Como usar Paletó e Blazer com Jeans?

Powered by Rock Convert

Calça jeans combina com paletó? Para alguns, a combinação é tão automática e aceita que se tornou a principal solução quando é preciso estar mais alinhado a pedido da ocasião. Basta pegar qualquer paletó no armário e colocar por cima do que estiver vestindo com jeans. O que poderia dar errado?

Na verdade, vestir um paletó com jeans exige atenção quanto a formalidade da alfaiataria. A diferença entre um paletó esportivo de linho bege e um terno de lã escura parece óbvia, mas mesmo detalhes sutis como o tipo de bolso fazem a diferença. É possível derrubar a formalidade ainda mais vestindo com calça jeans, mas é um território lotado de armadilhas.

O que normalmente não funciona?

Quando a escolha do paletó ou do blazer não leva a formalidade da roupa em consideração, o resultado é como aquele corte de cabelo mullet, “business in the front, party in the back” (negócios na frente, festa atrás).

Essa é a minha opinião quando se trata de situações onde o blazer ou paletó está sendo vestido por necessidade (uma reunião que requer um traje mais formal, por exemplo). Uma roupa muito formal em cima e outra muito casual em baixo, pelo menos para mim, deixa óbvio que a pessoa não está confortável com a escolha. Ela só colocou o paletó para se conformar a alguma diretriz ou se adequar a expectativas do contexto.

O erro mais comum nessa escolha é combinar o tecido áspero e despojado da calça jeans com outro muito liso e elegante (seja em textura ou em estilo). Você corre o risco de parecer estranhamente formal na parte de cima e muito casual na parte de baixo. Um exemplo é improvisar, colocando o paletó do terno que você usa para casamentos por cima de uma camiseta para palestrar ou receber/visitar um cliente só porque espera-se que você esteja “chique”.

É mais difícil, ou melhor, algo mais chato de fazer, dizer que algo não “funciona” quando se trata de um contexto totalmente casual, principalmente quando a pessoa está confortável com o seu próprio estilo ao ponto de fazer escolhas menos comuns. Eu gosto muito das duas combinações abaixo, mesmo elas indo contra tudo que eu escrevi antes:

Na esquerda, o Nathaniel da Broadway & Sons veste um jaquetão de abotoamento duplo e risca de giz com camiseta, jeans surrado e tênis Vanks Old School. Me parece que também está usando um cinto adornado por turquesas. O blazer é muito mais formal do que todo o resto mas na prática, funcionou. Em partes porque o resto do visual combina muito bem e provavelmente também por causa da expectativa que se tem de um dono de brechó. Caso você também goste dessa mistura, a dica seria começar com apenas uma peça (no caso o blazer) se destoando do resto do look.

Na direita, o Jake da Anglo Italian combina um paletó esportivo de tweed marrom com uma camisa jeans e calça jeans escura. Até a calça, incluindo o cinto, tudo está seguindo mais ou menos a mesma linha. Ao chegar nos pés, um Nike Blazer. Eu acho que funcionou bem pelo design retrô do tênis, que tem uma vibe tão “vovô” quanto o paletó de tweed. Novamente, o tênis também foi o único elemento fora do padrão. Todos os outros conversam perfeitamente entre si. Esse visual é algo que na minha opinião, funciona para todo mundo.

E com estes dois exemplos fora da curva, agora eu vou compartilhar outros mais tradicionais que eu gosto bastante.

Combinações simples que funcionam sempre

Quando a combinação funciona, geralmente é com um paletó esportivo de tweed áspero e quase sempre sem gravata. Tweeds e jeans combinam com facilidade porque ambos os tecidos possuem uma sensibilidade casual histórico rústico. Na prática, a textura de ambas as partes casa muito bem bem, assim como seus tons normalmente mais saturados. Repare tanto a camisa de oxford cloth, quando o paletó tweed espinha de peixe, o jeans e a camurça na foto acima tem um aspecto áspero e felpudo.

O exemplo acima requer dias mais frios. Traduzindo a mesma ideia para nosso clima mais quente, seria trocar o paletó esportivo de tweed por um feito em tecidos mais arejados como o linho ou uma mistura de seda. Você pode manter a camisa oxford ou até mesmo uma polo de algodão e finalizar com loafer de camurça caso queira deixar o visual ainda mais casual.

Uma outra opção que eu gosto e acho bem segura, é não pensar no jeans como uma forma de fazer o paletó ficar mais casual.

Você pode pensar completamente fora da caixa do vestuário masculino tradicional. Ou seja, não use blazers ou paletós esportivos feitos com o estilo clássico em mente. No lugar, busque aqueles que sejam verdadeiramente casuais como os exemplos abaixo, que são feitos em tecidos mais despojados e possuem detalhes que permitem que o blazer funcione quase como uma camisa.

Definitivamente não são peças que alguém usaria para em um ambiente corporativo tradicional ou formal rigoroso. Isso dá mais liberdade para você usar em diferentes contextos.

Quais são os paletós esportivos e blazers casuais?

Uma das características que tornam uma jaqueta de alfaiataria mais casual é ter “ombros macios”, com muito pouco ou nenhum enchimento. Outros detalhes que deixam uma peça mais casual são o tecido, o tipo de estrutura no peito e a silhueta em si.

Repare como os exemplos abaixo não vestem da maneira tradicional. As frentes são muito abertas (mostrando mais a camisa), o comprimento é mais curto e o caimento em geral é um pouco amarrotado. Este não é o tipo de paletó que você normalmente veria em uma reunião de negócios ou evento formal.

Dessa forma, a parte de cima da roupa parece tão envelhecida e casual quanto a calça jeans, diminuindo o contraste para evitar o tal “mullet”.

Como acontece com a maioria das roupas realmente casuais, é impossível criar uma lista de regras com o que funciona e o que não funciona. Mas, estas são algumas sugestões para obter a aparência certa::

Blazer e Paletó bom para usar com jeans

A maneira mais fácil de usar paletó ou blazer com jeans é não usar algo tradicional. O blazer acima, feita pela Engineered Garments, está mais perto de uma jaqueta casual do que de algo que sairia de um alfaiate londrino. Ele tem lapelas, quatro bolsos sobrepostos e a aparência de um paletó esportivo, mas não é algo que um advogado vestiria em um ambiente formal. Esse tipo de blazer é perfeito para vestir com jeans.

Uma peça assim é tão “obviamente informal” que ela se encaixa até em estilos menos tradicionais e não fica esquisita mesmo em quem está super despojado, na minha opinião:

Agora, se você prefere algo mais tradicional, encontre uma opção que se aproxima da informalidade de um jeans. Blazers e paletós esportivos em tecidos muito texturizados, principalmente aqueles com uma sensibilidade rústica, são boas escolhas.

  • Os tweeds e o veludo cotelê têm um caráter rústico que combina até com o workwear do denim e das botas:
  • O linho e algodão são tecidos macios e informais, que também funcionam para o clima quente. Evite aquelas lãs penteadas super lisas, a menos que o tecido tenha uma trama aberta ou de alta torção que acrescentem uma certa textura (ou alguma padronagem).

Como observamos anteriormente, certos cortes funcionam melhor – jaquetas mais curtas (sem exageros), mangas mais arredondadas, ombros mais macios. Se o paletó parece que poderia fazer parte de um terno formal, ele tem menos chances de combinar com a calça jeans.

  • Para finalizar, detalhes casuais ajudam: bolsos sobrepostos sem aba, cotoveleiras, botões de cor diferente do tecido, etc:

Camisa social boa para usar com jeans

Eu acho que com a quantidade de imagens até agora, já deu para ter uma ideia de algumas opções de camisas que eu acho legais com jeans e paletó!

Novamente, para manter uma aparência coerente, você pode priorizar manter tudo mais casual. Em vez daquela engomada com colarinho italiano, experimente uma camisa com mais textura ou padronagem. Eu gosto muito das oxford cloth button down (aquelas camisas com botão no colarinho) e sugiro também uma camisa listrada ou xadrez. Outros tecidos casuais são o linho, chambray e piquê.

Acesórios:

Pegando o gancho do detalhe do cinto na foto acima, os acessórios podem te ajudar a dar o “tom” para a sua combinação de blazer com calça jeans. O cinto caramelo com a fivela de argola foi um toque legal para complementar o jeans e a camisa polo.

Algumas outras sugestões:

  • Sem gravata. Colarinho aberto. É o mais seguro
  • Se você quiser usar uma gravata, pode. Eu prefiro as mais escuras feitas de tricô um tecido com muita textura (lã Donegal, seda crua, cashmere, etc). Listras e estampas geométricas são legais desde que o tecido não seja tão brilhante.

Calça jeans para usar com paletó ou blazer

A maioria dos jeans tem cintura baixa, e ficam estranhos com camisas enfiadas para dentro. Além da camisa não parar no lugar, elas também estragam as proporções do corpo. Tente encontrar uma calça com cintura mais alta. Não precisa ser exatamente como uma calça de alfaiataria, mas não pode ter a cintura baixa demais.

O jeans escuro fia um pouco mais elegante, embora jeans mais claros também possam ficar bem com a jaqueta certa. Eu também gosto muito dos jeans brutos que tem desbotamento natural, principalmente com paletós mais pesados e botas.

Uma silhueta levemente slim na boca da calça é melhor do que uma skinny ou muito larga. Cada pessoa tem um corpo diferente, então não se prenda ao “corte da calça”. O corte “slim” para a maioria das pessoas pode ser o “skinny” para você.

Preste atenção em como a calça veste para encontrar a opção mais agradável e se preciso, leve para um alfaiate ou costureiro(a) ajustar. Se você tem pernas largas, ache a calça que veste bem na coxa e se ela for muito largona, ajuste levemente a largura do joelho para baixo (sem exagerar). Se você for bem magro, a calça “reta” talvez fique larga, e por aí vai.

Sapatos para usar com jeans e paletó

  • Os sapatos devem ser um estilo casual como mocassins, penny loafers, brogues, botas brogue, botas derby sociais, sapatos derby e botas de cano baixo (chukka boots)
  • Prefira um material mais casual, como camurça, cordovan ou couro liso sem polimento/mais gasto.

Botas mais rústicas também funcionam bem se a calça for mais larga e o paletó tiver detalhes super esportivos como cotoveleira, fechos na lapela, botões de couro, etc.

Estás são algumas sugestões para te ajudar a criar essas combinações de paletós esportivos e blazers com calças jeans. Vimos que é possível vestir um paletó esportivo clássico de tweed calças jeans de corte tradicional. Vimos em seguida como é possível acertar a combinação escolhendo blazers com muitos detalhes casuais. Espero que tenha sido útil para você!

Lembrando que estas não são regras. São apenas algumas dicas que você pode usar para te guiar no começo e reduzir a chance de errar na combinação. Com certeza existem outras maneiras, mas este o processo de pensamento que eu sigo. A chave para vestir bem essa combinação é se distanciar o máximo possível da imagem de um escritório corporativo. A principal razão para dar errado é tentar deixar o jeans mais elegante/formal ao invés de priorizar deixar o paletó esportivo ou blazer mais casuais.

engineer boot goodyear weltedPowered by Rock Convert

4 thoughts on “Como usar Paletó e Blazer com Jeans?”

  1. Avatar
    Ulisses Nascimento

    Aqui está um ótimo debate! Informações como esta são de muito valor para aqueles colegas do jeans slim bem justo às pernas e cheios de lavagem, jaqueta do terno preto, de microfibra e sapatos pretos de baixa qualidade.

    1. É realmente um ótimo debate. Eu não sou fã de roupas muito justas. Principalmente alfaiataria, que tem o potencial de moldar uma silhueta para elevar as proporções naturais do corpo de cada um. Com certeza a microfibra e produtos de baixa qualidade não são nem os mais confortáveis e nem os mais duráveis, mas se forem as únicas opções que cabem no bolso, é possível escolher bem para equilibrar melhor a combinação. Espero que minhas dicas e opiniões ajudem os colegas!

      Abração, Ulisses. E obrigado pelos seus comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *