Como usar Blazer Cinza: Vista bem essa combinação

como usar blazer cinza
instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

Como usar blazer cinza? É difícil. Essa dificuldade tem um pouco a ver com tradição e expectativa. Objetivamente, não há razão para que um terno seja mais formal do que um paletó com calça social, mas é. Da mesma forma, estamos mais acostumados a um terno cinza, já que tradicionalmente não se descasava essa cor de jaqueta. Na maioria dos tecidos e sem os detalhes certos, o blazer cinza parece um paletós órfão de um terno para improvisar uma combinação por falta de opção.

Olha só como nessa foto as roupas estão brigando. O blazer que o modelo está usando é muito distante da calça jeans surrada, e parece que é a parte de cima de um terno que ele quis usar com jeans para parecer mais descolado. Não fica bom:

Com um pouco de esforço o blazer cinza pode dar certo. Chame atenção para o fato de não ser o paletó de um terno escolhendo cortes sem tanta estrutura, tecidos com padronagem ou textura mais áspera, patch pockets, etc. Esses detalhes vão deixar claro que aquilo não é uma improvisação.

Algumas regras rápidas para você acertar na hora de usar um blazer cinza são:

  • Evite qualquer cinza muito escuro
  • Escolha tecidos com muita textura.

Agora vou falar o que acho de combinações com algumas cores de calça mais comuns, e qual o melhor blazer cinza na minha opinião.

Como usar blazer cinza com calça azul marinho

Praticamente todo mundo fica bem com um dos uniformes masculinos mais clássicos de todos os tempos: blazer azul marinho, calça social cinza, blusa clara branca, gravata com padronagem leve e sapato marrom escuro.

O oposto também deveria ser verdade, certo? Mas por incrível que pareça, não é fácil inverter tudo e casar uma calça social azul escuro com um paletó cinza. A calça de lã fria azul escura é muito formal e por isso, fica parecendo que é viúva de um terno. Nesse caso, o blazer, ao invés de complementar, acaba parecendo um mero substituto.

A melhor solução é escolher blazers e paletós com elementos de informalidade que deixem bem claro que eles não são a parte de cima de um terno. Faça o mesmo na hora de escolher a calça caso queira mesmo insistir na azul. Escolha uma calça azul feita de um tecido menos formal para indicar com clareza que ela não é órfã de um costume.
“Desformalizar” a parte de cima cinza é mais difícil porque que tradicionalmente o cinza é uma cor da cidade, e portanto, mais formal. Os tecidos utilizados acabam seguindo essa regra subliminar. Pare para pensar, é mais fácil encontrar blazers de tons de marrom em tecidos casuais, como o tweed, porque tradicionalmente essas eram cores consideradas “do campo”.
como usar blazer cinza com calça azul
Na foto acima, Christopher Bastin faz essa distinção para deixar bem claro que o blazer cinza não é simplesmente a parte de cima de um terno através dos botões dourados e do estilo dos bolsos laterais.
como usar blazer cinza com calça azul
Nessa outra foto, o cavalheiro faz a mesma coisa através dos tecidos. Ele combina um blazer cinza de flanela com uma calça social também de flanela e assim resolve o dilema.
como usar blazer cinza com calça azul
Por último, esse cara utiliza o a padronagem xadrez, mais casual, uma gravata preta de tricô e o sapato marrom de camurça par “desformalizar” a combinação.

Em todos estes três exemplos existem elementos casuais dentro do mundo da alfaiataria clássica, contraste, mas harmonia, diferente da foto do modelo que coloquei lá em cima.

Cinza com Cinza

como usar blazer cinza com calça cinza

Cinza com cinza também é um pouco complicado, mas é possível desde que você tenha contraste suficiente entre a jaqueta e sua calça. Você pode tornar a combinação um pouco mais colorida com uma gravata azul e sapatos de camurça marrom. Na combinação com a calça cinza dessas fotos, o look tem contraste suficiente nos tons e faz a mistura de tecidos para deixar claro que ele não está tentando pegar o que tem em casa para simular um terno cinza completo.

A parte mais escura pode estar em cima, ou em baixo:

como usar blazer cinza com calça cinza

Por outro lado, pode tentar se vestir bem  monocromático, com uma camisa de botão branca, gravata de tricô preta e brogues wintips pretos. O lado positivo de acertar nessa escolha é que uma combinação de tons cinzentos fica muito mais sofisticada à noite do que looks com muita cor. Olha só como fez o Steve McQueen:

como usar blazer cinza com calça cinza

Cinza com tons de marrom

como usar blazer cinza com calça clara

Removendo a calça azul, tudo fica mas fácil. É bem mais tranquilo combinar o cinza com uma calça em tons de marrom, outro tom de cinza ou até mesmo verde escuro. Essas são cores assossiadas com o campo, e por isso, mais casuais.
Diversos tons, dos mais claros aos mais escuros, combinam muito bem com a textura e a padronagem que um blazer cinza deve ter. Novamente, pense em tecidos menos formais. Na primeira foto, o paletó tem padronagem xadrez que é menos formal, e a calça creme é de flanela, um tecido mais encorpado e portanto menos elegante do que a lã fria.
blazer cinza com calça bege

como usar blazer cinza com calça marrom

Agora que eu falei de algumas opções para combinações de cores, vou falar do melhor blazer cinza que você pode ter! É o…

Blazer cinza de tweed

blazer cinza de tweed

A grande exceção é para essa regra de dificuldade é o blazer de tweed cinza, principalmente com padronagem espinha de peixe ou donegal.

Essa variação é fácil de usar porque vai muito bem com o denim, outro tecido com aparência pesada. É uma excelente possibilidade nos dias de hoje, já que o jeans é uma calça comum.

Combine com camisas casuais, como as de tecido oxford e gola button down, ou as de chambray, e deixe a gravata de lado para um look confortável.

Você também pode vestir um blazer de tweed cinza com calças de algodão moleskin ou de veludo cotelê. É uma combinação mais formal do que tweed + jeans, mas o moleskin de algodão e o cotelê ainda forma combinações casuais. Assim como o tweed, eles rementem a uma ideia de workwear e a vida no campo inglês (quando se caçava de paletó).

Novamente, vista com camisas causais ou um suéter de lã se estiver frio. Se for colocar gravatas e lenço de bolso, pense na harmonização. Eu gosto muito da foto abaixo pois a gravata, o maior acessório, faz uma transição entre a textura bruta do blazer e a mais leve do algodão oxford da camisa. Se fosse uma gravata de seda brilhante não ficaria tão legal. O lenço de bolso, acessório menor, é de um tecido liso e colorido. Salta bem e harmoniza todas as cores!

como usar blazer cinza de tweed

É isso aí! Os blazers e sportcoats marinhos ou marrons sempre são mais fáceis de usar. Com exceção do tweed com jeans, as combinações acima requerem um pouco de pensamento para juntar e também um guarda-roupa maior para ter variedade suficiente.

Se você já tem alguns blazers no armário, no entanto, e está procurando acrescentar um pouco de variedade e cinza, escolher um de tweed é a melhor aposta. Para combinar, não compre calças de alfaiataria azul escuro, e não compre (ou não descase) blazers que tenham cara de paletó de terno.

Espero que essa lista de ajude a escolher ter ideias para vestir um blazer cinza. Se você gostou das dicas, gostaria de te convidar para seguir o Instagram do blog. Lá, eu compartilho o que tenho usado e minhas inspirações. Chega mais, e vamos trocar idéia sobre moda masculina!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo