0
Camisas western jeans na Code7 em Moscow
Lojas

Code7 Moscow – O Canto Mais Americano da Rússia

No meu passeio por Moscow eu fiz uma longa visita à CODE7, uma das melhores lojas independentes de moda masculina da Rússia. É um ponto verdadeiramente único e totalmente Americano, bem no coração da ex-união soviética. Foi um grande prazer visitar o espaço industrial para conferir de perto os melhores produtos para homens que gostam do estilo vintage.

Centro Criativo em Moscow

Fábrica de Chocolates Red October na Rússia

Foi difícil achar a CODE7, assim como foi difícil achar a BELIEF, outra loja incrível que visitei na cidade. Moscow tem muitos pontos cinzas – áreas industriais há muito fechadas. Não é crise, é que a cidade deixou de ser polo industrial.

Vários desses pontos abandonados agora estão cheio de vida. Não esperava encontrar a loja em uma região assim. A CODE7 fica atrás desse prédio industrial aí em cima.

O prédio é uma antiga fábrica de chocolates. A história da Krasny Oktyabr é curiosa. Ela fornecia chocolates para a nobreza e ganhou o nome Red October quando foi estatizada, após a revolução soviética. Durante Segunda Guerra, chegou a produzir chocolate com cafeína para manter os soldados russos cheio de energia.

Bairro Revitalizado em Moscow

No início dos anos 2000 o espaço abandonado foi ocupado por artistas. Em seguida vieram os empreendedores. Hoje a área é cheia de galerias independentes e pequenos negócios, como lojas, bares, restaurantes e cafés. É curioso ver que essa fábrica revitalizada não fica muito longe do Kremlin – uma localização surpreendentemente privilegiada.

Fui seguindo o mapa até a CODE7 para ser surpreendido por um pequeno labirinto, com armazéns de tijolinho e escadarias de metal. Como cheguei cedo demais (as lojas abrem meio dia), aproveitei para dar uma volta na região:

Arte urbana em Moscow

A chuva deu uma trégua e iluminou-se o mundo de tijolo vermelho e áspero. As pessoas da cidade realmente fizeram um trabalho bem legal de recuperar as áreas que foram abandonadas.

O que mais chama atenção atenção de quem anda por entre os prédios são os graffitis. É uma das poucas áreas de Moscou que encontrei arte urbana.

Code7: Meio dia é hora de trabalhar na Rússia!

Harley Kustom na Code7 em Moscow

Tomei um café pra esquentar e a turma da CODE7 finalmente chegou. Turma não, indivíduo. Estacionou uma caminhonete Chevrolet antiga, me deu um olá em Russo e recebeu uma entrega de várias caixas da Buzz Rickson. Já animei! A Buzz Rickson é uma das marcas de reprodução de roupas militares mais detalhistas que tem.

Entrei na loja para dar uma olhada enquanto ele levava as encomendas para dentro. Bati o olho em uma Harley-Davidson psicodélica e preparei a câmera enquanto ele abria as caixas de papelão para conferir a mercadoria, percebendo a curiosidade estampada na minha cara.

O cara trabalhava como uma formiguinha, ligando as luzes, varrendo, conferindo produtos, pegando produtos, conversando, me levando até o provador. Só  um funcionário e a loja é bem grande grande.

Cobertores Pendleton na Code7 Moscow

Botas Redwing femininas na Code7 Moscow

O espaço é direto ao ponto, como a nossa comunicação entre quem não fala Russo e quem não fala muito inglês. A CODE7 é um galpão de tamanho médio que devia ser um armazém ou dormitório.

Quem me deu oi depois do vendedor foram as botas da linha feminina da Redwing, mais macias, mais suaves. Ao lado, algumas roupas da marca japonesa Orslow, sempre meio amassadas, perfeitas e imperfeitas.

No fundo eu vi muitas outras botas da Redwing e descobri que a CODE7 é quase que uma representante oficial na Rússia. Eles fazem até troca de solado.

Bota boa é o que não falta!

Bota White's Packers na Code7 Moscow

A Redwing não estava sozinha. Pelo contrário, muito bem acompanhada. A CODE7 tem as melhores marcas de botas americanas.

A Alden Indy Boot estava lá, bem abaixo de uma maravilhosa jaqueta aviador modelo A2. Indiana Jones e General Savage no mesmo lugar.

Entre as outras marcas de bota estão a Wesco e a White’s Boot, além do tênis Novesta que tem uma simpatia de filme de criança jogando baseball que passa na seção da tarde.

Jaqueta bomber aviador estilo A2 na Code7 Moscow

Tênis Novesta na Code7 Moscow

Troca de sola de botas RedWing na Code7 Moscow

Legal, não é? Você pode levar a sua Red Wing usada/amaciada e a loja se encarrega de trocar a sola dentro dos padrões de qualidade da marca (por um preço, é claro).

Mix de estilos americanos

Jeans cru japonês Eternal na Code7 Moscow

As outras marcas da loja são um mix internacional de produtos inspirados no estilo americano.

Maravilhosos jeans crus ou one wash da Eternal, Iron Heart e Sugar Cane e  Samurai, entre outras marcas de jeans cru. Tirei algumas fotos. Raparem na textura, parece até papel amassado.

Tem também produtos com inspiração militar feitos pela Buzz Rickson e Eastman. O espírito aqui é totalmente retrô. Pensa num universo vintage e tem, do grindo de férias da Sun Surf ao casual da Cushman.

Old School de verdade

Jaquetas raw denim e jeans selvedge na Code7 Moscow

Três marcas que chamaram muito a minha atenção foram a Warehouse, a Studio D’Artisan e a Stevenson Overall Co.

As duas primeiras fazem parte do grupo conhecido como Osaka Five, as cinco marcas consideradas responsáveis por começar o boom dos jeans vintage nos anos 90 reproduzindo calças jeans selvedge há mais de 20 anos atrás. Essas duas marcas foram as primeiras fazendo raw denim e selvedge denim quando ninguém mais fazia.

A Stevenson é uma parceria entre um japonês e um americano. Em 2005 eles compraram os direitos da marca Stevenson Overall Co., fundada nos anos 20. Os dois relançaram a marca e agora reproduzem roupas antigas, buscando inspirações de 1800 até hoje. Os produtos podem ser reproduções fiéis ou ter uma pitada de criatividade, mas são sempre feitos com tecidos feitos especialmente para a Stevenson.

Revista de raw denim na Code7 em Moscow

Blazer de tweed na Code7 Moscow

No começo do texto eu comentei que essa é uma loja totalmente americana (mesmo muitos dos produtos sendo japoneses) no coração da ex-união soviética. Parece meio  bobagem porque essa barreira já caiu há tempos, mas o vendedor da CODE7 me contou que até a queda do muro era proibido vender Levi’s na Rússia! Longo caminho percorrido pra agora existir uma loja com a Levi’s Vintage Clothing.

Eu fiquei extremamente impressionado com a loja e com Moscow no geral. A cidade quebrou todos os paradigmas negativos que eu tinha. É extremamente agradável e  vibrante. Muito charme e lugares legais, modernos, misturados com a imponência da arquitetura antiga. Eu super moraria!

A CODE7 é uma loja fora de série e pela decoração, produtos e conversa eu senti como eles gostam do que fazem, mesmo o estilo não sendo tão popular por lá. Mais uma conexão para a rede global de pessoas que gostam de produtos diferenciados. A visita valeu a pena demais!

Jaqueta veludo cotelê da Levis Vintage Clothing na Code7 Moscow

Compre Botas Redwing em Moscow na Code7

Camiseta mescla cinza Iron Heart na Code7 Moscow

Jaqueta jeans Orslow feminina na Code7 Moscow

 

Interior de uma bota goodyear welted na Code7 Moscow

Máscara de mergulho antiga na Code7 Moscow

Sapato Paraboot na Code7 Moscow

Avião de brinquedo vintage na Code7 Moscow

Bota Alden Indy Boot e sapato Alden Brogue na Code7 Moscow

Sapatos dockside Sebago na Code7 Moscow

Camiseta Iron Heart na Code7 Moscow

Camisas estampadas na Code7 Moscow

 

Bonés estilo vintage na Code7 Moscow

Jaqueta Sukajan na Code7 Moscow

Bota White's Boots na Code7 Moscow

Bolsa de lona encerada para bicicleta na Code7 Moscow

 

Camisas jeans na Code7 em Moscow

Botas Redwing na Code7 em Moscow

Botas Redwing na Code7 em Moscow

Você também pode gostar

Nenhum Comentário

    Deixe uma Resposta