jaqueta de couro a2
Roupas

Jaqueta de Couro Aviador Tipo A-2

Os uniformes militares sempre influenciaram muito a moda masculina. Os casacos de couro de aviadores são uns destes uniformes que, de tão populares, se tornaram atemporais e clássicos. Um dos modelos mais populares é de longe a jaqueta A2, que é basicamente a mãe de todas as jaquetas de vôo.

Considerando o curto período em que ela foi produzida, sua longevidade na moda é realmente surpreendente! Hoje nós vamos explorar um pouco mais deste legado e como aproveitar essa bomber nos dias de hoje.

A História da Jaqueta A2

pilotos da segunda guerra com jaqueta de couro a-2

Essa jaqueta foi lançada para o Army Air Corps em 1931. A “Jacket, Flying, Type A-2”, foi a sucessora da jaqueta de voo Type A-1 e todo oficial da Força Aérea recebia uma jaqueta dessa depois de completar o treinamento básico.

Os pilotos e as tripulações viram suas A-2 como mais do que roupas. A entrega após o treinamento fez dela uma espécie de troféu. Era muito comum que fossem decoradas com emblemas indicando a qual esquadrão o piloto pertencia e em tempos de guerra, pinturas manuais nas costas com o nome, símbolo ou as cores de esquadrões bombardeiros. A tripulação costumava pintar o mesmo logotipo no avião, com pequenas bombas representando o número de missões realizadas.

jaqueta piloto a-2 customizada segunda guerra

jaqueta de couro a-2 vintage

Na época, elas eram feitas com couro de cavalo e a produção era bastante manual. Quando a intervenção dos EUA na Segunda Guerra Mundial se tornou uma realidade, a demanda por couro aumentou e a seda foi reservada para pára-quedas. As especificações da jaqueta passaram a permitir couro de cabra e forro de algodão.

Além do alto custo de fabricação, não havia material suficiente para atender a demanda. A solução foi trocar o couro pelo algodão, e a A-2 saiu de linha em 1943, logo após a entrada os Estados Unidos na Segunda Guerra. Ela foi substituída pelas jaqueta B-10 e B-15, feitas em algodão.

Embora tenha sido inventada há tanto tempo atrás e feita apenas entre 1931 e 1943, ela logo foi considerada um clássico americano, e ainda voltaria para o uniforme por demanda popular!

A US Air Force trouxe ela de volta para o uniforme em 1988, com algumas modificações. Passaram a ser feitas apenas com pele de cabra e o corte ficou muito mais largão. O marrom achocolatado virou um padrão sem variações, e o forro, os punhos e a cintura passaram a ser feitos com fibras sintéticas. Perto das originais, essas jaquetas deixaram a desejar.

Design da Jaqueta de Couro A-2

Jaqueta de couro A-2

A bomber A2 é uma jaqueta de aviação, que substituiu o modelo de jaqueta A-1. Ela trocou os botões frontais por um fecho de zíper. A idéia era fazer jaquetas mais à prova de vento, e portanto, o zíper ficava protegido por uma aba com dupla camada de couro.

Outras melhorias em cima da A-1 é que os botões dos bolsos foram trocados por botões de pressão. A gola de malha da A-1 deu lugar a uma cola tipo camisa, também de couro. Os punhos e a cintura continuaram apertadas por elásticos feitos de lã.

O corte das jaquetas originais era feito para o homem dos Estados Unidos da década de 1930, slim e com ombros estreitos. Elas são apertadas, o que era importante para as cabines apertadas. Podem parecer curtas, mas tem o comprimento ideal para as calças de cintura alta da época.

steve mcqueen jaqueta de couro aviador a2

O design do A-2 é bastante simples. As costas são formadas por um único pedaço de couro, e a frente por duas peças dianteiras, e as mangas são feitas pela união de dois pedaços de couro. O couro utilizado era o curo de cavalo atanado, que ainda era bastante acessível na época. Por dentro, eram revestidas em seda pura.

Couro de cavalo (horsehide) é extremamente caro mas na época podia ser usado com mais facilidade. A industrialização durante a década de 1930 começou a tornar os cavalos obsoletos, resultando em uma oferta excessiva de couro.

A cor original do couro se chamava Seal Brown, mas, como o couro era proveniente de uma série de curtumes, existiam vários tons de Seal Brown. Da mesma forma, os detalhes do A-2 – como as abas pontiagudas ou o colar – são geralmente ligeiramente diferentes porque as forças armadas contratavam diferentes fábricas. No mercado vintage, é bem comum a pessoa identificar qual a fábrica pelas diferenças no molde.

Para mais detalhes sobre o design e uma comparação entre diferentes fábricas, eu recomendo essa página do site Acme Depot.

Onde comprar uma jaqueta de couro tipo A2

jaqueta de couro tipo a-2

Jaquetas A-2 autênticas podem custar vários milhares de dólares entre os colecionadores. Boa parte das jaquetas da época ainda estão em excelente estado, mesmo depois de mais de 70 anos. É apenas mais uma prova da alta qualidade do produto de antigamente!

Existem várias maneiras de conseguir uma jaqueta A-2 bem bacana. As três principais, que eu vou recomendar, é comprar uma vintage, comprar uma de visual atual feita uma boa fabricante de jaquetas de couro, ou comprar uma réplica de um modelo original.

Vintage

jaqueta de couro a2 aviador segunda guerra vintage

Antes de comprar um A-2 vintage, você sempre deve verificar se ela tem o corte original ou se é mais “anos 80”. As jaquetas A-2 mais antigas são mais slim, bem pequenas e de ombros estreitos. Jaquetas antigas feitas a partir da década de 1980 tem cortes muito largos e esquisitos. Tenha cuidado com os tamanhos nas etiquetas, e sempre confira as medidas.

Alguns fabricantes da Segunda-Guerra mundial, caso você queira procurar uma original no eBay ou algum vintage shop por aí, são:

  • Aero Leather Clothing Co., Inc.
  • Bronco Mfg. Co.
  • Cable Raincoat Co.
  • Cooper Sportswear Mfg. Co.
  • David D. Doniger & Co.
  • J.A. Dubow Mfg. Co.
  • Monarch Mfg. Co.
  • Perry Sportswear, Inc.
  • Poughkeepsie Leather Coat Co., Inc.
  • Rough Wear Clothing Co.
  • Spiewak & Sons
  • Star Sportswear
  • United Sheeplined Clothing Co.
  • Werber Sportswear

Modernas – Sem muita preocupação com detalhes originais

jaqueta aviador schott a-2

O verdadeiro corte das jaquetas vintage ainda estão disponíveis hoje mesmo para quem não pode adquirir um modelo original. Várias marcas, algumas com anos de experiência, que ainda fazem essas jaquetas. A Schott, uma das fabricantes de A-2 durante a Segunda Guerra Mundial, tem uma versão muito boa. Outra sugestão, são a Cock Pit Usa e a US Wings, que tem um corte mais moderno.

Reproduções Originais

jaqueta de couro aviador a-2 real mccoys

Existem outras empresas que fabricam este clássico exatamente dentro dos padrões originais de quando a A-2 foi lançada, lá na década de 30. Você pode encontrar de tudo, reproduções de várias fábricas diferentes da época com as suas peculiaridades e até versões ligeiramente modificadas um pouco mais slim.

A Eastman Leather Clothing na Inglaterra, tem sua própria A-2 e também réplicas de excelente qualidade de jaquetas originais de várias fábricas listadas acima. Você pode comprar diretamente no site ou então pela loja da History Preservation Associates, especializada em reproduções de altíssima qualidade que também vende as jaquetas A-2 da Buzz Rickson.

Outra sugestão incrível é a jaqueta feita pela Real McCoy’s, um marca japonesa especializada em reproduções militares e workwear. Neste mesmo nível, de qualidade extrema, também tem a Aero Leather, na Escócia. Eles reviveram o nome e os modelos de um dos fabricantes originais da Segunda Guerra que havia fechado as portas. Bill Kelso também é uma marca que faz reproduções de altíssima qualidade, assim como a The Few no Japão.

Se você quiser um produto realmente exclusivo, a Goodwear Leather pode fazer uma reprodução vintage sob medida. As possibilidades de alteração na modelagem original são limitadas, para você não descaracterizar as jaquetas, mas eles tem muitas opções de designs da época.

Outra loja interessante é a Flight Suits, que é um fornecedor do governo americano. Ela não compete com o nível extremo otaku de autenticidade das três marcas acima, mas as jaquetas também são muito boas e tem um preço mais moderado. De nome parecido, tem também a Flight Jacket, com a mesma proposta.

Inspiração para você usar a sua jaqueta A-2

como usar jaqueta de couro aviador tipo a-2

Quem tem uma, não quer mais ficar sem. Ela é muito boa para usar no nosso inverno porque couro não esquenta tanto. Fica muito legal com calça jeans ou calça chino, assim como os aviadores usavam. Na minha opinião, devido ao design minimalista, ela pode até ser usada com calças sociais, dependendo do resto da sua roupa.

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Responder
    Fabiano
    01/11/2017 at 14:15

    A Machina Helmets tem um modelo bastante inspirado na A2., só não sei como é o corte dela. Já viu de perto?

    • Lucas Azevedo
      Responder
      Lucas Azevedo
      15/11/2017 at 10:05

      Oi Fabiano. É um modelo novo? Eles tem uma jaqueta que é meio double rider/cafe racer. Essa eu já vi.

Deixe uma Resposta