A História do Relógio Rolex Submariner – Tudo Sobre Esse Clássico!

relógio rolex submariner
Powered by Rock Convert

Ao longo de sua história, a Rolex produziu verdadeiras jóias sem nunca deixar de lado os avanços tecnológicos e a funcionalidade. Assim, desenvolveu relógios masculinos para os mais diversos usos. Entre todas as peças que a marca elaborou, uma das mais famosas e cobiçadas é o Rolex Submariner, um ícone que desde o dia de seu lançamento.

A qualidade do Submariner foi testada rigorosamente por mergulhadores e seu design icônico representa um estilo de vida. Esse clássico continua uma referência mais de 50 anos após seu lançamento, e agora vamos conhecer sua história.

História da Rolex

A história da Rolex está conectada ao espírito visionário de seu fundador, Hans Wilsdorf. Em 1905, aos 24 anos, Hans Wilsdorf fundou em Londres uma empresa especializada na distribuição de relógios. Ele vislumbrava as vantagens de usar um relógio no pulso.

Uma das coisas que muito se pergunta sobre a Rolex, é porque esse nome. Originalmente a empresa se chamava Wildsdorf & Davis. Muito inteligente, Wilsdorf registrou o nome Rolex em 1908. A história mais conhecida é que essa palavra é um trocadilho com Horological Excelence.

Com a Primeira Guerra Mundial e o conflito entre alemães e ingleses, ele achou por bem abandonar o nome Wilsdorf, pois um nome de origem claramente germânica não seria bem visto pelos ingleses. A partir de 1915 a marca Rolex passou a ser usada e permanece até os dias de hoje como sinônimo de qualidade, status e riqueza.

Wilsdorf fabricou durante anos os modelos mais sofisticados e caros de sua época e foi nesse sentido que a Rolex continuou atuando. A marca sempre vislumbrou um cliente que não se importava com o preço e sim com a qualidade dos produtos que queria comprar.

Isso provocou um tipo de seleção natural, passou a ser quase que obrigatório que as pessoas de mais posses e destaque na sociedade inglesa usassem um Rolex, e até hoje isso ainda significa um elevado nível de status.

O Mergulho é Para Todos

Até pouco tempo atrás o fundo do mar estava no alto da lista de mistérios inexplorados ao lado do centro da Terra e o “espaço sideral”.

Pra você ter idéia, só em 1939 é que fizeram o primeiro resgate de marinheiros presos em submarinos. Foi em 1947 que Jacques-Cousteau inventou o Aqualung. Faz muito pouco tempo que o mergulho deixou de ser uma atividade restrita a um grupo de especialistas.

Jacques-Cousteau Rolex Submariner

Jacques-Cousteau, 1955 com um Rolex Submariner no pulso

Foi a invenção do aqualung deixou tudo mais prático. Os famosos documentários de Coesteau e seriados de TV como “Aventuras Submarinas” ajudaram a apresentar as maravilhas do fundo do mar para o mundo. Desejo despertado.

O mergulho autônomo virou uma febre. Ficou bem claro que as pessoas precisavam de equipamentos pessoais. Principalmente para acompanhar a disponibilidade de ar e cronometrar o tempo de subida.

Rolex Submariner – O Relógio de Pulso Para Mergulhadores

No início dos anos 1950, a Rolex desenvolveu relógios usados como instrumentos profissionais, cujas funções iam além da indicação das horas. Eram relógios para atividades profissionais, como mergulho, aviação, alpinismo e exploração científica. Esses modelos tornaram-se atemporais e relógios de grandes realizações.

Naquela época, ainda não existiam relógios para mergulhadores. Foi um dos executivos da Rolex que conseguiu convencer a empresa a apostar no segmento. O resultado foi o Rolex 6204, lançado em 1953 com o nome de Submariner. Foi primeiro relógio com impermeabilidade garantida até 100 metros, e sua luneta bidirecional permite aos mergulhadores lerem seu tempo de imersão.

Relógio James Bond Rolex Submariner

Rolex 6538, 1957 – James Bond contra Dr. No

A Rolex já tinha o hábito de utilizar-se dos grandes ícones de cada segmento para divulgar seus relógios. Os Submariner logo passou a frequentar pulsos de pessoas conhecidas que eram sinônimo de oceano, como o Jacques Cousteau. Na vanguarda da tecnologia, passaram a fornecer relógios para a COMEX, empresa especializada na manutenção de plataformas de petróleo marítimas.

O Rolex Submariner também foi o relógio oficial dos mergulhadores da Inglaterra, Canadá, Australia, França, Estados Unidos e Irã e é claro, James Bond (com a clássica pulseira Nato).

O relógio seguiu sendo utilizado por mergulhadores profissionais até que sua função foi substituída por computadores. Mesmo assim, ainda é comum ter no pulso um relógio confiável ao mergulhar. Caso aconteça algum problema com o computador de mergulho, o movimento mecânico do Submariner segue funcionando.

relógio rolex submariner steve mcqueen

relógio rolex 5513 steve mcqueen

Um relógio criado para funcionar em profundidade surpreendentemente adapta-se perfeitamente a qualquer ambiente. Aqui estamos… 60 anos depois, e ele continua no catálogo da Rolex.

Os relógios Rolex sempre foram associados a personagens que, em algum momento da história, influenciaram o destino da humanidade. Agora é mais visto no pulso de gente que nem deve saber nadar, graças a reputação conquistada nos pulsos de mergulhadores e exploradores.

O design é tão marcante que toda marca tem um relógios de pulso estilo mergulhador, quase sempre inspirado pelo Rolex Submariner. Pensando nisso, montei uma lista de modelos que não tem nem de longe a mesma qualidade, mas quebram galho no visual.

Clique para ver uma lista de alternativas mais baratas parecidas com o Rolex Submariner. Nada se compara, mas um homem pode sonhar.

Powered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!

    2 Comentários

  1. Avatar
    leonardo 29/12/2016 at 09:42 Responder

    O Rolex abaixo da foto do james Bond é um Rolex GMT Master II.

Deixe seu comentário