The Race of Gentlemen 2015

Powered by Rock Convert

Barulho de motores e duas banheiras de ferro fundido sobre rodas percorrem as areias da praia. Uma delas é um Ford 1934, jogando areia para o alto após uma loira vestindo um macacão da Harley-Davidson abanar uma bandeira quadriculada. Das arquibancadas, espectadores assistem aos Hot Rods, Harleys e Indians vintage lado a lado em uma pista com cerca de 200 metros de comprimento. Rodas giram, pneus chutam areia, e escapamentos abafam o mar. Um senhor de terno grita as regras em cima de uma torre de salva vidas, e ao lado do Ford dispara um Duesenberg de 1921. Os pilotos pisam fundo e os carros voam rumo a linha de chegada.

O The Race of Gentlemen (TROG) é um festival automobilístico que celebra o histórico da corrida automobilística dos Estados Unidos. Essa cena acima aconteceu em 2015 (e vem acontecendo uma vez por ano desde 2012)  mas poderia ter muito bem ter acontecido na década de 40 e 50, quando os hotrodders americanos faziam drag races nas praias da costa leste dos Estados Unidos (para mais sobre a história dos hot rods, tem o livro Birth of Hot Rodding. O evento é uma homenagem à história do carro e da motocicleta, onde os espectadores e pilotos são transportados para uma época mais simples, quando homens eram cavalheiros e os carros reinavam. O evento é diferente da maioria dos festivais de carros e motos antigas. No TROG eles colocam os motores para funcionar e os participantes pré-selecionados disputam uma drag race nas areias de New Jersey.

O fotógrafo Allan Glanfield fez uma cobertura da corrida de carros vintage bem legal para o blog The Selvedge Yard. O clima é perfeito para e os espectadores se reunirem para escutar uma boa música, comer, beber, e ver as antiguidades dispararem frente ao mar:

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield

Fotos por Allan Glanfield

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 12

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 11

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 5

Foto por Allan Glanfield

O evento preza pelo que seria correto na década de 30 e 40. Toda a divulgação, estrutura, patrocinadores e pessoas são preparados para emular todos os detalhes das corridas de praia da época, e o mais importante nisso tudo são as máquinas. O espaço é limitado e os participantes são selecionados a dedo de acordo com a autenticidade de cada um! Para participar da TROG os interessados precisam inscrever carros de corrida americanos com visual pré 1935, ou motos mais antigas do que 1947. A aparência do veículo muito no processo de seleção e por isso as customizações não podem utilizar nada moderno e a organização tem o direito de solicitar mudanças no veículo para adequá-lo ao espírito da corrida. Nada de bancos confortáveis, é no bago, com o essencial para a velocidade.

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 2

Fotos por Allan Glanfield

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 3the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 4

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 14

Foto por Allan Glanfield

O TROG de 2015 atrasou uma semana por causa de um furacão, mas parece ter sido um sucesso mesmo com a ameaça do vento pairando no ar. O carnaval aconteceu em Wilwood, no litoral de Nova Jersey. A cidade é um dos berços do Rock n´ Roll. Foi lá que Bill Haley e seus cometas apresentaram pela primeira vez a música “Rock Around the Clock“, que não foi o primeiro single rock n´ roll, mas é considerada a música responsável por apresentar o som para a cultura mainstream. A cidade praiana tem uma população de 5.000 pessoas que aumentam para 250.000 no verão. É que a temprada de calor trás uma avalanche de turistas querendo curtir os hotéis com placas de neon e aspecto retrô, que também fazem um ambiente perfeito para um evento deste tipo. A janela de tempo entre as férias dos turistas e o clima ruim deixa a cidade vazia com a praia perfeita para os pneus, como era Daytona na década de 50 ou em Pendine Sands, no País de Gales.

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 9

Foto por Allan Glanfield

Os poucos participantes, a estrutura simples e as mulheres balançando bandeiras, fazem do TROG um evento bem à moda antiga, cheio de aço enferrujado e também um espírito amador que desapareceu das corridas automobilísticas (na verdade de qualquer esporte) modernas. A simplicidade do conceito é reforçada pelo entusiasmo e energia dos participantes, todos alinhados com grande atenção aos detalhes e despretenção estampada no sorriso. A grande disponibilidade de produtos vintage autênticos facilita, já que os EUA viveram essa cultura quando ela realmente aconteceu, e eu acho que o The Race of Gentlemen faz um trabalho incrível mostrando a cultura do carro de ontem. É que tem uma diferença entre nostalgia kitsch e uma homenagem sincera, entre o retrô forçado e um revival ponderado. Eu não faço parte da cultura e sou um mero observador que gosta do estilo de vida, mas me arrisco a dizer que esses caras são pra valer. Eles não estão tentando ressucitar o hot rodding, eles são uma prova de que essa cultura nunca morreu.

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 17

Foto por Allan Glanfield

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 15

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 16

the race of gentlemen 2015 por Allan Glanfield 13

Foto por Allan Glanfield

O site oficial do evento também tem mais algumas fotos bem legais com panning congelando os carros em plena ação! Você pode acessar a galeria e também a página do fotógrafo Mike Spock para ver mais.

the rage of gentlemen 2015 6

Foto por Mike Spock

the rage of gentlemen 2015 5

Foto por Mike Spock

the rage of gentlemen 2015 2

Foto por Mike Spock

the rage of gentlemen 2015 9

Foto Mike Spock

the rage of gentlemen 2015 8

Foto por Mike Spock

banner-loja-geralPowered by Rock Convert
Lucas Azevedo
Escrito por Lucas Azevedo
Apaixonado por experiência do cliente, varejo e produtos. Criei o Só Queria Ter Um para compartilhar minhas experiências com botas, raw denim e vintage!