Bermuda Masculina: Dá para usar e manter o estilo?

como usar bermuda masculina
Powered by Rock Convert

Poucas peças do guarda-roupa masculino são controversas como bermudas masculinas e shorts. Pode não ser aparente para a maioria em um país quente como o Brasil, mas para os mais ligados a estilo e elegância, o assunto é controverso.

Bermudas, ao lado da calça de moletom, são as maiores divisórias entre aqueles que se preocupam com a aparência e os que privilegiam o conforto. Talvez porque as tradições de elegância e estilo masculino vem do hemisfério norte, onde existem outras linhas de defesa contra o calor.

No Ocidente, antes da primeira Guerra Mundial, homens não usavam shorts. A raiz parece ser a idéia que shorts não são masculinos. Eles são para crianças, que mostram as pernas por razões funcionais, e homens não são crianças.

Esse debate dura mais de cem anos. Entre guerras mundiais, um grupo de ingleses formou o Men’s Dress Reform Party. Entre várias exigências estranhas relacionados a estilo, exigiram que homens pudessem usar bermudas por razões de higiene física e moral.

Até hoje alguns acreditam que homens adultos não devem exibir as pernas por nenhum motivo, a menos que estejam participando de esporte ou lazer. Tom Ford disse algo como “shorts devem ser usadas apenas na quadra de tênis ou na praia”, nunca em uma cidade chique como Nova York.

Podem até existirem razões para evitar usar bermuda, mas com a chegada do verão temos necessidade de optar por trajes adequados para os dias de calor. Mesmo quem gosta de estilos clássicos, pode criar visuais estilosos com bermuda sem gerar nenhum estranhamento, sobretudo no Brasil, onde a maioria dos homens já optam por bermudas.

Neste post mostrarei algumas sugestões para você escolher a bermuda masculina que tem mais relação com estilos de inspiração casual vintage. Para buscar ideias, eu naveguei pelo meu feed do Instagram em busca dos melhores usuários de shorts e separei algumas dicas.

Comprimento ideal da bermuda

Não existe comprimento ideal da bermuda masculina.

Bermudas mais compridos só se tornaram populares nos anos 90. Já viu fotos dos anos 80, 70, 60…? As bermudas beijavam o topo da coxa e eram quase cuecas samba canção. O anúncio abaixo é da década de 1930. A idéia era alongar as pernas para realçar o que muitos consideravam ser as proporções masculinas ideais.

Modelagens mais curtas, aquelas bermudas na altura da coxa, estão novamente populares no momento. No entanto, optar por algo entre os dois extremos é sempre o caminho mais versátil. Por isso, eu prefiro as bermudas que terminam um pouco acima do joelho.

No ano passado, a GQ produziu o guia mais pragmático para determinar o comprimento ideal de uma bermuda. A fórmula do escritor Martin Mulkeen é basicamente medir sua altura e adicionar seu nível de conforto ao mostrar as pernas.

Modelagem da bermuda

Novamente, não há uma modelagem ideal. Mas optar por qualquer extremo – largo ou apertado – requer uma certa familiaridade com a moda ou um estilo pessoal bem marcante para funcionar.

Melhor seguir o caminho do meio. Suas pernas não podem ficar perdidas nem espremidas dentro da peça. O ideal é que sigam a proporção do seu corpo, complementando a espessura da perna.

Cores e Estampas

Assim como o corte, não há nada errado em se aventurar na cor, estampa ou textura. Mas se você procura versatilidade, trate a bermuda como um calça chino.

Cáqui, azeitona e azul marinho são cores bastante fáceis de usar. Além disso, cores sólidas também são mais fáceis de combinar com diferentes camisas e sapatos.

Tecido

A maneira mais fácil de encontrar alívio no verão é uma bermuda em tecido leve. Um short de linho, ou tecidos como gabardine de algodão ou misturas leves de nylon também ajudam bastante a manter o conforto e variar o visual.

Nunca entendi a idéia de um “short pesado”, que parece ter surgido durante o renascimento do lenhador dos anos 2000, portanto eu evitaria qualquer produto nessa direção.

Detalhes

Gosto de usar shorts sem cinto então procuro por opções com elástico, cordões internos ou ajustes interessantes.

No calor é difícil usar muita roupa então eu acho legal bolsos com designs criativos e, às vezes, pregas. Ajuda a deixar o visual mais interessante

Quando se trata da controversa bermuda cargo, depende. Prefiro shorts básicos, mas achei algumas fotos que gostei. Elas geralmente precisam ser um pouco mais longas, terminando no joelho para acomodar o bolso lateral.

Combinações

Gosto de bermudas com camisas oxford button down, para dentro ou para fora. É uma combinação super clássica que lembra fotos antigas das universidades Ivy League.

Se o tempo permitir, também gostei das imagens com jaqueta leve, como uma gandola ou camisa militar. Parece incoerente usar bermuda e sobreposição, mas na minha opinião o comprimento das mangas longas complementa a calça curta e fica bem legal.

Bermudas com camisas estampadas são uma opção óbvia, bem como camisetas com estampas discretas. Se o topo for em uma cor só, é possível brincar com texturas.

Para sapatos, me vejo usando modelos de tênis mais retrô, mocassins (tassel e penny loafers), mas nem tanto chinelos como algumas fotos deste artigo.

Cores eu gosto de ver através de acessórios, como a pulseira do relógio, óculos escuro, um boné, uma bolsa ou até mesmo as meias.

Siga uma estética

Para quem não está acostumado, como eu, a melhor maneira de começar a usar bermudas é permanecer dentro de uma estética bem definida.

Você precisa conhecer um pouco o histórico das peças ou como as coisas geralmente são combinadas em nichos específicos. A ideia é não pegar e juntar coisas aleatórias do armário.

Eu sugiro encontrar um estilo – Workwear, Rugged Ivy, Clássico Contemporâneo etc. – e se organizar ao redor dele. Tente criar uma mensagem com suas roupas!

As fotos que escolhi são um ponto de partida se você tem o mesmo gosto. São fotos diferentes; bermudas com parkas, moletom Champion e trajes estilo outdoor com visual neo-retro. Camisetas, camisas estampadas e jaquetas leves de estilo militar. O que as referências têm em comum é beberem na fonte do estilo norte-americano antigo, particularmente o Rugged Ivy.

Pode ser um desafio aprender essa linguagem visual. Para ajudar, busque inspiração onde puder – filmes, fotografias históricas e lookbooks de moda são pontos de partida naturais.

Marcas favoritas

Pela simplicidade da peça, é muito fácil encontrar bermudas acessíveis.

Eu gosto bastante dos shorts da Uniqlo. Eles tem uma opção em algodão levíssimo com um pouco de elastano. A cintura tem elástico, extremamente confortável!

A Cotton Project sempre tem opções interessantes. No momento, eu gosto do fatigue shorts verde oliva e também das opções com visual retrô, que me lembram os da Patagônia visto em fotos de montanhistas anos 60 e 70.

Não é muito difícil encontrar uma bermuda básica por aí. O diferencial vai ser como combiná-la de um jeito interessante.

Saindo do comum, shorts militares e esportivos de marcas vintage ou contemporâneas. RRL, Engineered Garments e Champion têm ótimos detalhes com inspiração vintage. Gosto também da Gramici e Patagonia, que são marcas de outdoor.

Você também pode cortar uma calça chino antiga. Pode ser uma calça jeans ou fatigue pants também. Bermudas Ghurka, utilizadas pelo exército inglês, são uma opção interessante e combinam com alfaiataria também. Mas preste atenção porque a modelagem é bastante exagerada. Se comprar, visite seu alfaiate.

Romper com a monotonia dos seus jeans habituais e com o preconceito de não usar bermuda é uma boa maneira de não sofrer enquanto as temperaturas mais baixas não voltam.

É difícil não viajar nas próximas coleções de outono, mas interessar me por bermudas é um jeito de seguir me divertindo ao me vestir e experimentar com meu estilo individual.

Se você passa os dias em um escritório com ar-condicionado, provavelmente não está tão preocupado com o calor do verão. Mas se você passa tempo ao ar livre, dê uma chance a heresia de vestir shorts.

Fotos: Thisisallihavenow, Borasification, Clutch Cafe, Theresco

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Equipe SQT
Escrito por Equipe SQT