Couro Shell Cordovan: Saiba mais sobre esse precioso couro raro

Você conhece o couro shell cordovan?

A gente conversa muito aqui no blog sobre peças investimento, aquelas que serão usadas por muitos anos. E quando falamos de um bom sapato ou uma boa bota, um dos fatores que mais pesam é a qualidade da matéria prima.

Logo pensamos no couro, símbolo de resistência, qualidade e durabilidade. A partir do bom couro vem à nossa mente aquele calçado bonito, durável e atemporal. Um companheiro para vários momentos, com um longo tempo de vida útil.

Certamente o couro é tudo isso e muito mais! Mas o que muitos não sabem, é que existem diversos tipos de couro. Além de poder ter diversos animais de origem, a pele ainda pode passar por inúmeros processos de curtimento diferentes que trazem resultados distintos.

E qual é o couro mágico para um fã de calçados?

É só falar de couro cordovan perto de um entusiasta como eu que você vê os olhos brilharem. É um material difícil e caro de fazer que tem alta demanda e baixa oferta. Ele é usado principalmente em calçados de alta qualidade. Conhecido por não marcar, também adquire uma pátina distinta. Um discreto sinal de estilo para os interessados.

Mas o que é esse tal material raro? Neste post do blog, apresento para você tudo o que eu sei sobre o shell cordovan para gente entender o motivo de tanto alvoroço.

O que é o shell cordovan?

couro shell cordovan

Shell Cordovan é feito a partir de um músculo fibroso (shell) localizado no posterior de um cavalo. A lenda popular diz que a prática foi desenvolvida pelos Visigodos que ocuparam Córdoba no século VII, na Espanha. Daí o nome.

Porque é especial? É um dos couros menos porosos. Uma escolha muito boa para fazer calçados, por ser altamente durável, resistente, elástico e praticamente à prova d’água. Ele se adapta melhor ao pé do que o couro bovino, não marca e desenvolve uma pátina muito bonita ao longo do tempo graças ao brilho natural de seus óleos.

Como o Shell Cordovan é feito?

Há cerca de uma dúzia de curtumes no mundo que produzem shell cordovan. É preciso ritmo e paciência para trabalhar o material pois o processo não envolve técnicas de produção em massa nem alta tecnologia.

Cada lugar tem sua fórmula mágica. Basicamente, as membranas passam por um processo natural de curtimento a base de vegetais que pode levar até seis meses. Depois, as peles passam por um segundo processo curtimento até que os óleos e ceras amaciem as fibras. Como o cordovão não adquire cor tão bem quanto os outros couros, ele é coberto em uma variedade de acabamentos e praticamente tingido à mão.

O mais conhecido produtor de cordovan do mundo é a Horween Leathers Co. de Chicago, EUA. Existem curtumes menores, principalmente do Japão e da Itália, que produzem um bom shell cordovan. Também existe um produtor na Argentina.

Como o processo é rústico, é comum existirem diferenças nítidas entre os fabricantes. Por exemplo, o cordovan produzido pelo curtume italiano Compiel (usado pela marca de calçados Trickers) é ligeiramente mais fino que o Horween. Por outro lado, o produzido pelo curtume japonês Shinki-Hikaku Co., tem um acabamento mais transparente e natural, e é mais espesso.

As principais marcas, como Alden, Carmina, Allen Edmonds, Crocket & Jones e Alfred Sergeant, utilizam o material Horween por ser referência de qualidade. O húngaro Vass é conhecido por trabalhar tons mais caros, e a a espanhola Meermin consegue oferecer preços mais acessíveis.

O vídeo acima foi feito pela Horween. No final da reportagem, tem uma comparação interessante entre dois sapatos da mesma cor. Um é feito com couro calfskin e outro feito com shell cordovan.

Olha a diferença quando são flexionados e arranhados, e vamos falar dos benefícios.

Benefícios do Shell Cordovan

sapato brogue com couro shell cordovan

Um produto feito de shell cordovan dura várias vidas úteis. Antigamente, esse couro era usado em botas de trabalho (foi ele quem fez da Wolverine uma marca de botas famosa). Antes disso, seu maior uso era afiar navalhas de barbear.

Uma grande diferença desse couro é como ele resistente a vincos e marcas. Eles não “racha” quando flexionado, como faz o couro “normal”. Ele ondula. Sabe porque?

As marcas no couro do sapato ocorrem quando você flexiona o pé e o exterior do couro é deslocado uma distância ligeiramente diferente da porção interior. Se o grão (parte de fora) não acompanhar a porção de carne (parte interna), ele é eventualmente forçado para fora. O resultado é a quebra vemos no seu sapato, como se fosse um mapa hidrográfico. De tão firme que é a fibra no Shell Cordovan, o couro não marca. Ele só enruga onde você dobra o pé.

sapato em couro shell cordovan

Devido às características únicas que fazem o shell cordovan não marcar, o cabedal pode durar muito tempo em excelente condição visual, desde que você substitua as solas quando necessário. Pra completar, a manutenção é super simples. Esse couro tem muito, mas muito óleo e graxas. Quase sempre, tudo o que você precisa fazer é esfregar para trazer eles até a superfície.

O shell cordovan também fica incrível em uma carteira ou pulseira de relógio já que a fricção natural ajuda a desenvolver uma pátina incrível. É um um bom vinho que você pode beber todos os dias e continua melhorando com o tempo.

Porque tudo feito com shell cordovan fica mais caro?

sapato brogue com couro shell cordovan

O couro é um subproduto do comércio de carne. O declínio no consumo de carne equina tornou muito difícil para os curtumes obterem couros de cavalo, pois nenhum cavalo pode ser criado com essa finalidade.

Combine isso com um aumento na demanda e com o fato de que leva seis vezes mais tempo para curtir fazer do que demora para curtir uma pele bovina, e você tem um couro cada vez mais raro.

O Shell Cordovan vem de fibras de músculo retiradas de uma parte específica na traseira do animal. Cada cavalo só fornece dois pedaços muito pequenos de couro. Para você ter ideia, dois pedaços de Cordovan fazem 1 par de sapato, enquanto que uma peça de Calfskin faz 6 à 7 calçados.

E agora? Depois de ler tudo isso, você acha que vale a pena pagar as vezes duas vezes mais por um sapato só porque ele é feito de couro shell cordovan?

Na minha opinião, uma bota ou sapato feito com esse material nunca deve ser o seu primeiro calçado. As vantagens práticas são muitas, mas o que diferencia mesmo o material é a sua beleza visual. Pra mim, nenhum outro couro consegue esse brilho natural. E no caso dos escuros, nenhum outro couro revela um vermelho tímido por baixo de um vinho amarronzado. O shell cordovan é único nesse aspecto, e as rugas só realçam a pátina.

Se você curte sapatos, já tem os seus básicos do dia-a-dia, e quer um produto único feito com um material incrível, eu recomendo! Ele é muito bonito em sapatos sociais e realça a robustez das botas com o contraste do brilho, que é um contraponto perfeito para as texturas dos estilos workwear.

Bem, chega de falar de couro. Seguem algumas imagens “colírio’ para os fãs de sapatos.

sapato brogue com couro shell cordovan

bota brogue em couro shell cordovan

bota viberg shell cordovan

sapato brogue em couro shell cordovan

sapato em couro shell cordovan

sapato em couro shell cordovan

sapato brogue em couro shell cordovan

bota brogue em couro shell cordovan

bota brogue em couro shell cordovan

bota brogue em couro shell cordovan

sapato em couro shell cordovan

sapatos em couro shell cordovan

penny loafer em couro shell cordovan

sapatos brogue marrom em couro shell cordovan

bota chukka em couro shell cordovan

botas brogue marrom em couro shell cordovan

sapatos brogue marrom em couro shell cordovan

sapatos brogue marrom em couro shell cordovan

sapatos em couro shell cordovan

sapatos em couro shell cordovan

sapatos em couro shell cordovan

tassel loafer em couro shell cordovan

bota em couro shell cordovan

couro shell cordovan

look masculino com bota em couro shell cordovan

look masculino com bota em couro shell cordovan

look masculino com sapato em couro shell cordovan

look masculino com sapato em couro shell cordovan

look masculino com bota em couro shell cordovan

look masculino com bota em couro shell cordovan

look masculino com tassel loafer em couro shell cordovan

look masculino com brogue em couro shell cordovan

look masculino com bota chukka em couro shell cordovan

look masculino com bota brogue em couro shell cordovan

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *