Cardigan Masculino Vintage: Baseball e os incríveis uniformes de 1920

University Virginia, Charlottesville Baseball 1939
instagram só queria ter umPowered by Rock Convert

O que vem à sua cabeça quando você pensa num cardigan masculino? É uma peça bem tradicional da moda masculina, que muita gente acha que é coisa de avô usar, mas que os mais antenados na moda juram continuar super atual desde que você saiba como usá-lo de maneira moderna.

Eu digo para você ser diferente e aceitar o lado antiquado deste suéter! Pare de pensar que existe um manual de sucesso para se vestir de maneira estilosa e que a indústria da moda pode determinar o que é moderno e o que não é, colocando prazo de validade no seu-guarda roupa.

cardigan masculino vintage

Não faz muito tempo que o Gil Franca, do B. Luxo e Show Room Antiques, postou a foto acima.

Eu gostei demais da imagem e o que me chamou atenção além do enorme sorriso, foi a gola xale do cardigan que o jovem de boina está usando.

O cardigan que Babe Ruth vestia

Pesquisei um pouco mais sobre o contexto dessa foto vintage e não descobri muita coisa, mas  encontrei a foto abaixo! Nela estão Babe Ruth e Lou Gehrig, duas lendas do baseball, vestindo seus cardigans do New York Yankees.

Pode ser a promessa das férias que estou para tirar, com uma viagem para o Japão com inverno do hemisfério norte, mas fiquei extremamente curioso com esses cardigans esportivos e de onde eles vem. Afinal, a peça pode ser uma ótima opção para acrescentar uma camada extra de calor e completar o visual.

Babe Ruth e Lou Gehrig

Eu imaginei que fossem apenas uma espécie de mercadoria para os fãs ou opção para os jogadores vestirem nos dias de folga, mas conclui que serviam como as jaquetas de nylon que de hoje em dia. Os jogadores vestiam em campo para ficar aquecidos.

Olha só aí em baixo várias imagens de atletas uniformizados no banco de reserva muito bem agasalhados vestindo seus cardigans repletos de patches com logos.

Também achei fotos de equipes inteiras uniformizadas usando os cardigans padronizados idênticos, e sempre com a sofisticada gola arredondada que lá fora é chamada de “shawl collar”.

Cardigan Vintage Baseball

Johnny Berger; Urban J. Shocker; Art Fletcher, Rube Erhardt e Allen S. Sothoron. Fotos da The Conlon Collection.

New-York-Yankees-1923

Time do New York Yankees em entrando em campo em 1923

Banco de reservas na final da World Series em 1911

Banco de reservas na final da World Series em 1911

As fotos não param por aí. Separei mais algumas mostrando que antigamente este estilo de cardigan masculino era um padrão seguido por todos os times de baseball.

Desde 1869, quando o beisebol profissional foi fundado, até 1925, o cardigã foi peça fundamental no uniforme de qualquer time. Serviam de uniformes de inverno e apareciam em campo nos últimos meses da temporada, quando a temperaturas começava a cair.

Além de verdadeiras relíquias paras os fãs do esporte ou amantes do vintage, todos os suéteres até 1898 eram importados da Escócia. O país é a maior referência de tricô masculino!

Depois, esses cardigans esportivos passaram a ser tricotados à mão nos Estados Unidos por artesãos. Olha que bacana: eram empregados dos próprios times!

Porque gosto tanto desse estilo de cardigan?

Vejo muitos cardigans vintage nesse estilo em páginas de brechó no Instagram e agora entendo porque são tão preciosos! Depois que descobri todo esse contexto histórico, eu comecei a entender melhor porque gosto tanto desse estilo de cardigan.

Primeiro, eles são recordações de uma época em que os times, os uniformes e o esporte eram mais sobre orgulho dos atletas do que sobre ganhar dinheiro. Como ex-nadador da seleção brasileira e de uma equipe universitária norte-americana, eu terei sempre uma queda por qualquer coisa que remeta aos anos românticos do esporte.

