O Guia Definitivo Para Você Limpar Botas de Couro

como limpar a sua bota
Powered by Rock Convert

E aí pessoal! Nesse post eu vou mostrar para vocês tudo o que precisam saber para limpar botas de couro. Com este passo a passo de como eu cuido das minhas botas você vai aprender dicas de cuidados com couro para deixar o material bem hidratado e condicionado. A sua bota vai durar por muito mais tempo!

É muito importante usar bem as suas botas para mas também é essencial cuidar muito bem delas! Se você seguir estes passos  (que também servem para sapatos de couro), a sua bota vai ficar em bom estado e envelhecer com beleza, mesmo depois de muito velhas.

Mais atenção! Este não é um guia de cuidados para quem compra botas ruins para jogar fora quando começarem a ficar velhas, com a sola toda estourada. Esse é um guia para quem aprecia a longevidade das coisas e acredita no lema: Compre menos, compre melhor!

O Que Você Precisa Para Limpar Sua Bota de Couro

Antes de descrever o passo a passo eu vou listar tudo o que você precisa para dar vida longa ao seu calçado.

1. Escovas e Flanelas

  • Uma escova para tirar a poeira da sua bota
  • Uma escova de dente para limpar os lugares de difícil acesso
  • Uma escova que você vai usar para passar o hidratante na bota
  • Uma camiseta velha que você vai usar para aplicar o creme/cera de polir
  • Uma flanela para polir e dar brilho na bota (pode ser uma outra escova também

escovas para limpar a sua bota de couro

Sugestões de escovas para limpar botas:

2. Um produto para limpar couro

Esse tipo de produto serve para fazer uma limpeza profunda no couro. Ele remove a sujeira e também produtos, como a graxa acumulada.

O uso de um produto para limpar couro é opcional. Eu só uso quando a minha bota está muito acabada mas coloquei no passo a passo para mostrar o processo mais completo possível.

produto para limpar botas de couro

Sugestões de Produtos Para Limpar Couro

3. Um creme/óleo/cera hidratante para couro

Um bom produto para condicionar o couro é o passo mais importante para limpar e cuidar de suas botas.

Esse produto recupera as propriedades do couro, deixa ele mais flexível, evita ressecamento e também pode ajudar na impermeabilização.

produto para hidratar bota de couro

Os tipos mais comuns de produtos para hidratar o couro são os cremes, ceras pastosas e os óleos. É diferente de graxas e ceras de polir, que tem outro objetivo.

Sugestões de Hidratantes Para Couro

  • O melhor óleo para couro é o Huberd’s Shoe Oil. Ele é um condicionador excelente para botas, principalmente as com couro rústico.

Outros produtos importados muito bons são:

Alguns condicionadores, principalmente os cremes, já conseguem dar um pouco de brilho pra bota se você quiser. Para isso é só esperar secar e esfregar. Os óleos amaciam, hidratam e impermeabilizam melhor.

4. Uma cera ou produto para polir e dar brilho ao couro

Normalmente eu só uso este tipo de produto em sapatos sociais, mas coloquei na lista para completar o ciclo, do início ao fim.

Você usa esse produto para dar brilho na bota e também para recuperar a cor do calçado.

cera para polir couro

Eu gosto de usar ceras neutras para as minhas botas casuais. Elas dão brilho, mas não recuperam a cor. Acho legal porque mantém a patina do couro, mantendo os sinais do tempo.

Neste vídeo eu usei o produto da Kiwi. Você encontra em qualquer lugar, mas sinceramente, não recomendo. Acho muito sintético, e não gosto de usar essas ceras duras.

Prefiro os cremes, que ressecam menos o couro no longo prazo.

Sugestões de Ceras para Botas e Sapatos:

Passo a Passo Para Limpar A Sua Bota

Agora que você já sabe tudo o que precisa, vamos para a parte prática!

1. Limpar

Primeiro você deve remover os cadarços da sua bota e, se for o caso, abrir todas as fivelas. Isso é importante para conseguir tirar a sujeira  da superfície e não sujar os cadarços e fivelas quando for aplicar os produtos para couro.

Em seguida, remova o excesso de poeira com uma escova ou pano úmido. Use a escova de dente pra limpar a vira da bota e os cantos de difícil acesso. Tirar a poeira e sujeira da bota vai prevenir desgaste prematuro e secagem do couro.

Se a bota estiver ok só com uma escova e pano úmido eu eu pulo direto para a parte do condicionador, que costumo passar uma vez a cada um mês de uso

Se a bota estiver muito suja e detonada você pode completar a limpeza com o produto limpa couro. Esses produtos geralmente são fortes, ok? Eu recomendo misturar em um copo com 100 ml de água.

Os limpa couro costumam ter um pouco de condicionador e ajudam a tratar o couro. Eles começam a hidratação e servem muito bem para limpar uma bota em péssimo estado. .

Se você resolveu passar o produto limpa couro, espere a bota secar antes de seguir em frente!

Aproveita para tomar uma cerveja.

2. Condicionar

Espere a bota secar e aplique o produto condicionador de couro. Eles também são chamados de hidratantes para couro, loção para couro, etc.

Aplicar é fácil. Pega um pouco com uma escova e comece a esfregar na bota com movimentos circulares até cobrir toda a superfície. Essa etapa preserva a vida do couro da sua bota.

A frequência de aplicação depende da bota, do couro, e de como você usa. A bota que eu limpei no vídeo é feita com um couro oleoso chamado Horween Chromexcel. Esse couro já tem muito óleo e cera e por isso aguenta vários meses de uso antes de precisar de uma hidratação.

Vá no olhometro! Se achar que a sua bota está suja, limpe. Se depois de limpa você achar que o couro está ressecado ou muito diferente do que era, hidrate.

como limpar a sua bota de couro

Espere o hidratante secar. A bota vai escurecer um pouco e pode ficar fosca. Se quiser que ela pegue um pouco de brilho pode esfregar com uma flanela ou escova.

A bota já está ótima se você parar por aqui. Normalmente eu paro porque uso botas que não precisam de um brilho extra. Gosto do couro natural, com seu próprio brilho e cor desgastada.

O objetivo da limpeza até aqui era apenas prolongar a vida do material, e não necessariamente mascarar que a bota já foi usada. Apesar do couro recuperar aquele toque macio e amanteigado, ele ainda vai mostrar arranhões e marcas de uso, por exemplo.

3. Polir

Para recuperar a cor e esconder arranhões você pode usar uma cera de polir.

No vídeo, eu sigo em frente e aplico para vocês verem como fazer.

É bem simples. Enrole uma camiseta velha ou pano no dedo, molhe levemente a ponta, e esfregue na cera.

Eu gosto de colocar um pouco de água para ajudar a dissolver o produto e também deslizar melhor no couro. Na lista de produtos eu falei que é melhor usar um creme. Se for usar o creme, não precisa da água.

Aplique a graxa com movimentos circulares em toda a superfície da bota. No início ela vai ficar fosca. Espere um pouco e esfregue rapidamente com uma escova ou com a flanela para aquecer a cera e levantar o brilho do couro.

Você pode repetir quantas vezes quiser. É só esperar um pouco para o produto secar antes de aplicar mais cera/creme. Repita o ciclo e vai polindo com a flanela/escova. Quanto mais fizer, mais vai o couro da sua bota vai brilhar.

Use e Cuide!

E é isso! Cuide bem das suas botas com esse guia prático. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

Lembre-se: Uma boa bota é feita com trabalho e cuidado para  você poder aproveitar o produto por muitos e muitos anos. É só seguir esses passos simples que você vai ter a bota ao seu lado por muito tempo!

Curtiu as dicas? Não se esqueça de se inscrever no canal no youtube e confira estes outros posts sobre cuidados com outros tipos de calçados:

Passo a Passo Para Limpar Um Sapato de Couro

Como Limpar A Sua Bota de Camurça

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!