Camisas de Linho e o estilo clássico no verão

camisa de linho para o calor
Powered by Rock Convert

O clima brasileiro pede pouca roupa e conforto. É difícil pensar em elegância quando a vontade é tirar tudo e pular na piscina.

Sim, complicado, mas nem por isso você precisa abandonar o estilo que te deixa à vontade. Aa camisa de linho é peça fundamental para conseguir manter a linha clássica, pois junta despojamento, elegância e frescor.

Um tecido de fibras naturais, o linho permite que o corpo respire e não retém tanta humidade quanto o algodão. Você pode encontrar peças com esse tecido em vários modelos e cores diferentes.

Eu adoro camisas de linho e me surpreendo com a pouca quantidade de homens que as usam. O aspecto amassado e enrugado acrescenta uma textura agradável e uma aparência casual muito mais interessante. É super alfaiataria clássica e ao mesmo tempo super workwear.

O que é linho

Planta linho

Photo Sebastien Rande / CELC

O Linum Usitatissimum (nome científico) é uma planta da qual são extraídas as fibras longas para a fabricação do tecido, entre outras coisas.

As sementes fornecem óleo para corantes, tintas, cosméticos e revestimentos. Quando moídas, formam uma farinha usada em cataplasmas. Os subprodutos da produção de linho são transformados em uma polpa usada no dinheiro ou chapas de fibras. Todas as partes da planta tem uma utilidade.

O que mais é o linho?

O linho é velho!

Por dez mil anos ou mais, o homem soube que esse presente da natureza era uma excelente fonte têxtil: toque macio, rica absorção de cor, durabilidade e conforto incomparável. A data das primeiras peças de linho fiadas à mão é um mistério. Há evidências deste tecido já na Mesopotâmia e na Turquia, por volta de 7000-8000 aC.

O linho é nativo das margens do Nilo e os ao longo da história, os egípcios fizeram uma fortuna comercializando este tecido. Vendiam para velas de barco de alta resistência, diferentes bandagens para mumificação, linho índigo rústico, linho púrpura, linho alvejado para os sacerdotes, e até um linho tão finamente fiado que era reservado apenas para os monarcas

O Linho foi usado por Príncipes, Reis e Semideuses, por toda Ásia, Oriente Médio, Grécia e Europa antiga. Até o Santo Sudário é de linho! O que prova a versatilidade deste tecido: rústico e forte, fino e delicado serviu patrícios e plebeus.

Qual a vantagem do linho?

camisa de linho natural

Muito mais forte e resistente que a fibra de algodão, o linho tem alto poder absorção e tingimento, porém baixo poder de resiliência – amassa com facilidade.

Muito do que foi escrito sobre o linho em outros blogs de moda masculina erra o que torna o material tão bom para camisas de verão. Sabe qual é a real vantagem do linho?

Ele é extremamente bom em absorver a umidade da pele. Isso significa que você vai se sentir mais seco em dias quentes e úmidos, sem aquela sensação melada.

Pensa em como a sua camiseta de algodão fica colada na pele ao menor sinal de suor. Nada disso com o linho.

A trama ajuda a tornar ele respirável

camisa de linho azul

Muito importante para tornar o tecido refrescante é a sua trama, ou como os fios são entrelaçados.

Eu recomendo uma trama aberta, para que o calor e a umidade do corpo escapem, e o vento entre, deixando você mais confortável do que se estivesse usando algo feito de um tecido denso.

As fibras do linho permitem tramas bem abertas, mas tome cuidado. Um tecido muito aberto e arejado pode deixar você exposto pela transparência. O truque é encontrar algo que equilibre o conforto e a usabilidade.

Para tramas muito abertas eu recomendo escolher cores escuras. Eles escondem melhor o corpo do que os tecidos claros.

Então porque a gente não usa mais linho?

camisa de linho para o calor

Na minha opinião, isso acontece porque o linho amassa com facilidade. Muitas pessoas ficam incomodadas com isso.

Sim, o linho amassa, mas isso faz parte do seu charme. Há uma beleza no imperfeito e no ligeiramente desgastado. É por isso que apreciamos objetos artesanais ou antigos. Eles têm uma humanidade que os industriais ou novos não têm.

Além disso, uma camisa ou um terno de linho levemente amarrotado passa uma indiferença autêntica. Em um dia quente de verão, os amassados expressam o humor da estação e uma sensação de conforto.

Sempre que vou a barbearia a primeira coisa que faço ao sair é atrapalhar um pouco o cabelo. Se você vai a uma barbearia, é bonito não parecer que acabou de saiu da barbearia. É sempre melhor algo um pouco fora do lugar do que muito perfeito, e falso.

É como com sapatos britânicos que foram adequadamente usados ​​por 15 anos. São melhores e mais fascinantes do que qualquer par novo em uma prateleira. Como senhores grisalhos enrugados em um terno moldado ao corpo e um belo par de sapatos velhos. Normalmente, sem tentar, são os homens mais elegantes e estilosos.

Além disso, como todo o charme está em como elas se enrugam, você não precisa passar. Desista de deixar a sua camisa muito passada e assuma os vincos.

O linho novo realmente marca com facilidade, mas o material amacia com a lavagem e o uso. Alguns dos melhores lençóis de cama são feitos de fibras longas de linho de tão macia e confortável a sensação do material em uma noite quente.

Mas, se isso incomoda você, eu sugiro uma mistura de algodão e linho, que vai manter a forma melhor durante o dia.

Como usar camisa de linho

O corte é essencial. O linho não é elástico e ela deve vestir mais solta e ser o mais respirável possível. Apropriado, penso eu, para o clima quente.
Deve ter um ar descontraído, solto e casual, porque é, afinal de contas, um traje de verão e calor não combina com rigidez.

Camisas simples em tons de azul claros serão sempre um clássico de ter no armário. Para não ficar tão “resort”, você pode usar nos finais de semana com calças de flanela bege e botas chukkas de camurça marrom. Fica um meio termo legal entre o formal da cidade e a roupa casual.

As camisas de linho também funcionam muito bem em cores claras. Azul claro, pastéis e caqui dominam o “verão tradicional”. É uma excelente ideia, mas previsível.

Você também pode pensar em cores vivas. Não são tão praianas como a típica camisa havaiana, mas rompem com as camisas de usar no escritório comum. Essas camisas em cores vivas podem ficar muito legais combinadas com itens mais simples e bem casuais, como bermudas.

Contraste não significa que você precisa fazer algo muito louco. Ao invés de usar cores vivas e gritantes, experimente utilizar tons terrosos de uma forma um pouco inesperada: escura e leve.

Esse truque simples para criar um look interessante em climas quentes, ainda com alto contraste, é inspirado pelas décadas de 1930 e 1940. Olha só essas ilustrações e fotografias das décadas de 1920 a 1940 que mostram o alto contraste bem executado. Bastante cor, mas de uma maneira mais madura.

Na prática, sugiro uma camisa marrom escura com calças creme ou uma camisa azul marinho com calça branca. Uma abordagem mais sutil, que ainda utiliza cores saturadas. É basicamente usar cores profundas de outono feitas em tecidos de verão.

camisa de linho azul marinho

Quem precisa, ou curte, alfaiataria, pode utilizar o linho para seguir alinhado mesmo nos meses quentes. A camisa de linho, por baixo de um terno de linho, ajuda a tolerar o calor. As ideias acima também se aplicam aqui. No ambiente mais formal, tem como deixar o linho menos casual optando por cores escuras. No ambiente casual, o contraste ajuda a realçar a textura rústica.

terno com camisa de linho

Onde comprar camisas de linho

Quando você começar a procurar vai ver que encontra camisas de linho em vários lugares

As da Oriba tem um valor muito bom. A gola é fracote, mas é uma boa opção pelo preço.

Eu também gosto das camisas da Richards. O material é excelente, mas é melhor comprar na promoção para usar no ano seguinte.

Nos Estados Unidos, as da Uniqlo reinam supremas no mundo das acessíveis. As da JCrew também tem um bom preço e a loja da bastante descontos.

Subindo um pouco na escala, tem as da Proper Cloth, Gitman Vintage, The Armoury e Drake’s.

Sendo bem honesto, eu não recomendo importar a não ser que o design tenha algo muito especial. Camisa é algo fácil de comprar e ajustar para obter um caimento bacana.

Espero que você tenha gostado das dicas e experimente comprar uma camisa de linho. Que elas são excelentes com uma bermuda na praia eu acho que todo mundo sabe, mas viu como também ajudam quem gosta de se vestir no estilo clássico na cidade, mesmo no verão? A textura também vai muito bem com jeans e elementos workwear. Experimente usar em um dia quente de verão e deixe que os amassados expressem a sensação de conforto!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!