Sapato Brogue Masculino: TUDO para você ACERTAR na hora de USAR e COMPRAR

Powered by Rock Convert

Quem não curte um sapato brogue masculino? Afinal, a ideia de um calçado clássico com detalhes muito bem trabalhados e aspecto vintage, é tentadora!

Você talvez já se questionou se deveria comprar um sapato assim, ou se perguntou como pode incorporar esse tipo de calçado no seu dia-a-dia. Com certeza também já procurou nas lojas e teve alguma dúvida na hora de comprar.

Por isso, eu vou te ajudar a entender os diversos tipos de sapato brogue, como e quando você pode usar, e também onde encontra um produto de qualidade, que, acredite, não é muito difícil de calçar com estilo!

Afinal, o que é Brogue?

Brogue Derby

Se você já entrou em qualquer loja de sapatos sociais masculinos, provavelmente deve ter deparado com um sapato brogue, mesmo que não tenha reconhecido.

A primeira coisa que você precisa saber é ele não é apenas um único tipo de sapato. O termo “broguing” se refere aos picotados e perfurações ao longo do cabedal. Logo, sua principal característica são os furos que enfeitam a superfície do sapato, como na foto acima.

Ou seja, o que caracteriza esse calçado são as perfurações decorativas. Essas, transformam, qualquer sapato ou bota, em um brogue.

Como surgiu o Brogue?

sapato-brogue-camurça

Você sabia, que o brogue surgiu sendo o oposto da elegância?

Não se sabe ao certo a  sua origem, mas sabemos que foi na região entre a Escócia e a Irlanda, dois países extremamente úmidos e conhecidos por seus pântanos e terrenos molhados.

Imagina como era a vida rural nestes lugares antes das comodidades modernas? Uma coisa é certa, os pés estavam sempre sujos de lama e barro.

Com essa dificuldade, surgiu a ideia do brogue. Esses furinhos, que hoje são decorativos, eram reais. Eles serviam para drenar a água que entrava nas botas.

Além da diferença entre furos reais e decorativos, haviam outros detalhes funcionais que deixavam as botas diferentes do que conhecemos hoje, mas estes não vem ao caso.

Como passar do tempo, a aristocracia britânica começou a aderir estes calçados quando iam passear em suas casas de campo, bem longe das cidades. É por causa dessa origem que até hoje o brogue ainda leva um espírito casual.

Em países mais tradicionais, inclusive, alguns tipos não são bem vistos em ocasiões formais, sendo apenas utilizados com alfaiataria um pouco mais casual. No filme Kingsman, o agente Harry Hart aconselha seu protegido Eggsy: Oxfordsnot brogues.

Tipos de Sapatos Brogue

tipos de brogue

Bem, já vimos que o brogue pode ser adaptado para praticamente qualquer sapato, mas ele também pode ter diversas variações. É isso que vamos ver abaixo, os modelos mais populares de brogues, e suas distinções:

FULL BROGUE

sapato masculino oxford brogue feito sob medida por yohei fukada

Também chamado de wingtip. Para que não conhece esse termo, ele se refere ao pedaço do couro que é costurado na ponta do sapato no  formato de um “w” com extensões chegando até a lateral. Visto de cima, lembra as asas de um pássaro.

HALF BROGUE

A definição pode variar, mas o “meio/semi brogue” não tem as “asas”, mas mantém as perfurações nas junções das costuras e pontas do sapato, onde tem um cap-toe.

QUARTER BROGUE

É um modelo mais simples, com perfurações apenas em torno da biqueira, e nenhum outro detalhe no resto do sapato.

AUSTERITY BROGUE

Este é o modelo mais diferente que tem, pois ele foge da principal característica que faz o brogue ser um brogue, OS FUROS. Recebeu esse nome justamente por ser mais áustero.

LONGWING BROGUE

sapato alden longwing

Uma variação do full brogue, que é nada mais do que quando o wingtip que termina no calcanhar.

Agora veremos alguns outros modelos de Brogue que fogem das variações convencionais dos sapatos Oxford e Derby:

SPECTATOR SHOE

sapato spectator

É um full brogue mas seu diferencial é que ele é bicolor. Omais conhecidos são em preto e branco, ou bege e marrom também. Esse modelo teve seu auge nos anos 20.

