Loft Industrial – Brick Amsterdam

Garage Loft Industrial Bricks
Powered by Rock Convert

Imagine-se vivendo em uma fábrica antiga. Entrando em casa por um elevador industrial. Para te receber, um pé-direito alto, cercado de tijolos aparentes, portas pesadas e paredes descascadas. Essa estética industrial, cujas qualidades englobam os acabamentos rústicos, você encontra em loft típico dos artistas de Nova York, onde os objetos descrevem a personalidade do morador.

Trazendo para cultura pop da atualidade; lembra do apartamento do Demolidor na série da Netflix?

Por mais longe que o estilo esteja do comum no Brasil, a decoração industrial sempre me chamou atenção. Um estilo que começou em Nova York nos anos 50, quando artistas começaram a ocupar fábricas abandonadas, hoje chega com tudo no projeto de grandes escritórios de arquitetura.

Nesse post eu vou explicar um pouco mais sobre essa ideia de loft e dar as melhores dicas para você incorporar o estilo industrial em sua casa, gastando pouco.

Se liga!

Como surgiram os lofts industriais?

Garage Loft Industrial Bricks

A maior inspiração atualmente vem de Nova York, onde é comum espaços industriais serem convertidos em residências, mas a primeira versão urbana do loft data de 1950, na França. Esse fenômeno aconteceu em várias grandes cidades, como eu reparei durante minha visita ao antigo distrito industrial de Moscow.

Independente do lugar, acontece mais ou menos assim: galpões e armazéns saíram do centro da cidade para áreas mais afastadas e esses espaços foram ocupados por artistas e profissionais liberais que ali passaram a morar e trabalhar.

O que acontecia?

A área vira “cool”.

Mais tarde, esses espaços foram sendo ocupados pelos yuppies, jovens bem sucedidos que investiam na bolsa de valores, e passaram a ser tendência.

Não é diferente hoje, quando uma vanguarda aproveita aluguéis baratos, valoriza a área, e traz os late adopters para a região, que fica vibrante.

Quais são as principais características de um loft?

As principais características do loft são:

  • A integração dos ambientes,
  • o pé direito alto
  • a cozinha americana
  • normalmente um único quarto, situado no mezanino, por exemplo.

Este conceito contemporâneo que dispensa paredes!

O que é o estilo industrial?

Garage Loft Industrial Bricks

O estilo desses espaços industriais convertidos em moradia virou tendência também na decoração. Mesmos os apartamentos que não têm a configuração de um loft podem aproveitar a decoração industrial.

Como?

A mistura do “sujo” com o limpo, do velho com o novo, o industrial com uma pitada sulista americana, talvez sejam uma das coisas que mais gosto. Outro ponto são as cores predominantes: o verde bem escuro, quase um musgo, o azul também bem escuro, o cimento queimado aparente, tudo pouco saturado, contrastando com o couro caramelo mais brilhante das mobilias; sempre é uma bela composição. O toque final fica por conta do amontado de objetos “antigos”, industriais e um pouco redneck.

Utilizando elementos como tubulações elétricas e hidráulicas aparentes, assim como estruturas metálicas. O acabamento em tijolinho nas paredes, principalmente se a parede for realmente de tijolo (adesivo não, por favor), concreto ou madeira no piso remetem ao chão de fábrica. A beleza imperfeita, ou wabi-sabi, é visualmente marcante.

Outra dica é utilizar objetos vintage, garimpados em lojas como B.Luxo, Estúdio Ignis ou À Lá Garçonne, que conversam bem com peças atuais.

Como montar um espaço com decoração industrial?

Garage Loft Industrial Bricks

Infelizmente é difícil você se ver com uma família num loft assim, ou até mesmo com esposa. O espaço tem sempre um toque muito masculino, que pode não agradar para mulheres viverem, mas com certeza agrada os olhos delas (e de todos) pelo bom gosto.

Infelizmente espaço abertos assim, com pé direito duplo, são difíceis de encontrar no Brasil e a decoração é sempre mais cara, o que é exatamente o contrário fora do país. Na maioria das vezes a composição é feita por achados em lojas de penhores e velharias.

Quando você está viajando, percebe muito bem isso, volta e meia você se depara com lojas vendendo velharias muito baratas, você fica na vontade de trazer tudo, mas é sempre impossível.

Então, como fazer por aqui?

Garage Loft Industrial Bricks

Ultimamente tenho visto alguns projetos no Brasil bem puxados pra esse estilo, mostrando que ele também agrada o publico daqui, talvez assim acharemos mais objetos de decoração com um preço mais convidativo.

Para produzir um projeto assim, no estilo DIY com um custo mais baixo, é necessário sempre garimpar muito sites e lojas. Uma indicação de locais para comprar coisas assim são:

  1. O primeiro de tudo é “assaltar” a casa da avó em busca daquelas coisas que estão no fundo do armário.
  2. Mercado Livre para chifres em madeira que imitam muito bem os reais. Vale também ficar sempre de olho em sofás velhos, sempre aparece alguém querendo desfazer daquele sofá com couro maravilhoso que está encostado na casa da avó a 40 anos.
  3. A West Wing sempre tem alguma coleção bacana com coisas novas com cara antiga.
  4. Lojas de elétrica para eletrodutos aparentes e coisas mais industriais são ótimas, com preço sempre muito bom.
  5. Para paredes em cimento queimado com um custo mais em conta, indico Texturatto, cimento queimado da Suvinil.

As fotos desse post são de projeto da BRICK Amsterdam, que além desse, tem outros projetos nessa pegada industrial. Vale a visita!

Garage Loft Industrial Bricks

Garage Loft Industrial Bricks Garage Loft Industrial Bricks Garage Loft Industrial Bricks   Garage Loft Industrial Bricks  Garage Loft Industrial Bricks Garage Loft Industrial Bricks Garage Loft Industrial Bricks  Garage Loft Industrial Bricks Garage Loft Industrial Bricks Garage Loft Industrial Bricks Garage Loft Industrial Bricks Garage Loft Industrial Bricks

Obrigado ao Diego pela contribuição. Ele tem um estúdio de fotografia e tudo mais, e nas horas vagas constrói a casa dos sonhos na internet e faz playlists de bandas indies. Vocês podem conferir mais sobre o trabalho dele no 42 Fotografia.

Quanto à mim, também curto demais o estilo e estou sempre fotografando lugares assim pelo mundo. Coloco tudo lá no Instagram. Segue aí!

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Avatar
Escrito por Diego Novella