Time-Brooklyn-Dodgers-1912

Time do Brooklyn Dodgers em 1912

Cleveland Browns

Cleveland Browns

Segundo, o estilo. Eles são os cardigãs de gola xale perfeitos! Eu acho que é isso que as pessoas imaginam quando elas falam de dar uma variada no look trocando o blazer pelo cardigan ou de usar a peça em um contexto workwear.

Ambas são jogadas excelentes para adotar num dia mais frio, mas pessoalmente eu sempre achei os cardigans finos muito fracos para vestir de qualquer maneira que não for como camada embaixo de um outro casaco mais encorpado. Na minha opinião, esse tipo de cardigan como os vintage funciona muito bem porque têm o comprimento mais longo sem ser um cardigã exagerado e veste bem justos ao corpo sem deixar a pessoa franzina.

Se o frio apertar, uma dica boa para combatê-lo é inserindo camadas. Eu penso que ficam muito bons por cima de um colete, mais do que por baixo de uma outra roupa. A gola arredondada e os bolsos deixam ele bem perto de um paletó. Fica um pouco estranho mas elegante, uma nova velha forma de sobrepor com estilo. Existem fotos da década de 1920 com pessoas vestindo assim, e se você quer um exemplo mais recente, recomendo o filme Lawless.

Urban Shocker do NY Yankees, década de 1920

Urban Shocker do NY Yankees, década de 1920

James-Otis-St-Louis-Terriers

James Otis, St. Loui Terriers

Roy Hartzel, 1912

Roy Hartzel, 1912

A gola shawl ainda tem um design super criativo, podendo ser virada para cima e abotoadas até o fim por dois ou três botões escondidos atrás do colarinho!

Sei que temos poucos meses de frio, mas estes são os tipos de cardigãs que eu mais gosto. Corpulentos, existindo naquele ponto ideal entre uma jaqueta formal e a jaqueta casual.

Dá até para combinar cardigan com gravata se você quiser. O visual fica bem vintage e colegial, com um ar Ivy League que remete aos campi universitários americanos antigos que vemos em filmes como Sociedade dos Poetas Mortos, com suas folhagens de Outono .

Onde comprar um cardigan de baseball vintage?

Muitos detalhes sobre os suéteres usados ​​pelos grandes jogadores de beisebol permanecem um mistério. Não é tão fácil encontrar cardigans assim com a mesma sensibilidade vintage.

Se as fotografias de Ruth e companhia em seus suéteres de beisebol são abundantes, as roupas originais são difíceis de encontrar. Pouquíssimos parecem ter sobrevivido porque os uniformes não tinham a mesma importância como lembranças históricas que tem hoje. O valor percebido não existia e por isso qualquer peça original da época só vai dar as caras em um brechó de primeira e custar uns bons R$.

Suéter do Detroid Tigers em uma foto da década de 1920

Suéter do Detroid Tigers em uma foto da década de 1920

Jogadores do Boston Red Sox em 1916

Jogadores do Boston Red Sox em 1916

Saint Louis Browns

Saint Louis Browns

Quando for outono lá fora, você pode pesquisar em lojas que bebem na fonte do estilo clássico americano como a Ralph Lauren e até certo ponto, a J.Crew. Marcas japonesas e britânicas com inspiração vintage também são uma aposta boa, porém cara pela meticulosidade e qualidade elevada.

Uma empresa que chegou a brincar com a ideia de trazê-los de volta é a Ebbets Field Flannels. Fundada em 1988, é uma empresa especializada em réplicas de uniformes de beisebol vintage. No momento, eles não tem nada parecido, mas se você é fã de uniformes eu recomendo conferir os bonés e jerseys que eles tem!

Achar um cardigan com a mesma pegada que os de baseball de antigamente é uma tarefa de pesquisar e garimpar, mas as fotografias estão aí como inspiração!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo