Jeans desbotado: Conhecendo os tipos de fades

oni denim

Que o jeans desbota e fica mais bonito com o tempo, você já sabe. Mas sabia que os fãs do jeans desbotado tem apelidos carinhosos para cada tipo de marca que uma boa calça adquire naturalmente com o tempo?

Já ouviu falar desse jingle?

“Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada que você pode usar do jeito que quiser. Não usa quem não quer. Desbota e perde o vinco, denim índigo blue”

Essa propaganda de 1976 marcou a época

A calça jeans incorporou a noção de liberdade, de ir e vir a qualquer parte imprimindo uma identidade transgressora. A juventude de sessenta anos atrás, perseguia o desejo de uma “velha” calça jeans desbotada que vestia a ideia de liberdade ilimitada.

Os jovens que se tornaram fãs do “blue jeans” não queriam o convencional, e as calças que ganharam o rótulo de objeto de desejo foram as desbotadas. Quanto mais, melhor!

Mas a ideia era diferente do produto pré-lavado de hoje. A autêntica calça jeans bem usada tem uma longa estrada a percorrer até perder a rigidez, o vinco e a cor de nova. É com essa pegada que o raw denim ganhou força. O barato é a calça que conta histórias à medida que clareia, que já “bateu perna” em muitas festas, viagens, e outros momentos inesquecíveis.

Eu já escrevi muitos posts sobre raw denim e a forma como eles desbotam, também conhecida como “fades” pelos fãs, mas nunca expliquei um pouco melhor esse assunto.

Existem abordagens variadas para alcançar os tais fades, e opiniões diferentes sobre quais são os resultados mais bonitos. Esse post é mais simples e não entra nesse mérito.

Vou falar apenas sobre os tipos mais básicos de desbotamento que você vai ver em todos os jeans brutos: Whiskers, Honeycombs e Traintracks.

Tipos de fades: Como o jean desbota

jeans desbotado na jaqueta mr freedom
Jaquetas Mr Freedom

Os fanáticos por calças jeans desenvolveram preferências estéticas observando jeans antigos, vestidos por garimpeiros, cowboys e os homens de aço que construíram os Estados Unidos.

O desbotar nas áreas de mais atrito refletem a rotina de cada um, e as mais comuns ganharam apelidos que movimentam as #hashtags e concursos!

Não vai ser preciso um texto longo para mostrar alguns exemplos, mas espero que você goste dessa referência visual simples. Principalmente se ainda não conhecer o assunto.

Whiskers

jeans desbotado na coxa (whiskers)

Literalmente bigodes de gato, são aqueles longos vincos desbotados que aparecem na região da cintura e da virilha.

Honeycombs

jeans desbotado na perna (honeycombs)

Palavra inglesa para favos de mel. Como são chamados os vincos desbotados que surgem atrás dos joelhos.

Traintracks

jeans desbotado na lateral (traintracks)

Os fades ao longo da costura exterior da perna foram apelidados de traintracks, ou trilhos de trem. Eles são causada pelo atrito da borda do selvedge, dobrada no interior da calça

Esses são os apelidos carinhosos utilizados pelos denimheads que habitam o mundo do selvedge denim.

Além destes, existem os pocket fades (marcas no bolso), o desbotado causados por diferentes tipos de bainha, e também as marcas no joelho que aparecem com o caminhar. O corpo é quem manda.

Me conta:

Será que temos raw denim suficiente no Brasil para criar um #fadefridaybrasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.