Pular para o conteúdo

Como lavar roupas de linho sem estragar: Passo a passo completo!

terno com camisa de linho

Como lavar roupas de linho?

O linho é um dos tecidos mais antigos da história da humanidade. Alta resistência, durabilidade e beleza estão entre as principais vantagens associadas ao tecido. Mas não se engane, as roupas feitas com este material estão longe de delicadas!

Sendo assim, cuidar das suas roupas de linho não precisa ser uma tarefa demorada. Isso não significa ser descuidado, pois mesmo sendo o linho mais resistente que o tecido de algodão, ele ainda demanda certos cuidados para evitar manchas e encolhimento.

Neste post você irá aprender todas as dicas necessárias para a lavar sua roupa de linho com tranquilidade.

Prepare-se: Leia as instruções na etiqueta

Vamos começar com uma boa preparação. Muitas vezes, todas as informações que você precisa estão bem em baixo do seu nariz. Comece lendo as instruções na etiqueta da sua roupa de linho. Nela, você encontrará informações sobre lavagem. Entre elas, uma das mais importantes é descobrir se o tecido deve ser lavado na máquina de lavar, à seco ou à mão.

Beleza, agora você já sabe onde vai lavar a sua roupa. O próximo passo é o mesmo que você faz quando vai lavar qualquer outro tecido: separe as peças brancas das coloridas, e as peças de cor clara das de cor escura. Aproveitando, uma boa dica para evitar a perda de cor em tecidos muitos escuros é utilizar sabonetes próprios como o Woolite.

Três dicas para você lavar qualquer roupa de linho, independente do método:

Estas três dicas valem para qualquer roupa de linho, seja ela lavada na máquina ou à mão. Você vai prolongar a vida da peça se:

  1. Jamais usar água quente! Além da roupa de linho encolher, a temperatura alta vai aos poucos degradando a fibra do linho;
  2. Não use máquina secadora (apesar delas serem MUITO práticas em outras situações). A rotação da máquina e o calor podem causar enrugamentos irreversíveis;
  3. Não use detergentes biológicos. Este tipo de produto tem enzimas que limpam manchas “comendo” as proteínas dos restos de alimentos que sujaram sua roupa. As fibras de linho também contém proteínas, que são aos poucos consumidas;

Que ótimo que você chegou até aqui. Terminamos a nossa preparação! Agora, mãos à obra!

Como lavar roupas de linho (em cinco passos)

Primeiro passo: Trate as roupas manchadas com um removedor de manchas adequado ao tecido de linho. Faça isso antes de colocar a peça na máquina, esfregando com bastante delicadeza.

Prefira lavar à mão se a roupa não estiver muito suja, ok? Pode o usar o bom e velho sabão coco. Faça o mesmo se o tecido for mais delicado. Assim você evita o atrito causado pela centrifugação da máquina.

Segundo passo: Utilize o ciclo delicado da máquina de lavar roupas. Escolha um sabão suave e água fria. Se possível, utilize detergente liquido para não correr o risco de ficar com aquelas manchas de sabão.

Atenção: Prefira produtos que não contém cloro ou outro alvejante. Siga sempre instruções do fabricante para garantir a aplicação correta.

Terceiro passo: Além do ciclo mais delicado, coloque também bastante água. Evite lavar muitas peças de uma só vez.

Quarto passo: Quando a roupa estiver lavada e bem enxaguada, agora coloque para secar. É melhor secar as suas roupas de linho em um local plano e na sombra. Aqueles prendedores de roupa podem deixar marcas e causar deformação na peça durante a secagem.

Último passo: Se for preciso passar sua roupa de linho, o melhor ferro para usar é o a vapor. Uma dica é você passar a peça ainda levemente úmida.

Ficou alguma dúvida ou tem mais alguma dica para compartilhar?

5 comentários em “Como lavar roupas de linho sem estragar: Passo a passo completo!”

  1. Boa tarde,
    Tenho um terno de linho, mas não tem etiqueta de como lavar.
    Como saberei se posso lavar a seco, a mão ou na máquina?

    1. Oi, Ana. Tudo bem?

      A lavagem a seco geralmente é melhor do que usar a máquina de lavar para um terno de linho porque usa um solvente em vez de muita água. Este processo mais suave ajuda o tecido a manter sua estrutura e protege seu terno.

      Abs!

    2. Ana entra em contato com a marca que você comprou, até porque por lei nenhum produto pode ser vendido sem etiqueta de composição…

  2. Oi! Comprei um vestido de linho e ele pinica insuportavelmente. Pra colocar forro, teria que desfazer o vestido todo. Vi algumas dicas para deixar 12horas na agua gelada, dentro da geladeira. Ou lavar a peça e depois de limpa, esfregar à mão com generosas porções de condicionador. Algumas dessas dicas procede?

  3. Gostaria de saber se o linho puro com cores escuras como preto, vermelho, marinho desbotam a cor. como evitar o desbotamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *