Review: Bota White’s Bounty Hunter

Powered by Rock Convert

Uma bota da White’s Boots era um dos meus maiores sonhos de consumo e há algumas semanas recebi minha White’s feita sob encomenda. Demorou, mas consegui.

Fiz contato com a loja pela primeira vez no dia 16 de Abril de 2015. Passei esse tempo economizando e definindo os detalhes de uma compra que complicada. É que o processo de fabricação trabalha com botas feitas sob encomenda e os pedidos são feitos bem a moda antiga.

Eu pude definir o modelo, a forma, o couro, a sola, o salto, os cadarços, entre outros detalhes para deixar a bota exatamente como queria. A White’s não tem loja online então finalizar a compra corretamente foi um desafio.

Essa postagem vai ser mais do que uma review. Ela também é uma referência para outros que também quiserem encomendar uma bota feita por uma das melhores marcas de bota dos Estados Unidos.

White´s Boots – Um século de tradição

A White’s é uma das marcas de botas mais antigas dos Estados Unidos. Sua história começou na Virgínia em 1902, mas a marca se mudou para Washington treze anos depois.

A Califórnia precisava de madeira para se erguer após o fluxo populacional durante a corrida do ouro, e as florestas dos estados mais ao norte eram os fornecedores perfeitos. Nessa época, surgiram várias marcas de equipamentos e botas voltadas para a indústria madeireira na região. A White’s Boots foi uma delas, e a empresa segue forte até hoje.

O principal produto da fábrica ainda são as botas pra trabalho, mas uma boa fatia da produção atende o consumidor casual ao redor do mundo. Um dos maiores mercados é o Japão, onde o público realmente gosta da história old school. Atualmente a White’s pertence a um grupo japonês que também é dono da Danner. Apesar de serem feitas nos Estados Unidos, poderia até dizer que é uma das melhores marcas de botas japonesas.

A fábrica da White’s é bem menor do que a de marcas como Red Wing e Chippewa. A produção é feita em uma escala bem menor, e os processos são bem menos automatizados. Não chegam a ser completamente feitas à mão como uma Role Club, mas estão naquele limiar entre o artesanal e o industrializado.

Encomendar uma bota personalizada

White's Boots Bounty Hunter Chromexcel

A produção artesanal da White’s permite que você escolha todos os detalhes da bota que vai encomendar. Como a fábrica não é exatamente uma linha de montagem moderna, eles tem essa flexibilidade. Além disso, restauram totalmente a sua bota usada quantas vezes você quiser.

Sabe essa história de customização, de reaproveitar, etc, que está tão em alta? Isso não é nada diferente do que as marcas faziam e deixaram de fazer por nossa culpa. A White’s está nessa há 110 anos e pode ensinar muita coisa pra quem tá começando com esta proposta.

O processo não é tão simples assim então vou falar sobre a minha compra, as escolhas que fiz, e o resultado final. Tenho certeza que vai economizar muito tempo e te ajudar bastante.

Onde comprar uma bota White’s Boot personalizada

Existem algumas maneiras de você encomendar a sua bota.

A primeira, é através da própria White’s. Eles não tem loja online então você precisa imprimir um formulário, preencher, e enviar pelo correios. É bem complicado e o formulário tem alguns detalhes técnicos.

A segunda opção, que eu utilizei, é comprar através de alguma loja que tenha um relacionamento especial com a fábrica. Eu escolhi, e recomendo, a Baker’s Boots. O processo é todo digital, através de uma ferramenta do site e e-mail.

Além de facilitar o processo, eles estão bem preparados para o atendimento direto, evitando erros de comunicação. O processo todo demorou cerca de cinco semanas, da encomenda até a bota ser enviada. Depois esperei um pouquinho mais, até a caixa chegar na minha porta.

Review: White’s Boots Bounty Hunter em couro Chromexcel natural

White's Boots Bounty Hunter Chromexcel

Já abri o embrulho com um sorriso no rosto. Por trás do plástico, uma caixa de papelão branca que parece estar congelada no tempo, com mais de 100 anos de qualidade por trás. Identidade gráfica antiquada, selo patriota “Hand Crafted in the USA” e o número do meu pedido com o tamanho da bota escritos à mão na lateral.

Dentro da caixa duas lindas botas, embaladas em sacolas individuais, com o cheiro ímpar de couro Chromexcel. Dá para sentir no peso que é mesmo uma super bota. Produto muito bem construído e totalmente fora dos padrões. Eu amo as minhas Red Wing, mas acho que ficaram no chinelo. A única bota que tenho e chega perto é a Engineer Boot John Lofgren.

Estilo e formato

O nome do estilo que eu escolhi é Bounty Hunter. É um apelido para a bota estilo Smokejumper feita com forma da Semi Dress, combinando dois modelos clássicos da White’s. A  forma é grande, e acabei pegando o mesmo número da minha bota Alden. Você pode circular o seu pé em uma folha de papel e mandar para a Bakers que eles te ajudam a escolher o número ideal.

