Tassel Loafer: Como usar esse mocassim masculino?

instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

Eu gosto da ideia de tassel loafers, apesar de não ter nenhum. Isso acontece com você?

Acho muito legal em algumas fotos e muito ruim eu outras. Na minha cabeça isso significa dificuldade para usar. Com roupas tradicionais demais tem o risco de estar antiquado. Com roupas muito apertadas forçam a barra do descolado, ou muito delicado.

Em algum lugar no meio do caminho é onde eles ficam melhores, eu acho. E a maioria das fotos boas são de gente com a liberdade que vem ao trabalhar na indústria da moda.

Então será que não dá para usar?

Tem como sim. Nesse texto vamos explorar esse estilo de mocassim e descobrir juntos a melhor maneira de incorporar um tassel loafer em nosso guarda-roupa.

História do Tassel Loafer

tassel loafer alden

Os tassel loafers surgiram nos anos 1940, quando jaquetas de tweed, suéteres e penny-loafers dominavam as escolas preparatórias e as universidades Ivy League.

Quando esses universitários da época se formavam eles queriam continuar calçando tão confortável quanto seus penny loafers, com um pouco mais de sofisticação como pedia a vida no mundo corporativo.

sapato tassel loafer ivy league

Foi nessa época que um ator chamado Paul Lukas voltou aos Estados Unidos trazendo oxfords Europeus com tassels na ponta dos cadarços.

Apaixonado pelo detalhe, ele pediu a um sapateiro de Nova York que fizesse algo semelhante. O sapateiro por sua vez, levou o trabalho para a Alden.

O presidente da empresa na época, Arthur Tarlow, combinou a ideia com elementos do penny loafer e do boat shoe (docksider) para criar o tassel loafer. Você pode ler mais sobre essa maravilhosa história neste artigo escrito pelo Bruce Boyer.

O modelo da Alden é o original, e Paul Lukas foi primeiro homem a usar este estilo de sapato. Não demorou para o estilo ser lançado e o sucesso foi imediato.

Onde Comprar Tassel Loafers

sapato tassel loafer

Existem tassel loafers em diferentes cores e couros. O mais comum é o calfskin marrom, mas o ponto alto é o feito em couro shell cordovan marrom-avermelhada proveniente da Horween Tannery de Chicago.

Eu gosto muito dos tassel loafers de camurça. Eles combinam bem com roupas e tecidos mais esportivos. Se você é uma pessoa que gosta de ficar sem meias no verão, eles são mais macios e confortáveis ​​de calçar.

E onde comprar?

Existem dezenas de versões no mercado mas eu vou indicar as que mais gosto.

sapato tassel loafer alden shell cordovan

A já citada Alden tem o original e esse título de clássico é difícil de bater. O tassel em couro cordovan é um clássico.

Os ingleses tem o sapato Cavendish da Crockett & Jones, também disponível em couro cordovan, e o Belgravia da Edward Green.

A outra marca americana tradicional, Allen Edmonds, tem o modelo Grayson e o Acheson,  que tem o tassel mais frouxo, mais descontraído. Gosto bastante desse segundo.

Na Espanha, a Carmina tem em couro liso com costura split toe e também versões de camurça.

sapato tassel loafer de camurça

Essas são as opções premium do mercado.

Para algo mais acessível, recomendo o Lincoln da Loake e as versões fabricadas pela Meermin. Ambos custam em torno de $ 175.

Aqui no Brasil eu não achei nenhum com formato legal e não quero indicar só por indicar algum sapato qualquer com pendurucalho. Se você encontrar, por favor deixe a dica nos comentários.

Como usar Tassel Loafers

sapato tassel loafer com terno

Não é fácil usar tassel loafers. Além de incomuns, eles podem ser considerados de aspecto delicado e chamativos.

Nos Estados Unidos, país de origem, eles são associados com ricos de dinheiro antigo ou pessoas que tentam passar essa impressão. O uso do sapato nesses ambientes está diminuindo a medida que o mundo financeiro e grandes firmas de advocacia tentam se desvincular de certos estereotipos.

As pessoas associam esse tipo de sapato a homens mais velhos mas é isso é o que os torna interessantes quando aparecem nos pés de quem não se encaixa nesse perfil. Gosto justamente porque contradizem não apenas as roupas, mas também os próprios homens que usam bem.

Tassel loafers pretos podem ser usados ternos, mas os de camurça marrom e shell cordovan vinho ou camurça ficam mais legais com casacos esportivos. Eles são sapato de lazer então combinam com o tipo de alfaiataria que você usaria quando está quente.

Bernardo de Lippe-Biesterfeld tassel loafer

Bernardo de Lippe-Biesterfeld

 

marlon brando tassel loafer

Marlon Brando

sapato tassel loafer com terno

sapato tassel loafer no verão

sapato tassel loafer no verão

sapato tassel loafer com terno

sapato tassel loafer com tweed

sapato tassel loafer com tweed

A chave é não vestir jaquetas apertadas demais para não realçar a delicadeza dos tassels. Eu também prefiro quando ele aparece ao lado de roupas escolhas mais conservadoras; um blazer azul com calça castanho e camisa azul listrada, já que os sapatos chamam atenção o suficiente.

Você pode seguir a rota tradicional e combinar com paletós esportivos com ombros macios, bem como ternos casuais de verão sem gravata se quiser um ar natural e despreocupado:

sapato tassel loafer de camurça

sapato tassel loafer

sapato tassel loafer

Para algo menos tradicional, você pode usar com jeans, jaquetas de safari e cardigans modernos, ou com chinos casuais e uma jaqueta militar. Nesse caso, eu acho a camurça indispensável para harmonia:

sapato tassel loafer de camurça

sapato tassel loafer de camurça

sapato tassel loafer de camurça

sapato tassel loafer de camurça

sapato tassel loafer de camurça

sapato tassel loafer de camurça

Algumas fotos para inspirar:

sapato tassel loafer de camurça

sapato tassel loafer preto

sapato tassel loafer marrom

sapato tassel loafer marrom

fred astaire tassel loafer

Tassel Loafer: Vai ou não vai?

E com essa foto concluímos nosso passeio pela história do tassel loafer. Depois de organizar todos os meus pensamentos e fotos para inspiração, ainda não sei se é um sapato para mim.

O tassel loafer não é um sapato essencial, mas com certeza desperta interesse e rende uma boa discussão. Ao meu ver ele definitivamente fica melhor com alfaiataria, coisa que não tenho usado tanto nos últimos anos.

Nos exemplos onde estão vestidos com calça jeans ou roupas bem casuais eu trocaria por um penny loafer para ficar mais comum.

E você, o que acha? Deixe seu comentário!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo