A Jaqueta Bomber A-1

Jaqueta Bomber A1
Powered by Rock Convert

Quando surgiram os primeiros aviões, não haviam uniformes especializados. Um protótipo civil, que mais tarde veio a ser a jaqueta de aviador A-1, foi uma das primeiras jaquetas utilizadas pelos aviadores. Antes dos militares americanos oficializarem o design, ela serviu também para jogar golfe, caçar, e outras atividades esportivas.

Ninguém sabe ao certo quem inventou essa proto A-1, e nem exatamente quando, mas as forças aéreas americana a oficializaram como uniforme de aviação em 1927. O modelo oficial tinha botões frontais, era feito de couro de ovelha, tinha cintura e punhos de malha elástica, gola alta e dois bolsos com abas.

Pilotos com jaqueta bomber A-1 em 1925

O reinado da A-1 foi curto. Não demorou muito para ela ser substituída pelo famoso modelo A-2, em 1932. Nos anos seguintes, o estilo de jaqueta meio que sumiu do mapa, até reaparecer no velho continente. Os italianos, por exemplo, criaram jaquetas inspiradas no design. Um excelente exemplo é a Valstarino, de 1935. E assim, a A-1 abandonada pelos militares e aviadores, retornou a sua origem civil.

 Jaqueta Bomber A-1 Jaqueta Bomber Valstar Camurça A-1Detalhe do punho de uma jaqueta bomber de couro tipo A-1 Jaqueta bomber de piloto A-1

engineer boot goodyear weltedPowered by Rock Convert

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *