Camisas de Linho e o estilo clássico no verão

camisa de linho para o calor

Confeccionado em fibras naturais, o linho é um dos tecidos mais antigos do mundo. Ele possui tramas mais abertas e retém pouco a umidade, fazendo com que a camisa de linho seja mais fresca e perfeita para o clima brasileiro, que pede pouca roupa e conforto!

Além disso, o linho possui um visual elegante e sofisticado, se tornando a opção ideal combinar conforto com estilo para os dias quentes. Muito versátil, você encontra os mais diversos tipos de camisas feitas com ele. Assim, pode usar o linho em diferentes ocasiões, seja para trabalhar ou para situações despojadas e informais.

Confiram abaixo dicas para começar a usar camisas de linho e vencer o calor!

O que é linho

Planta linho
Photo Sebastien Rande / CELC

Linum Usitatissimum é a planta de onde são extraídas as fibras de linho para a fabricação do tecido. É uma planta com várias utilizades, pois suas sementes se tornam corantes, tintas, cosméticos e revestimentos. Moidas, são utilizadas em cataplasmas. Outros subprodutos da produção de linho são transformados em uma polpa utilizada na produção de dinheiro e chapas de fibras. É realmente incrível como todas as partes dessa planta são aproveitadas.

O linho também é velho! Já se fazem mais de dez mil anos que o homem vem aproveitando este presente da natureza para fabricar tecidos com um toque macio, rica absorção de cor, durabilidade e conforto incomparável. Existem evidências deste tecido na Mesopotâmia e na Turquia, por volta de 7000-8000 aC.

Com é uma vegetações nativa das margens do Nilo, os egípcios antigos fizeram uma fortuna comercializando este tecido. Ele servia para fazer velas de barco, bandagens para mumificação e tecido para roupas, entre eles um linho roxo apenas para sacerdotes e outro tão delicado que só podia ser vestido por monarcas.

O linho foi usado por Príncipes, Reis e Semideuses ao longo de toda Ásia, Oriente Médio, Grécia e Europa antiga. Até o Santo Sudário é de linho. Quer mais provas da versatilidade deste tecido que consegue ser rústico e forte, e ao mesmo tempo fino e delicado?

Qual a vantagem das roupas de linho?

camisa de linho natural

Sabe aquela sensação da roupa grudando no corpo? Mais forte e resistente que o algodão, o tecido de linho tem alto poder de absorção. Ele é absorve muito bem a umidade da pele, fazendo você se sentir mais seco em dias quentes e úmidos.

Outra característica que ajuda no frescor de um tecido é a sua trama, ou seja, a maneira como os fios são entrelaçados. As fibras do linho permitem tramas bem abertas, e elas permitem a entrada de ar e a liberação do calor e da umidade do corpo. Veja como a trama da camisa de linho na foto a seguir é aberta. É possível ver a janela contra a luz!

camisa de linho azul

Só tome cuidado. Um tecido muito aberto e arejado pode deixar você exposto pela transparência. O truque é encontrar algo que equilibre o conforto e a usabilidade. Cores escuras ajudam a disfarçar melhor uma trama aberta do que os tecidos claros.

Porque poucos usam camisa de linho?

Mesmo com tantas vantagens para o nosso clima quente, nós usamos pouco as camisas de linho no Brasil. Na minha opinião, o motivo é porque o linho amassa com facilidade. Muitos se incomodam com o aspcto amarrotado, que consideram desleixado.

terno com camisa de linho

É verdade que o linho amassa, mas é faz parte do charme desse tecido. O imperfeito, ligeiramente desgastado, tem sua beleza. É por isso que apreciamos objetos artesanais e objetos antigos. As imperfeições tem a humanidade que produtos industriais, ou novos em folha, não têm. É como com sapatos britânicos que são usados por 10, 15 anos. Ficam melhores e mais fascinantes do que qualquer par novo em uma prateleira. .

Qual é a primeira coisa que você faz depois que corta o cabelo? A primeira coisa que eu faço ao olhar no espelho é bagunçar um pouco o penteado. Parece que nem acabei de sair da barbearia, e gosto disso. Prefiro tudo um pouquinho fora do lugar, é bem melhor do que perfeito e forçado.

Uma camisa de linho levemente amarrotada é indiferente. Ela não se importa com as regras, em um dia de calor. Uma camisa um pouco amassada no verão tem o humor exato da estação mais quente do ano, e transmite uma sensação de conforto em primeiro lugar.

A partir do momento que você aceita o charme da camisa – um pouco – enrrugada, você não precisa passar tanto. Poupe o tempo e assuma os vincos! Com o tempo de uso e as lavagens (saiba como lavar linho), o tecido vai amaciando e começam a enrugar menos.

Agora, se o enrugado realmente te incomoda, experimente uma mistura de algodão e linho. A mescla dessas duas fibras consegue manter melhor o aspecto liso e passado durante o uso.

Como usar camisa de linho com estilo?

A camisa é um item clássico e obrigatório no guarda roupa de qualquer homem. No verão, os de linho ajudam a aguentar os dias quentes sem perder o estilo e conforto!

Primeiramente, a modelagem da camisa é essencial. O linho não é elástico e por isso a camisa deve vestir mais solta para não prender seus movimentos. O ar fresco passa naquele pouco de espaço entre o seu corpo e o tecido para te refrescar. Estéticamente, eu também prefiro a camisa de linho um pouco mais larguinha para manter o ar descontraído, solto e casual. Ela é, afinal de contas, uma camisa de verão. Calor não combina com nada apertado!

As camisas de linho funcionam muito bem em cores claras. Azul claro, pastéis e caqui dominam o “verão tradicional”. É uma excelente e previsível proposta. Camisas de linho simples em tons de azul claros serão sempre um clássico. Para o look não ficar tão “resort de férias”, você pode combinar com calças chino e botas chukka ou loafers de camurça marrom. É um bom meio termo legal entre o formal da cidade e o casual da praia!

Para sair do comum, você pode escolher cores mais vivas. Não são tão praianas como a típica camisa havaiana, mas rombem com ideia de uma camisa comum que se usa no escritório. Essas cores fortes ficam muito legais com roupas simples e bem casuais, pois de chamativo já basta a camisa.

Mas contraste não significa fazer escolhas muito loucas. Ao invés de cores vivas e gritantes, experimente utilizar tons neutros para formar contrastes entre a calça e a camisa. Esse truque simples cria um visual bem interessante em climas quentes, inspirado pelas décadas de 1930 e 1940. Olha só essas ilustrações e fotografias da época com esse contraste sendo muito bem executado. As combinações tem cor, mas não são joviais e alegres. É uma proposta mais sóbria e sofisticada.

Na prática, o jeito mais fácil de conseguir esse efeito é uma camisa marrom escura com calça creme ou uma camisa azul marinho com calça branca. Uma abordagem mais sutil, utilizando tons neutros e saturados.

Quem precisa vestir terno ou simplesmente curte estar sempre vestindo alfaiataria consegue aproveitar o linho para se manter alinhado, mesmo nos meses quentes. A camisa de linho, vestida por baixo de um terno de linho, ajuda a tolerar melhor o calor.

As mesmas ideias também se aplicam aqui. No ambiente mais formal, tente deixar o linho menos casual escolhendo cores mais escuras e tradicionais, como o marinho ou marrom. Evite também combinar todas as peças de linho ao mesmo tempo. No ambiente casual, o contraste de uma cor mais clara ajuda a realçar a textura rústica e você pode utilizar tons mais alegres para refletir o calor da estação!

Onde comprar camisas de linho?

Quando você começar a procurar por camisas de linho para comprar, vai reparar como é fácil encontrar! Vou deixar algumas sugestões, mas praticamente todas as marcas trabalham com o tecido em suas coleções de verão. Grandes markeplaces, como a Amazon, tem modelos de todos os tipos, cores e preços.

As camisas da Oriba tem um valor muito bom. A gola é fracote, mas é uma boa opção pelo preço. Eu também gosto das camisas da Richards. O material é excelente, mas espere para comprar na promoção. Eles sempre oferecem descontos agressivos no fim da coleção.

Nos Estados Unidos, as da Uniqlo são super baratas e acessíveis, com uma qualidade semelhante aos bons produtos brasileiros. Subindo um pouco na escala, existem algumas opções mais caras com certos diferenciais de design e material. Algumas delas são a Proper Cloth, Gitman Vintage, The Armoury e Drake’s.

Sendo bem honesto, eu não recomendo importar, ok? Faça isso apenas se o design for algo muito especial. Camisa é algo fácil de comprar e ajustar depois.

Espero que você tenha gostado das dicas sobre a camisa de linho e resolva acrescentar uma no seu guarda-roupa se ainda não tem. Que elas são excelentes com uma bermuda na praia, eu acho que todo mundo sabe, mas também são poderosas aliadas do homem que gosta de se vestir de forma clássica, mesmo no verão? Deixa a camisa solta amassar sem preocupação, aproveite o conforto!

4 comentários em “Camisas de Linho e o estilo clássico no verão”

  1. O pessoal do menswear nacional finalmente anda se tocando e começando a trabalhar mais com linho. Na Richards sempre teve mas estilistas já falecidos que mandavam ver nos anos 80 como Gregório Faganello e Georges Henri (nossa, tenho vontade de chorar qdo passo na esq da Lorena com Bela Cintra e vejo aquele monumento ao cafona, o retratista Roberto Camasmie, onde onde ficava o templo de moda do Georges que, btw, era pai do Maxime Perelmuter da British Colony) foram pioneiros. Na Europa e nos USA todos fazem e os melhores resultados aparecem qdo o linho é misturado com algodão e/ou seda. Claro que isso ainda não chegou aqui mas quem sabe daqui uns 6/7 anos. Em tempo, comprei um hoodie conceitual de uma marca gringa chamada Pleasure Principle com blend de linho e algodão e wow, é um treco muito especial. :)))

  2. Você pode me indicar um livro ou alguma fonte sobre este período da moda no Brasil? Meu pai é do Rio, e escuto muitas coisas sobre a Richards antiga, Maria Bonita, etc. Esse hoodie é um que está a venda no Gilt? Os preços são mesmo aqueles, sem surpresa de impostos?

  3. Um livro específico sobre o Grupo Moda Rio não conheço mas tem o 'História da Moda no Brasil, das influências às autorreferências', com coordenação do João Braga que é craque. Essa geração foi muito especial e, sob muitos aspectos, visionária, especialmente a Cândida Sarmento da Maria Bonita que, pra mim, é possivelmente a maior estilista que o Brasil já teve. Enfim, checa lá.Comprei o hoodie no Gilt meses atrás e o preço é aquele mesmo mas dobra na hora do checkout pq os impostos da nossa gulosa Receita Federal são pré-calculados.

  4. Raul Gondim Pereira

    Gosto de camisa manga curta de linho e já comprei na Richrards, promoção, óbvio. As de manga longa ficam bem em homens mais altos e esbeltos ou atléticos, quem tem formas mais arredondadas não considero que fique muito bem. Tenho comprado tecidos de algodão e feito camisas na costureiro do bairro com bons resultados. O linho 100% custa três vezes mais do que o tecido que costumo comprar, passando de R$35 para R$95 o metro. Como uso 1,3m, o preço fica salgado. Porém, pode aparecer uma promoção na loja de tecidos que me leve a experiemntar camisa na costureira feita com linho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.