SADDLE SHOE

sapato saddle shoes

Preciso pesquisar a origem do nome “saddle shoes”. Imagino que é porque a diferença de cores lembra um pouco uma sela de cavalo. Pode ser um oxford ou não, depende do cadarço. Reparem que este ainda tem os furos brogue no couro mais claro.

Com tantas variações é normal ficar confuso e não saber ao certo como e onde utilizar, em razão disto te daremos algumas dicas para não errar na hora de sair com ele.

Como Usar Brogue Masculino?

Por causa desse histórico rural do Brogue, é normal ficar confuso de como usar esse estilo. Afinal, ele é social ou não é?

Apesar da origem casual, no Brasil ele é visto como elegante e um calçado “dandy“. Abaixo, vou te ajudar a tirar dúvidas para os dois tipos principais de ocasiões, sociais e casuais:

Brogue Social

O brogue não é para todas as ocasiões formais. Depende muito do contexto.

Se você trabalhe em um local onde roupa social é obrigatória, como em bancos e empresas de advocacia, ele pode ser utilizado mas saiba que vão chamar atenção pois poucas pessoas calçam.

Por isso, as versões mais discretas, são as indicadas na maioria dos casos. Algumas perfurações ao longo do cap toe ou um medalhão no bico, são bem mais seguros do que um full brogue.

Nesses momentos é importante que o sapato seja de couro liso escuro e em tom único, sendo os preto ou marrom escuro os mais ideais.

sapato masculino brogue 1

sapato masculino brogue 1

Já para momentos semi-formais, onde você opta por um blazer ou casaco esporte fino e uma calça social, o brogue consegue muito bem fazer a ponte entre o social e o mais casual.

Apesar de haver controvérsias sobre se deve ou não ser utilizados em eventos formais, ele vai bem com ternos sim. O próprio Principe William utilizou um semi brogue preto no casamento real do seu irmão. Quer maior referência de protocolo que essa?

sapato masculino brogue 1

sapato masculino brogue 1

Pelos exemplos acima, você deve ter percebido que eu gosto muito de quando ele faz parte de uma combinação com tecidos texturizados. Com terno, gosto mais dos com poucas perfurações. Os que tem mais detalhes combinam melhor com a casualidade de paletó e calça social descasados, ou até mesmo um blazer com calça jeans.

Brogue Casual

A essência natural do brogue sempre foi para ser utilizado em momentos mais casuais. Afinal, ele veio do campo.

Hoje em dia isso significa que é bem simples combinar um sapato ou uma bota brogue com tudo que você usa no dia-a-dia.

Escolhendo bem o modelo, você pode vestir calça chino ou um jeans escuro. Ambos, com uma camisa de botão despojada.

Outro material para deixar o sapato ainda mais versátil é a camurça. Eu já falei aqui no blog sobre como ela deixa tudo mais despojado. Dessa forma, o sapato fica ainda mais próximo do seu jeans e camisa de flanela.

sapato brogue masculino

sapato brogue masculino

bota brogue masculina

sapato brogue masculino

Onde Comprar Sapatos Brogue?

Vamos lá! Agora chegou o momento de apresentar a minha lista com algumas marcas e lojas onde você pode comprar um sapato brogue masculino.

Meermin: Melhor custo benefício atualmente para as pessoas que gostariam de ter um sapato goodyear welted.

Tricker’s: Marca que representa a essência de uma bota brogue masculina. Produto premium para quem realmente quer o melhor.

Grenson: Outro fabricante inglês, um pouco inferior à Tricker’s. Eles estão disponíveis online em várias outras lojas. Vale a pena prestar atenção nas promoções.

Sanders: Marca inglesa também muito boa! Ela tem qualidade semelhante a Grenson mas os estilos são mais conservadores.

Alden: Inventou o Longwing. Essa marca americana tem excelentes modelos que transitam entre o casual e social

No Brasil

Louie: Melhor custo x benefício que conheço no Brasil

Brogan: Para uma proposta de sapato mais casual. Recentemente, eles tem lançado uma linha social

Existem várias outras marcas no Brasil mas é muito difícil de julgar. Quando me perguntam, eu costumo responder que se a pessoa gostou, ela deve comprar. Se for ruim, não compre novamente da mesma marca.

Espero que esse texto tenha ajudado você a conhecer ou ter novas ideias e opiniões sobre o sapato brogue masculino!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!