Você já viu uma fivela traseira no cós de algum jeans vintage ou em alguma reprodução? Esse detalhe é chamado “back cinch”. Sua função era apertar a cintura da calça, antes do cinto se tornar popular.
Do final dos anos 1800 até o fim da década de 1930, o cinto não era um acessório tão popular. As pessoas seguravam a calça no lugar com suspensórios, e a fivela traseira no cós para completar o ajuste era uma característica comum de quases todas as calças jeans.
O design é formado por duas tiras de denim reforçadas por rebites, patenteado pela Levi’s entre 1872 e 1890, ou travetes e unidas por uma fivela. Com o tempo, outros designs foram surgindo, e diversas patentes registradas – sempre em busca de um diferencial. Como muitos outros detalhes, foi removida por motivos históricos, mas voltou a aparecer nas últimas décadas com o aumento no interesse por verdadeiros jeans vintage ou inspirados no vintage.
Por que a fivela desapareceu
Quase todo mundo usa um cinto hoje em dia. Mas no passado isso não era comum e as calças jeans nem sequer tinham passantes. As primeiras calças jeans tem botões para suspensório e, quase sempre, a fivela ajustável no cós ou na pala. Essas eram as duas opções para manter a calça no lugar.
Como muitas outras características na história da calça jeans, a história da fivela no cós gira em torno da Levi’s. Em 1872, a marca patenteou o design com rebites e lançou as primeiras calças jeans. O cinto começou a se tornar uma peça mais comum no vestuário no início da década de 1920, e a Levi’s lançou em 1922 o primeiro jeans 501 com passantes para cinto.
Mesmo com a novidade, os botões de suspensório e fivela no cós permanceram. Os clientes podiam escolher entre segurar seus jeans à moda antiga ou acompanhar os novos tempos e usar um cinto. Era comum que os mais jovens cortassem a fivela e arrancassem os botões, enquanto os mais velhos seguiam utilizando suspensórios e a fivela, ignorando os passantes. Ao manter as duas opções, muitas marcas de jeans garantiram que suas roupas fossem atraentes para clientes novos e mais jovens, ao mesmo tempo que atendiam clientes leais e antigos também.
A fivela ficou para trás no início da década de 1940, e o cinto venceu como o método preferido para segurar a calça jeans na cintura. Um indicativo dessa mudança, foi o lançamento de um novo Levi’s 501 em 1944 sem fivela no cós e sem botões ara suspensório. Além da popularidade do cinto, outro fator responsável pela mudança foi o racionamento de recursos devido a Segunda Guerra Mundial. Uma ordem do governo dos Estados Unidos fez com que todos os fabricantes retirassem uma certa quantidade de material de suas roupas.
Embora a “back cinch” não seja totalmente funcional para aqueles que buscam um look profissional, os que se interessam pelo design e estilo vintage podem se interessar. O jeans clássico que você encontra nas lojas difícilmente terá este detalhe, e mesmo marcas renomadas costumam errar com frequência ao incluir uma fivela no cós.
Com o aumento do interesse pela era de ouro do workwear, muitos fabricantes, incluindo a Levi’s, trouxeram a fivela de volta. Separei alguns exemplos, mas sinta-se à vontade para adicionar suas reproduções favoritas na seção de comentários!