Como usar Blazer Cinza: Vista bem essa combinação

como usar blazer cinza

Como usar Blazer cinza? A combinação de um paletó e calças em cores ou padronagens diferentes não é um terno, mesmo que se trate de uma união elegante e formal. Conectar com elegância calças e paletó diferentes exige sensibilidade para a harmonização de cores que contrastam, sem, no entanto, colidirem. 

Neste post, vamos te passar algumas dicas para acertar na combinação de blazer cinza com uma calça de cor diferente. Aqui você também encontra quatro combinações elegantes que vão te ajudar a começar. Espero que goste, pois o blazer masculino é uma peça muito versátil e quando bem utilizado, garantia de estar bem vestido!

Detalhes para usar bem o paletó cinza com calça de cor diferente

Apesar de ser uma cor neutra, o cinza não é a cor de paletó mais fácil de combinar. Tradicionalmente, em combinações de paletós e calças diferentes, o cinza se faz mais presentes nas calças, servindo de base neutra entre o tronco e os sapatos. 

Na moda masculina clássica, o cinza é uma das cores mais tradicionais para ternos. Sem os detalhes certos, o paletó cinza aparenta ser órfão, separado do conjunto de um terno pelo dono, para quebrar um galho. A escolha precisa ser certeira, ou a conexão entre a calça e paletó diferente se perde no conflito de formalidades diferentes, como é o caso das imagens abaixo:

As roupas estão brigando nesta foto. O paletó é claramente parte de um terno, que é muito mais formal do que uma calça jeans surrada com cintura baixa. A gravata só deixa o conjunto ainda mais formal, criando um espaço ainda maior entre o tronco e as pernas. O penny loafer foi uma excelente escolha com a calça jeans, pois é um sapato mais casual. 

O exemplo abaixo, na minha opinião, funciona bem melhor pelos seguintes motivos:

  1. O jeans é bem parecido, também um pouco gasto. A cintura, porém, é mais alta lembrando mais o corte de uma calça social. Ela fica próxima ao botão mais alto do terno e por isso a proporção está balanceada. Na foto acima, o modelo aparenta ter pernas curtas e um tronco comprido por que há um expaço muito grande entre o abotoamento e a cintura da calça.
  2. O blazer é mais casual. A borda da lapela é pespontada com máquina, um detalhe que deixa o paletó mais despojado. O tecido tweed também é bem mais rústico, com uma textura próxima ao jeans. A silhueta, como um todo, está mais relaxada sem perder o caimento.
  3. A camisa com colarinho button down é muito semelhante. A diferença fica por conta da gravata. Achei que funcionou melhor sem ela. Afinal, se a ocasião pede uma gravata, é provável que uma calça social ao invés da jeans fosse melhor.

A combinação de blazer cinza com uma calça em cor diferente pode ser excelente, com os detalhes certos. Um dos pontos mais importantes, na minha opinião, é escolher um paletó que não é parte de um terno formal. Peças com menos estrutura, ou feitas em tecidos com padronagem e textura áspera, tendem a ser menos formais e mais esportivos. Pequenos detalhes, como o tipo de bolso e cor dos botões também reduzem o nível de formalidade do paletó, e vão ajudar em combinações com calças que são mais casuais.

Agora que você já sabe que o mais seguro é escolher um blazer menos formal, vamos compartilhar algumas combinações muito simples de blazer cinza com calças de cores diferentes.

Paletó Cinza com Calça Azul Marinho

Paletó azul marinho e calça cinza é um dos uniformes mais clássicos da moda masculina. Inverter deveria ser simples, certo? Bem, por incrível que pareça, não é fácil passar o azul escuro para a calça e o cinza para o paletó.

A ideia aqui é que pelo menos uma das peças seja bem casual, para balancer a formalidade da outra. A calça de lã fria azul escura é bastante formal, e vice-versa. Se ambos acompanharem a mesma formalidade, acabam sendo substitutos inferiores para o par da mesma cor. Por isso, a melhor solução é escolher blazers e paletós com elementos informais, e se possível, fazer o mesmo ao escolher a calça azul.

As fotos abaixo trazem alguns exemplos interessantes. Na primeira, os botões dourados remetem ao blazer náutico azul-marinho e dão um ar mais casual ao paletó cinza. Na segunda, o efeito vem dos tecidos, na combinação do blazer cinza – que parece ser tweed – com uma calça azul um pouco mais clara de flanela. Por último, temos vários elementos mais casuais: um blazer cinza claro com a padronagem xadrez, gravata preta de tricô, colarinho button down e sapato marrom de camurça.

Estes três exemplos trazem elementos considerados casuais no mundo da alfaiataria clássica, apresentando harmonia no contraste.

Blazer cinza com calça cinza

Combinar tons de cinza também é uma boa opção. Não é difícil, basta existir contraste suficiente entre a o paletó e a calça. Na minha opinião, se os dois forem muito parecidos, fica parecendo que a pessoa tentou simular um terno. Seria melhor usar um terno de uma vez.

Para tornar essa combinação um pouco menos monótona, você pode usar uma gravata azul e sapatos de camurça marrom. Gosto muito da combinação abaixo, com tons de cinza diferentes. Tanto o paletó (com o detalhe dos bolsos estilo “patch”), quanto a calça e o sapato, tem um aspecto áspero (tweed, flanela e camurça). Ficou bem interessante!

como usar blazer cinza com calça cinza
como usar blazer cinza com calça cinza

Você também pode apostar em uma combinação monocromática. Acima, o ator Steve McQueen veste uma camisa cinza clara, gravata de tricô preta e paletó de tweed cinza escuro. Se não me engano, ele está com uma calça preta. O resultado é bem sofisticado!

Paletó cinza com tons de marrom

Uma das combinações mais clássicas de paletó e blazer em cores diferentesdos é o paletó azul marinho com a calça bege. Estes mesmos tons de marrom, mais claros ou mais escuros, também combinam muito bem com o blazer cinza.

As fotos abaixo trazem alguns bons exemplos. O paletó de padronagem xadrez é uma escolha menos formal, que ficou muito bem com as calças creme de flanela e kakhi de algodão. O Duque de Edimburgo combinou o blazer cinza claro com uma calça marrom escuro, e o príncipe preferiu uma calça branca (também uma boa ideia para o dia, se o blazer for claro)

Blazer cinza de tweed é o melhor para combinar!

O mais fácil de todos para combinar com calcás de cor diferente é o blazer cinza de lã tweed, principalmente com padronagem espinha de peixe ou donegal. É uma escolha que só funciona no inverno, mas o princípio pode ser adapatado para o nosso clima na forma do linho ou misturas de linho e seda, que também podem ter esse aspecto texturizado do tweed.

Essa variação é fácil de usar porque vai muito bem com o denim, outro tecido com aparência pesada. É uma excelente possibilidade nos dias de hoje, já que o jeans é uma calça comum. Com certeza uma escolha segura para combinar paletó e calça jeans! Vista com camisas casuais, como as de tecido oxford e gola button down, ou as de chambray.

Espero que tenha gostado das dicas e exemplos. O blazers marinho ou o paletó esportivo marrom são mais fáceis de usar, mas o cinza não fica atrás. Um tecido áspero, como tweed, combinado com calças casuais, é a melhor escolha. Também é possível vestir combinações um pouco mais formais, mas os detalhes são muito importantes. Calças em tons de marrom e paletós com detalhes informais, são excelentes escolhas. Calça azul é um pouco mais complicado, mas possível desde que não fique parecendo que tentou improvisar um terno.

Não deixe de o Instagram do blog. Lá, eu compartilho o que tenho usado e minhas inspirações. Chega mais, e vamos trocar idéia sobre moda masculina!

3 comentários em “Como usar Blazer Cinza: Vista bem essa combinação”

  1. Richard Gonçalves

    E se eu usar uma calça bordô e uma camisa branca, com ou sem gravata preta, por exemplo, combina com o blazer cinza?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.