Selvedge Denim Feminino: O que come? Onde vive? Como se reproduz?

Powered by Rock Convert

Existe selvedge denim feminino?

Para começar, esse nicho tem um viés masculino, apoiado na romantização de valores do workwear, como durabilidade e resistência. Na falta de opções, a mulher interessada normalmente escolhe entre as várias opções masculinas, que atendem super bem quando a preferência é um corte reto.

É também uma questão de mercado. O selvedge costuma ser raw denim, cuja rigidez vai contra a preferência do grande universo da moda feminina, que prioriza leveza e também estilos que dependem do elastano para entrar no corpo.

Falando em calças justas, que acompanham a curva do corpo, a terceira razão que pensei é prática. Para proporcionar um bom caimento, a modelagem do jean feminino tem mais curvas. Ao cortar o tecido, a borda selvedge acaba removida.

O jeans perfeito depende do gosto, modelagem e preço; com milhões de marcas e modelos possíveis. Achar a calça ideal é como procurar agulha no palheiro, e o jeans selvedge feminino é um grão de areia no oceano. Felizmente, isso está mudando, e várias marcas já oferecem opções que vão além dos cortes unisex tradicionais.

Para te ajudar a encontrar o jeans selvedge feminino ideal, preparei a lista abaixo. Confira!

Levi’s Vintage Clothing 701 Jeans

Calça Levi's Vintage Clothing Selvedge feminina

Reprodução do primeiro jeans na história desenhado especialmente para mulheres, lançado originalmente nos anos 50.

Todo ano, a Levi’s Vintage Clothing lança a opção bruta e outras com lavagens diversas.

O selvedge feminino da Levi’s Vintage Clothing também está disponível na versão 505 1967. A modelagem segue os anos do “Verão do Amor”, um slim clássico dos anos 60.

A Levi’s Brasil não trabalha com essa linha. Para comprar, você precisa encomendar de algum site Americano ou Europeu.

Naked & Famous

A Naked & Famous é uma marca com preços mais acessíveis e uma enorme variedade. Muito indicada para quem está começando a se interessar pelo assunto.

  • The Straight (reta) e Max (larga). Disponíveis em raw selvedge denim 100% algodão
  • Skinny Girl e o High Skinny. Cortes justos, sem a borda selvedge, disponíveis em raw denim japonês com elastano.

Neste momento, várias calças estão em promoção na loja oficial. É um bom momento para acessar e arrematar uma.

Só não digite “naked & famous women” no Google pensando que vai encontrar referências de jeans da marca.

Imogene + Willie

Jeans Selvedge Feminino Imogene & Willie

Com uma das maiores opções de calças selvedge femininas, bastante fotos de clientes com vários tipos de corpo vestindo os produtos.

Eu gosto bastante das opções que o casal por trás da marca tem no site, mas eles são mais caros do que as opções anteriores.

A Catherine, na foto acima, é uma leitura da clássica 701 de 1950 feita em raw selvedge denim. A Imogene (cintura média), também está disponível neste tecido,

Railcar Fine Goods

Jeans Selvedge feminino Railcar fine Goods

A Railcar Fine Goods é uma marca americana com produção familiar.

Possui três modelagens: Donna (cintura alta), Vixen (cintura baixa) e Starlet (skinny).

Trabalham com vários tecidos, incluindo black denim do Japão.

APC (unisex)

jeans apc selvedge feminino

A APC tem calças com corte unissex. A vantagem é que elas descem até a numeração 24 (EUA), realmente pensando em todos.

Os cortes são o New Standard, Standard, Petit Standard e Petit New Standard são feitos com denim japonês, sem elastano e selvedge.

Curiosidade: O APC New Standard foi a minha primeira calça selvedge!

Marcas Japonesas

Um pouco mais difíceis de encontrar fora do Japão, as marcas do mais famoso fornecedor neste nicho de mercado também tem suas versões com variadas modelagens femininas.

Pure Blue Japan

A Pure Blue Japan tem apenas uma opção feminina, o 1069. As calças não são selvedge e tem um pouco de elastano. Mesmo assim, tem tecidos bem interessantes com a famosa textura pela qual a marca é conhecida.

Você encontra fora do Japão nas lojas:

Rivet and Hide

Blue Owl Workshop

Pode também importar da Okayama Denim

Samurai

A linha Geisha da Samurai tem dois cortes, um bootcut (GA0512LXX) e outro slim (GA0510LXXII).

Se você é uma purista, essa é a melhor escolha até aqui. São feitos com denim de 16 oz 100% algodão não sanforizado!

Para comprar sem ir ao Japão, tente a Denimio.

Studio D’Artisan

Uma das mais tradicionais marcas de jeans japonês.

A SDL-703 é mais um jeans japonês com fecho de botão. O corte dessa calça é slim e a cintura baixa. Disponível na Denimio e Okayama Denim.

Eles também tem a SDL-701, um corte reto. Ambos são feitos com denim 100% algodão de 14 onças. Novamente, Okayama Denim e Denimio.

Para calças japonesas, você pode navegar pela seção feminina dessas lojas acima.

Momotaro e Japan Blue

A Battle Label tem o corte 7005SP feito com denim de 15,7 onças, a opção feminina mais pesada. O GL007-MZ tem a modelagem reta e denim de 14,7 onças.

A marca filha, Japan Blue, oferece a calça JB10004-J 12.5oz, uma slim tapered.

A Okayama Denim, que envia do Japão, também trabalha com calças femininas dessas marcas.

Onde encontrar

onde comprar jeans selvedge feminino

Foto: Clutch Magazine

Achar uma calça selvedge feminina não é fácil se você busca um corte diferente do reto masculino, normalmente vestido no estilo “boyfriend”.

Além do viés masculino desse universo, um dos fatores que atrapalha a diversidade de modelagens pensadas no corpo da mulher são as curvas. A calça masculina pode ser cortada reta, seguindo a borda do tecido. Silhuetas curvilíneas acabam removendo a borda selvedge no processo.

Outro fator é que calças feitas em jeans bruto pesado 100% algodão não favorecem estilos justos no corpo. Por isso, modelagens populares entre as mulheres como as skinny acabam incluindo o elastano.

Mesmo assim, é possível encontrar um compromisso entre as opções listadas acima. Você pode ir de 100% algodão selvedge, ou aceitar um pouco de elastano para ter uma calça sem lavagem feita com tecido diferenciado. Vai da sua escolha!

Raw denim feminino

Foto: Imogene + Willie

Nos EUA, a loja online da Blue Owl oferece uma excelente seleção raw denim feminino de marcas como Pure Blue Japan, Momotaro, Japan Blue e Naked & Famous, que também tem a loja própria com uma boa variedade. Na Europa, a Rivet & Hide (do Junior, um brasileiro), também separa modelos femininos.

Imogene & Willie e RailCar Fine Goods são duas marcas americanas independentes tocadas por casais que merecem seu apoio se for a hora de entrar no mundo do blue jeans.

O mercado de calças japonesas femininas não quebrou a barreira geográfica como fez o masculino. Mesmo assim a Okayama Denim e Denimio, duas lojas baseadas no Japão, tem opções com envio mundial. No momento, a opção mais tranquila para encontrar algo mais “exótico” em termos de tecido.

Divirta-se na pesquisa!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!