Ralph Lauren: Roupas, Sonhos e o encanto do Sudoeste Norte Americano

A Ralph Lauren completou 50 anos esse mês. Apesar de recentes turbulências, ela é indispensável no coração dos que apreciam a moda masculina. Poucas marcas são consistentemente boas há tanto tempo.

O desfile comemorativo foi uma jornada por essa trajetória. Todas as ideias apresentadas, continuam bonitas. Salve o link no seu navegador para assistir depois que terminar essa leitura.

Além da apresentação, a Ralph Lauren também preparou um livro e um site comemorativo com imagens históricas, mas senti falta das encantadoras fotos de Ralph e Ricky Lauren. Sempre achei que o melhor anúncio da marca é o próprio Ralph.

Entre as centenas de fotos e campanhas ao longo dos anos, as com a família são as que mais gosto.

As minhas fotos favoritas

Casa da família Ralph Lauren

As minhas favoritas são as tiradas na década de 1970, quando eles se mudaram para uma casa em Hampton. Na foto abaixo, a enorme casa aos fundos era um celeiro vermelho, que ficava atrás de uma casa colonial de madeira.

O que mais gosto nessas fotos é que são conectáveis mesmo mostrando uma realidade extremamente ambiciosa. É um resumo perfeito do que define a Ralph Lauren, que tem sucesso todos os níveis de preço – de jaquetas de $5.000 feitas na Itália até polos de $20.

Nas fotos, Ralph veste uma camisa de flanela aberta por cima de uma henley, e Ricky veste um macacão jeans. A casa tem cadeiras de couro surrado e tapeçaria nativo americana. A paredes com painéis de madeira estão gastas, e as portas sobem até o teto teto. A sala tem uma grande lareira e na cozinha, uma pia enorme onde Ricky banhava seu primeiro filho.

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren década de 1970

A família Lauren comprou muitas outros imóveis desde então. Todos são incríveis, mas parecidos demais com as campanhas da linha Ralph Lauren Home. São bonitos, mas aristocráticos, frios, imaculados. Acho que essa é a imagem que a maioria das pessoas tem da marca aqui no Brasil: algo distante, esnobe.

Em segundo lugar, vem o incrível rancho Ralph e Ricky Lauren no Colorado. O interior é decorados com lâmpadas estilo Art Nouveau, cadeiras Stickley de madeira e cobertores Navajo.

Rancho Ralph Lauren no Colorado

Rancho Ralph Lauren no Colorado

Esse rancho é a incorporação física da linha RRL (vou explicar daqui a pouco), mas as referências indígenas americanas podem causar desconforto. Não acham as tendas um exagero?

É por isso que a casa em Hampton é a minha favorita. A naturalidade daquele antigo celeiro em Southampton, é a melhor.

Embora nem todos se relacionam com o mundo dos sonhos que ele constrói com a moda, a história do imigrante vendedor de gravatas que se tornou um multi-bilionário é a personificação do Sonho Americano.

RRL – A linha do tempo da Double RL

Rancho Ralph Lauren no Colorado

Apesar de ser meu segundo favorito, o Rancho tem uma história muito interessante.

O que torna o sudoeste dos EUA tão atrativo para um garoto judeu da costa leste dos Estados Unidos? Para Ralph, deve ter sido uma necessária mudança de ritmo e uma fonte inexplorada de inspiração.

Por volta de 1977, a empresa já tinha a lendária camisa pólo, desenhou os figurinos para The Great Gatsby e Annie Hall. Ralph Lauren, já fazia parte do Hall of Fame do COTY Menswear, e estava a caminho de transformar sua marca em um império. Comercialmente, imagino que ele sentiu que o estilo “trad”, talvez saísse de moda, e começou a mirar no oeste.

Morei no Arizona e estive em Santa Fé durante uma Road Trip que atravessou o Novo México. No Brasil, estamos acostumados com cores. Para alguém de Nova York, é uma região com cores, desenhos e tecidos diferentes de qualquer coisa disponível em casa.

Western Polo Ralph Lauren

Western Polo Ralph Lauren década de 80

Apesar de ser nova-iorquino, Ralph abrigava uma obsessão com o sudoeste americano. Todo americano dos anos quarenta e cinquenta foi criado na era do western, filmes que retratam o sudoeste como uma região bonita e mítica inexplorada.

Armado com uma intensa paixão por um lugar que conhecia mais em espírito do que em realidade, o estilista lançou a coleção Western Polo Ralph Lauren, em 1978.

As roupas não refletiam o oeste do passado ou do presente, mas o oeste que Ralph via, uma perspectiva romantizada de um lugar que ele só conhecia em romances.

Ralph era um peregrino com a cabeça cheia de expectativas, que não se decepcionou dois anos depois, quando finalmente foi pessoalmente ao sudoeste acompanhado pelo folclórico Michael Murphey.

Nessa viagem ele absorveu pela primeira vez, com todos os sentidos, uma terra que nunca tinha visto. A mudança de cenário o revigorou e levou a duas importantes criações na história da empresa.

A primeira: Ralph Lauren Coleção Santa Fé, 1981

Coleção Ralph Lauren Santa Fé 1981

A primeira criação veio em 1981. A coleção Santa Fé foi a primeira carta de amor que Ralph escreveu para o southwest americano.

Foi um lançamento cheio de cobertores navajo, camisas western, bandanas, denim, enormes fivelas de prata e turquesa. A foi um reflexo de tudo o que ele havia visto nas viagens.

Essa coleção desviou significativamente das coleções anteriores. Ralph estava claramente envolvido com uma região que estava prestes a se tornar um lar.

A Ralph Lauren escreveu o livro com tudo o que sabemos hoje sobre vender a moda através de um estilo de vida, e é muito provável que ele estivesse vendendo o próprio sonho.

A segunda: Ralph Lauren Country

Coleção Ralph Lauren Country

Na mesma época em que a marca lançou a coleção Santa Fé, o casal Ricky e Ralph Lauren decidiu comprar um em Ridgway, Colorado. A imensa fazenda de dezesseis mil acres foi batizada de Rancho RRL e solidificou o sudoeste na vida do estilista.

Eu não tenho certeza se foi no final dos anos 80 ou início dos anos 90 que a Ralph Lauren lançou a linha Polo Country. Essa submarca deu sequência ao estilo que surgiu na coleção Santa Fé. A Polo Country virou o irmão mais novo, livre para agir fora das expectativas de todos.

Coleção Ralph Lauren Country

Essa era produziu alguns dos designs mais interessantes na história da marca. Entre eles, jaquetas com cabeças indianas pintadas nas costas, casacos de índigo, suéteres aztecas e jaquetas de bombeiro.

Embora não tenha sido um fracasso, a linha não teve o mesmo resultado comercial das outras linhas.

Double RL

Coleção RRL

Então, em 1993, Ralph decidiu que era hora de pisar fundo. Ele pegou o nome do rancho, acabou com a Polo Country e começou a RRL. A marca tomou vida própria, com coleções extensas que documentam a história norte americana e lojas que são verdadeiros santuários.

Duas décadas depois, a RRL continua uma das linhas mais cativantes da Ralph Lauren. As lojas são mini-versões do rancho, com mantas vintage, anúncios amarelados, selas desgastadas e milhares de detalhes e garimpos efêmeros imagináveis.

Coleção RRL

Coleção RRL

Coleção RRL

O estilista costuma afirmar em entrevistas que suas coleções giram em torno de uma ideia, de uma pessoa situada em um alguma época e algum lugar. Eu tenho a sensação de que essas inspirações na verdade vem de suas próprias experiências.

Uma vez ele falou sobre a esposa: “Eu não gostava da garota com maquiagem e salto alto. Eu gostava da garota de jeans e uma camisa branca com mangas dobradas, usando a jaqueta do namorado. Essa é a garota que me atrai. Essa é a garota com quem me casei, Ricky” (fonte).

A vida do estilista e suas paixões são claramente o motor que construiu um império dos sonhos. As fotos de Ralph com esposa ainda são as melhores ferramentas de marketing da empresa e, décadas depois de tiradas, continuam a estilosas e relevantes.

Com o criador mais velho e cada vez mais afastado do dia-a-dia na empresa, espero que a marca consiga manter vivo o olhar romântico de seu criador para se reerguer sem perder a paixão do fundador.

Porque Ralph Lauren, e sua vida com Ricky Lauren, sempre foi “A Ralph Lauren”.

Ralph e Riky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e família

Ralph Lauren e família

Ralph Lauren e família

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren

Ralph Lauren e Ricky Lauren

Ralph Lauren e Família

Ralph Lauren e Família

Ralph Lauren

Ralph Lauren

Ralph Lauren

Ralph Lauren e esposa

Rancho Ralph Lauren no Colorado

Rancho Ralph Lauren no Colorado

Ralph Lauren

Ralph Lauren

Ralph Lauren

Ralph Lauren

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo