Desert Boots Masculina: Onde comprar e como usar este clássico?

A Desert Boot tem um visual muito discreto e versátil. É uma bota que compõe o visual masculino há anos, sendo a ponte perfeita entre diversos estilos. As suas principais características, são a sola de crepe e o cabedal de camurça com cano curto.

Esta bota tem uma história riquíssima: O modelo original foi desenvolvido na década de 1950 por uma marca inglesa chamada Clarks. A inspiração surgiu na Segunda Guerra Mundial, e décadas depois, ela continua em alta!

Ficou a fim de conhecer mais sobre a história da desert boot, saber como usar e onde pode comprar uma? Então chegou ao lugar certo! Neste post, você vai encontrar algumas dicas para acertar em cheio e algumas opções para adquirir a sua. Vamos conferir?

O que é a Desert Boot?

Desert Boots Clarks

A desert boot foi desenvolvida e batizada na década de 1950 por uma marca inglesa chamada Clarks. Em mais um caso onde a marca vira sinônimo do produto, a popularidade da bota transformou o termo “desert boot” em sinônimo para calçados com os seguintes detalhes:

  • Cano médio na altura do tornozelo;
  • 2 ilhoses (furos para os cadarços) de cada lado (quatro no total);
  • Cabedal de camurça. Apesar de hoje você encontrar em outros tipos de couro;
  • Sola de crepe, que é uma borracha natural muito macia com ótima durabilidade

Essas são as características que compõem uma desert boot. Curtiu o visual? Então vamos entender como surgiu essa bota, e depois conferir como usar e onde comprar.

A História da Desert Boot

Nathan Clark, o criador da Desert Boot

Como vários itens na moda masculina, a desert boot tem uma origem prática. A idéia nasceu em 1941, durante a Campanha Norte-Africana da Segunda Guerra Mundial. Nathan Clark, um atento soldado inglês, observou calçados locais com uma sola de borracha que servia como isolante térmico e apresentava a aderência perfeita para o terreno árido do deserto Africano.

Nathan vinha de uma tradicional família de sapateiros, e enviou alguns desenhos para seu irmão na Inglaterra. Tinha certeza que o produto faria sucesso, mas seus parentes acharam a proposta era muito casual.

Com o fim da Segunda Guerra, Nathan resolveu seguir em frente com o projeto na fábrica da família Clarks. Ele usou como base a forma de uma sandália da marca que era muito popular na época. Para diferenciar a bota, costurou a sola com uma linha laranja. A camurça bege, uma escolha ousada para a época, foi uma homenagem ao deserto.

O modelo foi mais uma vez reprovado com a justificativa de ser muito despojado, um estilo que supostamente não agradaria o elegante público britânico. Determinado, apresentou a novidade na Feira de Calçados de Chicago, com a esperança que os Americanos, mais casuais, entendessem a proposta.

Ela acertou em cheio! Os americanos ficaram encantados com, que chamaram de casual com um toque de sofisticação Inglesa. A silhueta simples cativou as pessoas e confirmou o que o Nathan Clark já sabia: A Desert Boots Clarks, que seria considerada um dos primeiros sapatos casuais, tinha tudo para ser um sucesso absoluto.

Com o mercado americano de portas abertas, a Clarks não teve mais como negar o potencial da desert boot. O projeto foi finalmente aprovado, e a bota foi também foi um enorme sucesso no Reino Unido.

A Desert Boots na Moda Masculina

A desert boot da Clarks foi um sucesso imediato, e o mais surpreendentemente é como se transformou em um item de estilo na masculina em vários períodos diferentes.

Houve um boom na popularidade da desert boot nos anos 60 graças ais jovens de movimentos de contra-cultura. É possível que o visual tenha sido uma espécie de protesto, já que a casualidade da bota ia contra os padrões de elegânca. Podemos citar os Mods Inglêses com seus ternos bem ajustados e os Beatniks nos estados unidos.

Na década de 1970, a febre das desert boots chegou até a Jamaica na década de 70. Dennis Al Capone, uma lenda do reggae Jamaicano, dizia na música “quem não usa Clarks, não é nada”. Os jovens jamaicanos do movimento dancehall importaram as botas e as autoridades chegaram a proibir a entrada do produto no país. Se você quer saber mais, o livro Clarks in Jamaica é uma leitura muito interessante!

desert boots na jamaica

O solado de crepe extremamente confortável voltou com na Inglaterra tudo durante a crise do petróleo nos anos 80, pois o custo da gasolina forçou as pessoas a sair de casa à pé! Nos anos 90, ela deu as caras nos pés de artistas do hip-hop norte americano e em bandas de brit pop como Oasis e The Verve.

A simplicidade e o conforto da desert boot conquistou o público e, com tanto sucesso entre gente bacana, caiu no radar das grifes de moda. Ganhou espaço em editoriais, colaborações, desfiles, etc.

A com proposta de conforto que surgiu no deserto calçou pessoas com todo tipo de perfil e serve para todos, inclusive você. Quer saber como você pode usar com o seu estilo? Então continua lendo!

Como usar Desert Boot Masculina

Como Usar Desert Boot

Usar desert boot não tem muito segredo. Neutra e versátil, ela combina com muitos estilos e serve para várias situações.

O design simples, e o cabedal de camurça super despojado, podem criar um contraste legal com a sua roupa, transmitindo formalidade ou casualidade. Com roupas onde um sapato social é a escolha tradicional, a desert boot traz um pouco de descontração. Por outro lado, ela traz uma sofisticação a mais quando entra no lugar de um tênis, com roupas mais despojadas. Por último, se você usar com roupas rústicas no lugar de uma bota pesada, ela ajuda a deixar visual mais leve – mais folk do que industrial.

Meu jeito preferido de usar é com roupas casuais, onde eu poderia calçar um tênis ou mocassim. Acho que o cabedal de camurça tem uma proximidade com peças mais casuais do nosso guarda roupa. Pense em como a textura desse tipo de couro se encaixa bem com a textura de uma calça jeans, por exemplo. É só complementar com uma camisa ou camiseta básica, e você tem um visual simples e discreto, porém muito estiloso.

As de cores neutras são coringas que combinam com tudo. Se a bota for marrom, preta, cinza, bege ou oliva, ela vai ficar ótima com roupas azul, cinza, ou bege, por exemplo. Quando você quiser sair da mesmice, uma desert boot colorida garante muita personalidade para as combinações mais simples, como jeans e camiseta.

Em termos de ocasião, a desert boot é neutra e pode ser usada o ano todo em diversos momentos. Depende somente de como você encaixa ela no visual. Você usar para trabalhar, para o happy hour, para um passeio de domingo ou até mesmo um evento social não formal. São várias possibilidades, sempre com o conforto da sola de crepe! Pense nela como o calçado que você pode vestir com praticamente qualquer roupa que usaria nessas ocasiões. A única exceção, eu diria, é quando o momento pede um traje realmente formal.

Como Usar Desert Boot
Como Usar Desert Boot
Como Usar Desert Boot
Como Usar Desert Boot
Como Usar Desert Boot

Onde Comprar Desert Boots?

Você encontra Desert Boots com uma certa facilidade na internet. A original até hoje é fabicadas pela Clarks, mas não é vendida no Brasil. Se você quer o produto original, recomendo pesquisar na Amazon ou no próprio site da marcaMas atenção: você estará sujeito aos impostos de importação!

Algumas marcas brasileiras voltaram a ter a desert na coleção. As opções feitas no Brasil ainda não substituem perfeitamente a Clarks, mas são boas alternativas.

A desert boot da marca London Style, de Franca, tem uma preço super acessível. Com costuras a mais no cabedal e um formato “rechonchudo”, seu visual é um pouco mais rústico. Você pode comprar na Americanas e Submarino. Sem loja própria, também encontrei esta desert boot de uma marca com nome parecido, London Fog, na Netshoes. São ainda mais rústicas, lembrando uma botina de fazenda.

Ainda na Netshoes, achei desert boots da marca Kildare e da marca Black Boots:

10 comentários em “Desert Boots Masculina: Onde comprar e como usar este clássico?”

  1. Olá! Eu comprei um desert boots em um site da Clarks da Espanha http://www.clarks.es/p/00111763 , gostaria que você me desse umas dicas sobre o tamanho ideal para o ajuste perfeito pois tenho muitas duvidas sobre qual o tamanho correto. Por exemplo, meu numero no Brasil é 39, no caso creio eu que teria que pedir dois números a mais sendo entäo 41 o número europeu, tenho dúvidas porque tenho alguns calçados com numeraçäo 40, como uma bota Levi’s, outros com numeraçäo 41 como os tênis por exemplo. Aguardo sua resposta

    1. Alex, qual tênis?

      Você vai estar na Espanha? Viu que o site tem devoluçãongratuita?

      Da para você comprar os dois tamanhos e devolver o que ficar ruim.

      Meu vans é 11.5 e minha Clarks 11 (tamanho EUA). Chegando em casa eu olho se tem a numeração Europeia escrita.

      1. Näo vou estar na Espanha! Irei recebe-lo por encomenda de um amigo que irá receber e me enviar. Voltando a falar no assunto do tamanho das Clarks desert boots, acima na minha pergunta anterior eu fiz uma comparaçäo entre os tamanhos Brasil que no meu caso é 39 e o europeu que seria 2 números a mais no caso 41 comparando uma bota Levis’s chukka suede que tenho. Como Clarks seja um sapato inglês, fiz uma comparaçäo baseada no guia de medidas UK reino unido q no meu caso o normal seria nº 7, agora estou em duvidas se eu deveria ter pedido nº UK 6.5 meio número a menos como já ouvi algumas pessoas dizerem que esses sapatos costumam ser um pouco maiores. A compra já foi feita, dois pares, se você puder me dar alguma dica, olhando o guia de tamanhos. Obrigado!

        1. Acho que vai dar certo.

          Se ficar um pouco grande você pode comprar uma palmilha pra subir o pé.

          Elas costumam ser meio número maior, mas se você disse que Levi’s é menor do que seus outros tênis então que tá beleza!

          Essas conversões derretem a cabeça mesmo. Eu também fico sempre na dúvida.

  2. Boa noite, comprei um par de Botas Clarks Originals Desert no tamanho 8 US, que corresponde ao 39 aqui. Comprei um número menor, pois uso 40. Queria saber se pode dar certo, apesar de ser meio tarde pra perguntar.

    Obrigado!

  3. Avatar
    Roberto Rocha

    Esse post é relativamente antigo, mas aqui vai uma dica; no Brasil existe uma empresa em Franca – SP que fabrica alguns modelos de desert boots, eu comprei uma com eles e fiquei extremamente surpreendido com a qualidade do material, acabamento e etc. Eles usam solado em crepe, couro natural no cabedal, até na entre sola eles usam couro, eu recomendo. O nome da marca é London Style.

  4. Nos anos 80 era comum alguém comprar uma dessas (o modelo) ou uma zebu. Eu mesmo tive várias zebus.hoje prefiro couro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *