O estilo cool de Steve McQueen

steve mcqueen triumph
Powered by Rock Convert

Steve Mcqueen foi o grande astro de filmes de ação dos anos 60 e 70. O ator personificou a figura do anti-herói em uma época em que a contracultura americana estava redefinindo o conceito de heroísmo. Ele é o rei do cool. Basta este título para respeitarmos o estilo do cara.

A pessoa real por trás dos personagens também foi controversa, uma figura tão icônica quanto seus personagens no cinema. Seu jeito rebelde complementava perfeitamente os seus personagens. Um cara autêntico.

O ator foi um protagonista diferente do que o público estava acostumado. Nos seus personagens é possível enxergar tanto o bom quanto o ruim, algo impensável para um mocinho de Hollywood.

Ter uma vida sem defeitos é impossível e o novo herói passou a ser definido por suas ações.
McQueen viveu apenas 50 anos, mas viveu para se tornar um dos maiores ícones de estilo de todos os tempos.

Quem foi Steve Mcqueen

estilo steve mcqueen

A biografia do ator revela um lado menos cool.  Ele foi abandonado pelo pai, quando tinha apenas seis anos de idade. Foi a morar com a mãe alcoólatra e o padrasto.

Teve muita dificuldade na escola pois sofria de dislexia e era parcialmente surdo. Na adolescência, se envolveu com gangues de rua e fugiu de casa aos quatorze anos. Ele entrou para o circo e foi parar em um reformatório, na Califórnia. Foi lenhador, trabalhou em um bordel e em uma plataforma de petróleo.

Se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e tentou desertar. Como punição, passou quarenta e um dias limpando navios. A punição surtiu efeito e ele decidiu adotar a filosofia e disciplina dos fuzileiros. Salvou a vida de cinco soldados durante uma expedição ao Ártico, e acabou sendo liberado das forças armadas com honra ao mérito.

Steve McQueen ficou marcado pela sua experiência nas forças armadas. Ao sair, ele perseguiu a estabilidade financeira, para que no futuro, sua família não passasse as dificuldades que passou. Investiu o dinheiro em aulas de atuação e participava de corridas de moto no final de semana para ganhar um trocado.

Em Hollywood

Steve McQueen Sete Homens e um Destino

Conseguiu a primeira grande chance no filme Never So Few (Quando Explodem as Paixões), ao lado de Frank Sinatra. A próxima oportunidade veio no papel de um caçador de recompensas no seriado Wanted: Dead or Alive, que acabou lhe rendendo um papel no filme Magnificent Seven (Sete Homens e Um Destino).

Depois disso as portas se abriram e ele tornou-se o ator mais bem pago da época, atuando em clássicos como Great Escape (Fugindo do Inferno), Thomas Crowne Affair (A Arte do Crime), Towering Inferno (A Torre do Inferno) e Bullit. Como bom rebelde, ele sempre optou por papeis difíceis e complexos. E nunca gostou do tipo ”galã”.

Além de virar a cabeça das mocinhas, Steve tirava do sério também seus agentes e os produtores. Uma curiosidade interessante é que ele tinha mania de pedir muitas roupas para os estúdios. Mais tarde, descobriram que doava tudo para o orfanato que morou quando era criança.

Ele nunca levou a fama,  muito a sério. Dizia que era ator só para ganhar dinheiro. Detestava fazer tipo, não ia a pré-estréias, nunca se encaixou nos padrões de glamour. Sua praia era outra: carros, motos e corridas. Seus amigos eram os mecânicos. Sofisticação? zero.

Filmes com Steve McQueen – Por onde começar

steve mcqueen nevada smith

Ao longo de sua carreira, Terence Steven “Steve” McQueen participou de vários filmes interpretando personagens que lhe renderam o apelido “The King of Cool”. Aqui estão cinco filmes de Steve McQueen que eu recomendo para você começar sua aula do que é ser cool.

1. The Great Escape

The Great Escape é o melhor filme de Steve McQueen. O elenco é fantástico, as perseguições de motocicleta incrível e o filme é simplesmente muito divertido e badass.

2. Bullit

Perseguição de carro por sete minutos com McQueen sem dublês, no volante. Que carro, que carro. Bullitt tem vários problemas, mas também tem uma cena de carro que virou o padrão-ouro para perseguições em todos os futuros filmes.

3. The Magnificent Seven

A versão americanizada dos Sete Samurais de Akira Kurosowa. O elenco tem vários personagens memoráveis interpretados por Yul Brenner, Eli Wallach, Charles Bronson, Robert Vaughn, James Coburn e Steve McQueen. Um excelente filme de cowboy clássico.

4. Papillon

O filme conta a história semi-ficctícia do prisioneiro Henri Charrière. É um drama pseudo auto-biográfico baseado em um preso que foi injustamente acusado. McQueen sofre… ô se sofre.

5. The Sand Pebbles

Baseado no livro escrito por Richard McKenna, The Sand Pebbles conta a história de um engenheiro em um navio de guerra americano. Jake Holman, interpretado por McQueen, faz parte de um batalhão enviado para patrulhar um rio na China durante uma revolução.

Estilo Steve McQueen

estilo steve mcqueen bota redwing

Na vida real, Steve era a personificação do homem aventureiro. Ex-militar, esportivo, adorava carros e motos e ainda dispensava dublês em cenas de ação. Steve McQueen era uma pessoa que gostava de ser solitária, gostava de motos, corridas, bebidas e ninguém tinha nada a ver com isso. Sua paixão por corridas fez com que ele recusasse alguns papéis, para ter tempo de se dedicar ao hobby.

Ele sempre aparentava conforto. Não tem nada a ver com a aparência, mas com o estado de espírito de uma pessoa confiante. O cara viveu de acordo com suas próprias regras, e nunca deixou de fazer o que gostava.

O ator era apaixonado por motocicletas e corridas de carro. O título de rei do cool foi desenvolvido em cima de sua personalidade única e naturalidade. Afinal, estilo não é roupa.

Agora, no jeito de se vestir, ele misturava roupas de um mauricinho com as de um renegado. Ele se vestia de uma forma casual, sóbria, sem exageros. É conhecido pelos óculos escuros Persol, botas, ternos mais justos, calças cáqui, suéteres e cardigans. Além de óbvio do indefectível trio: calça jeans, camiseta e jaqueta de couro.

Na verdade, nada mais fez do que dar masculinidade a roupas anteriormente consideradas apenas para esportistas. Steve McQueen inspirou uma geração a adotar roupas mais casuais e esportivas, como jeans, botas, jaquetas de motociclismo, e simples camisetas brancas.<

estilo steve mcqueen

steve mcqueen nevada smith

estilo steve mcqueen

estilo steve mcqueen persol

steve mcqueen camisa jeans

steve mcqueen triumph

steve mcqueen triumph

estilo steve mcqueen

estilo steve mcqueen

estilo steve mcqueen 2

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

estilo steve mcqueen 5

 

Não esqueça de curtir e compartilhar. Confira mais alguns ícones de estilo masculino e assine a newsletter para receber as novidades do blog!

engineer boot goodyear weltedPowered by Rock Convert

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *