Pular para o conteúdo

Sapato Derby Camurça: Review do Meermin Brown Suede Derby

Sapato Meermin Derby de Camurça Marrom

Estava procurando um bom sapato derby camurça há um tempo. É uma peça masculina clássica que combina com quase tudo no meu guarda-roupa. Depois de pesquisar algumas opções, eu finalmente decidi comprar esse Meermin Brown Suede Derby. Estou bastante satisfeito!

Acho que você já leu a palavra derby em algumas descrições de produtos. O que os diferencia é a amarração nas abas abertas. Isso faz dos derbys, sapatos “casuais”, embora praticamente qualquer sapato seja considerado social hoje em dia. Nesse outro texto, entro em mais detalhes sobre os tipos de sapato masculinos com cadarço.

A natureza despojada da camurça torna esse tipo de sapato ainda mais perfeito para seu propósito. Normalmente, enxergamos sapatos como calçados formais e o tênis ocupa o outro lado da balança. No meio do caminho estão as botas, descoladas sem esportividade. O derby camurça é uma alternativa menos “workwear” para quem gosta de sapatos de couro mas não precisa usar roupas formais nem quer ser rústico.

Ele é perfeito para você usar com calça jeans e o fato da forma ser comparável a um sapato mais elegante significa que você pode usar com chinos ou calças sociais também. Dependendo do terno, um sapato assim cai perfeitamente para quebrar o ar corporativo. Ou seja, se você quer um sapato que vai bem com quase qualquer coisa, deveria pensar num derby de camurça.

O sapato da Meermin foi o mais legal que encontrei dentro do meu orçamento e vou explicar por que. Talvez ele não seja o melhor para o que você procura, então ao final desse texto vou listar algumas outras opções.

Porque de camurça e porque marrom?

Sapato Meermin Derby de Camurça Marrom

Tons de marrom são os mais comuns para sapatos por serem mais versáteis.  Sapatos pretos costumam ser mais elegantes, mas o marrom transita melhor por diferentes propostas.

Marrom também é mais comum para sapatos de camurça e eu acho que faz sentido. O brilho do couro liso complementa ternos foscos a noite, e esse tipo de evento geralmente pede sapatos pretos. A camurça é para ser menos formal, e fica deslocada em eventos noturnos formais.

Muita gente tem medo desse material porque que delicado. Eu não concordo. A chuva faz tão mal para a camurça quanto faz para o couro liso. Fora isso, a camurça precisa de menos cuidados. Minha rotina para cuidar dos meus sapatos de camurça é bem simples.

O contraste entre os pelos e calças mais suaves, como chinos de algodão ou veludo cotelê fica muito legal. A harmonia com tecidos pesados como o jeans, tweed ou flanela também funciona muito bem.

Como a camurça e o derby combinados formam um sapato bem casual, ele não fica esquisito com algumas jaquetas que uso (jaquetas jeans, blazers de tweed e jaquetas militares). O sapato acrescenta um nível de estilo sem forçar demais aquela coisa de “gentleman“.

O couro chocolate é incrível. A Meermin usa camurça do curtume Charles F. Stead, que é o mesmo fornecedor da Alden. Eu nunca havia sentido uma camurça tão macia assim.

Porque escolhi o sapato derby Meermin?

Sapato Meermin Derby de Camurça Marrom

Queria um sapato derby bem específico. Ele precisava ser de camurça marrom, não de couro. A forma não deveria ser nem muito pontiaguda nem muito “sem graça”. Eu queria um sapato casual, mas sem detalhes gritantes. Despojado com maturidade.

O sapato da Meermin é feito na forma “Rui”. Ela é mais arredondada do que a “Hiro” do meu sapato double monk. O design não é super agressivo, mas certamente dá mais formato aos seu pés do que as minhas botas. Achei o desenho bem equilibrado para transitar entre os diferentes estilos.

Sapato Meermin Derby de Camurça Marrom

Se tiver uma sola grossa de borracha deixa ele melhor ainda. Tira ainda mais a delicadeza e a rigidez dos sapatos formais. A construção é goodyear welted,  mas a vira storm welt sobe em direção ao cabedal e relativamente larga. Este pequeno detalhe deixa o sapato mais robusto.

Outras opções de sapato derby camurça

sapato meermi camurça marrom

Se pode escolher qualquer sapato sem se preocupar com dinheiro, eu recomendo o Newquay da Crockett & Jones se você estiver para o lado mais casual clássico e o Latimer se estiver mais para o casual urbano. São sapatos muito caros, mas acho que um dos mais bonitos.

Para algo mais acessível, mas ainda goodyear welted, eu recomendo um Meermin.

Se você quiser um sapato nacional que pode experimentar e trocar, recomendo este modelo da Louie que é um pouco alongado demais para o meu gosto (e para a ideia de um sapato versátil para usar com calça jeans).

Espero que você ache um derby camurça perfeito para seus pés!

4 comentários em “Sapato Derby Camurça: Review do Meermin Brown Suede Derby”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *