolha, prefira uma cambraia, um Fil a Fil (end on end) ou tecido panamá com tessitura basket são mais abertos, e por isso ideais quando a temperatura sobe acima de 80.

Uma roupa de lã – fibra normalmente associada ao inverno – feita com o tecido certo, pode ser uma das melhores escolhas para o verão se a trama for espaçada. Ela permitirá que o calor e umidade do corpo escapem, e que o vento entre. Seria mais confortável, por exemplo, do que uma roupa feita de linho denso, mesmo o material estando normalmente associado ao verão.

Um dos materiais mais respiráveis para camisas é o voile (também chamado de voil ou voal). É um tecido muito fino, macio e arejado, geralmente de algodão. Ele é ótimo para pegar uma praia, mas é um pouco indiscreto. A transparência pode ser disfarçada por cores mais escura ou estampas. Você também pode criar uma sobreposição interessante vestindo uma camisa de manga curta aberta por cima de uma camiseta leve.

tecido panamá

Como saber se a trama é aberta? Na internet, você depende do zoom para tentar identificar a abertura da trama. Infelizmente, descrições de produto detalhadas são raras nos sites brasileiros. Nas lojas físicas a coisa fica mais fácil. A melhor  maneira de verificar é segurar o tecido contra a luz e ver o quão transparente ele é.

Linho

Muito do que é falado sobre o linho em outros blogs de moda masculina não fala sobre o que torna o material tão bom para camisas de verão. A real vantagem do linho é absorver muito bem a umidade. Isso significa que você vai se sentir mais seco em dias quentes e úmidos, sem aquela sensação melada.

Quando novo, o linho pode parecer rígido, mas o material amacia com a lavagem e o desgaste. Os melhores lençóis de cama são muitas vezes feitos de fibras longas de linho longo de macio e confortável o material é nas noites quentes.

No entanto, ele enruga com facilidade. Se isso te incomoda, procure uma camisa feita em mescla de linho com algodão porque ela vai manter melhor sua forma.

camisa masculina de linho

Lembre-se apenas do que eu comentei acima. O linho, pode ser tecido com fios mais grossos e tramas fortes e de nada adianta uma camisa de linho muito densa. Utilize o truque da luz para verificar a trama. O ideal, é você conseguir ver o outro lado.

Eu gosto de usar camisas de linho mais soltas. O tecido estica pouco e acho super desconfortável quando a modelagem é muito justa.

Você encontra camisas de linho em muitos lugares. A Uniqlo, J.Crew e J.Crew Factory são gringas mas tem excelente valor. As golas são um pouco mirradas, mas a construção e os materiais são muito bons pelo preço.

Camisas de linho normalmente seguem uma temática praiana. Escolher uma cor escura ou estampa mais agressiva (até mesmo xadrez) ajuda a diminuir o visual férias. A 3Sixteen (dona da foto principal do post) também lança ótimas coleções de verão com tecidos confortáveis e estampas criativas.

No Brasil, você encontra em coleções de verão de praticamente todas as lojas, da Hering até a Richards, e também independentes como a Básico. A Dion Ochner tem uma camisa worker de linho e algodão super legal.

Madras

Entre os tecidos de camisas de verão, o Madras é um dos mais leves e mais respiráveis. Ele é um tecido quadriculado de algodão leve, quase transparente de tão fino.

Arrojado e alegre, era originalmente feito em teares manuais na Índia. No final do século XIX, era tingido apenas com corantes vegetais naturais que sangravam quando lavados em água morna e sabão.

Por causa da respirabilidade e leveza, o material tornou-se muito popular entre os ingleses que viviam na Índia. Mais tarde, foi importado para todo o Império Britânico, ficou mais popular e se espalhou por toda a Europa.

camisa de madras

Segundo a história, a Brooks Brothers importou o Madras para os EUA e usou a mistura das cores como qualidade, e não defeito. As camisas Brooks Brothers de Madras tinham “garantia de sangrar”. Lavar a camisa criava efeitos originais que davam ao tecido um tom aquarelado.

É difícil encontrar madras sangrentas hoje em dia. Poucas pessoas estão dispostas a aturar os cuidados especiais, então a maioria dos fabricantes prefere apenas se inspirar no original. Você ainda encontra esse xadrez colorido, mas dificilmente ele sangra.

camisa para o verão

O texto é sobre camisas masculinas para o verão, mas eu achei perfeitas as cores nessa foto tirada pelo Sartorialist! É um exemplo de combinação sensacional que anotei para experimentar.

Mais uma vez, a J. Crew é ótima para camisas inspiradas em Madras. Estou colocando esses links no inverno do hemisfério norte, mas no verão eles tem várias opções com corte moderno e diversas cores. Tem também a Brooks Brothers e a Ralph Lauren, as duas maiores marcas com inspiração tradicional. Eu gosto mais das golas maiores da Brooks do que as colas pequenas da J.Crew.

Você também pode experimentar a O’Connell’s (que usa tecido da cidade Indiana onde tudo começou) e a Gitman Vintage (procure no Google durante o verão para ver qual loja tem). Ambas estão um passo acima em termos de qualidade.

Oxford Cloth

É meio estranho eu escrever sobre Oxford para o verão. Normalmente, elas são camisas mais pesadas e mais grossas, o oposto do que você gostaria de usar em um dia abafado. Mas aqui está a coisa: lembra o que eu falei sobre tramas abertas?

Tecidos com estrutura tafetá, ou um por um, são mais respiráveis do que sarjas. De todos os tecidos simples, o oxford é o meu favorito. A diferença pode ser pequena, mas a trama do oxford combina dois fios que se cruzam, mais aberta do que a padrão. Com isso, o tecido respira melhor e a camisa ganha conforto.

As camisas button down de tecido oxford simbolizam tudo que é bom: casualidade, juventude, confiabilidade, e profissionalismo. Elas podem ser usadas ​​com praticamente qualquer coisa – jeans ou calças sociais, tênis ou sapatos, jaquetas de campo ou casacos esportivos. São quase tão versáteis quanto uma camiseta, especialmente em azul claro.

kennedy camisa ocdb

Se você está procurando por autenticidade, comece pela Brooks Brothers. Eles são os inventores do estilo, e suas OCBDs vêm com colarinhos sem forro.

A Michael Spencer tem uma modelagem parecida e também trabalha com golas com ou sem forro. A vantagem são as opções personalizáveis a preços relativamente baixos. A Mercer & Sons é conhecida por bonitas golas, mas o corte é amplo

A Kamakura é, na minha opinião, a melhor opção. Eles tem mais de um tipo de corte e a gola é incrivelmente fantástica e fiel ao “collar roll” que tornou esse tipo de camisa tão adorado.

Pelo preço, você pode repetir a Uniqlo.

Rayon

Você pode não estar familiarizado com a palavra rayon, mas definitivamente conhece o material. Ele costuma ser utilizado para forrar paletós e algumas jaquetas casuais.

O Rayon tornou-se popular na década de 1920 como substituto da seda (é chamado de “seda artificial”). Tem a mesma textura macia e suave, mas custa menos produzir e não é tão quente quanto a seda. Por isso, os alfaiates a trocaram pelo rayon.

Ao contrário do algodão ou linho, o rayon não absorve muito bem o suor. Por isso, eu recomendo cortes mais largos e soltos. Sentir o toque deslizante do tecido balançando contra sua pele é refrescante.

camisas masculinas de rayon

O rayon das camisas não é brilhante como o dos forros! Ele permite boa tintura, e por isso muitas camisas havaianas utilizam.

É difícil achar boas camisas de rayon. Você pode procurar em brechós mas as vintage dos anos 50 são super caras! O bacana é que você encontra estampas que vão além do “aloha” e se aproximam do rockabilly.

As opções mais autênticas são as marca de camisas havaianas clássicas como a Reyn Spooner. A Sun Surf e Duke Kahanamoku são marcas atuais que fazem maravilhosas camisas havaianas. A Star of Hollywood faz camisetas de rayon com estampas inspiradas em hot rods..

A Bryceland’s, no Japão, tem ótimas estampas no estilo dos anos 50, mas elas são extremamente caras.

Seersucker

Finalmente, há seersucker, que é um clássico norte-americano chamado seersucker e por aqui conhecido como anarruga.

Anarruga é um tecido de algodão que apresenta uma textura enrugada. As ondulações sobre a superfície o tornam especialmente apropriado aos dias mais quentes e úmidos do ano, pois elas permitem a circulação de ar sob a roupa, promovendo assim a transpiração e amenizando a sensação de calor.

Tão importante quanto isso: as camisas feitas com anarruga são fáceis de lavar e você não precisa passar. Elas têm uma aparência casual meio desleixada, perfeitas para os dias de verão.

tecido anarruga

Camisas de anarruga são menos comuns do que as outras opções acima. Sua maior chance de encontrar é entre Maio e Agosto em muitas das lojas mencionadas acima – L.L. Bean, J. Crew, Brooks Brothers, Gitman Vintage e  Proper Cloth.

Também gosto destas de mangas curtas brancas da Portuguese Flannel e da New England Shirt Company que aparecem em vários sites que gosto quando a temperatura sobe. Outras marcas costumam incluir o tecido de forma pontual em suas coleções verão, muitas vezes com gola padre, que é ainda mais casual.

A cor tradicional do tecido é o listrado azul claro e branco, mas seersucker escuro é uma ótima maneira de modernizar o visual e aumentar a versatilidade da camisa.

camisa de anarruga azul escuro

O calor não está perdoando neste começo de ano, e a busca das roupas mais adequadas para os dias mais quentes do ano é importante para se sentir confortável e elegante. Mesmo com temperaturas altas, é possível investir em roupas com tecidos que te deixam mais à vontade.

Espero que você tenha gostado das sugestões. Como no Brasil quase sempre faz calor, você pode misturar esses tecidos com os tons e cores que você gosta. Você não precisa ficar preso aos tons praianos, e pode construir até mesmo um estilo rústico (como o workwear), sem abrir mão do conforto.

Como sempre, se ficou alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário ou me chamar lá no instagram @soqueriaterum.

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!