A Valstarino é uma clássica jaqueta italiana estilo blouson fabricada pela Valstar, centenária empresa milanesa que começou fabricando capas de chuva e hoje é conhecida por seus casacos casuais.
A Valstar foi inglesa até 1911. Naquele ano, a fabricante mudou-se para Milão. Mudou de nome, pegou toda a experiência da chuvosa Inglaterra, e renasceu como a primeira especialista em casacos de chuva na Itália. Não muito tempo depois, a marca expandiu sua coleção para vestuário em geral.
A primeira Valstarino foi lançada em 1935. Em sua essência, é uma adaptação da jaqueta de aviação A-1, uniforme usado por pilotos de caça americanos. Enquanto as originais têm pequenos bolsos no quadril, a Valstarino ostenta espaços maiores. Por baixo dos bolsos com abas, há ainda bolsos faca com entrada pela lateral. Fora esse detalhes (pequenos mas que fazem diferença), é uma interpretação fiel de um design já testado e comprovado.
As alterações na jaqueta foram bem aceitas para uso civil e o estilo ganhou popularidade. A Valstarino é considerado um ícone italiano e já apareceu em exposições de design ao lado de peças como a luminária Arco, carros Alfa Romeo e cafeteira Bialetti.
A jaqueta Valstarinoteve seu maior período de popularidade na década de 1970, mas ainda é bastante procurada na Itália e no Japão por entusiastas de estilo clássico masculino. É uma jaqueta casual com muito requinte e sofisticação.
Você encontra essa jaqueta em várias cores e materiais, como lã, couro e algodão. Isso é muito legal porque ela se transforma em uma opção viável para o hemisfério sul. Essas versões em uma mistura de linho algodão lançadas em parceria com a The Rake são perfeitas para nossos invernos leves:
Como o comprimento da jaqueta é curto, ela fica melhor se vestida com calças de cintura alta. A de camurça marrom, é uma das peças mais versáteis que existem no guarda-roupa de um homem. O corpo é curto e elegante o suficiente para funcionar com roupas mais sociais, a camurça sugere um visual mais refinado, e marrom escuro é provavelmente a mais versátil das cores.
O fecho frontal de botões, ao invés de zíper, também permite brincar com o fechamento para alterar o impacto da silhueta. Simon, do Permanent Style, postou três looks com diferentes níveis de formalidade, variando a escolha das calças e sapatos, para ilustrar como as jaquetas Valstarino são versáteis:
Viu como ela é versátil? É uma jaqueta excelente para ter em um guarda-roupa minimalista e versátil. É uma opção muito boa para substituir o blazer se você gosta de alfaiataria e sapatos sociais mas não quer ser confundido com um tipo corporativo aqui no Brasil.
Outra grande combinação da Drake’s: penny loafer cordovan com uma calça jeans em raw denim e uma Valstarino de camurça caramelada, cor um pouco menos formal:
Seguem mais algumas fotos da Valstarino, que pode ser comprada em lojas como a No Man Walks Alone. Existem algumas outras marcas vendendo essa mesma silhueta (afinal, é uma variação da Jaqueta A-1) em diversos materiais. Espero que você goste das imagens, que mostram um estilo elegante e refinado sem depender de blazers e alfaiataria completa. É uma maneira de se vestir com maturidade com um charme suave.