Estilo Navy: Esqueça as tendências e aposte nos clássicos

estilo navy destaque
instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

Inspirado nos uniformes militares da marinha, o estilo navy é um verdadeiro clássico da moda masculina, que tem como princípio oferecer conforto e nenhuma sofisticação, como todo bom e velho workwear.

Como quase tudo que vestimos, a inspiração é pratica. Nesse caso, militar. Eu estou falando de engenheiros e marujos no deque de um canhoneiro.

Sua marca registrada são as roupas azul em tecidos naturais cheios de detalhes utilitários. Esquece aquela história de estampas com âncoras, barquinhos, e tendência litorânea para o verão.

Nesse post, você vai ver alguns clássicos do estilo navy que venceram a barreira do tempo, conquistando adeptos que entendem que aquilo que funcionou bem no passado, também funciona hoje.

Para me ajudar, vou usar imagens da revista Free & Easy, revista japonesa sobre moda masculina. Eles gostam de escolher alguns temas e definir estilos para analisar. Esse é o detalhe mais divertido de como o Japão vê a moda americana.

A edição NAVY-ism fala sobre como a marinha influenciou as roupas masculinas. Tudo com bom humor e uma dose de fantasia.

Camisa de chambray

Steve McQueen e camisas de cambraia

O tecido de Chambray vem de Cambrai, na França. Ele tem uma longa história como uniforme de marinhas do mundo inteiro. Parece com o jeans, mas é diferente. Pra resumir, a trama do tecido é outra.

A camisa de chambray azul foi utilizada pela marinha norte americana de 1901 até a segunda guerra mundial, junto com um jeans azul escuro. A foto no canto superior da página acima mostra Steve McQueen no filme Sand Pebbles (Canhoneiro do Yang-Tsé)interpretando um engenheiro que chega a uma canhoneira, durante a Revolução Chinesa, em 1926. .

O tecido é bem resistente, e muito mais leve do que o jeans. O azul perdia cor e mudava para um azulado salgado depois de muito sol e lavagens.

Os detalhes são importantes:

  • O botão oficial das camisas era azul, do tipo olho de gato.
  • Os dois bolsos do peito tinham botões, e algumas vezes abas.

A resistência e facilidade de usar tornou-a uma peça versátil e duradoura no guarda-roupa de qualquer homem.

Casaco Pea Coat

Revista Free & Easy estilo Navy História dos Pea Coats

Pea Coat! Um clássico da marinha. Ele existe pelo menos desde 1869, mas ninguém sabe muito bem de onde ele veio.

A versão holandesa é que o “pea” vem da palavra “pijjakker”, e o casaco é do século 18. A Holanda era uma potência naval na época. O Peacoat é sempre associado ao mar, então essa versão é bem possível.

O corte do casaco clássico é bem ajustado, com a saia mais aberta para permitir que os marinheiros realizassem tarefas aquecidos, como subissem nas cordas, sem a restrição de um casaco longo.

Os colecionadores identificam qual a época por vários fatores, entre eles o tipo de lã, os botões, a etiqueta, o peso, bolsos, e a fábrica. É um casaco super versátil de usar nos dias atuais.

Camisa CPO

Revista Free & Easy Steve McQueen camisa CPO

A sigla na C.P.O. Shirt quer dizer “Chief Petty Officer Shirt”. É um híbrido de camisa e jaqueta… algo entre a camisa de cambraia e o casaco pesado.

O corte dessas camisas, até mesmo hoje, é mais amplo, para acomodar uma segunda camada por baixo. Eu curto bastante… O design é prático e o tecido flanela de lã é super quente. É bem legal para usar como sobreposição, aberta ou fechada.

Chapéus

kkkk

Nenhum marinheiro ou marujo está completo sem o seu chapéu.

Eu acho demais esses chapéus da marinha tipo o azul no canto inferior esquerdo dessa foto.

Relógios

Revista Free & Easy Relógios Rolex Submariner

A grande maioria dos relógios clássicos vem do mundo utilitário. São os melhores designs de relógios, com apenas as complicações necessárias para realizar a função designada.

A marinha, os mergulhadores, e os militares em geral tem alguns dos mais bacanas. O Submariner da Rolex é para mergulhadores esportivos. Ah, o fundo de relógios militares geralmente é preto, porque os ponteiros aparecem mais a noite.

Calçados

kkkkkk

Super legal ver os sapatos e as datas!

O sapato de oficial é preto, bem polido. Os tênis são bem fáceis de reconhecer! Legal como o Sperry atual lembra o tênis da marinha de 1940 (o branco em baixo). Eu gostei dessa cara do tênis antigo… meio ortopédico, desengonçado…

Esse tipo de tênis começou a ser usados no deque por causa da boa aderência da borracha e da praticidade do tecido, fácil de secar. Esse lado da moda masculina é muito legal… Quase tudo tem uma explicação prática.

Acessórios

acessórios usn vintage

Entre as coisas vintage mais colecionáveis estão os zippos, braceletes de identificação, e flags da marinha. As customizações feitas pelos soldados e o aspecto robusto das peças de metal continua a inspirar acessórios até hoje!

Esse é o estilo navy como eu o vejo! Queimado de Sol, preparado para os elementos, customizado e enferrujado. Todos os itens dessa lista são clássicos que estão aí até hoje graças a sua praticidade e design perfeito. As pessoas escolheram, ao longo dos anos, o que funcionava e o que não funcionava. O que foi aprovado, continua aí até hoje…

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!