Esse é o primeiro ponto que você precisa definir antes de comprar: qual o estilo e a forma da sua bota. Em inglês, essa forma se chama “Last”.A White’s tem vários moldes com formatos e larguras diferentes. Duas botas do mesmo estilo podem ter bicos diferentes, etc.

Couro

White's Boots Bounty Hunter Chromexcel

O couro é extremamente macio. O Chromexcel é um couro tipo pull-up, maravilhoso. Ele é feito pela Horween, o curtume mais antigo dos Estados Unidos. A pele é curtida duas vezes e retém muito óleo durante o processo. É um dos poucos couros onde você consegue remover completamente quase qualquer arranhão, só passando o dedo.

Ele marca fácil e muda de cor quando flexionado, mas também é super fácil e tratar por causa da enorme quantidade de óleo. É super fácil cuidar de uma bota em couro assim. Basta um bom óleo e alguns passos simples.

Por dentro eu optei por forrar a bota com um couro alaranjado. O chromexcel não é um couro tão grosso e eu quis dar um pouco mais de estrutura para a bota.

Solado

White's Boots Bounty Hunter Chromexcel

A entressola é de couro, e o solado é Vibram 430. Essa opção não é uma borracha super dura. Gosto dessa sola, porque tem a aderência do solado dentado não revela o tratorado quando vista de lado.

Na hora de escolher fiquei na dúvida entre a sola de couro e a sola de borracha. Um velho dilema, mas acabei optando pelo Vibram por achar que a bota fica mais versátil e combina mais com o estilo pesadão. .

O salto curvado é de couro com tacão de borracha Vibram, preso por pregos. O ângulo é detalhe vintage de botas Logger que equilibra o formato de uma bota como essa.

Construção

White's Boots Bounty Hunter Chromexcel

A construção das botas White’s é uma mistura de palmilhado com sitchdown. O cabedal é virado para fora e duas costuras amarram toda a estrutura. É um excelente produto com todos os diferencias que formam um bom sapato.

O grande diferencial das botas da White’s é o “arch ease support”. Cruze as pernas e repare a posição do seu pé quando está relaxado. Ele não fica reto, como na maioria dos calçados. O pé aponta ligeiramente para baixo.

Esse sistema da White’s é formado basicamente por camadas de couro empilhadas e moldadas no meio da bota, onde fica o arco do seu pé. Essas camadas dão mais suporte e afetam o posicionamento do pé, que fica apoiado sob uma curva.

É estranho no começo, mas no fim do dia eu me sinto mais descansado. A bota também é dura e leva um tempo para amaciar,então não estranhe quando calçar pela primeira vez.

Acabamento

White's Boots Bounty Hunter Chromexcel

A White’s tem a fama (boa) de se preocupar mais com a função do que com a forma, e por isso costuma deixar passar alguns “defeitos” estéticos que não afetam a performance, como uma linha torta, por exemplo.

Não foi o caso com a minha bota. As linhas estão perfeitas, e as costuras duplas na entressola, além de firmar a sola, deixam a bota com um ar de antiga.

Amarração

White's Boots Bounty Hunter Chromexcel

Optei pela amarração lace to toe, que vem com a “franja” removível. São duas tiras de couro na largura da língua que você encaixa nos cadarços. A língua da bota é completamente selada nas laterais e os cadarços de couro extremamente espessos. A bota também vem com o tradicional cadarço de nylon amarelo e vermelho.

Detalhes completos

White's Boots Bounty Hunter Chromexcel

Essa compra foi uma grande aventura. Escrevi apenas sobre alguns detalhes, mas são muitas variações possíveis. É legal, mas deixa a gente com a cabeça bem confusa! As especificações completas da minha bota, pra passar uma ideia do que é possível escolher, são:

  • Bota White’s Smoke Jumper no “last” da Semi Dress – Conhecida como Bounty Hunter.
  • Couro Natural Chromexcel
  • Forro de couro alaranjado
  • Cano de 6 polegadas
  • Cano com corte “cut top”
  • Logo da White’s na lateral
  • Puxador
  • 6 ilhóses, três ganchos, e um último ilhós
  • Ilhóses e gancho em ouro velho.
  • Amarração Lace to Toe
  • Bico estruturado com “single celastic”
  • Single midsole (apenas uma camada de couro na entressola)
  • Sola e entressola com acabamento natural
  • Regular Trim (a distância da sola para a bota). Eles podem cortar a sola mais próxima da bota se você quiser.
  • Salto curvado
  • Salto com altura padrão
  • Sola Vibram 430

Cada item desse tem no mínimo três escolhas, e no caso do couro são dezenas de opções que podem ser combinadas nas várias partes da bota!

Espero que tenham gostado da review. De vez em quando posto umas fotos calçando a bota lá no Instagram.

Estou gravando um vídeo sobre a bota que em breve vai ao ar. Se inscreva no canal no Youtube para receber o aviso. Essa não é a única novidade… vem aí um guia completo de tudo que você pode customizar em uma bota White’s. Não deixe de curtir a página no Facebook e a assinar a newsletter para ficar por dentro.

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!