Rayon: o tecido mágico do verão

Powered by Rock Convert

Por mais que eu goste de raw denim pesado e botas masculinas robustas, deixo essas opções um pouco de lado durante os meses mais quentes do ano. No verão escaldante, prefiro estar mais a vontade, e nada é tão “férias” quanto o tecido rayon.

Uma dica para sobreviver a temperaturas agressivas, é escolher tecidos ideais para o calor. Camisas de linho são grandes favoritas, mas existem outras opções que são muito frescas e “respiráveis”. Entre elas o Rayon, um tecido leve ideal para o guarda-roupa tropical.

Neste texto, vou falar sobre o rayon e como eu gosto de incorporar ele no meu visual. Ele pode ser usado casualmente ou até mesmo combinado com alfaiataria, se você quiser realmente ousar.

Espero que as ideias te inspirem a desfrutar dos benefícios desse tecido bem confortável!

História do Rayon

Ao contrário de outros tecidos tradicionais, como o algodão encerado inventado por marinheiros que espalharam óleo de linhaça sobre as capas de chuva, o Rayon não tem uma história mítica e heróica.

O Rayon é uma fibra parcialmente artificial, fruto da obsessão do século 20 com o progresso tecnológico.

As bases do Rayon surgiram em meados do século XIX, mas o tecido só começou a se popularizar no período entre as duas guerras mundiais.

O otimismo dos promotores desse tecido na época era utópico. As propagandas colocavam o Rayon como uma invenção humana que superava a natureza, sugerindo que ele podia fazer tudo e um pouco mais. Era a época do modernismo, quando as pessoas sentiam que a tecnologia poderia acabar com qualquer problema econômico e social.

A esperança da modernidade industrial foi expressa nas linhas elegantes da Art Déco e na glorificação das máquinas pelo futurismo. A injunção de Ezra Pound em 1934, “Make It New!” serviria como uma abreviação do amor modernista por todas as coisas novas. Não é surpresa que, quando o rayon foi lançado como uma alternativa melhor e mais acessível do que a seda natural, as pessoas ficaram entusiasmadas com a novidade.

Hoje, as pessoas têm uma relação muito mais consciente com a tecnologia. Somos viciados em nossas máquinas, mas sabemos que o plástico acaba em nossos aterros e microfibras sintéticas que acabam no oceano. Consequentemente, muitas pessoas preferem tecidos naturais à tecidos sintéticos.

O rayon, por algum motivo, escapa desse debate entre natural e sintético. Talvez porque o tecido ainda é considerado tradicional, e as pessoas assumem que as coisas no passado eram sempre melhores. Ou talvez porque esse ele seja apenas parcialmente artificial, já que é feito a partir de polpa de madeira amassada.

Como é feito o rayon

O rayon é feito a partir da celulose, que é processada quimicamente e depois pressionada por uma máquina, como um chef fazendo uma massa de espaguete. Esses fios transformam-se no tecido.

Nos livros têxteis, ninguém parece concordar se o rayon deve ser classificado como natural, porque é fabricado a partir de fibras de celulose reaproveitadas, ou artificial, por causa do processamento químico.

Talvez ele seja os dois.

A popularidade também pode ter algo a ver com as qualidades desse tecido. Os melhores alfaiates sob medida do mundo, incluindo os da Savile Row, ainda forram seus ternos e paletós esportivos com Bemberg, um tipo de rayon.

Bemberg esquenta menos que a seda, não fixa odores tão facilmente e é mais resistente. Tudo isso, além de ser mais barato. Fica difícil justificar o uso de seda, a não ser para tirar onda. Roupas íntimas de alta qualidade também são feitas de modal, que é um tipo de rayon produzido a partir de madeira de faia. A roupa de baixo de modal é sedosa, macia, absorve o suor e aguenta melhor repetidas lavagens.

Vantagens do Rayon

O rayon tem quase todas as qualidades que você precisa no verão:

  • É extremamente confortável e respirável;
  • Tem um toque fresco e uma textura macia e sedosa;
  • Ao contrário do algodão, absorve a umidade da pele, deixando você seco nos dias quentes.;
  • Como costuma ser usado como uma alternativa de seda, também pode ser muito elegante (melhor para camisas casuais de fim de semana, ao invés de camisas para vestir no escritório);
  • Por fim, é bem difícil de amassar, então você não passar esse tipo de tecido. Basta você usar que ele desamassa sozinho.

Mas o rayon tem uma desvantagem: a maioria dos fabricantes de roupas recomenda que você lave à mão. A boa notícia é que como o tecido não retém odores facilmente, você pode usar duas ou três vezes antes de lavar.

Como usar camisas de Rayon

Foto Groovin High

Se você quer comprar a sua primeira roupa de rayon, comece com uma camisa. O material pode aparecer com outros nomes, como lyocell, viscose ou Tencel (Tencel é apenas uma marca de rayon.

Existem camisas de Rayon lisas, mas quase sempre são estampadas. Eu gosto das estampas mais antigas que são maiores e bem espaçadas. Não tem nada de errado nas camisas com estampas menores, mas elas aparentam ser um pouco mais modernas do que prefiro.

Abraçar a singularidade das camisa alohas é parte da diversão. As estampas ousadas são exatamente do que se trata o estilo verão!

Atualmente, tenho visto muitas pessoas (no instagram) usando camisas havaianas com alfaiataria. Geralmente, combinam com calças de sarja ou calças em outros tecidos de verão (como o linho) e mocassins. É uma versão modernizada de um visual dos anos 40 e 50.

Foto Brycelands
Foto Brycelands

Dependendo do contexto, da até para usar com um terno de linho claro, usando a jaqueta para suavizar as estampas. Bermudas e jaquetas workwear também são legais para combinar. Você também pode optar pelo visual rockabilly clássico, vestindo uma camisa aloha desabotoada com jeans selvedge e um tênis de lona para ficar mais atual.

Foto Brycelands
Foto Thousand Yard Style

Onde Comprar Camisas de Rayon

Você encontra camisas no estilo havaiano neste material em marcas como Soullive, Two Palms e Reyn Spooner. Sun Surf e Duke Kahanamoku tem excelentes reproduções vintage.

Stevenson Overall Co e Star of Hollywood são um pouco mais “rockabilly”. Trashy Diva tem opções acessíveis (pesquise por rayon no site). A Bryceland’s tem suas próprias camisas de rayon com estampas retrô. A Groovin High é sensacional também!

A Portuguese Flannel, a House of St. Clair e a NN07 trabalham cores mais simples e sólidas. Para algo um pouco mais moderno, tente Frescobol Carioca, Our Legacy ou Officine Generale. A Proper Cloth oferece o material em várias estampas e cores. Eles permitem que você crie uma camisa personalizada.

Se você quer experimentar algo novo no calor, procure camisas de Rayon. Parece que aqueles marqueteiros de meados do século vinte estavam certos.

Foto Brycelands
Foto Brycelands
Foto Brycelands
banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!