Pular para o conteúdo

Calças para usar no verão: Cinco sugestões

O calor reina com força total e com ele nossas bermudas saem mais do armário, não é mesmo? Mas se você prefere o visual de uma calça, saiba que é possível vesti-las mesmo no verão!

É que a calça fique mais de lado enquanto você constrói o guarda-roupa. Afinal, elas desempenham um papel secundário normalmente preparando o palco para uma camisa ou uma jaqueta especial. É comum ter várias camisas e camisetas sem ir muito além da calça jeans. A bermuda acaba sendo a escolha nos dias mais quentes simplesmente por falta de opção.

Uma calça nunca vai ter o mesmo frescor de uma bermuda, mas você pode minimizar um pouco o calor. Existem alguns tecidos mais arejados que deixam a calça mais respirável e macias. Os modelos com fibras naturais são sempre melhores opções. Invista em materiais como o algodão, lã fria e linho. Sintéticos como o poliéster são inimigos em quentes, porque impedem a circulação de ar e o suor deixa o corpo grudento.

Saber o material adequado para o clima já ótimo e facilita suas escolhas, mas a modelagem também interfere. Quanto mais colada na pele, mais quente é a sensação da peça. Mesmo materiais mais frescos, se muito justos, não são ideais. Prefira calças com um shape mais amplo.

Abaixo eu vou listar opções que podem aliviar o calor, junto com algumas sugestões de como você pode usar.

Calça chino casual

A calça chino costumava ser um uniforme militar. Hoje ela serve para qualquer pessoa usar, praticamente em qualquer ocasião e com qualquer combinação. Feitas em sarja de algodão, servem tanto para o escritório quanto para o fim de semana.

Elas são mais macias e confortáveis do que a maioria das calças jeans, e exigem menos cuidados do que as calças de alfaiataria. Uma chino é um meio termo… um pouco de tudo, bastante versátel.

A calça chino básica parece com a foto acima. Ela têm cintura média, é feita de sarja de algodão e tem detalhes muito casuais. Se reparar nas costuras da perna, verá que são duas linhas onde o entre os pontos fica um pouco enrrugado. Algumas calças chino também são tingidas depois de prontas, o que as torna ainda mais despojadas porque o tecido fica com uma coloração irregular.

Como usar? Você pode vestir calças chino básicas com quase tudo: camisetas lisas ou estampadas, camisas de linho, camisas oxford, tênis, botas, mocassins ou mesmo sapatos de amarrar mais casuais. Trate-as como se fossem suas “pau para toda obra”.

As cores mais versáteis são cinza claro, cáqui e oliva, embora o cinza médio e azul-escuro também sejam úteis em certas situações.

Eu diria, no entanto, que este tipo de chino é um pouco casuais demais para roupas mais elegantes, como paletó, blazer e camisa social.

Calça Chino Social

As chinos sociais são as versões mais elegantes desse tipo de calça. Gosto de separar desta forma porque essas são as que você vai usar para uma ocasião mais formal.

Os detalhes que tornam uma calça chino mais formal são aqueles que a calça não tem. As laterais da perna não tem mais aquelas costuras visíveis. Elas são mais “clean” e não possuem lavagem ou acabamento desbotado. Ou seja, a construção lembra bastante uma calças de alfataria.

Esta opção é ideal se você gosta trajes que podem ser descritos como “esporte fino”. Combinam com paletó esportivo e gravata, camisa oxford e polos de manga comprida. Se o ambiente não pede uma jaqueta, você pode ir só de camisa social para dentro.

Elas podem ser vestidas com tênis, desde que seja um design minimalista. O mais seguro é usar com sapatos casuais de couro, como os com costura norueguesa e mocassins.

Calças de linho

Por quase um milênio, o linho foi usado para fazer tudo, desde produtos para o lar até roupas. O linho é frio ao toque. É respirável e absorve a umidade da pele. Embora possa ser áspero quando novo, com o tempo fica macio com manteiga.

Essas qualidades são o motivo pelo qual as calças de linho são tão úteis durante os dias de extremo calor. Eles vestem frias e são respiráveis, mas tem um certo aspecto de alfaiataria que as calças chino ou jeans não tem. Se o tecido enrrugado te incomoda, procure por linhos mais pesados ou misturas de linho e algodão.

Ao escolher uma calça de linho, preste atenção ao seu peso, brilho e tecelagem. As cores creme e marrom tabaco são excelentes escolhas para começar. Tons de azul-escuro também funcionam bem, embora não tenham tanta cara de verão (um tom mais claro, talvez).

Calças de lã fria (lã tropical)

Lãs de alta torção são o mais próximo que você pode chegar de um tecido tecnologico 100% natural. Fios são feitos de fibras torcidas, como em uma corda. Ao torcer aind amais as fibras, o fio se torna mais forte. Isso se deve em parte à própria torção e em parte porque lãs de alta torção são feitas de fibras mais longas para que elas não quebrem durante esse processo.

Usando um fio mais forte você consegue duas coisas. Primeiro, esses tecidos costumam ter tramas soltas e abertas, conhecidas como lãs tropicais, ou lã fria, permitindo que o calor do corpo escape. Em segundo lugar, elas tem uma tensão natural e com isso o tecido estica um pouco e se solta facilmente, eliminando as rugas.

Para homens que usam paletó esporte, as calças de lã tropical são o carro-chefe. Elas são elegantes com blazer ou paletós mas respiráveis de verão. Eles não enrugam como o linho ou o algodão, e podem até esquentar menos dependendo da abertura da trama. Eu sugiro os versáteis tons de cinza claro a médio, bem como tons bronzeados.

Calça Fatigue (militar)

Office of the Quartermaster General é o nome do departamento do Exército dos EUA encarregado de projetar e fornecer equipamentos que criou os uniformes militares feitos em um cetim de algodão de 8,5 onças conhecido como OG-107 que fez parte do uniforme de combate e trabalho de todos os ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos de 1952 até os anos 80.

Como as calças chino, essas fardas entraram na vida civil por meio de veteranos, que ao voltar das distantes trincheiras da Europa Ocidental e do Leste Asiático, continuaram a usar peças de seus antigos uniformes no dia-a-dia. É difícil argumentar com a praticidade dessas roupas queforam literalmente usados nos trópicos quentes do sudeste da Ásia.

Estas calças, que você encontra vintage na internet procurando por "vintage fatigue pants", são uma alternativa fácil e geralmente bem barata para usar no lugar das jeans. Ambas vem do universo do trabalho, desenvolvidas para durabilidade. A diferença é que uma foi pensada como uniforme tropical.
No verão, combinam com tênis de lona, ​​como Chuck Taylors e Vans. Tambem ficam legal com botas, principalmente se estiver um pouco mais frio.
As vintage podem ficar largas na perna, mas você ajustar a lateral ou apenas dobrar a barra fazendo um pinroll para deixar a boca mais ajustada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *