As Jaquetas Militares Mais Marcantes do Cinema

Powered by Rock Convert

 

Os personagens mais icônicos e emblemáticos do cinema costumavam esbanjar confiança, não tinham medo perigo, e eram capazes aguentar uma surra. Esses renegados precisavam de roupas que consigam fazer o mesmo, e nenhuma outra peça de vestuário é tão robusta e chama tanta atenção na telona quanto as jaquetas militares.

Jaquetas militares utilitárias da metade do século passado são uma excelente opção para quem quer um guarda roupa casual versátil, durável, e fácil de usar. Podemos usar uma jaqueta dessas com nossas calças jeans favoritas (se for uma bem usada, melhor), com uma camiseta branca, camisa xadrez, e dependendo do modelo até mesmo para dar uma pegada vintage em um visual mais arrumado, tipo uma calça social, camisa e gravata, e sapatos brogue.

Essas aqui são algumas das minhas aparições favoritas de jaquetas militares no cinema. Aproveite as dicas e assista a esses clássicos com pipoca e guaraná:

1. Caçador Implacável (1980)

steve mcqueen jaqueta ma-1 em the hunter

Steve McQueen – Jaqueta da aeronáutica, Type MA-1

Não é o melhor, mas escolhi por ser o último filme de Steve McQueen antes de morrer. Em Caçador Implacável ele interpreta Ralph “Papa” Thorson, um caçador de recompensas que viaja de uma cidade para outra perseguindo prisioneiros fugitivos.

Em casa, “Papa” coleciona antiguidades, dirige um conversível de 1950, e gostaria de ter mais tempo para passar com a namorada grávida.

As corridas automotivas e cenas perseguição estão presentes, assim como uma jaqueta bomber MA-1, combinada com uma camiseta branca, jeans, Rolex Submariner, e o tênis Thom McAn Jox, uma marca que desapareceu das prateleiras.

jaqueta bomber ma-1

A MA-1 é uma jaqueta de frio das forças aéreas americanas com mais de quatro décadas de história. Foi uma das primeiras vezes que o nylon foi utilizado no vestuário, pois antes o material usado apenas em equipamentos como paraquedas e barracas.

A jaqueta, bem mais flexível e resistente ao frio da altitude, substituiu os modelos de algodão, estes que tiveram vida curta tentando substituir as de couro, porque não aguentaram a umidade das altitudes. O nylon da MA-1 proporciou muito mais conforto nas cabines cada vez menores.

É uma jaqueta relativamente leve e também bastante acessível, apesar de existirem interpretações bem caras. A silhueta curta e gorda, quase que um casco de tartaruga, se tornou muito popular entre os punks e skinheads dos anos 70 e inícios anos 90. Essas associações complexas com várias subculturas fez da MA-1 um prato cheio para os estilistas, que adoram lançar novas interpretações luxuosas.

2. Almas em Chamas

Gregory Peck vestindo jaqueta militar A-2 em Almas em Chamas

Gregory Peck – Jaqueta das aeronáutica, Type A-2

Segunda Guerra Mundial com Gregory Peck no papel do General Brigadeiro Frank Savage, que assume um grupo de bombardeiros depois que o antigo comandante entra em colapso. É uma história de ficção bem realista sobre o jovem general que implementa um programa de disciplina para testar o limite dos seus homens. No começo, ressentidos e rebeldes, os aviadores aos poucos mudam a postura com a liderança, e conquistam incríveis vitórias. Eu recomendo muito esse filmaço!

jaqueta militar a-2

A “Jacket, Flying, Type A-2” virou a jaqueta padrão das forças aéreas americanas em 1931. Ela foi descontinuada em 1943, logo que o Estados Unidos entrou na Segunda Guerra. Na época, a produção era bastante manual e, além do custo alto, não havia couro suficiente para atender a demanda.

O modelo foi substituído pela B-10 e pela B-15, duas jaquetas em algodão, que logo foi substituído pelo nylon. Essa é a jaqueta aviador da era clássica, junto com a jaqueta A-1.

É uma jaqueta de couro que pode ser bem casual ou pode ser bem arrumada, dependendo da cor e de como você usa. Gosto de usar a minha com uma calça jeans, Converse, e camiseta branca, bem casual. Outra combinação favorita é com uma calça chino, e bota, super militar. Com certeza é uma jaqueta mais conservadora e “adulta” do que a MA-1.

3. As Pontes de Toko-Ri

William Holden As Pontes de Toko Ri

William Holden – Jaqueta da marinha, Type G-1

Filmaço! Com interpretações dignas, dos astros em seus respectivos papéis, além de um Oscar pelos efeitos especiais. Baseado no livro de James Michener, este drama se passa durante a guerra coreana. William Holden faz o papel de um reservista da Marinha dos EUA, o tenente Harry Brubaker, que é convocado para uma missão chave durante a Guerra da Coreia.

Ele se esforça para aceitar a realidade de ser retirado de seu trabalho, sia casa e sua família, sabendo que tem as habilidades raras necessárias para completar um ataque aéreo. Ações do piloto são corajosas e nobres, mas o filme não tem demonstrações de patriotismo ou trilha sonora emocionante. Ele capta a solidão e o medo dos homens, provocante e realista, com uma forte mensagem anti-guerra.

Jaqueta US Navy G-1

A jaqueta de voô G-1 é uma jaqueta estilo bomber com o colarinho forrado de pele, utilizada pela marinha dos Estados Unidos, pelo Corpo de Fuzileiros Navais, e pela Guarda Costeira. É uma jaqueta bem parecida com a usada pelas forças aéreas dos Estados Unidos (a A-2). Essa também é a jaqueta que aparece no filme Top Gun. Essa jaqueta é bem mais quente do que a A-2. É uma boa opção de jaqueta para ter na hora de viajar. Protege do frio, é versátil, e badass.

4. Jaqueta da aeronáutica Type B-3

Aqui um “empate”, de três filmes com a jaqueta B-3:

  • Silvester Stalone, em Rocky IV, durante incrível sequência de treinamento na neve:

rocky IV treinando na neve

Steve McQueen o Amante da Morte vestindo jaqueta de inverno B-3

kevin costner no seriado amazing stories

Amazing Stories é uma série da década de 80 pouco conhecida no Brasil, criada e produzida por Steven Spielberg. Ela segue o molde daquele seriado Além da Imaginação, com uma história incrível por episódio. Muitos atores passaram pela série, entre eles Kiefer Sutherland, Tim Robbins, Mark Hammil, Patrick Swayze, David Carradine, Dan Aykroyd, e Kevin Costner, no episódio The Mission, ou “A Missão”.

The Mission é um episíodio de 1 hora escrito e dirigido pelo próprio Spielberg. É a história trágica de uma equipe de soldados que, durante a Segunda Guerra Mundial, tem o avião danificado após abater e colidir com um jato inimigo. O trem de pouso é danificado e o avião tem pouco combustível. Jonathan, um cartunista, é um dos artilheiros do avião, e aguarda a morte certa, preso na torre inferior do bombardeiro. É uma história de convicção, determinação, nunca desistir, e do poder da imaginação!

Jaqueta Aviador B-3

Essa jaqueta para altitude é um clássico da aviação, bastante utilizada durante a Segunda Guerra Mundial. Os aviões começaram a voar cada vez mais alto, e aviões bombardeiros como o colosso B-17 carregavam sua tripulação por longas missões de quase 10 horas. Era essencial para os soldados manter o calor do corpo nas cabines frias e não pressurizadas. Nenhuma quantidade de treinamento ou poder de fogo conseguia preparar os homens pra as temperaturas negativas, e foi aí que entrou essa jaqueta com lã de carneiro.

5. Taxi Driver

Robert De Niro em Taxi Driver com uma jaqueta militar tanker

Robert De Niro – Jaqueta do exército, estilo Tanker

Um homem esquecido desesperado para provar que está vivo. Robert De Niro faz o papel de Travis Bickle, motorista de taxi veterano da guerra do Vietnam que decidiu não aguentar mais. É o primeiro grande filme do De Niro… assassino ou salvador?  A jornada final em direção a cura é uma das seqüências mais angustiantes da história do cinema.

 

Jaqueta Tanker

A jaqueta Tanker faz parte do uniforme invernal de combate desenvolvido em 1941 para para a tripulação dos veículos blindados (tanques). O uniforme completo incluia uma jaqueta feita de sarja de algodão verde-oliva, forrada com lã marrom. Embora fossem feitas para a tripulação dos veículos blindados, tropas em todos os ramos tentavam adquirí-las. A Europa é fria e úmida, e este uniforme era muito superior à jaqueta M41.

6. Programado para Matar

Jaqueta militar M-65 em Rambo Licensa Para Matar

Silverster Stallone, jaqueta do exército, Type M-65

Sylvester Stallone é um veterano da Guerra do Vietnã (Rambo) que é preso injustamente pelo xerife Teasle, mas consegue fugir e começa uma guerra contra toda uma cidade, causando pânico e destruição. Este filme é o primogênito dos filmes de ação que deram a origem a expressão brucutu.

O filme tem ação do início ao fim mas também mostra o cotidiano de um veterano de guerra querendo fazer parte da sociedade, e como as pessoas não aceitam a permanência de um ex-combatente da guerra do Vietnam. O filme é um espetáculo de ação, é diferente dos outros filmes da série por mostrar o drama pós Vietnã e abordar questões mais profundas, com um final de tirar o fôlego.

jaqueta militar m-65

A jaqueta M-65 era a jaqueta de campo durante a guerra do vietnam. O uso casual de roupas militares aumentou bastante nos anos 70 depois da guerra, e essa jaqueta do Vietnam foi muito usada como forma de protesto. Por isso essa é a jaqueta que sempre vem à mente quando a maioria das pessoas pensa em um casaco militar vintage.

É a jaqueta que Travis Bickle, Lindsay Weir, e Serpico também vestem. Tem bolsos espaçosos e um capuz que fica guardado dentro da gola. É muito fácil achar uma M-65 Vintage por um bom preço, e a Alpha, que era a principal fabricante militar, continua fazendo o modelo até hoje. Existem muitos outros casacos inspirados na M-65, com mudanças na modelagem, nos materiais, e nos detalhes.

7. Quadrophenia

quadrophenia

Phil Daniels, jaqueta do exército, Type M-51 Parka

O filme conta a história de Jimmy, um adolescente envolvido com a cultura Mod na Inglaterra dos anos 60. O enredo é baseado no disco Quadrophenia, do The Who, que embala a trilha sonora do filme. Jimmy odeia o seu estágio em uma agência de publicidade, tem uma quedinha não correspondida por uma garota, e toda noite sai com os amigos para arrumar confusão. O contexto da época é bem específico, mas no fim das contas os personagens do filme são apenas adolescentes procurando diversão e tentando achar seu lugar.

parka militar fishtail m-51

A parka M-51 dos mods é o estudo de caso perfeito de uma subcultura que adaptou um equipamento militar. A parte de trás dessa parka comprida feita com cetim de algodão termina em dois pontos alongados (daí o apelido fishtail, ou cauda de peixe) que são assim para os soldados amarrarem a parte de trás com a da frente e conseguir um pouco mais de proteção contra os elementos.

Os Mods aproveitaram a função para proteger os ternos dos respingos de óleo e estrada enquanto pilotavam suas Vespas. Desde os anos 60 que essas jaquetas são interpretadas no mundo da moda. Os modelos vintage são bem caros por causa da alta demanda, mas versões mais leves adaptadas para o uso civil são bem acessíveis.

Onde comprar essas jaquetas militares

Quase todas essas jaquetas podem ser compradas, originais, vintage. Também existem versões adaptadas para o nosso dia a dia casual (com cortes mais ajustados, como as versões slim da Alpha), e por último você tem a opção de comprar uma versão de um estilista, como Raf Simons.

As jaquetas vintage (vintage não quer dizer militar, elas também podem ser civis) são quase sempre mais baratas, com construção excelente, e cheias de personalidade (leia-se usadas), mas a condição varia bastante e acertar o caimento é mais complicado. Elas são bem grandes, principalmente as oficiais, e comprar um tamanho menor pode deixar o braço curto demais.

Outro detalhe são os patches e insígnias. Usar insígnias e símbolos militares pode ser polêmico, inclusive para veteranos (no Brasil não temos muito esse problema). O preço de uma jaqueta vintage vai depender da época, condição, e da demanda dos colecionadores, que as vezes procuram jaquetas bem específicas, feita por uma certa fábrica ou de uma certa época.

As versões modernas, casuais, tem corte mais contemporâneo e fácil de usar, mas a construção e o material costuma ser bem inferior. Quase toda marca e quase toda loja tem a sua versão de uma dessas jaquetas. e você também pode procurar por jaquetas usadas de marcas recentes.

As jaquetas de estilistas e marcas de luxo são bem variadas… algumas tem materiais incríveis e construção de primeira, principalmente as de marcas “repro”. Outras usam materiais refinados para ficarem mais chiques, e por isso acabam frágeis, mesmo sendo muito bonitas.

A escolha vai depender do que você curte! E sobre os filmes, qual você acha que ficou faltando?

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!