A Melhor Bota Moc Toe do Brasil

bota moc toe slum brand
Powered by Rock Convert

Fala, tudo certo? Mais uma semana começando, após um pulo em São Paulo, onde pude visitar alguns lugares indicados nos comentários do blog. Fui até a famosa Galeria do Rock para conhecer a Slum Brand. A Slum, com sua construção goodyear welted, pode começar a lista de melhores botas do Brasil, pra seguir a série com as listas de melhores marcas de botas dos EUA e melhores botas do Japão.

Em 2015, quando falei de marcas brasileiras investindo em botas, eu comentei a respeito da bota moc toe Slum Brand. Foi um breve comentário, porque não tive a chance de ver pessoalmente. O Handerson me convidou para dar um pulo na galeria e conhecer o Luciano, que também faz ressola de botas.

handerson freitas e luciano da slum brand na galeria do rock

Handerson e o Luciano da Slum

Apesar do tempo de loja, a Slum está em um lugar sem o mesmo glamour de outras áreas, com branding diferente do que nos acostumamos, e presença digital muito aquém do que exigimos hoje.

Como consequência, eu cometi o erro de não prestar tanta atenção nessa bota. Espero que você não cometa esse mesmo equívoco, e dê uma chance quando for escolher a sua bota moc toe. Elas são disparadas, as melhores no mercado nacional.

A Bota Moc Toe Goodyear Welted da Slum Brand

bota slum moc toe
O Luciano me mostrou as duas principais linhas de bota que ele tem. Uma, tem construção goodyear welted, e a outra, construção blaqueada. Tirando o método de fabricação, elas são iguais.

Visual

Não é nenhum segredo que toda bota moc toe no mercado é uma tentativa de replicar a Red Wing 875. Existem outras versões bem caprichadas, mas a bota Slum tem o mesmo formato, com o mesmo bico e exatamente os mesmos traços que fizeram da Red Wing um clássico. Outras versões, tem detalhes como bico mais baixo e curvas diferentes.

Couro

bota slum moc toe

O couro de todas as botas Slum, goodyear ou blaqueadas, é sensacional.

A gramatura é diferenciada e se aproxima do couro que a Red Wing usa. Ele é espesso e firme, muito mais forte do que as outras opções no mercado. A bota, mesmo sem forro, é encorpada.

A bota do Luciano na foto acima já tem dois anos, pra gente ter uma ideia de como o couro fica depois de usado.

Construção

bota slum moc toe

A versão premium, é feita com a construção goodyear welted. A única do Brasil que utiliza este método, onde uma vira é presa ao cabedal e a palmilha de montagem. Em seguida, a entressola e a sola são costuradas na vira. A bota fica praticamente impermeável e muito mais resistente.

A estrutura da bota é muito boa. A palmilha de montagem é em couro, superior a todas as outras com essa característica. É uma palmilha grossa, num couro rosado que até então eu só tinha visto me botas gringas. A bota que é apenas blaqueada também tem essa mesma palmilha.

A vira e a entressola são de couro, grossa, rígida como uma boa goodyear. O Luciano me jurou que também tem uma camada de cortiça por baixo. Excepcional!

Acabamento

bota slum moc toe

A costura e o acabamento da bota também são de primeira.

Ela segue o padrão de costuras triplas na lateral e algumas costuras duplas ao longo de sua estrutura.

Os ilhoses da bota que eu peguei estavam muito bem prensados, sem nenhuma ponta solta para ficar presa no cadarço.

Se não fosse o logo na lateral eu teria confundido com uma Red Wing.

Solado

O solado Vibram é mais macio que o da Red Wing. Se não me engano, é feito com o composto gumlite, super leve. Aqui a bota fica um pouco diferente, pois a sola tem alguns centímetros de altura a mais. O fato de ser bem macio ajuda quem não está acostumado com a construção goodyear e uma bota sem palmilha acolchoada.

Para completar, a Slum faz a ressola de todas as botas que vende. Você pode levar quantas vezes quiser, e por uma fração do preço de uma bota nova, ela chega na sua casa completamente nova, mas amaciada para seus pés. Esse serviço está disponível para botas de outras marcas também, inclusive da Red Wing.

Se você estiver interessado na ressola, pode preencher esse formulário que eu criei para facilitar a comunicação!


Botas Blaqueadas Slum

bota slum moc toe

Estas são as segundas melhores botas moc toe no mercado nacional, só perdendo para a versão goodyear da própria Slum.

A forma é a mesma, o couro é o mesmo, a palmilha de montagem e estrutura interna é a mesma, só muda a construção.

Ela fica mais leve e um pouco mais flexível do que a Goodyear, mas não tem a mesma vira grossa de couro. Ah, o serviço de ressola também vale para essa linha.

Hoje você também encontra as moc toes Slum na loja online do Só Queria Ter Um. Assim, você ajuda a marca e me ajuda a manter o blog!

Eu achei esse couro meio vinho muito bonito. Tem duas botas diferentes, com moc toe, nessa cor:

bota slum moc toe vinho

bota slum moc toe vinho

Os sapatos também ficaram muito legais. Tinha um modelo de oxford Red Wing na loja e eu fotografei para mostrar algumas diferenças. Dá para ver que a sola nacional é mais alta, e também  que no caso do sapato, a costura no bico é diferente:

bota slum moc toe vinho

sapato red wing oro russet

A Slum também tem outros modelos com o solado Vibram. Você encontra opções de botas plain toe com a sola plataforma branca. A Red Wing também tem algo parecido, mas a da Slum tem um aspecto bem mais pesado, com uma forma que se assemelha mais a botas de trabalho um pouco mais modernas do que os estilos retrô da Red Wing Heritage:

bota slum vinho com solado vibram

Além dessas botas com a sola Vibram o Luciano também está lançando versões nacionais inspiradas nos coturnos Dr Martens. Eu vi de perto e ficaram muito legais.

O solado é original, feito nos moldes da Dr Martens, e ele desenvolveu a forma do coturno para ficar igualzinho. O couro segue o mesmo capricho da linha Moc Toe, mas o preço não segue a mesma linha das Dr Martens importadas.

Fica então a dica para quem quer uma Dr a um preço acessível.

bota dr martens

E pros fãs de selvedge denim que não conseguiram aproveitar a promoção da Levi’s Vintage Clothing

Ainda tem alguns pares na Slum. Esse aí em baixo é um 501 1966.

levis vintage clothingi 196

Existem várias opções de botas moc toe no mercado nacional. Todas elas tentam replicar a Red Wing. Um pequeno grupo consegue fazer um trabalho muito bom:

Criaram botas com um visual legal e uma qualidade bacana. Existe um grupo menor ainda que utiliza o solado Vibram, melhor do que opções nacionais que são escolhidas por serem mais baratas.

A bota Slum blaqueada entra no topo desse grupo: tem o melhor couro, a melhor sola, a melhor palmilha de montagem, e o visual mais fiel à original (se é isto que você procura).

Fora deste grupo, sozinha no topo, entra a bota Slum com construção goodyear welted. Com certeza é a melhor bota moc toe do Brasil. O preço, obviamente, é mais alto. A construção é mais complicada, e fabricar em solo nacional não é nada fácil.

Tanto é, que você não encontra nenhuma bota assim no mercado além de algumas opções country, e mesmo elas, já adotaram medidas para cortar custos como palmilha de montagem em papelão e viras de plástico.

Hoje, você pode viajar e comprar uma bota Red Wing. Sem viajar, está complicado. O dólar está alto e o risco das taxas de importação intimida até os mais acostumados a comprar online.

Se você quer algo além da “carcaça” de uma Red Wing, e busca também a mesma sensação robusta, o couro firme, a estrutura e a possibilidade de restaurar a sola, só existe uma escolha no mercado nacional. A bota Slum Goodyear Welted é a melhor do Brasil em todos os aspectos.

Atualização 06/2020: As botas Moc Toe blaqueadas da Slum estão disponíveis na loja online do Só Queria Ter Um. Por hora, a produção da Goodyear está pausada.

Powered by Rock Convert

19 thoughts on “A Melhor Bota Moc Toe do Brasil”

  1. Avatar
    Maurício Medeiros

    Fala, Lucas, beleza? Primeiramente, parabéns pelo artigo, ficou muito bom. A página está melhor a cada dia.

    Tenho uma Moc Toe da Black Boots tamanho 40, deve comprar essa do mesmo tamanho? Tem a mesma forma?

    Grande abraço!

    1. Oi Maurício, tranquilo?

      Se for a Moc Toe antiga deve comprar do mesmo tamanho. Antiga é aquela que tinha solado Vibram.

      Se for a nova, você pode comprar um tamanho menor. A nova tem a forma normal, a antiga tem forma grande.

      Abs!

  2. Avatar
    Carlos

    Olá! Excelente Matéria! Poderia dizer algo sobre a Moc Toe da marca MCD? Será que ela chega perto da Slum por também possuir solado Vibram?

    1. Oi Carlos, tudo joia? Primeiro, obrigado!

      Hoje no mercado eu iria na Slum e Break Necks para uma Moc Toe Vibram. Eu nunca vi a bota MCD de perto então não deveria dar uma opinião, mas aqui vai ela! Ela me parece ser a mesma bota que da Break Necks vende, e a mesma a Black Boots vende (só que sem a sola Vibram).

      Provavelmente, empata com a Black Boots no couro, ganha na sola, e perde na estrutura interna (provável a palmilha de montagem ser de papelão). Eu não me lembro da parte interna na Break Necks, mas pelo cuidado do Ricardo eu acredito que deve ser melhor do que da MCD (porém, mesmo couro e mesma sola).

      Eu estou baseando essa opinião sobre a parte interna da bota em outro modelo MCD que vi de perto. Eles lançaram outra bota que lembra a Red Wing Iron Ranger. Essa eu já vi, inclusive foi o Luciano que me mostrou. Ficou “bonitinha”, mas qualidade feijão com arroz.

      Grande abraço!

  3. Avatar
    Daniel Sosa

    Oi Lucas! Já faz um tempo que te acompanho (e até te sigo no Insta faz uns meses rs) e queria aproveitar pra dizer que amo o seu blog DEMAIS!!!

    Eu comecei a ler os seus artigos há uns 3 anos agora e aprendi muito sobre sapatos com a sua ajuda. É impossível expressar a minha gratidão por isso, mas um “muitíssimo obrigado” já me ajuda um pouco kkkkkkk

    Não preciso nem dizer que esse texto sanou grande parte das minhas dúvidas sobre a Moc da Slum, que por sinal planejo ver de perto nessa ou na próxima semana, porque tô namorando as botas dele pela net há muito tempo *sniff*

    Depois de buscas pesadas por aí, realmente deu pra confirmar que é raríssimo encontrar botas Goodyear por aqui ou mesmo fora de SP, então tomei um susto quando dei de cara com a Moc Ouro da Slum e, passando pelas fotos deles no Insta, acabei caindo no seu blog, com a certeza de que teria a melhor review possível sobre ela.

    Tudo que li aqui foi o bastante pra me dar esse “empurrão” finalmente e, apesar do preço meio elevado, eu quero mesmo investir na bota, porque sei que não vou encontrar outra parecida tão perto assim de mim e também porque há sobra de certeza de que ela vai me acompanhar por uns bons anos rs

    Parabéns pela postagem e obrigado mais uma vez por atualizar o seu blog com uma matéria melhor do que a outra!

    1. Oi Daniel! Andou sumido! Obrigado por acompanhar o blog por todo esse tempo!!!

      Pode visitar a loja do Luciano e bater um papo com ele na galeria do Rock. Vou avisar que você vai lá!

      A bota é bem legal mesmo, e é a única goodyear nesse estilo feita no Brasil. A blaqueada, que é mais barata, também é bem bacana, viu? O fato de ele oferecer o serviço de ressola para os dois modelos também é bem legal.

      Grande abraço e obrigado por acompanhar e participar!

      1. Avatar
        Daniel Sosa

        Opa Lucas, belezinha? Cara, eu consegui visitar o Luciano só essa semana, mas te digo que ver as botas de perto me deixou ainda mais ansioso pra ter uma hein rs

        A gente conversou bastante sobre diversos assuntos ontem mesmo (incluindo menções honrosas a você) e pude ver como ele era um homem dedicado e que se preocupa mesmo com a qualidade do que ele oferece.

        No fim, eu cheguei lá na esperança de levar uma das blaqueadas pra casa e saí com a goodyear na mão!! Posso dizer com confiança que foi a melhor compra que eu já fiz desde que comecei a me interessar por sapatos há 4 anos atrás (depois ainda de ter experimentado a bota por uns 20 minutos hehe).

        Obrigado mesmo pela matéria. Sem ela, eu não apareceria na Slum com a mesma vontade de agora e devo isso essencialmente a você. Não é fácil encontrar um artesão como o Luciano e me deixa muito feliz saber que existe alguém como ele tão perto de casa!

        Em breve, eu vou detalhar minha experiência com as botas lá pelo Insta e te marcar também. Um grande abraço!

  4. Avatar
    enio weber lamim

    ola amigo, acompanho seu blog a algum tempo e quero lhe agradecer por prestar esse serviço…suas matérias são completas, e esclarecem tudo sobre os assuntos que você posta, um blog de estilo único…..PARABENS….e sobre a bota da Slum, são de extrema qualidade e confirma fielmente o que você relatou…..recebi a minha esta semana e estou feliz com a compra…..

  5. Avatar
    Hiroshi

    Lucas, seu blog é excelente!
    Mas, infelizmente, essa indicação não deu certo pra mim. Entrei em contato com a loja e falei com o proprietário, Luciano. Tinha interesse em um produto, mas o atendimento foi péssimo. Muita má vontade, despreparo e falta de profissionalismo, a ponto de eu me sentir no dever de dar esse feedback. Ter um bom produto, por si só, está longe de ser suficiente.
    Abraço.

  6. Lucas! Tudo bem contigo?
    Cara, o seu blog é realmente inspirador, me ajudou muito a refinar o meu gosto e entender muito mais sobre o que curto, botas, jeans e tudo mais.
    Desde que comecei a acompanhar o blog e o Insta adquiri algumas botas:
    2 Moc Toes MCD
    1 Moc Toe West Coast
    1 Brogue Jorge Alex
    1 Louie
    Tenho uma duvida, vi uma foto sua no Insta passando um óleo nas botas, essas 4 primeiras botas que listei sao (nao sei bem explicar isso) de um acabamento diferente das sapatos sociais ou da bota da Louie, elas sao fotas e o couro e sem resina, posso aplicar o óleo sobre elas? Com cuidar desse material? Pode me ajudar com isso?

    Dica, pode falar de camisas xadrez?

    Parabéns pela historia que voce esta construindo!

    1. Oi Cabral, tudo tranquilo por aqui e com você?

      Que bom que o blog te ajudou a fazer essas belas aquisições.

      Eu não entendi como é o couro das botas. Se você quiser me enviar uma foto por email para [email protected] eu acho que consigo te ajudar melhor.

      Camisa xadrez está na lista! Pode até demorar, mas vai sair.

      Abs e obrigado!

  7. Avatar
    Heron

    Olá Lucas,
    Sempre estive curioso pelas botas da Slum. Após sua publicação, passei na galeria do rock em dezembro, falei com Luciano que é muito simpático e adquiri a Moc Toe (blaqueada) e a réplica da Dr Martens. Realmente o couro é fantástico, nada igual na industria nacional, espessura e densidade que da uma sensação de segurança, firmeza. A forma dos dois modelos também são incríveis, sofri um pouco para amaciar a Doc, já a moc toe é super confortável. Tive um contratempo com a Dr quando enfiei o pé numa poça de lama e uma palmilha de papelão (não sei o nome) que fica abaixo da sintética apodreceu/desmanchou. Já a moc toe após 6 meses de uso apresentou vários pontos da costura soltando, percebi que a linha (de cor preta) é muito fraca.
    Fora a costura, o restante da bota é fantástico!
    Em 2017 usei diariamente a moc toe da BKNS, o couro deformou com facilidade, e tive o mesmo problema com a tal da palmilha de papelão (difícil não enfiar o pé na água aqui no Brasil), a bota ficou muito feia mas aguentou 1 ano e meio até meu cachorro comer.
    Lucas, quando puder dê sua opinião sobre o novo modelo que a BKNS está comercializando.
    Abraços!!!

    1. Heron, muito obrigado pelo seu depoimento depois de ter usado a bota. Meu depoimento foi baseado nas impressões iniciais que eu tive da bota.

      Não cheguei a usar e testar, e deveria antes de fazer esse tipo de review, mas não dá para sair comprando tudo. Um dia a gente chega lá!

      Grande abraço!

  8. Avatar
    Fernando

    Lucas,

    Realmente o seu site é diferenciado e sem duvidas em português é o melhor de todos!
    fico ansioso para um review do tipo 6 meses 1 ano do modelo Moc Toe Slum blaqueado… negocia alguma coisa com o Luciano e faz um review desse pra gente pq uma bota nessa posição de primeira e segunda melhor moc toe do país merece tal atenção.

    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho

  9. Avatar
    Franco

    Oi, Lucas. Sou novo por aqui. Encomendei uma Moc Toe da Black Boots recentemente. O que você acha dela? De boa qualidade, durável?
    Obrigado desde já!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *